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QUESTÕES SOBRE O RENASCIMENTO II



1. (PUC PR/2002) Houve uma revalorização das responsabilidades cívicas, da participação no mundo, das riquezas adquiridas pelo comércio e indústria. O Homem do Renascimento inventa-se através do passado.
Associe a primeira coluna com a segunda.
Primeira coluna
(1) Teoria heliocêntrica
(2) Os Lusíadas
(3) Don Quixote
(4) O Príncipe
(5) Mona Lisa
Segunda coluna
(__) Maquiavel
(__) Leonardo da Vinci
(__) Miguel de Cervantes
(__) Copérnico
(__) Luís de Camões
A associação correta é, de cima para baixo:
a) 3, 5, 4, 1, 2
b) 3, 2, 5, 1, 4
c) 4, 5, 1, 3, 2
d) 4, 5, 3, 1, 2
e) 2, 1, 3, 5, 4


2. (UEPB/1999) Embora tenha sido alvo de preconceitos, mistificações e leituras apressadas, a Idade Média deu uma inestimável contribuição à cultura do Ocidente. Nesta perspectiva, assinale a alternativa correta.
a) Os mosteiros medievais eram simples centros de meditação o e recolhimento.
b) Como não havia sido criada a imprensa, a publicação de livros no medievo era impraticável.
c) Apenas a Bíblia era lida pelos membros da Igreja, sendo qualquer outra publicação expressamente proibida pela cúpula do Vaticano.
d) Os mosteiros eram centros de produção e reprodução da cultura, notadamente a clássica, além do incansável trabalho dos copistas, comprometidos com a preservação de obras raras.
e) Os mosteiros, centros medievais de educação, eram considerados redutos de livres pensadores envolvidos com o progresso da ciência e detentores de um invejável apoio da cúpula da Igreja aos projetos revolucionários.


3. (UEPB/2002) Fundador da Astronomia moderna, considerava o método dedutivo tão importante quanto o experimental; construiu telescópios e escreveu os “Diálogos sobre os Dois Princípios do Mundo” popularizando a teoria heliocêntrica de Copérnico, tornando-a mais completa.
Estamos nos referindo a:
a) Johann Kepler
b) Blaise Pascal
c) Galileu Galilei
d) Gottfried Leibnitz
e) Isaac Newton


4. (UFRN/1996) O movimento intelectual e artístico da Europa nos séculos XV e XVI ficou conhecido como Renascimento. Identifique alguns de seus representantes, enumerando a 2ª coluna (obras) de acordo com a lª (autores).
Coluna I
1. Leonardo da Vinci
2. Miguel Ângelo
3. Miguel de Cervantes
4. William Shakespeare
5. Thomas Morus

Coluna II
(__) D. Quixote de La Mancha
(__) Hamlet
(__) Davi
(__) Mona Lisa
(__) Utopia
(__) Decoração da Capela Sistina
A sequência correta de números, de cima para baixo, é:
a) 1, 3, 2, 2, 5, 4.
b) 2, 4, 1, 5, 3, 1.
c) 3, 2, 4, 4, 5, 1.
d) 3, 4, 2, 1, 5, 2.
e) 4, 3, 4, 1, 2, 5.


5. (UFSE/2001) "Trata-se de um documento de alcance sem precedente, no qual Leonardo da Vinci registrou apontamentos e pensamentos resultantes de suas pesquisas e experiências nos campos da arte, da mecânica, da geometria, da hidrologia, da anatomia, da meteorologia, do voo dos pássaros (...)"
(Ana Maria Brizio - Os Códices de Madri.In: O correio da Unesco. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Ano I, n. 1, 1973, p. 9)
A partir do texto pode-se afirmar que Leonardo da Vinci foi um dos mais célebres pensadores renascentistas que se aproximou da
a) ideia do caráter mágico do conhecimento.
b) conquista dos conhecimentos espaciais.
c) realização do princípio da universalidade.
d) compreensão da lei da gravitação universal.
e) aplicação do princípio do método dedutivo.


6. (UFSCAR SP/2000) Leonardo da Vinci foi, além de artista, um dos teóricos de arte do Renascimento italiano. Em seu Tratado de Pintura escreve que a beleza consiste numa gradação de sombra – "Demasiada luz é agressiva; demasiada sombra impede-se que se veja" – e, mais à frente, define a pintura como imitação de "todos os produtos visíveis da natureza (...) todos banhados pela sombra e pela luz."
A partir destes fragmentos do Tratado de Pintura, pode-se concluir que a concepção artística do Renascimento pressupõe
a) um trabalho desenvolvido pelo artista dentro de ateliês, considerando que o controle da iluminação
b) uma associação entre estética e luz, entendendo a luz, em uma perspectiva teocêntrica, como a presença de Deus no mundo.
c) a separação entre o desenho, a representação do movimento, os limites da figura e o fundo ou a atmosfera.
d) um ideal de equilíbrio, expresso pela noção de distribuição simétrica de volumes e cores na superfície pintada.
e) a liberdade do artista no momento de realização de seu trabalho, exprimindo suas paixões e seus sentimentos mais exaltados.


7. (EFOA MG/1999) Ao surgimento, a partir do século XIV, de uma cultura secular, humanista e antropocêntrica, damos o nome de:
a) Mercantilismo.
b) Reforma.
c) Contrarreforma.
d) Renascimento.
e) Revolução Industrial.


8. (UFOP MG/1998) Na chamada Idade Moderna (séculos XVI a XVIII), a Europa conheceu um grande desenvolvimento cultural. No tocante a esse desenvolvimento, assinale a opção incorreta:
a) Conhecido como Renascimento, esse movimento representou o resgate de muitos valores e estudos da Antiguidade Clássica.
b) A Igreja Católica tinha muita influência sobre o ambiente intelectual da época e muitas vezes utilizou mecanismos de terror para desestimular estudos ou investigações que ela não aprovava.
c) De todos os Estados europeus, Portugal foi o que mais criou condições para que o conhecimento científico se desenvolvesse sem perseguições, como as promovidas pela Igreja Católica.
d) A literatura, junto com a pintura e a escultura, sofreu consideráveis influências nesse período, surgindo um número elevado de artistas de grande importância histórica.
e) O Iluminismo foi um importante movimento intelectual, sendo uma de suas contribuições a promoção de discussões no campo da política, da ética e do conhecimento científico.


9. (UNIFESP SP/2002) A arte do Renascimento é chamada de:
a) barroca, e se inspira no gótico e no românico.
b) romântica, e se inspira na natureza.
c) maneirista, e se inspira na objetividade.
d) realista, e se inspira na subjetividade.
e) clássica, e se inspira no mundo greco-romano.


10. (UNIFICADO RJ/1995) Entre os séculos XVI e XVII ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente uma dessas transformações.
a) o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo.
b) o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
c) a Contrarreforma, expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa inquisição.
d) o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da Igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto.
e) o Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade.


11. (UNIRIO RJ/1994) O Renascimento surgiu das transformações econômico-sociais operadas na Itália. Expandiu-se pela Europa ocidental, mantendo características comuns, entre as quais se destacava o:
a) Individualismo, que deu ênfase ao espírito corporativista predominante na época.
b) Hedonismo, que condenava o prazer, a autossatisfação e a plena realização espiritual.
c) Teocentrismo, que se opunha antropocentrismo, apresentando Deus como o centro do universo.
d) Naturalismo, que exaltava o fantástico e o sobrenatural.
e) Espírito crítico, que valorizava a experimentação, a matemática, a astronomia, a física e a medicina.


12. (UNIRIO RJ/1996) Ao final do Renascimento, diversas transformações culturais e sociais ocorridas na Europa, entre os séculos XVI e XVII, propiciaram o surgimento da Revolução Científica. Esse movimento caracterizou-se pôr uma:
a) predomínio da concepção de um universo fechado e sobrenatural.
b) negação dos valores individualistas do homem e das concepções naturalistas.
c) crítica à ciência medieval expressa no retorno do pensamento escolástico.
d) afirmação do monopólio da Igreja Católica na explicação das coisas do mundo.
e) valorização do espírito crítico e do método experimental.


13. (UPE/2002) “Poucos negarão que o escritor mais bem-dotado da renascença espanhola tenha sido Miguel de Cervantes (1547-1616). Sua grande obra-prima, Dom Quixote, já foi até dada como “incomparavelmente o melhor romance já escrito”. Composto nas melhores tradições da prosa satírica espanhola, conta as aventuras de um cavalheiro espanhol que ficou meio desequilibrado em virtude da leitura constante de romances de cavalaria.”
(E. M. Burns, História da Civilização Ocidental I, p. 433).
O texto acima:
a) destaca obra de Cervantes, mas poderíamos acrescentar também outras obras da literatura renascentista, como as de Camões, Lope de Vega, Montaigne.
b) comete um erro histórico, pois a obra-prima de Cevantes não era crítica.
c) exagera na sua análise, pois a literatura renascentista foi pouco imaginativa.
d) confunde-se ao destacar a figura de Dom Quixote como herói.
e) está historicamente correto, mas não podemos esquecer outras figuras do renascimento espanhol, como El Greco, Petrarca e Lop e de Vega.


14. (UNESP SP/1997) “Hoje não vemos em Petrarca senão o grande poeta italiano. Entre os seus contemporâneos, pelo contrário, o seu principal título de glória estava em que de algum modo ele representava pessoalmente a Antiguidade (…) Acontece o mesmo com Bocácio (…) Antes do seu Decameron ser conhecido (…) admiravam-no pelas suas compilações mitográficas, geográficas e biográficas em língua latina.”
(Jacob Burckardt. A Civilização da Renascença Italiana)
Petrarca e Bocácio estão intimamente relacionados ao:
a) nascimento do Humanismo
b) declínio da literatura barroca
c) triunfo do protestantismo
d) apogeu da escolástica
e) racionalismo clássico


15. (UEG GO/2005) Quem deseja conservar suas conquistas deve ter em mente duas precauções: uma é extinguir o sangue do antigo príncipe; outra é não alterar suas leis e impostos. Desse modo, em tempo muito breve elas se integrarão ao principado antigo, formando um único corpo.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe.
O movimento cultural, filosófico e político que tomou conta da Europa a partir do século XV, chamado Renascimento, legou para nós, mulheres e homens do século XXI, a perspectiva de um mundo possível de ser apreendido através da razão. Um de seus mais destacados representantes, Nicolau Maquiavel, opõe à ética cristã tradicional um pragmatismo político justificável caso os objetivos traçados – a conquista do poder – sejam alcançados. Iniciava-se, assim, um longo processo que marcaria o fim da tutela teológica da Igreja nos mais diversos campos da sociedade europeia e que teria seu ápice no movimento iluminista, alguns séculos adiante.
Sobre esse processo de racionalização por que passou a Europa nesse período é INCORRETO afirmar:
a) O humanismo foi um movimento intelectual iniciado por indivíduos que tentavam renovar e modificar o padrão de estudos ministrados tradicionalmente nas universidades medievais, dedicando-se à elaboração de uma nova ética baseada no indivíduo.
b) A perspectiva antropocêntrica dos estudiosos renascentistas, que foram influenciados por autores e textos da Antiguidade clássica, refletiu-se, por exemplo, na imagem do “Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci.
c) Lutero e Calvino podem ser considerados dois representantes do reformismo religioso que rompia com a perspectiva de acumulação de riquezas como expressão religiosa do pensamento burguês.
d) A Reforma Protestante e o Renascimento são considerados dois movimentos representantes desse processo de racionalização, visto que o primeiro rompeu com os dogmas da Igreja Católica e revelou uma tendência individualista em sua doutrina, enquanto o segundo tinha como ideário a autonomia do pensar e a crítica à sociedade do período.
e) Inspirado pelo ideal iluminista e apoiada na força econômica e política da burguesia, a Revolução Francesa teve papel decisivo na derrocada do regime absolutista e tornou-se inspiração para a maioria dos movimentos revolucionários do final do século XVIII e XIX em todo o mundo, por exemplo, a independência do Haiti e as revoluções de 1848 na Europa.


16. (UPE/2000) O Renascimento, sempre uma referência importante para quem estuda a cultura ocidental, foi um momento de grande renovação e criatividade, não só nas artes, mas também na produção dos saberes de uma maneira geral. Montaigne e Descartes são exemplos de pensadores que contribuíram para o mundo moderno com as suas ideias.
Montaigne, por exemplo, escreveu nos seus Ensaios:
a) uma defesa do sistema absolutista de poder, compatível com as ideias de Hobbes;
b) uma crítica à religião católica, inspirando a Reforma Protestante;
c) uma defesa de um certo ceticismo, mas aceitando o cristianismo com base na fé;
d) uma defesa do otimismo e da tolerância, acreditando na utopia de uma sociedade sem injustiças;
e) uma crítica aos ideais renascentistas, mostrando-se saudoso e ligado à cosmogonia medieval.


17. (EFOA MG/2006) O período compreendido entre os séculos V e XV é conhecido por “Idade das Trevas” ou “Idade Média”. Estes termos pejorativos esconderam, durante muito tempo, a importância daquela época, na qual, segundo muitos historiadores, surgiram os traços que caracterizam atualmente o Ocidente. Mas, não obstante essa valorização, o termo “Idade Média” continua sendo utilizado nos livros e manuais escolares.
Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre as transformações ocorridas a partir do século XV na Europa, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A concepção da História como um processo levou os historiadores a atenuarem o caráter de ruptura dos acontecimentos e dos movimentos artístico-culturais, como o Renascimento, o que contribuiu para a valorização das realizações humanas do período medieval.
b) A tentativa de Napoleão Bonaparte de dominar a Europa estimulou o nacionalismo em diversos países, provocando uma valorização do período medieval, identificado como o momento de origem das nacionalidades.
c) A expressão “Idade Média” se refere à época compreendida entre uma fase de predomínio das práticas pagãs e outra em que surgiram as religiões reformadas, constituindo-se numa referência ao período em que a Igreja Católica suprimiu outras crenças.
d) A recuperação da Europa, após a crise do século XIV, assentava-se sobre elementos medievais, pois o Absolutismo tinha relações com o processo de fortalecimento do poder real, os Descobrimentos com as viagens dos italianos e o Protestantismo com os movimentos heréticos.
e) O mito historiográfico da “Idade das Trevas” teve origem no século XIV, quando o termo tenebrae começou a ser empregado para designar o período posterior à Antiguidade Clássica, mas generalizou-se principalmente a partir do século XVI.


18. (FUVEST SP/1996) Com relação a arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características:
a) a perspectiva geométrica e a pintura a óleo.
b) as vidas de santos e o afresco.
c) a representação do nu e as iluminuras.
d) as alegorias mitológicas e o mosaico.
e) o retrato e o estilo romântico na arquitetura.


19. (ACAFE SC/2001) “Os homens que viveram o Renascimento tiveram consciência de que a sua época era bem diferente da Idade Média. Consideravam a cultura medieval muito inferior a da antiguidade e opunham uma à outra, como se não houvesse continuidade entre elas”.
José Jobson de Arruda - História Moderna e Contemporânea.
Analise as afirmações abaixo.
I) A revolução científica e literária que se deu durante o Renascimento foi chamada de humanismo.
II) Durante o Renascimento, ao contrário da Idade Média, o estudo da natureza foi relegado a segundo plano.
III) A produção artística do período foi favorecida pelos mecenas que, através dela, manifestavam seu poder.
IV) O racionalismo, isto é, a contestação de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência, foi característica do Renascimento.
O texto inicial pode ser complementado por:
a) II e III
b) I e III
c) IV e II
d) VI e I
e) II e I


20. (ACAFE SC/2002) Sobre o Renascimento, movimento intelectual e artístico que envolveu, sobretudo, vários países da Europa, apenas uma alternativa está incorreta.
Assinale-a.
a) O humanismo não pode ser dissociado do renascimento que situa o homem no centro das preocupações espirituais e dos estudos.
b) Integrou diversos aspectos do paganismo clássico greco-romano, associando-os a elementos culturais de origem chinesa e hindu.
c) Hoje não é mais visto como uma ruptura brutal com a Idade Média, mas como o resultado de um lento processo evolutivo.
d) Caracterizou-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura, envolvendo temas cristãos e mitológicos.
e) Foi um fenômeno exclusivo da Europa Ocidental urbana na fase de transição do feudalismo para o capitalismo.


21. (UNIFOR CE/1998) "O homem da época, artista, cientista, literato, confunde-se com o próprio Deus pela sua genialidade e criatividade, por emergir da profundeza escura da sujeição escolástica para se tornar verdadeiramente humano que, como diz Roland Mousnier 'pode assemelhar-se a Deus primeiramente, depois identificar-se a ele, se Deus o quiser, pela criação. O homem é, como Deus, um artista universal'."
Ao texto pode-se associar princípios do
a) teocentrismo.
b) humanismo.
c) ascetismo.
d) misticismo.
e) platonismo.


22. (UNIFOR CE/1998) Entende-se por humanismo, o movimento:
a) moderno, inspirado na ideia de perfeição do homem presente na arte greco-romana.
b) de resgate da importância artística e cultural da Idade Média.
c) religioso, que procurava valorizar o misticismo da sociedade europeia do final do século XIV.
d) de cunho popular, que procurava resgatar o respeito à dignidade humana.
e) que objetivava dinamizar os "estudos humanos" que incluíam a poesia, a filosofia, a eloquência e a história.


23. (UNIFOR CE/1999) Às transformações econômicas, políticas e sociais que caracterizaram a crise da sociedade feudal, somam-se, em termos culturais, o Humanismo e o Renascimento.
Sobre essas manifestações culturais pode-se afirmar que:
a) o Humanismo e o Renascimento estão relacionados ao desenvolvimento da burguesia e das monarquias liberais que se constituíram no final da Idade Média.
b) Renascimento é a denominação do movimento artístico, literário, filosófico e científico que se desenvolveu fundamentalmente na Itália e se estendeu por outros países da Europa Oriental.
c) o Humanismo surgiu no final da Idade Média e encontrou na cultura clássica a identidade para realizar seus valores e seu ideal de Homem.
d) a Itália foi o berço do Renascimento devido ao desenvolvimento do comércio em cidades como Veneza e Florença, a influência árabe e a sua localização geográfica.
e) a Igreja, importante consumidora de obras de arte e protetora dos artistas, direcionou o renascimento arquitetônico para dois estilos artísticos: o românico e o gótico.


24. (UNIFOR CE/2000) Considere os textos abaixo.
I) O renascimento comercial reativou o intercâmbio cultural entre o Ocidente e Oriente.
II) A ascensão social e econômica da burguesia propiciava apoio e financiamento ao desenvolvimento da nova cultura.
III) O aperfeiçoamento da imprensa teve importância no século XVI. Na verdade, não pode ser considerado um fator direto, pois, embora seja uma inovação de capital importância para a humanidade, seus efeitos só se fizeram sentir no último século desse movimento.
Eles referem-se a:
a) resultados das ideias Iluministas.
b) causas que deram origem à Reforma.
c) fatores que geraram o Renascimento.
d) fatores que implementaram o Absolutismo.
e) consequências do Despotismo Esclarecido.


25. (UNIFOR CE/2002) O Renascimento Cultural (séculos XV-XVI) foi um movimento intelectual de renovação em vários campos do saber e da estética. Caracterizou-se, entre outros aspectos,
I) pela valorização da razão, do experimento e pelo humanismo.
II) por expressar o universo mental da nova sociedade, a sociedade burguesa.
III) pelo individualismo, naturalismo e heliocentrismo.
IV) por produzir obras que glorificavam o Estado, o príncipe e enobreciam sua origem.
Dessas afirmações:
a) somente I está correta.
b) somente II está correta.
c) somente II e III estão corretas.
d) somente III e IV estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas.

GABARITO

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