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QUESTÕES SOBRE ROMA ANTIGA III



1. (UNIFOR CE) A civilização ocidental assimilou dos romanos a:
a) concepção da organização jurídica da sociedade.
b) literatura que influenciou o surgimento do Iluminismo.
c) ideia de que os bens materiais sobrepõem-se aos espirituais.
d) fidelidade à religião tradicional cristã, sem influências dos cultos orientais.
e) conclusão de que a produção econômica lucrativa deve ficar nas mãos de trabalhadores livres.


2. (UNIFOR CE) A obra legislativa reunida no Corpus Juris Civilis, a perseguição aos hereges e a repressão aos revoltosos de Nika relacionam-se ao Governo do Imperador:
a) Teodósio.
b) Constantino.
c) Justiniano.
d) Juliano.
e) Augusto.


3. (UNIFOR CE) Durante o período republicano, Roma, de simples cidade-estado, transformou-se num grande Império. Iniciou suas conquistas na Península Itálica e mais tarde, dominou o Mediterrâneo. A expansão provocou em Roma
a) a formação da camada social dos cavaleiros, os Equestres, que enriquecidos com a cobrança de impostos, realizada de forma corrupta, passaram a comprar cargos políticos e votos e o enriquecimento dos grandes proprietários.
b) o empobrecimento dos grandes proprietários de terras e fim da concentração fundiária em Roma, devido à concorrência dos produtos oriundos das províncias dominadas.
c) a entrada de grande número de prisioneiros de guerra em Roma, resultando na substituição do trabalho livre pelo escravo e no êxodo urbano.
d) a diversificação da economia, com o desenvolvimento das atividades agropastoris e o crescimento das exportações.
e) a adoção, pelo Estado, de uma política paternalista conhecida como "pão e circo”, cujos objetivos eram a geração de emprego e lazer para as camadas populares e o aumento da produção.


4. (UNIFOR CE) No contexto histórico da Roma Antiga o Império sucedeu à República. Em relação à ordem imperial é correto afirmar que:
a) a criação do Império, obra organizada pelo Primeiro Triunvirato, representou o produto da vontade dos generais no sentido de criar um governo capaz de controlar a crise social do final da República.
b) o Império nasceu no interior da crise econômica que caracterizou os últimos tempos da República, crise provocada pelas derrotas de Roma nas guerras pela conquista da Itália.
c) a organização do Império contou com expressiva participação popular, haja vista a importância que o Partido Democrático ocupou na queda do regime republicano.
d) as bases políticas do Império foram sustentadas pelo poder dos camponeses romanos, principais interessados na existência de uma ordem que lhes assegurasse o domínio da terra.
e) a concentração dos poderes de Otávio, nos primeiros momentos do Império, respondia pelas necessidades de um governo eficiente para administrar as extensas conquistas e manter a ordem interna.


5. (UNIFOR CE) Durante o Império, Roma atingiu o apogeu e a pax romana se estendeu do Ocidente ao Oriente. Esta foi a época:
a) da expansão externa e da conquista do Mediterrâneo, responsáveis pelo conflito entre a nova realidade socioeconômica e as velhas instituições políticas.
b) do surgimento e da difusão do Cristianismo, que, após sangrentas perseguições, transformou-se em religião do estado, na fase final do Baixo Império.
c) do declínio do Império Romano do Oriente que começou com a crise do século III e culminou com a sua destruição pelas invasões germânicas.
d) da construção do mais poderoso império do Mundo Antigo e da criação do mais perfeito Código de Leis conhecido pela humanidade.
e) da transformação de Roma no berço da cultura e da civilização Ocidental através do desenvolvimento da filosofia e da democracia.


6. (UNIFOR CE) "Tanto o Digesto quanto as Institutas corporificaram a filosofia e os princípios de governo que permearia o período do governo Justiniano. Em relação à tradição romana, algumas modificações foram introduzidas adequando a estrutura jurídica às especificidades do Estado bizantino. O jus civilis tornou-se aplicável aos cidadãos de todas as nacionalidades (...) Os princípios de 'direito natural' passaram a ser atribuídos a Deus, sendo considerados, portanto, superiores a toda a legislação humana. Procurou-se apresentar o imperador como o único legislador, justificando tal tendência na suposição de que o povo entrega a ele todo o poder."
(Leonel Itaussu A. Mello, Luís Cesar Amad Costa. História antiga e medieval – Comunidade antiga e estado moderno. São Paulo: Abril Educação, 1985. p. 202)
Com base no texto, pode-se afirmar que:
a) o Código de Justiniano legou ao Ocidente os princípios de democracia quando o direito civil tornou-se aplicável aos cidadãos de todas as nacionalidades.
b) as influências da filosofia romana e oriental produziram uma estreita ligação entre a Igreja e o Estado, concretizada numa supremacia do imperador sobre o papa.
c) o imperador bizantino detinha uma autoridade limitada por um conjunto de leis expressas num compêndio com os princípios do Direito, extraído da análise do Código e do Digesto.
d) as instituições políticas na civilização bizantina guardavam profundas semelhanças com a República Romana, onde o Senado era encarregado da elaboração das leis e possuía o poder de fato.
e) o direito clássico romano sofreu uma revisão que o amoldou em termos de princípios e leis às necessidades de um poder despótico e teocrático que só aceitava limites naquilo que considerava as leis de Deus.


7. (UNIFOR CE) Na Roma Antiga, a República sucedeu ao Império. Em relação à ordem imperial, é correto afirmar que:
a) a concentração dos poderes de Otávio, nos primeiros momentos, respondia pelas premências da nobreza senatorial em dispor de um governo capaz de sufocar a anarquia e as rebeliões de escravos.
b) o Império floresceu no contexto da crise econômica que marcou os últimos anos da República, crise gerada pelas derrotas de Roma nas batalhas pela conquista da Península Itálica.
c) a organização do Império teve a participação popular, levando-se em conta a importância que o Partido Democrático ocupou na queda do regime republicano.
d) as bases do Império foram sustentadas pelo poder dos camponeses romanos, principais interessados na existência de uma ordem que lhes assegurasse o domínio da terra.
e) a organização do Império, obra construída pelo Primeiro Triunvirato, representou o resultado do desejo dos generais no sentido de criar um governo capaz de controlar a crise da sociedade nos fins da República.


8. (UNIFOR CE) No período da antiga República Romana, as lutas sociais e políticas foram intensas.
Pode-se identificar como exemplo dessas lutas:
a) a insurreição de escravos, liderados por Espártaco, entre 73 e 71 a.C., que representou um grande avanço para a sociedade à medida em que, a partir desse momento, foram votadas várias leis abolicionistas.
b) as disputas entre patrícios e plebeus, pelo controle do poder político, que obstaculizaram a expansão e as conquistas territoriais romanas, que só puderam ser viabilizadas após a instauração do Império.
c) as mobilizações dos patrícios pela instituição do sistema democrático em Roma e pela implantação de leis fundiárias, como forma de garantir, a todos os cidadãos, o direito de propriedade.
d) as pressões constantes dos plebeus por reformas sociais, sobretudo depois que a expansão romana levou-os à ruína pela impossibilidade de seus produtos concorrerem com os dos latifúndios escravistas.
e) os conflitos que se estabeleceram entre escravos e plebeus, uma vez que estes não concordaram com a realização de uma reforma agrária que beneficiasse os antigos escravos.


9. (ESCS DF) Leia fragmentos de dois documentos representativos das forças políticas que lutaram na guerra civil espanhola (1936-1939):
Documento 1: “Não se trata, portanto, nem de que o marxismo tome o poder, nem de uma autolimitação da ação popular por oportunismo político. O “Estado operário” constitui o ponto final de uma ação revolucionária e o começo de uma nova servidão”.
(A inutilidade do Governo, Confederação Nacional dos Trabalhadores, setembro de 1936. Apud: Broué, Pierre. A Revolução Espanhola (1931-1939). São Paulo, Ed. Perspectiva SA, 1992)
Documento 2: “Nós lutamos pela República democrática e não temos vergonha de dizê-lo. Confrontados com o fascismo e com a intervenção estrangeira, não combatemos atualmente pela revolução socialista. Alguns dizem que, nessa etapa, deveríamos combater pela revolução socialista, e outros até dizem que cometemos um engano, que estamos a manobrar para dissimular nossa política real, quando declaramos que defendemos a república democrática”.
(Santiago Carrillo, 1937. Apud Broué, Pierre. A Revolução Espanhola (1931-1939). São Paulo, Editora Perspectiva S.A., 1992)
Assinale a opção que expressa corretamente o ideário político expresso nesses documentos:
a) o documento 1 apresenta a defesa da concepção marxista clássica acerca da organização do poder político operário.
b) o documento 1 representa o pensamento anarquista ao questionar a validade da ditadura do proletariado.
c) o documento 2 expressa um posicionamento de setores da esquerda espanhola contrários à Frente Popular.
d) o documento 2 prioriza a imediata construção de uma ditadura do proletariado em detrimento da luta contra o fascismo.
e) os documentos 1 e 2 se assemelham ao representarem o pensamento liberal clássico no que diz respeito aos objetivos da revolução.


10. (FGV) Com a expansão do poder romano [sob a República], tornou-se enorme a diferença entre a pequena cidade nascida às margens do Tibre e a Roma todo-poderosa, agora senhora do Mediterrâneo. A economia, a política, a vida social e religiosa dos romanos passaram por profundas modificações.
(José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti, Toda a História)
Entre as modificações que se pode identificar está:
a) a prosperidade do conjunto da plebe, maior beneficiária da ampliação do mercado consumidor em função das províncias conquistadas.
b) a disseminação da pequena propriedade, com a distribuição da terra conquistada aos legionários, maiores responsáveis pela expansão.
c) a crescente influência cultural dos povos conquistados, em especial os gregos, alterando as práticas religiosas romanas.
d) o enrijecimento moral de toda a sociedade, que passou a não mais tolerar as bacanais – festas em honra ao deus Baco.
e) a criação e consolidação do colonato como base da economia romana e sua disseminação pelas margens do mar Mediterrâneo.


11. (FUVEST SP) Vegetius, escrevendo no século IV a.C., afirmava que os romanos eram menos numerosos que os gauleses, menores em tamanho que os germanos, mais fracos que os espanhóis, não tão astutos quanto os africanos e inferiores aos gregos em inteligência criativa. Obviamente Vegetius considerava os romanos, como guerreiros, superiores a todos os demais povos. Já para os historiadores, o fato de os romanos terem conseguido estabelecer, e por muito tempo, o seu vasto império, o maior já visto até então, deveu-se sobretudo:
a) à inferioridade cultural dos adversários.
b) ao espírito cruzadista da religião cristã.
c) às condições geográficas favoráveis do Lácio.
d) à política, sábia, de dividir para imperar.
e) à superioridade econômica da Península itálica.


12. (FUVEST SP) Em Brasília, em julho de 2005, numa das sessões da CPI dos Correios, o relator citou o início das Catilinárias, de Cícero (63 a.C.): “Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda esse teu rancor nos enganará? Até que ponto a (tua) audácia desenfreada se gabará?” Transcendendo a história romana, o nome de Cícero continua presente no vocabulário político-cultural do Ocidente, estando associado a:
a) democracia, oligarquia e moralismo.
b) realeza, ruralismo e sobriedade.
c) império, populismo e tolerância.
d) república, civismo e eloquência.
e) aristocracia, demagogia e ostentação.


13. (EFOA MG) A respeito do processo de declínio do Império Romano do Ocidente entre os séculos III e V, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as afirmativas FALSAS.
(__) Com o fim das conquistas romanas houve uma considerável escassez de mão-de-obra cativa que abalou as estruturas da economia escravista, culminando ainda com a crise de produção de alimentos e metais.
(__) As sucessivas disputas pelo poder e a corrupção dos políticos romanos destruíram os valores tradicionais de respeito à hierarquia militar e política.
(__) A desestabilização econômica, com a substituição do escravismo pelo colonato, provocou uma retirada dos grandes proprietários de terra para cidade, ocasionando uma reestruturação comercial urbana.
(__) No intuito de proteger as fronteiras e controlar as províncias romanas, o governo utilizou um grande contingente militar, provocando um aumento de despesas para o Estado.
(__) As pressões exercidas pelos povos germânicos nas fronteiras e a possibilidade de ocupação das terras romanas aceleraram o processo de desintegração do Império.
Assinale a sequência CORRETA:
a) F – V – F – V – F
b) V – V – F – V – V
c) V – F – V – F – V
d) F – F – V – F – F
e) V – V – F – V – F


14. (EFOA MG) A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antigüidade, é CORRETO afirmar que:
a) os plebeus podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social.
b) os plebeus compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida.
c) os clientes eram estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores.
d) os patrícios foram igualados aos plebeus, durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.
e) os escravos por dívida eram o resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista.


15. (PUC RS) Analise as afirmativas que seguem, sobre a cultura romana.
I. A Idade de Ouro da vida intelectual romana ocorreu durante o século I da Era Cristã, que ficou conhecido como o “Século de Augusto”.
II. Virgílio escreveu a Eneida, poema épico que narrava as origens de Roma, e Cícero transformou-se no modelo mais famoso da arte da oratória.
III. A história, entre os romanos, teve um caráter moral e pedagógico, no sentido de formar o cidadão e legitimar as conquistas romanas.
IV. O Direito Romano, sintetizado na Lei das Doze Tábuas, é um dos exemplos da influência da cultura grega sobre o conquistador romano.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas:
a) I, II e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.


16. (PUC PR) Preencha as lacunas e assinale a opção correta.
O Império Romano foi criado por _______________, o fundador da Guarda Pretoriana, a qual, por se envolver em assuntos políticos foi dissolvida por ____________.
No governo de _______________ ocorreu o final da dispersão dos judeus pela vastidão do Império, a “Diáspora Judia”.
Sob Constantino, os cristãos ganharam liberdade religiosa com o Edito de __________. Tardia tentativa de restauração do paganismo verificou-se sob o governo do “Apóstata”, cognome de ___________.
a) Júlio César – Vespasiano – Antonino, o Pio – Milão – Diocleciano.
b) Augusto – Sétimo Severo – Marco Aurélio – Tessalônica – Galério.
c) Augusto – Sétimo Severo – Adriano – Milão – Juliano.
d) Tibério – Calígula – Nero – Constantinopla – Valeriano.
e) Augusto – Nero – Vitélio – Tessalônica – Aureliano.


17. (UEPB) Na página de abertura do clássico em histórias em quadrinhos francês Asterix, o Gaulês, de R. Goscinny e A. Uderso, encontra-se uma referência à conquista romana diante da Gália em 50 a.C., ao mesmo tempo em que registra a valorosa resistência das aldeias gaulesas diante dos dominadores.
Neste sentido, sobre a relação entre os romanos e povos conquistados NÃO é correto afirmar:
a) A despeito do poderio militar romano, a construção do maior império do Ocidente Antigo foi marcada pela heróica defesa de seus territórios, por parte dos povos atacados.
b) Mesmo respeitando, de certo modo as peculiaridades culturais dos povos ocupados, Roma não ficou livre do incômodo de revoltas localizadas.
c) Os legionários romanos, em decorrência da fama de suas estratégias militares encontravam pouca oposição diante de suas incursões nos territórios inimigos.
d) O conflito entre bárbaros e romanos está presente na história de Roma, desde a formação até a dissolução do Império, tanto no Ocidente quanto no Oriente.
e) Na luta contra os romanos, os povos bárbaros, mesmo depois de ocupados os seus espaços geográficos, resistiam inclusive através da manutenção de seus valores culturais.


18. (UEPB) As características a seguir são inerentes às comunidades bárbaras, EXCETO:
a) Prática da agricultura seminômade, o que lhes valeu no contexto de suas incursões no território romano, o conceito de sedentários em fuga.
b) Criação de gado valorizada como riqueza viável do ponto de vista do deslocamento e de sua utilização como riqueza visível e utilizável como moeda de troca.
c) Destruição reiterada de edificações, monumentos e tudo que pudesse ser reutilizado na construção de suas condições de vida.
d) Constituição de um agrupamento homogêneo do ponto de vista étnico e cultural, não sendo percebidas diferenças quanto ao nível evolutivo.
e) A disparidade quanto à capacidade de se defender e atacar levava as hordas bárbaras a constantes mudanças territoriais.


19. (Mackenzie SP) Otávio não tinha estabelecido o critério de sucessão. Mas, desde o ano 4 d.C., tinha associado ao poder seu genro e filho adotivo Tibério, que o sucedeu após sua morte. Nessa primeira etapa, a sucessão ficou restrita a duas famílias: Júlia e Cláudia. Parentes entre si e de Augusto, essas famílias pertencentes à antiga nobreza romana constituíram uma dinastia patrícia.
Joana Neves, História Geral: A Construção de um Mundo Globalizado
Assinale o período da história de Roma Antiga a que se refere o trecho acima.
a) Monarquia
b) Diarquia
c) República
d) Império
e) Tetrarquia


20. (UESPI) Antiguidade Clássica é uma expressão utilizada para designar-se o conjunto do movimento civilizacional ocorrido nas bordas do Mediterrâneo e áreas contíguas, notadamente as que constituíram o núcleo da dominação grega e romana entre os séculos V a.C. e V de nossa era. Os sistemas culturais do atual ocidente têm nesse período do desenvolvimento da sociedade humana os seus referenciais principais, notadamente no que se refere à(s):
a) Forma comunitária de organizar-se socialmente.
b) Ideia de um Deus único.
c) Formas de trabalho (escravidão, assalariamento).
d) Filosofia, ao direito, à política.
e) Artes e à religião.


21. (UFMA) Identifique com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas, a respeito da Antiguidade Clássica e da Idade Média na Europa Ocidental.
A seguir, assinale a opção correta.
(__) Sófocles, Ésquilo e Molière foram os maiores teatrólogos gregos.
(__) O orfismo e os mistérios eram práticas que refletiam a preocupação dos gregos com a purificação da alma.
(__) O renascimento urbano medieval deu margem a que as universidades adquirissem um papel cada vez mais importante, nas cidades onde elas existiam.
(__) A ciência, no mundo medieval, teve amplo desenvolvimento, sendo incentivada, tanto pela Igreja, quanto pela nobreza e pela burguesia.
(__) A religião dos romanos em nada permite uma comparação com a religião dos gregos, pois vários dos deuses romanos eram originários de religiões asiáticas.
(__) Na área do Direito, os romanos legaram uma contribuição invejável para o mundo contemporâneo.
a) F, V, F, V, F, V
b) V, F, V, F, V, F
c) F, F, V, V, V, F
d) V, V, F, F, V, F
e) F, V, V, F, F, V


22. (UFSCAR SP) cerca de 800 mil habitantes em Roma. Em meados do século V, a população da cidade foi reduzida a 300 mil pessoas.
O principal fator desta redução na população romana foi:
a) a Guerra do Peloponeso.
b) a revolta de escravos, como a de Spartacus.
c) a invasão dos povos bárbaros.
d) as Guerras Persas.
e) as Guerras Púnicas.


23. (UFPB) As recentes invasões dos Estados Unidos aos territórios do Afeganistão e do Iraque e a deposição dos respectivos governos nacionais têm suscitado comparações entre o antigo Império Romano e o Império Americano de hoje. Por exemplo: a missão do Império Americano seria levar, para os bárbaros do Sul, mesmo pela força militar, a democracia e o liberalismo, valores fundamentais do mundo ocidental civilizado, mascarando os objetivos de conquista. Quanto aos romanos, estes passaram a nomear povos não romanos de bárbaros e a si próprios como civilizados, baseando-se na designação criada por Políbio, historiador grego que viveu em Roma no século III. A missão dos romanos seria, então, civilizar os povos bárbaros, levando-lhes suas instituições, formas de pensar o mundo e maneiras de agir.
Considerando a relação do Império Romano com os povos sob o seu domínio, é correto afirmar:
a) A dominação romana era baseada, única e exclusivamente, na força, não sendo admitido nenhum tipo de autonomia para os povos dominados.
b) Os romanos rejeitavam a influência dos povos dominados, não permitindo a expressão de elementos que não fossem os da cultura dos dominantes.
c) Os povos dominados permaneceram sempre distantes da influência de Roma, não incorporando as contribuições da sua cultura (especialmente a língua e os códigos de leis), após o fim da dominação.
d) Roma exercia violenta dominação militar e econômica, mas permitia relativa liberdade para os povos dominados, incorporando muitos dos seus valores, como a filosofia e a religião.
e) Os povos dominados pelos romanos dispunham da mais ampla autonomia política, sendo governados por instituições próprias e apenas sujeitos ao poder militar e econômico de Roma.


24. (UNIUBE MG) A partir do século III da era cristã, a civilização romana entrou em crise. A expansão territorial, base de toda a riqueza e estabilidade política e social do Império, foi esgotando-se.
Entre os elementos que desencadearam esta crise, podemos afirmar que:
a) as invasões bárbaras, longe de serem a causa única da queda do Império, manifestaram sua própria debilidade e fragilidade econômica, diante da crise do escravismo e das constantes disputas internas pelo poder.
b) a derrota do cristianismo e a consequente revalorização da tradicional religião romana fragilizaram a dominação dos romanos sobre os escravos, os quais passaram a defender a crença na obtenção de vantagens concretas e imediatas.
c) o poder divino e a centralização do comando do exército, atribuídos ao imperador Otávio Augusto, no período do Baixo Império, desenvolveram uma forte burocracia, dificultando a implementação da política do “pão e circo”, responsável pela melhoria das condições de vida dos plebeus.
d) em meio à crise econômica e ao aumento das invasões bárbaras que atingiam também o Império Romano do Oriente, os homens livres foram gradualmente abandonando os campos e procurando a segurança proporcionada pelos exércitos urbanos.


25. (UFPE) Em uma casa romana aristocrática, habitada pelo pai da família, sua mulher, esposa em justas bodas, filhos, filhas, escravos e ex-escravos libertos, cada um tinha seu papel definido.
Sobre os costumes das filhas de uma família aristocrática romana, é correto afirmar que:
a) a jovem herdava o orgulho do pai, acrescido da fortuna que lhe cabia, a qual geralmente não era transmitida ao marido.
b) em geral, as filhas de um nobre romano não tinham direitos iguais aos filhos homens que herdavam mais bens patrimoniais.
c) cabia às filhas da nobreza romana apenas a clientela pertencente à sua estirpe.
d) em caso de morte dos pais, as jovens aristocráticas solteiras não poderiam comandar uma casa romana; elas só mantinham suas posições de poder através de casamentos.
e) ligações amorosas ou casamentos com viúvas da aristocracia romana eram proibidos pela legislação romana, fundamentada no pátrio poder.




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