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QUESTÕES SOBRE MARTINHO LUTERO




1. (PUC MG/2002) O movimento da Reforma Protestante se insere num processo de transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa e atinge o seu ponto crucial no século XVI, com a quebra da unidade do Cristianismo, cujo marco foi:
a) a venda de indulgências pelo dominicano Torquemada, na Espanha, durante a luta contra os infiéis.
b) Lutero, com as suas “95 Teses” afixadas na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, em 1517.
c) o Calvinismo, com a sua doutrina da Predestinação, que rapidamente se propagou por toda a Europa.
d) a fundação do Anglicanismo pelo rei Henrique VIII, que rompeu com o papado e tornou-se chefe supremo da Igreja inglesa.


2. (UEPB/2002) As doutrinas luteranas, difundidas no Sacro Império, provocaram enorme efervescência social, principalmente a proposta de confiscar os bens da Igreja. Entretanto, as revoltas da pequena nobreza e dos camponeses provocaram violenta repressão por parte da aristocracia alemã, apoiada por Lutero.
Neste sentido, é possível concluir que:
a) Martinho Lutero era um revolucionário que pretendia liderar os oprimidos na luta contra os privilégios dos príncipes e senhores feudais alemães.
b) A despeito da pertinência da maioria de suas teses, Lutero não pretendia colocar suas ideias a serviço dos movimentos sociais originários das camadas populares.
c) O antigo monge agostiniano traduziu a Bíblia para o alemão com o intuito de revolucionar o mercado editorial da época.
d) O humanismo de Lutero, inspirado em Erasmo de Roterdã, foi levado às últimas consequências a serviço dos famintos alemães.
e) Lutero jamais leu a obra de Santo Agostinho, o que tornou seu discurso incompreensível para os camponeses.


3. (UFPA/2005) “Nunca temos desejado algo além ...da liberdade de ter a Palavra de Deus, ou as Sagradas Escrituras, de ensinar e praticá-la” - Carta de 1528 (Plass, 3: 1178)
O fragmento acima, de uma das cartas de Lutero, é um testemunho diferente do cristianismo do século XVI. Isto permitiu à experiência religiosa dos reformados que aprendessem a valorizar o(a):
a) oração em que cada religioso experimentava a salvação no contato único com Deus dispensando qualquer instrumento de mediação.
b) jejum como modo eficiente de purgação dos pecados renitentes na carne, sendo necessário um mês de observância.
c) mortificação da carne aplicada ao próprio corpo, por meio de vários instrumentos de imolação, como, por exemplo, os cirros.
d) palavra sagrada grafada na bíblia, pois o entendimento de cada cristão está na sua iluminação na palavra de Deus.
e) catecismo como a instrução letrada mais acessível aos camponeses, devidamente revisado pelos pastores na confissão.


4. (UESPI/2004) A Reforma Protestante abalou os alicerces de dominação da Igreja Católica, tendo forte impacto nas relações de poder existentes na época. Com relação às ideias de Lutero, podemos afirmar que:
a) tinham grande originalidade, pois atacam os princípios básicos do catolicismo.
b) eram revolucionárias socialmente, pois defendiam a igualdade entre os homens.
c) tinham grande influência das formulações teológicas de Santo Agostinho.
d) defendiam a supremacia do livre-arbítrio sobre a fé, com base na escolástica medieval.
e) foram aceitas em toda a Europa, sem grande resistência pelos católicos rebeldes.


5. (UFG GO/2006) A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a:
a) submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual.
b) implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa.
c) jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio.
d) extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero.
e) cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.


6. (PAES MG/2004) “É preciso ensinar aos cristãos que, se o Papa conhecesse as usurpações dos pregadores de indulgências, ele preferiria que a Basílica de São Pedro desaparecesse em cinzas (...)”
(Martin Lutero. Citado por VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997, p. 198)
O texto acima:
a) é uma reação de Martin Lutero à sua condenação pela Igreja Católica no Concílio de Trento, quando ele foi considerado herege e condenado à morte.
b) demonstra que a venda de indulgências era uma estratégia utilizada por bispos e padres, sem o conhecimento nem consentimento oficial da Igreja e do Papa.
c) é parte da defesa de Lutero contra as acusações que sofreu da chamada Dieta de Worms, concílio da Igreja Católica que o condenou pela prática de heresias.
d) é uma referência à corrupção que marcara a Igreja Católica na transição dos tempos medievais aos tempos modernos, especialmente quanto aos meios utilizados para a construção da Basílica de São Pedro.


7. (UEG GO/2006) O que é surpreendente em Lutero não são suas críticas radicais à Igreja Católica, mas sim o fato de suas posições ganharem aquiescência, a ponto de conseguir quebrar a unidade da Igreja no Ocidente. Acerca do sucesso do fenômeno Lutero, é CORRETO afirmar que
a) o defender a fé como algo íntimo e pessoal, Lutero contestava os obsoletos princípios individualistas dos humanistas renascentistas.
b) o defender a salvação pela fé e pelas obras, as ideias luteranas receberam o apoio dos jesuítas, ordem religiosa responsável pela cobrança das indulgências.
c) os burgueses se identificaram com as ideias luteranas, pois ao contrário da doutrina católica, o luteranismo evitava a condenação da usura.
d) o criticar a ostentação da Igreja e dos nobres, Lutero recebeu o apoio dos camponeses, liderando as rebeliões no campo em 1525.


8. (UFAC/2007) Martinho Lutero líder da chamada “reforma protestante”, fez críticas a Igreja Católica na Idade Média. Pode-se afirmar que as críticas principais foram:
a) Lutero criticou violentamente a posição da Igreja Católica em relação a predestinação absoluta, a crenças dos anabatistas que só aceitavam o batismo feitos em adultos conscientes.
b) A Reforma Protestante foi apenas um acontecimento religioso, não influenciando nos aspectos político, cultural e econômico da Idade Média.
c) Lutero por discordar das práticas religiosas da Igreja Católica criou sua própria Igreja que foi posteriormente denominada de presbiteriana.
d) A Venda de indulgências, negou a importância dos jejuns apregoados pela Igreja, defendeu que o homem poderia alcançar a salvação sozinho.
e) Apesar das críticas a Igreja Católica Romana, Lutero por ser monge católico, não foi condenado e excomungado pelo papa Leão X, em 1520, mas apenas advertido severamente.


9. (UFAM/2007) Na base das ideias defendidas por Martinho Lutero estavam:
a) A restrição da autoridade do papa a assuntos da fé e do gerenciamento das ordens religiosas
b) A condenação ao lucro, a exploração do homem pelo homem e do domínio material exercido pela igreja de Roma.
c) O rompimento com o papa e defesa do rompimento da sujeição do homem à qualquer autoridade temporal.
d) Sua reforma da igreja não excluía todos os sacramentos, mantendo o batismo, a eucaristia e a unção dos enfermos.
e) A condenação da venda de indulgências, do culto aos santos e imagens e a crença de que a fé era um estado interior do crente e, portanto, um estado interior do crente.


10. (UEMS/2008) No século XVI, a unidade religiosa da cristandade europeia é rompida em consequência da propagação da Reforma. Lutero, a principal e controvertida figura do movimento, que em 1517 lança suas 95 teses contra a Igreja, pertencia a ordem religiosa dos:
a) cistercienses
b) lazaristas
c) dominicanos
d) franciscanos
e) agostinianos.


11. (UNCISAL AL/2009) É preciso estrangulá-los. É preciso matar o cão enlouquecido que se lança contra ti, senão ele te matará. A revolta de Martinho Lutero contra os camponeses ocorreu na(o)
a) perseguição aos anabatistas.
b) tragédia de Munster.
c) movimento liderado por Thomas Munzer.
d) movimento de Zwinglio.
e) cisma de Felipe Melanchton.


12. (UNISC RS/2009) “Serão condenados para toda a eternidade, com seus mestres, aqueles que creem estar seguros da sua salvação por cartas de indulgências.” Esta é uma das 95 teses expostas pelo reformador
a) social Karl Marx, que objetivava acabar com o sistema capitalista de produção através da revolução do proletariado.
b) religioso Martinho Lutero, que culminou na Reforma Protestante na Alemanha.
c) político Robespierre, responsável pela implantação do Regime de Terror na Revolução Francesa.
d) religioso papa Gregório VII, que se notabilizou pelo enfrentamento com o imperador Henrique IV, do Sacro Império, no episódio conhecido como “querela das investiduras”.
e) social Zumbi dos Palmares, que objetivava sublevar os escravos brasileiros para a conquista da liberdade e do poder.


13. (UNIR RO/2010) Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm. Acesso em 23/10/2009.)
Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à
a) prática da simonia.
b) intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
c) proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
d) venda de indulgências.
e) adoção pelo papa do nicolaísmo.


14. (UFT TO/2011) Na noite de 31 de outubro afixou nas portas da igreja, aquela mesma onde estivemos ainda agora, 95 teses em que denuncia e discute o comércio das indulgências. Nenhum estudante ou teólogo aqui ousou rebater as teses, e contam que elas já se espalharam por toda a parte, sem dúvida acabarão chegando em Roma. Tenho uma cópia delas em meu quarto, você poderá lê-las. Nelas Lutero diz que o papa não tem direito nem poder para modificar os castigos impostos por Deus. Que papa pode, quando muito, modificar e suspender castigos impostos pela Igreja.
VEIGA, Luiz Maria. A Reforma Protestante. São Paulo: Editora Ática, 1996, p. 12.
O texto acima refere-se à Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha, em 1517. Sobre as teses afixadas na Catedral de Wittenberg é CORRETO afirmar que entre elas Lutero rejeitou:
a) A credibilidade da Bíblia.
b) Toda forma de comércio.
c) Qualquer forma de ensino.
d) A infalibilidade do papa.
e) A sustentabilidade da razão.


15. (UFRN/2012) Ao comentar a Reforma Protestante do século XVI, Márcio Ferrari afirma:
O nascimento do protestantismo teve profundas implicações sociais, econômicas e políticas. Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. [...]
A ideia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero.
FERRARI, Márcio. Martinho Lutero: o criador do conceito de educação útil. Nova escola. n. 187, nov. 2005. p. 30.
A proposta educacional de Lutero, referida no comentário acima, está diretamente relacionada
a) à defesa, por parte dos reformadores, da liberdade de interpretar a Bíblia, de modo que qualquer fiel tivesse acesso às fontes da doutrina.
b) ao desejo de facilitar para os fiéis a leitura da Vulgata, tradução da Bíblia em latim, aceita como versão oficial da Igreja Luterana.
c) ao projeto de melhoria da instrução do povo para que este pudesse compreender a doutrina luterana, cujo ensino era de competência exclusiva dos sacerdotes.
d) à proposta de difusão da leitura entre o povo, para que este conhecesse os catecismos produzidos no Concílio de Trento.


GABARITO




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