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QUESTÕES SOBRE O CALVINISMO



1. (UEL PR/2001) O reformador protestante que ensinou que o pagamento de juros é natural e que o capital, crédito e bancos, assim como o grande comércio seriam desejados por Deus, criando assim uma ética coerente com o capitalismo foi:
a) Martim Lutero, o iniciador da Reforma.
b) João Calvino, que instalou uma teocracia em Genebra.
c) Erasmo de Roterdã, filósofo e escritor renascentista.
d) Thomas Morus, autor de Utopia, ensaio de como seria uma sociedade solidária.
e) Michel de Montaigne, filósofo francês renascentista.


2. (UFMG/2000) Leia o texto.
... é a vida profissional do homem que lhe dá certo treino moral, uma prova de seu estado de graça para a sua consciência, que se expressa no zelo e no método, fazendo com que ele consiga cumprir a sua vocação. Não é trabalho em si, mas um trabalho racional, uma vocação, que é pedida por Deus.
A concepção sobre o trabalho descrita nessa passagem é a defendida pelo
a) anglicanismo, religião cristã originada na Inglaterra, na Reforma ocorrida no século XVI.
b) calvinismo, religião cristã originada das concepções de João Calvino, no século XVI.
c) catolicismo, religião cristã, com sede em Roma e obediente à autoridade do Papa.
d) islamismo ou religião muçulmana, originada na Arábia ocidental, no século VII.


3. (FGV/2001) “(...) João Calvino (...) dinamizou o movimento reformista através de novos princípios, completando e ampliando a doutrina luterana.”
(AQUINO, Rubim Leão (et al.).
História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades contemporâneas)
Entre as mudanças propostas por Calvino à doutrina luterana, não estão a:
a) separação da Igreja do Estado e a livre interpretação da Bíblia;
b) aceitação do livre-arbítrio e o reforço da autoridade papal;
c) negação da autoridade do Papa e o repúdio ao livre-arbítrio;
d) justificativa para as atividades econômicas, anteriormente condenadas pela Igreja, e a livre interpretação da Bíblia;
e) separação da Igreja do Estado e a aceitação do livre-arbítrio.


4. (UNIMONTES MG/2005) Faz parte da doutrina religiosa de Calvino a
a) transubstanciação do pão em corpo de Cristo, durante a missa.
b) certeza de que as fontes da fé são as Escrituras e as tradições.
c) presença real de Cristo na Eucaristia.
d) predestinação do homem à salvação ou à condenação.


5. (PUC RS/2004) Em Genebra (Suíça), no século XVI, estabeleceu-se uma das principais religiões protestantes da Europa Ocidental Moderna. A partir do princípio da predestinação, essa religião constituía uma nova ética, que santificava o trabalho e valorizava a poupança e o lucro. O pregador original dessa religião protestante, autor de Instituições da Religião Cristã, foi:
a) Erasmo.
b) Lutero.
c) Münzer.
d) Calvino.
e) Zwinglio.


6. (UNIMONTES MG/2009) Acerca da trajetória histórica de João Calvino, é CORRETO afirmar que:
a) ele foi um dos responsáveis pela Noite de São Bartolomeu, ocasião em que, sob seu comando, protestantes massacraram católicos franceses.
b) ele foi o mentor teológico de Henrique VIII na concepção e implementação do anglicanismo, versão inglesa da reforma.
c) ele justificou a perseguição aos anabatistas, grupo de religiosos pobres que questionaram o status quo social e econômico.
d) ele exerceu uma forte liderança sobre Genebra, no século XVI, unificando o poder religioso e o político e reproduzindo práticas inquisitoriais.


7. (UEFS BA/2011) Calvino [...] introduziu a noção de progresso e sucesso. Para o reformador genebrês, o indivíduo era responsável perante Deus. De acordo com suas possibilidades, devia tentar utilizar os meios que Deus lhe dera para se aperfeiçoar, dar a seus filhos chances de sucesso (principalmente por meio da educação) e trabalhar de maneira a se tornar um exemplo para seus próximos, seus vizinhos e sua congregação. (GARRISSON, s.d, p. 60).
A concepção calvinista quanto à relação entre o homem e os bens resultantes do esforço do trabalho propiciou, de acordo com o texto, a
a) superação do medo da acumulação de riquezas, vista anteriormente como pecado, e, a partir daí, como sinônimo de progresso.
b) condenação do lucro resultante da circulação do capital usurário, incentivado pelas nascentes casas bancárias da época.
c) defesa do justo preço e do lucro limitado, como eram praticados nas corporações de ofícios das cidades medievais.
d) queda dos antagonismos econômicos entre comerciantes católicos e protestantes, na Europa da época.
e) valorização do ócio e do lazer, como sinais de riqueza, prestígio e felicidade.


8. (UNIOESTE PR/2013) Leia o fragmento a seguir:
“Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação de Deus. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a frugalidade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santifica de seu lado o mundo pelo esforço e sua ação é santa (...) o pobre é suspeito de preguiça, que é uma injúria a Deus (...).”
João Calvino apud MOUSNIER, Roland. Os séculos XVI e XVII. In: CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. São Paulo: Difel, Tomo IV, v. I, 1973, p. 90.
Sobre a doutrina Calvinista e as alterações na sociedade europeia do séc. XVI, é correto afirmar que
a) a descoberta de privilégios para o alto clero católico ao explorar os fiéis despertou nos calvinistas a recusa dessa prática e o direcionamento da doutrina para o benefício dos pobres.
b) a Reforma Protestante como reação à Igreja Católica encontrou na proposição Calvinista a disposição em fortalecer a nobreza europeia, expandindo-se também para as colônias inglesas na América.
c) as relações de trabalho foram abrandadas nas regiões em que o Calvinismo se disseminou enquanto doutrina, haja vista o reconhecimento do esforço e vocação comunitária para a melhoria da sociedade.
d) o acúmulo de terras pela Igreja Católica fez com que os camponeses encontrassem apoio nos Calvinistas para que a distribuição de terras fosse realizada para aqueles que abandonassem a preguiça e se dedicassem ao trabalho.
e) a indicação da moralidade burguesa, como princípio de esforço e dedicação espiritual que se materializa em conquistas terrenas, é utilizada como tentativa de explicar a desigualdade social, estabelecendo o princípio da predestinação.


GABARITO

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