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QUESTÕES SOBRE O RENASCIMENTO III


1. (FGV/2001) Sobre as descobertas científicas do século XVII, é correto afirmar que:
a) romperam com o sistema hermético de Galileu Galilei, impondo um modelo experimental para verificação dos fenômenos naturais;
b) recuperaram o modelo aristotélico de universo, rompendo, portanto, com a concepção propagada pela Igreja medieval de corpos celestes estáticos;
c) romperam com o sistema hermético de Galileu Galilei, impondo um modelo experimental aristotélico para verificação dos fenômenos naturais;
d) a partir do modelo experimental, romperam com o sistema hermético de Aristóteles, sustentado pela Igreja Medieval;
e) recuperaram o modelo aristotélico de cosmos, rompendo, portanto, com a concepção propagada pela Igreja medieval do universo em movimento.


2. (EFEI SP/2003) A invenção da imprensa possibilitou o desenvolvimento do poder de um novo artefato: o livro. Ele foi o instrumento físico que dilacerou a unidade do Ocidente. A impressora, por si só, não foi o bastante. Juntaram-se a ela papel melhor, tinta modificada e um contingente de artesãos experientes.
Assim, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa com as proposições verdadeiras.
I) Opúsculos e folhetos podiam ser produzidos rapidamente, com exatidão, em quantidade e, comparados com as cópias manuscritas usadas na Idade Média, muito mais baratos.
II) Muitos folhetos receberam ilustrações com xilogravuras de artistas como Cranach, Dürer e outros, o que ajudava na propaganda para atrair os analfabetos, pois seus amigos liam para eles.
III) As pessoas atingidas pela nova técnica passaram a usar argumentos bíblicos para lutar pela democracia e pelos direitos humanos.
IV) Não mais em latim – usado agora pelo clero, mas em um dos vernáculos (língua do povo), a literatura impressa deu início ao que chamamos hoje de popularização de ideias por meio do primeiro dos veículos de comunicação de massa.
a) I.
b) I, II e IV.
c) II e III.
d) I, II, III e IV.


3. (EFOA MG/2003) O termo Renascimento tem origem nos textos evangélicos de São João e São Paulo, significando a ideia do segundo nascimento, o nascimento do homem novo ou o renascimento espiritual do homem para Deus. Na Idade Média, este sentido permaneceu indicando a volta do homem a Deus. No entanto, quando utilizado para descrever o processo que teve início na Itália e se propagou pela Europa Ocidental, no final século XIV, adquiriu outros significados, tais como:
I) a renovação das concepções políticas do Estado e o resgate da ideia das origens naturais das instituições humanas.
II) a reprovação a todo e qualquer movimento de renovação religiosa que pregasse o retorno às fontes originais do cristianismo.
III) a reafirmação das concepções filosóficas humanistas, entre elas a valorização da cultura da Antiguidade Clássica.
IV) a difusão do naturalismo e do interesse pela investigação empírica da Natureza.
V) a crítica ao preceito do caráter divino do poder terreno e a adoção da prática de interferência do papado na política.
Dos significados adquiridos pelo termo Renascimento, são CORRETOS:
a) II, IV e V.
b) I, II e V.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.


4. (PUC PR/2003) O Renascimento teve início na Península Itálica, em uma época na qual ali já havia uma economia próspera, geradora de excedentes que puderam ser investidos na cultura.
Analise as afirmações seguintes sobre o Renascimento e alguns de seus personagens.
I) Os renascentistas opunham-se ao misticismo, ao teocentrismo e ao geocentrismo.
II) Enquanto Copérnico afirmava que os planetas giravam ao redor do Sol, William Harvey e Miguel Servet promoviam o avanço da Matemática, com a demonstração de vários teoremas.
III) Miguel Ângelo, gênio da escultura, foi também pintor, tendo decorado o teto da Capela Sistina no Vaticano. Das suas esculturas destacam-se as obras “Moisés”, “Pietá” e “Davi”.
IV) Sandro Botticelli, com “Alegoria da Primavera”, e Ludovico Ariosto, com “Orlando Furioso”, foram pintores que com estas obras enriqueceram a tradição pictórica italiana.
Estão corretas:
a) apenas II e III
b) apenas I e III
c) apenas II e IV
d) I, III e IV
e) apenas I e IV


5. (UEPB/2003) Analise as proposições a seguir sobre o Renascimento Europeu e coloque (V) nas verdadeiras (F) nas falsas:
(__) Na Pré-modernidade, as criações arquitetônicas das quais a Igreja foi patrocinada foram em grande medida, custeadas pelos protetores leigos.
(__) O movimento renascentista foi, apesar da sua enorme contribuição para a generalização da cultura, ineficaz para a construção da ponte entre o profano e o sagrado.
(__) A ética da generosidade por parte dos mecenas e o advento das universidades propiciaram o surgimento de intelectuais que ocuparam um novo mercado de trabalho.
(__) O surgimento de escolas no século XII abriu espaços alternativos para a formação de profissionais sem que para isso tivessem que trilhar a pedagogia eclesiástica.
Assinale a alternativa correta:
a) VFVV
b) VFVF
c) FFVV
d) FFFV
e) VVVV


6. (UFC CE/2003) “Quando reconsidero ou observo os Estados florescentes, não vejo neles, Deus me perdoe, senão uma espécie de conspiração dos ricos para cuidar de seus interesses pessoais”.
(MORUS, Tomás. A Utopia. Porto Alegre, L&PM, 1997 p.163)
Este trecho do livro Utopia, de Tomás Morus, publicado em 1516, no qual o autor descreve um lugar imaginário sem propriedade privada nem dinheiro, onde prevalece a preocupação com a felicidade coletiva, deve ser atribuído ao seguinte movimento:
a) ao Renascimento, movimento de renovação cultural que se preocupava com o homem e sua organização social.
b) ao anarquismo, que pregava a destruição do Estado.
c) ao Iluminismo, que propunha a divisão dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário.
d) ao socialismo, que propunha a tomada do poder pelo proletariado.
e) à Reforma Protestante, que questionava o poder da Igreja de Roma de interferir nas políticas nacionais.


7. (UDESC SC/2006) Sobre o Renascimento, assinale a alternativa CORRETA.
a) As chamadas grandes navegações não mantinham relação com o mundo renascentista.
b) Foi um movimento que coincidiu com a falência do Estado Absolutista.
c) Houve o envolvimento de todas as camadas, principalmente dos segmentos mais populares.
d) A fé era a medida de todas as coisas.
e) Inspirados nos valores culturais greco-romanos, os artistas criaram uma arte inovadora.


8. (UFPE/2003) Leonardo da Vinci (1452-1519) é um representante do homem moderno renascentista. Empenhou-se em conhecer leis que regem a natureza e em transformar conhecimento em técnica. Foi um cientista e um artista. Sobre a arte renascentista, é correto afirmar que:
1) a utilização da técnica de aquarela, na pintura, foi dominante em toda a Itália e proporcionou uma melhor compreensão do mundo.
2) foi valorizada pela burguesia; entretanto, não adquiriu prestígio social.
3) foram experimentados novos materiais, como a tinta a óleo, e a pintura sobre telas, em substituição à pintura mural, e a utilização de novas técnicas, como a perspectiva.
4) teve suas primeiras manifestações no norte da Itália, com Giotto.
5) abordou temas como a dignidade, a individualidade e a racionalidade do homem.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 4
b) 2, 3 e 5
c) 1, 4 e 5
d) 3, 4 e 5
e) 2, 3 e 4


9. (UFPE/2003) A revolução intelectual do século XVII teve como um de seus mentores René Descartes.
Sobre as concepções cartesianas de Descartes, é correto afirmar:
1) o método cartesiano foi o instrumento matemático da dedução pura: consistia em partir de verdades simples, como na geometria, e chegar às conclusões particulares;
2) o novo racionalismo e o mecanicismo propostos em suas doutrinas repudiavam as orientações teológicas do passado;
3) afirmando ser a metafísica a prova racional da existência de Deus, rejeitou a revelação como fonte da verdade; a razão passou a ser considerada como um único manancial de conhecimento;
4) o mundo físico para Descartes é um só. Do seu plano mecanicista geral não excluía nem mesmo o organismo dos animais e dos homens;
5) “Penso, logo existo” é um axioma encontrado por Descartes para expressar o seu método matemático da dedução pura.
Estão corretas:
a) 1 e 2 apenas
b) 2 e 3 apenas
c) 4 e 5 apenas
d) 1 e 5 apenas
e) 1, 2, 3, 4 e 5


10. (UFJF MG/2004) Sobre o RENASCIMENTO, assinale a alternativa INCORRETA:
a) As grandes transformações artísticas do Renascimento começaram na Península Itálica, mas o maior centro de difusão da pintura foi a Inglaterra.
b) Os humanistas desenvolveram novas leituras do cristianismo e propuseram o livre exame das Escrituras sagradas.
c) A teoria de Copérnico derrubou o geocentrismo, ao demonstrar que os planetas giravam em torno do Sol.
d) A expansão ultramarina europeia, desde o século XV, contribuiu para as transformações do período, em relação à maneira como os homens viam e pensavam o mundo.
e) As artes passaram por um profundo processo de transformação, especialmente em virtude da utilização da perspectiva.


11. (UFMT/2004) No século XIV, na Europa Ocidental, uma crise generalizada em meio às transformações que já estavam ocorrendo abalou o sistema feudal. Esse contexto alterou a forma de pensar especialmente da burguesia, refletindo na literatura, nas artes e na ciência, caracterizando, entre os séculos XV e XVI, o movimento cultural denominado Renascimento.
Caracteriza esse movimento a:
a) retomada dos valores humanistas da Antiguidade Clássica que privilegiava o homem, por exemplo, os deuses, construídos por ele a sua imagem, tinham forma, personalidade e sentimentos humanos e não eram vistos como seres perfeitos.
b) crítica à visão antropocêntrica de mundo imposta pelos reis que, ao unificarem seus reinos formando os Estados Modernos, passaram também a impor uma visão de mundo que os colocava como divinos e passíveis de serem adorados.
c) abrangência de uma nova mentalidade que passou a integrar todas as camadas sociais em contraposição ao sistema feudal que, até seu apogeu, dividia a sociedade em estamentos isolados uns dos outros em todos os sentidos.
d) transição do antropocentrismo para o teocentrismo, demonstrada em obras de arte, a exemplo de pinturas, que passaram a ter como tema o homem no seu cotidiano.
e) origem rural, com financiamento pelos senhores feudais que percebiam no Renascimento uma estratégia de enfrentamento para deter a burguesia que, naquele momento histórico, aliada aos reis, pretendia tirar-lhes o poder político.


12. (UPE/2004) Com relação às mudanças na arte e na ciência, no início da idade Moderna, analise as afirmativas abaixo.
I) As ideias de Copérnico abalaram as concepções de mundo da sua época, ao estabelecer as bases científicas do heliocentrismo.
II) As censuras e as perseguições da Inquisição inibiram descobertas científicas e condenaram sábios, como Giordano Bruno.
III) As famosas leis formuladas por Isaac Newton serviram de base para o crescimento da ciência moderna, destacando-se também suas noções de espaço e tempo absolutos.
IV) As mudanças na produção do conhecimento, nos séculos XVI e XVIII, foram acompanhadas por renovações expressivas na arte e na música com Rembrandt, Valázquez, Vivaldi entre outros.
V) A filosofia de Descartes trouxe renovação importante na forma de pensar o mundo.
Depois da análise, conclui-se que estão corretas:
a) todas as afirmativas.
b) apenas as afirmativas I e III.
c) apenas as afirmativas I, II e III.
d) apenas as afirmativas II e IV.
e) apenas as afirmativas I, III e IV.


13. UNIMONTES MG/2005) Leia o seguinte texto.
“Quero que o homem da Corte seja bem instruído nas letras e que conheça não apenas o latim, mas o grego. (...) Que conheça os poetas e também os oradores e historiadores e, além disso, que saiba escrever em verso e prosa, particularmente em nossa Língua. (...) Eu o elogiarei também se souber diversas línguas estrangeiras, particularmente o espanhol e o francês, porque o uso de ambas é muito difundido na Itália. (...) Quero ainda mencionar mais uma coisa que, visto a importância que lhe concedo, não gostaria de ser esquecida: é a ciência do desenho e da arte de pintar.”
(CASTIGLIONE, B. O Cortesão. 1528. In: ARANHA, M.L.A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996, p.86)
Nesse texto, o autor
a) valoriza um ideal de cultura humanista, diferente de um modelo de educação exclusivamente teológico.
b) estimula a educação cortesã, de caráter exclusivamente literário, e ignora o desenvolvimento do pensamento racionalista.
c) dissemina o ideário iluminista de uma educação democrática e universal, preconizando a adoção de escolas livres.
d) opõe-se a uma formação elitizada, imposta pelos clérigos e pelos Estados Nacionais europeus.


14. (FGV/2000) Na ciência, na literatura e na pintura, representaram o Renascimento moderno (séculos XV e XVI), respectivamente:
a) Kepler, André Vesálio e Rabelais;
b) Copérnico, Shakespeare e Morus;
c) Lavoisier, Cervantes e Goya;
d) Newton, Rubens e da Vinci;
e) André Vesálio, Camões e Rafael.


15. (UECE/2004) Acerca do Renascimento, é correto afirmar:
a) as inovações na arte e na política se restringiram às cidades italianas;
b) a ruptura dos intelectuais com a tradição religiosa católica garantiu a consolidação do racionalismo;
c) os mestres renascentistas conceberam o homem como um ser subordinado à natureza, o que diminuía sua capacidade de interpretação;
d) além de recuperar o legado clássico, propiciou uma renovação da vida e da consciência humana.


16. (UDESC SC/2005) Por muito tempo a Idade Média europeia foi sinônimo de Idade das Trevas, marcada pela paralisação das atividades culturais. Essa imagem distorcida foi modificada atualmente pelos historiadores que a destacam como um período de grande atividade cultural.
Acerca desse tema, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a) A Idade Média revelou o homem como o centro do universo, princípio filosófico do antropocentrismo.
b) O surgimento de várias universidades medievais, a partir do século Xlll, está relacionado, de modo geral, ao desenvolvimento do comércio e das cidades.
c) As Cruzadas ocorridas durante a Idade Média promoveram um maior contato entre o Ocidente e o Oriente, estimulando o comércio e promovendo trocas culturais.
d) Embora a maior parte da população europeia fosse analfabeta, os mosteiros medievais concentravam o saber em suas imensas bibliotecas repletas de manuscritos sobre todas as ciências.
e) Um dos legados medievais mais importantes foram as catedrais em estilo gótico com novas técnicas de construção, muitas delas até hoje aproveitadas na arquitetura moderna.


17. (UFF RJ/2006) O início dos tempos modernos é associado ao Renascimento, no qual se destacavam, dentre outras características, a descoberta do homem e do mundo.
Considerando essa afirmação, assinale a opção que melhor interpreta o espírito moderno da Renascença em sua relação com a expansão marítima e as grandes descobertas do período.
a) O fato de Galileu, no século XV, descobrir a “Luneta”, propiciando um novo olhar sobre o mundo e denominando a América de Novo Mundo.
b) A combinação entre os conhecimentos da cosmologia do século XII com a ciência da astronomia renascentista que denominou de Novo Mundo ao conjunto formado pela América, África e Ásia.
c) A renovação do conhecimento sobre a natureza e o cosmos realizada no Renascimento e que atribui à América a denominação de Novo Mundo.
d) A reunião dos novos conhecimentos da Renascença com a cosmologia oriental, explicando o porquê da América e da Ásia serem os continentes denominados de Novo Mundo.
e) Os movimentos de circulação de trocas, estruturados a partir das necessidades que o renascimento tinha de aumentar a sua influência sobre o mundo oriental, fazendo da Ásia o Novo Mundo.


18. (UFLA MG/2006) (...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. (...) .
(SHAKESPEARE, William. Hamlet .)
Shakespeare, autor renascentista, no trecho da peça teatral Hamlet citado acima, está valorizando a figura do ser humano. Essa postura adotada pelo autor pode ser entendida como a quebra de um paradigma na época do Renascimento. Entre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO demonstra mudanças comportamentais próprias do Renascimento.
a) A sociedade adota uma postura anticlerical e anti-escolástica, revigorando os valores pré-feudais oriundos da Antiguidade clássica.
b) A sociedade adota o regime Absolutista, em que o soberano exerce o poder sem quaisquer limites.
c) Com a consolidação da burguesia como classe social, surgem os mecenas, que financiavam obras artísticas e experimentos científicos.
d) A valorização da figura humana passa a ser a inspiração para a pintura, escultura e outras áreas.
e) Considerando-se a capacidade de raciocínio do ser humano, a burguesia passa a financiar a Expansão Marítima, o que, consequentemente, gerou a Expansão Comercial.


19. (UFPE/2006) O Renascimento contrariou diversas concepções medievais. Nessa perspectiva crítica se destaca a obra de Erasmo de Roterdã, que:
a) abominava o catolicismo, aderindo às críticas do reformismo luterano.
b) se colocava contra a intolerância católica com relação aos pagãos.
c) simpatizava com as ideias de Lutero, consideradas liberais e positivas.
d) aderia aos princípios de Calvino, favorecendo a burguesia.
e) negava a tendência natural do ser humano para a bondade.


20. (UFU MG/2005) Leio o fragmento de Nicolau Maquiavel, retirado da obra O Príncipe, de 1513.
“(...) é necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade”.
Considerando esse trecho, exemplar das concepções políticas modernas inauguradas no Humanismo italiano, assinale a opção que NÃO corresponde a estas concepções.
a) a ação piedosa e moralmente correta dos príncipes nem sempre é eficaz do ponto de vista da manutenção do poder, necessitando estes de serem capazes de praticar a maldade e perceberem o momento de serem maus.
b) os príncipes devem ser sempre maus, pois o seu poder advém do emprego da força e da falta de escrúpulos. A política desenvolve-se, portanto, no campo da imoralidade e das injustiças.
c) a política, diferentemente do que pensava-se na Idade Média, tem uma lógica própria que não se confunde com a ação cristã piedosa.
d) a virtude política não é idêntica à virtude moral do príncipe, e fazer política estritamente dentro dos limites da moralidade é ingenuidade daquele que pretende manter-se no poder.


21. (UNIFESP SP/2006) Relatório de um magistrado sobre o alegado suicídio de Richard Hun, na prisão da Torre de Londres, em 1515:
Todos nós os do inquérito encontramos o corpo do dito Hun suspenso dum gancho de ferro por uma faixa de seda, de expressão calma, cabelo bem penteado, e o boné enfiado na cabeça, com os olhos e a boca simplesmente cerrados, sem qualquer pasmo, esgar ou contração... Pelo que nos pareceu absolutamente a todos nós que o pescoço de Hun já estaria partido e grande quantidade de sangue vertido antes de ele ser enforcado. Pelo que todos nós achamos por Deus e em nossas consciências que Richard Hun fora assassinado.
O documento revela a:
a) independência do poder judiciário no Renascimento.
b) emergência e difusão do raciocínio dedutivo no Renascimento.
c) retomada do tratamento prisional romano no Renascimento.
d) consolidação do pensamento realista aristotélicoescolástico no Renascimento.
e) permanência da visão de mundo medieval no Renascimento.


22. (UPE/2006) Há tempos históricos marcados por renovações culturais significativas. O Renascimento é um momento destacado da cultura ocidental. A contribuição do polonês Nicolau Copérnico para o conhecimento da época:
a) baseou-se nas descobertas de Aristarco e Ptolomeu, não contrariando os dogmas do catolicismo.
b) negou o geocentrismo, seguindo ensinamentos já colocados por Nicolau de Cusa, no século XV.
c) foi escrever compêndios de filosofia que negavam o cristianismo e a existência do geocentrismo.
d) foi conseguir, com o heliocentrismo, mudar as concepções da Igreja Católica da época.
e) foi originar as suas descobertas, mas terminou sendo condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição.


23. (UCS RS/2006) As profundas mudanças ocorridas na Europa no início da Idade Moderna expressaram-se, no plano cultural, através do movimento que ficou conhecido como Renascimento.
Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo, relacionadas às principais características desse movimento.
(__) O Renascimento iniciou-se na Península Itálica e se estendeu, a partir do século XV, por toda a Europa, o que influenciou a difusão de um novo ideal estético e de uma mentalidade voltada para o humanismo.
(__) Os artistas, escritores e pensadores renascentistas retratavam especialmente temas sacros e defendiam os ideais de vida da nobreza e da Igreja Católica.
(__) Com o apoio da burguesia emergente, artistas e pensadores renascentistas buscaram inspiração para seus trabalhos nas obras da antiguidade greco-romana.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) VFV
b) FVF
c) VVV
d) FFV
e) FFF


24. (UEG GO/2006) A Europa do século XIV passava por uma profunda inquietação intelectual, caracterizada pela ideia de renovação cultural e por uma visão essencialmente crítica da sociedade. Esse fenômeno ficou conhecido como Renascimento.
A partir do exposto, julgue a validade das proposições que se seguem.
I. A ampliação do raciocínio científico nessa época, com ênfase no método experimental, levou à refutação progressiva das interpretações
dogmáticas e também a atitudes de valorização da razão.
II. Passou-se a rejeitar os valores greco-latinos, objetivando preservar a pureza dos valores cristãos. Essa rejeição pode ser percebida em Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
III. Estabeleceram-se condições para que o individualismo se difundisse. Assim, por exemplo, os artistas passaram a assinar as suas obras, enquanto os nobres e burgueses mandavam fazer retratos e estátuas de si mesmos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As proposições I e II são verdadeiras.
b) As proposições I e III são verdadeiras.
c) As proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.


25. (UEPB/2006) A sociedade da época moderna caracterizou-se por conter fortes traços da época feudal e aspectos do sistema capitalista, ainda em formação. Considerado um período de “transição”, tais características influenciaram significativamente a produção cultural daquele momento.
Assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas abaixo elencadas:
(__) A produção cultural se deslocou do domínio da Igreja para o das pessoas comuns. Daí a expressão “laicização cultural”.
(__) O Barroco, como expressão artística, se opunha ao classicismo renascentista e ao racionalismo científico, ganhando força nos países de forte influência católica, salvo exceções.
(__) Os métodos de pesquisa das ciências modernas foram constituídos nessa época, combinando razão matemática com a observação e experimentação.
(__) Shakespeare, neste período, dominou o ambiente literário ao escrever “Dom Quixote” e “Romeu e Julieta”
A alternativa correta é:
a) VVVF
b) VVFV
c) VFFV
d) FFVV
e) FVVV

GABARITO

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