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QUESTÕES SOBRE O RENASCIMENTO I



1. (FGV/2000) "Na verdade, Ciência e Razão eram apenas uma face de realidade bem mais complexa. Enquanto as elites redescobriam Aristóteles ou discutiam Platão na Academia florentina, de Lourenço de Médicis, a quase totalidade da população europeia continuava analfabeta. Praticamente alheia à matematização do tempo, tinha seu trabalho regido ainda por galos e pelos sinos (...) a vida continuava pautada por ritmos sazonais."
(Laura de Mello e Souza)
A partir do texto acima, podemos afirmar que:
a) a transição, da transcendência à imanência, da verticalização à horizontalização, realizou-se plenamente no Renascimento;
b) a experiência renascentista foi vivida por todos os povos da Europa simultaneamente;
c) a matematização do tempo, assim como as redescobertas de Aristóteles e Platão, foram experiências vividas primeiramente pelas elites letradas;
d) a democratização do saber letrado foi a principal característica da primeira fase do Renascimento;
e) a Europa burguesa viu com temor a propagação do ideal renascentista.


2. (FUVEST SP/2002) No fim da Idade Média e início da Idade Moderna, o rompimento dos monopólios que os letrados mantinham sobre a cultura escrita e os clérigos sobre a religião criou uma situação nova, potencialmente explosiva. Esse rompimento deveu-se
a) aos descobrimentos e invenções cientificas.
b) a invenção da imprensa e a Reforma.
c) ao Renascimento e ao Estado absolutista.
d) ao aparecimento do alfabeto e das heresias.
e) ao humanismo e à Inquisição.


3. (FATEC SP/2005) Sobre o Renascimento científico é correto dizer:
a) as Ciências não avançaram muito nesse período, pois sofriam a influência do Cristianismo.
b) houve, nesse período, grandes progressos na Trigonometria e na Álgebra, além de se desenvolverem pesquisas sobre a refração da luz e se criarem fundamentos da óptica.
c) o homem renascentista adotava a Teoria Geocêntrica formulada por Nicolau Copérnico e defendida por Galileu Galilei.
d) o espírito crítico do homem renascentista partiu para a Ciência experimental, a observação, a fim de obter explicações racionais para os fenômenos da natureza.
e) o homem renascentista via o Universo como uma obra sobrenatural, fruto dos preceitos cristãos.


4. (PUCCamp SP/1994) No estudo do processo de transformação cultural do mundo europeu, no início dos tempos modernos, isto é, do renascimento, verifica-se que, em Portugal:
a) Gil Vicente introduziu o teatro com a obra "TRIOLOGIA DAS BARCAS".
b) Camões, em seus sonetos, enaltece a dinastia de Bragança.
c) Garcia de Rezende acentua a dependência da poesia em relação a música.
d) "A FARSA DE INÊS PEREIRA " é teatro clássico religioso de CAMILO CASTELO BRANCO.
e) Fernão Lopes, pai da historiografia portuguesa, foi nomeado cronista-mor da torre do tombo em 1434.


5. (PUC RJ/1996) A respeito das transformações ocorridas no pensamento científico no século XVII, podemos afirmar que:
I) Na astronomia, uma série de descobertas e inventos possibilitou a ampliação do conhecimento sobre o movimento dos planetas, o que levou à rejeição da teoria heliocêntrica.
II) Newton, com sua teoria sobre a gravitação universal, permitiu aperfeiçoar o conhecimento acerca do movimento dos corpos celestes.
III) O desenvolvimento de uma forma de conhecimento baseada na observação e na experimentação foi uma das mais importantes contribuições desse período para a ciência.
IV) O aparecimento de novas teorias na astronomia, na medicina e na física provocou a reação da Igreja Católica, que, vendo sua concepção de mundo ameaçada, acusou diversos cientistas de heresia.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) somente II e III.
b) somente II, III e IV.
c) somente I, III e IV.
d) somente I, II e III.
e) somente I, II e IV.


6. (PUC SP/1996) O século XX tem sido palco para grandes reviravoltas na História da ciência. Uma delas refere-se ao desenvolvimento de um modelo científico que se afasta das explicações newtonianas para o funcionamento do Universo. Esse novo modelo foi chamado de Teoria da Mecânica Quântica pelo seu criador, Niels Bohr, e acarretou abalos em todos os setores dedicados ao conhecimento científico, porque:
a) defende que a verdade buscada pelo pesquisador encontra-se, sempre, na negação das suas hipóteses de trabalho.
b) afirma a impossibilidade de qualquer estudo cujo objeto seja algo ínfimo, como o interior do átomo.
c) desenvolve a noção de que as leis da natureza determinam rigorosamente os fenômenos do Universo.
d) apresenta a concepção de que o pesquisador, na sua ação investigativa, interfere no objeto pesquisado, alterando-o.
e) articula grandezas físicas como velocidade e energia, sobre as quais não há incertezas, para concluir que a objetividade do pesquisador produz respostas absolutas.


7. (UEL PR/1999) No início da Idade Moderna, no contexto do Movimento Renascentista, pode-se observar:
a) a valorização da supremacia do coletivo em detrimento do individual.
b) um processo de mudanças sociais que se traduziu em novas formas de pensar, sentir e agir.
c) o desenvolvimento de revoluções tecnológicas advindas das novas teorias sobre a política e o poder.
d) as novas concepções que justificavam o predomínio da religiosidade sobre as formas de pensamento.
e) as mudanças nas formas de organização da produção agrícola e relações sociais daí decorrentes.


8. (UEL PR/2001) Sobre o texto abaixo, é correto afirmar:
 “O século XV é, sobretudo, aquele dos homens multifacetados. (...) O mercador e estadista florentino é, amiúde, também um homem versado em ambas as línguas clássicas; os mais renomados humanistas leem para ele e seus filhos a Política e a Ética, de Aristóteles, e mesmo as filhas da casa recebem igualmente uma elevada educação. (...) Há tempos seu saber filológico não deve servir meramente ao conhecimento objetivo da Antiguidade clássica, mas ser também aplicável no cotidiano da vida real. Assim, paralelamente a seus estudos sobre Plínio, por exemplo, ele reúne um museu de história natural; a partir da geografia dos antigos, torna-se um cosmógrafo moderno; tendo como modelo a historiografia daqueles, escreve a história de seu tempo (...).”
(BURCKHARDT, J. A cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 116.)
a) Destaca a associação do saber com as necessidades diárias, tais como a elaboração de mapas para as rotas comerciais e a compreensão do presente a partir da história.
b) Reconhece no humanismo a preocupação com o estudo do divino e do sobrenatural.
c) Concebe o saber greco-romano como um conhecimento restrito ao universo intelectual dos príncipes e dos ricos comerciantes italianos.
d) Aponta para a tese, cara ao Renascimento, de que a Terra se constitui no centro do universo (geocentrismo, difundido por Copérnico e Galileu).
e) Enfatiza no Renascimento a defesa da especialização como o caminho para o saber racional, atitude cujo representante máximo é Leonardo da Vinci.


9. (UEL PR/2001) Sobre o Renascimento, é correto afirmar:
Texto
“O século XV é, sobretudo, aquele dos homens multifacetados. (...) O mercador e estadista florentino é, amiúde, também um homem versado em ambas as línguas clássicas; os mais renomados humanistas leem para ele e seus filhos a Política e a Ética, de Aristóteles, e mesmo as filhas da casa recebem igualmente uma elevada educação. (...) Há tempos seu saber filológico não deve servir meramente ao conhecimento objetivo da Antiguidade clássica, mas ser também aplicável no cotidiano da vida real. Assim, paralelamente a seus estudos sobre Plínio, por exemplo, ele reúne um museu de história natural; a partir da geografia dos antigos, torna-se um cosmógrafo moderno; tendo como modelo a historiografia daqueles, escreve a história de seu tempo (...).”
(BURCKHARDT, J. A cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 116.)
a) Tratou-se de um movimento inspirado no conhecimento escolástico medieval.
b) Privilegiou as bibliotecas existentes nos mosteiros como espaço propício à leitura e à erudição almejada pelo homem da Renascença.
c) Teve como importante centro difusor a cidade italiana de Florença, que havia prosperado em razão de seu desenvolvimento comercial.
d) Estruturou-se a partir dos ensinamentos e da visão de mundo consagrados pelo medievo.
e) Valorizou o esforço educativo e o estudo dos textos clássicos como fundamento único para a comprovação das verdades contidas nos dogmas religiosos.


10. (UDESC SC/2006) Leonardo da Vinci (1452-1519) é um perfeito representante do espírito renascentista, homem empenhado em conhecer leis que regem a natureza e em transformar o conhecimento em técnica, o que o levou a interessar-se por matemática, artes, engenharia, arquitetura, medicina. Em síntese, ele representa um período da história conhecido como Renascimento.
Em relação à afirmativa acima, assinale a alternativa correta.
a) Leonardo da Vinci, além de interessar-se por vários aspectos da realidade, procurou conhecer o corpo humano, observando aulas de anatomia e dissecações de cadáveres, para dar mais realismo na representação de sua arte.
b) Os renascentistas buscaram inspiração nos filósofos da Idade Média, incitados pela produção escrita do clero.
c) Experiência não foi uma das características do Renascimento,
d) A produção de novos conhecimentos era feita por homens que não tinham ligação com o poder político ou econômico; em geral, eram independentes e faziam seus estudos sem nenhum auxílio financeiro.
e) Mecenas foi um estadista renascentista; daí o nome “mecenato”.


11. (UEPA/2001) A partir da análise das figuras acima, e do conhecimento que a historiografia oferece sobre o assunto, conclui-se que:
VICENTINO, Cláudio. História Geral. S.P. Scipione: 1998.
a) A presença de temas religiosos na arte renascentista deve-se principalmente ao caráter teocêntrico que o movimento assumiu, durante sua fase áurea.
b) Embora o movimento tenha assumido um caráter anticlerical e humanista, os artistas cristãos retrataram em suas obras temas eclesiásticos, principalmente na última fase.
c) Os temas religiosos estão presentes no conjunto de obras renascentistas, porém com características humanistas, diferenciando-as do conjunto de obras medievais.
d) O conjunto de produção artística renascentista teve, como inspiração a cultura greco-latina e, por essa razão, excluiu de suas obras os temas religiosos.
e) As obras renascentistas tiveram, em sua fase inicial, inspiração nas obras medievais, por essa razão os temas religiosos estão presentes nas pinturas.


12. (UFTM MG/2002) As condições históricas que favoreceram a Renascença, na transição da Idade Média para a Moderna, foram:
a) a crise do poder da Igreja e a atrofia das cidades e do comércio, particularmente na Península Itálica.
b) a preservação da cultura greco-romana nos mosteiros e o fortalecimento das relações feudais de produção.
c) o enriquecimento das cidades italianas e o desejo de afirmação da burguesia com o patrocínio às artes.
d) o mecenato praticado por papas e monarcas e a renovação da cultura devido à ênfase dada à religião.
e) o desejo, por parte da nobreza, de glorificar o homem e a valorização da fé no lugar do racionalismo.


13. (FURG RS/2000) O Renascimento apresentou como características:
a) a valorização do homem e a utilização do empirismo.
b) o retorno total à cultura greco-romana e o controle econômico da nobreza.
c) o desenvolvimento da cultura helenística e o teocentrismo.
d) o humanismo e a valorização da cultura oriental.
e) a valorização da escolástica e do epicurismo.


14. (FURG RS/2001) O movimento da Renascença do século XVI tinha por característica(s):
a) forte crítica ao período medieval, caracterizando-o como interregno, um hiato entre as culturas mais “civilizadas”, os greco-romanos e os próprios renascentistas.
b) crença ardorosa aos dogmas do catolicismo, caracterizada pelo forte teocentrismo da época.
c) desenvolvimento da imprensa, ação do mecenato e surgimento do canto gregoriano.
d) projeção de intelectuais e artistas como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Picasso, Galileu Galilei e Robert Owen.
e) disseminação renascentista na França, Itália, Inglaterra e entre alguns povos semitas como o Irã.


15. (UFAC/2001) No mundo ocidental, a chamada Idade Moderna surgiu como resultado de um conjunto de transformações em que se destacam diferentes aspectos como: urbano, comercial, cultural, religioso, político, econômico, de mentalidade, entre outros. No contexto dessas transformações, entre o século XIV e o XVI, surgiu um dos mais significativos movimentos que, inspirado na ideia de afirmação do antropocentrismo, era essencialmente anticlerical e antiescolástico, afirmando valores como o individualismo, o hedonismo, o neoplatonismo e o naturalismo.
Que movimento foi esse?
a) Humanismo
b) Iluminismo
c) Renascimento
d) Imperialismo
e) Reforma Religiosa


16. (UFPE/2009) O Renascimento trouxe mudanças nos hábitos culturais, abrindo espaço para a construção do mundo moderno.
Na política, a obra de Maquiavel tem grande repercussão até nos dias de hoje, pois:
a) afirmou o fim do poder da nobreza, na organização do legislativo, com suas ideias de propriedade privada.
b) ajudou a burguesia a conseguir mais poder, sedimentando suas ideias e abrindo espaço para novas relações políticas.
c) criticou o absolutismo e o mercantilismo, exaltando o justo-preço e a doutrina católica.
d) defendeu a democracia e a divisão de poderes, precedendo Rousseau, com seus princípios revolucionários.
e) resgatou as ideias de Platão sobre a sabedoria dos filósofos, capazes de governar o mundo com eficácia.


17. (UFF RJ/2000) Na cultura barroca do século XVII observam-se, entre outras, as características:
I) Crise da vontade humana e constatação da dúvida em torno do melhor caminho para se obter a salvação.
II) Presença de valores políticos que orientavam a subordinação da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional.
III) Ambiente social envolvido pelas dúvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melancólico, cético e místico.
A frase “Ser ou não ser, eis a questão” de William Shakespeare é mais bem interpretada pelas características:
a) I e III, apenas
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas
d) I, apenas
e) II, apenas


18. (UFF RJ/2002) O Renascimento europeu retirou o véu que encobria o espírito e o fazer humanos na Idade Média. Sem esse véu, o homem pôde respirar um novo tempo e se aventurar na descoberta de si mesmo e do mundo que o rodeava. Pôde olhar as estrelas, percorrer os mares-oceanos, descobrir novas terras e gentes, observar seu corpo e debruçar-se sobre a natureza, percebendo suas forças físicas e químicas. A cada passo, o novo homem saía do mundo fechado medieval em direção ao universo infinito moderno. Aos poucos, novas formas de comunicação foram surgindo, engrandecendo as artes, as ciências e as literaturas. Galileu fechou com chave de ouro esse período quando disse que o livro da natureza estava escrito em caracteres matemáticos.
Adaptado de RODRIGUES, Antonio E.M. e FALCON, Francisco. Tempos Modernos. RJ: Civilização Brasileira, 2000
Assinale a opção que melhor interpreta as bases culturais do Renascimento europeu.
a) O Renascimento não é devedor de nenhuma cultura da Antiguidade. Sua base cultural foi a escolástica medieval que lhe forneceu condições transformadoras, elevando o pensamento renascentista aos cumes da teologia católica.
b) Um dos pilares das transformações renascentistas foi a Antiguidade Clássica que, com sua sabedoria sobre o ser humano e a natureza, criou condições para a descoberta do homem como sujeito de ações e realizador de transformações, ao contrário do homem medieval, que se via apenas como extensão de Deus.
c) As artes, as ciências e as literaturas, evidências mais significativas da explosão criativa do Renascimento, só avançaram porque tinham, como única base cultural e filosófica, a sabedoria oriental trazida para a Europa, a partir do século XV, nos contatos entre as cidades italianas e Bizâncio.
d) O Renascimento é herdeiro da filosofia agostiniana, que deu como lema aos representantes desse novo tempo a célebre frase de Galileu “é dando que se recebe”, origem das famosas academias renascentistas.
e) A cultura renascentista não conseguiu retirar, totalmente, o véu que cegava o homem medieval, que continuou a considerar-se mero realizador de um plano idealizado por Deus e a pensar que o universo, todo, era obra d’Ele.


19. (UFJF MG/1999) "Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão precioso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais."
(Shakespeare, W. Hamlet.)
A defesa do antropocentrismo expressa nessa frase refletiu-se nas artes, letras, filosofia e ciências sob a denominação de Renascimento. Com relação a este fenômeno marque a alternativa ERRADA:
a) como um dos mais importantes movimentos intelectuais dos tempos modernos, o Renascimento torna-se a expressão da cultura urbana e burguesa europeia;
b) mesmo com a forte resistência da religiosidade católica, o Renascimento busca idealizar o homem, defendendo o uso da razão como meio de se chegar ao conhecimento;
c) o Renascimento prega a crítica e a superação dos ideais da Antiguidade Clássica, considerados como a base do pensamento medieval;
d) o Renascimento reflete as profundas transformações socioculturais, políticas e econômicas processadas nos países europeus a partir do século XV.


20. (UFMA/1999) Foi um importante fator que contribuiu para a rápida difusão das ideias renascentistas:
a) a invenção da imprensa no século XV, facilitando a reprodução das obras, tornando-as mais acessíveis a um número maior de leitores.
b) a ausência de patrocínio para os artistas e intelectuais pelos príncipes e comerciantes, os quais não demonstravam interesse por tais ideias.
c) o processo de descentralização política do século XVI, que funcionou como canal de propagação destas ideias para outras regiões.
d) a descoberta de textos e obras de arte da Antiguidade Clássica em várias regiões da Europa.
e) o importante papel exercido pela Igreja, a qual colocou sua estrutura eclesiástica a serviço do Renascimento.


21. (UFMG/1995) Miguel de Cervantes, um dos grandes expoentes renascentistas, pretendia com seu livro Dom Quixote
a) denunciar o papel submisso da mulher, representado pela heroína Dulcinéia.
b) exaltar os valores da cavalaria, da honra, do herói, imortalizados na figura de Dom Quixote.
c) fazer uma crítica aos valores medievais, satirizando-os nas figuras de Dom Quixote e Sancho Pança.
d) mostrar a inutilidade da luta contra a igreja, utilizando a imagem de Dom Quixote lutando contra os moinhos de vento.
e) satirizar a figura do monarca absoluto, ao entronizar Sancho Pança como rei da imaginária ilha da Cocanha.


22. (UFMG/2001) No amplo conjunto de transformações ligadas ao advento do mundo moderno, destaca-se um fenômeno que pode ser chamado Revolução Científica. Tal processo, relacionado ao trabalho de homens como Kepler, Copérnico e Newton, entre outros, levou a profundas mudanças nas concepções acerca da construção do saber.
Considerando-se as condições que tornaram possível o advento da Revolução Científica, é CORRETO afirmar que:
a) a renovação da ciência foi estimulada pela queda do absolutismo russo, que abriu a Europa Oriental ao contato com o Ocidente.
b) as descobertas da ciência moderna se tornaram viáveis a partir de uma postura de completo rompimento com o passado.
c) o trabalho dos cientistas foi facilitado pelo processo de crescimento da influência exercida pela Igreja Católica.
d) os avanços científicos foram estimulados pelas tendências humanista e racionalista emergentes na época.


23. (CESJF MG/2001) É muito difícil conceituar um movimento histórico tão criativo e de amplas dimensões no tempo e no espaço como foi o Renascimento. Na verdade, não existiu um Renascimento, mas muitas experiências renascentistas que se manifestaram de diferentes formas nesse período.
Sobre o Renascimento assinale a alternativa CORRETA:
a) Os novos valores renascentistas atingiram todas as áreas do conhecimento humano, em quase toda a Europa.
b) O humanismo como um movimento antropocêntrico que glorificava o homem e a natureza humana (antropo = homem/ser humano; cêntrico = centro; ou seja, o homem e as coisas humanas são as medidas e o centro do universo), não se relaciona com as experiências renascentistas.
c) O movimento renascentista teve início na Itália e suas origens não estão no final da Idade Média.
d) O processo de unificação política da Itália em plena História Moderna acabou beneficiando a expansão da cultura renascentista não só na Itália, como também nos países da Europa Ocidental.
e) O desenvolvimento comercial e urbano da Itália nos séculos XV e XVI acabou, dificultando a expansão do movimento renascentista pela Europa Ocidental.


24. (PUC PR/1999) Inspirando-se na Antiguidade Clássica (Grécia-Roma), o Renascimento valorizava o homem, refletindo mesmo uma visão antropocêntrica do mundo.
Esse movimento teve origem:
a) na França.
b) na Alemanha.
c) na Espanha.
d) em Portugal.
e) na Itália.


25. (PUC PR/2000) "Nós outros pintores queremos pelos movimentos do corpo mostrar os movimentos da alma (...) Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da natureza para imitar, por mais difícil que seja os múltiplos movimentos da alma."
(ALBERTI, L.B. Della Pintura, livro II; 1453. In: TENENTI, Alberto. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973).
Este fragmento de texto referente à arte renascentista ajuda a explicar:
a) a proibição da igreja de que os pintores representassem o ser humano.
b) a necessidade do estudo da anatomia para a produção de obras cada vez mais perfeitas.
c) a influência do pensamento religioso na pintura renascentista que objetivava a manutenção do teocentrismo.
d) a desvinculação entre arte e religião a partir da negação da existência da alma.
e) a aliança entre arte e religião na medida em que a arte representaria a concretização dos conceitos religiosos.


GABARITO

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