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QUESTÕES SOBRE ROMA ANTIGA I



1. (FATEC SP) A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou importantes transformações políticas, econômicas e sociais. Dentre elas temos:
a) fortalecimento da família; desenvolvimento das atividades agropastoris; grande afluxo de riquezas, provenientes das conquistas.
b) aumento do trabalho livre; maior concentração populacional nos campos e enriquecimento da elite patrícia.
c) influência bastante grande da cultura grega; domínio político dos plebeus; grande moralização dos costumes.
d) fim do trabalho escravo; concentração da plebe no campo; domínio político dos militares.
e) grande número de escravos; predomínio do comércio; êxodo rural, gerando o empobrecimento da plebe.


2. (FATEC SP) A civilização romana exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, e dentre os maiores legados deixados por ela temos:
a) o direito romano, que continua ainda hoje a ser a base da ciência jurídica, e o idioma.
b) a organização social e sua estrutura administrativa.
c) a cultura clássica, as ciências e as artes, além da religião politeísta e do idioma.
d) o sistema econômico e a religião dualista copiada dos persas.
e) a religião politeísta, bastante semelhante à grega, e a educação, que valoriza a escrita e a leitura.


3. (FGV) "O Mediterrâneo tomou-se um lago romano: é o Mare Nostrum dos mapas antigos." (Aquino et al.)
A situação-chave que consolidou a definitiva expansão romana foi:
a) a derrota da influente Cartago, possibilitando o controle sobre o Mediterrâneo ocidental e abrindo as condições necessárias para a intervenção nos Estados Helenisticos vizinhos.
b) a vitória da Sicília nas Guerras Púnicas, o que permitiu a tomada de Cartago pelos romanos.
c) a vitória da Sicília (cartaginesa) e a anexação desta a Roma.
d) a vitória da influente Cartago (colônia romana) sobre os Estados Helenísticos próximos.
e) a vitória da influente Cartago (colônia romana) sobre a Sicília (colônia grega), o que abriu importante base no Mediterrâneo à expansão territorial.

4. (FGV) O apogeu e, simultaneamente, o inicio do longo processo de desagregação do Império Romano acontece durante o governo de:
a) Otávio Augusto (27 a.C. - 14).
b) Nero 154 – 681.
c) Trajano (98 - 117).
d) Júlio César (48 - 44 a.C.).
e) Cláudio (41 - 54).


5. (FUVEST SP) Do ponto de vista cultural, na passagem da Antiguidade para a Idade Média, é correto afirmar que o patrimônio greco-romano:
a) só não sofreu perda maior devido à ação esclarecida de muitos chefes bárbaros.
b) perdeu-se quase completamente porque, dado o seu caráter pagão, foi rejeitado pela Igreja.
c) foi rejeitado pelos bárbaros em razão do caráter cristão com que foi revestido pela Igreja.
d) não desapareceu com a antiguidade porque a Igreja serviu de conduto para sua sobrevivência.
e) escapou do desaparecimento graças à preservação fortuita de textos antigos.


6. (FUVEST SP) Nas últimas décadas do século II a.C., os irmãos Tibério e Caio Graco propuseram um extenso programa de reformas políticas e sociais na cidade de Roma.
O principal objetivo das reformas era:
a) garantir a igualdade política e jurídica entre patrícios e plebeus, através da criação de magistraturas plebeias.
b) controlar a inflação e a crise econômica que assolava o mundo romano.
c) combater o militarismo da elite dirigente romana e a concentração de riquezas nas mãos dos generais.
d) promover a democracia plena, através da extensão do direito de voto às mulheres e analfabetos.
e) fortalecer a população camponesa, que compunha a base do exército republicano, através da distribuição de terras.


7. (FUVEST SP) Quando, a partir do final do último século a.C., Roma conquistou o Egito, e áreas da Mesopotâmia, encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isto foi devido:
a) ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios.
b) á colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia.
c) á expansão comercial egípcia no Mediterrâneo Oriental.
d) à dominação Persa na Grécia durante o reinado de Dario.
e) ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre o Grande.


8. (Mackenzie SP) Durante o período de conquistas, a sociedade romana transformou-se profundamente. Dentre essas transformações, NÃO podemos afirmar que:
a) os pequenos lavradores foram levados praticamente à ruína, impossibilitados de concorrer com a produção de latifúndios trabalhados por escravos.
b) em 326 a.C., foi estipulada a submissão servil por dívidas, tornando a mão-de-obra servil conjuntamente com a escrava de importância vital para a produtividade rural da elite romana.
c) do contato com a experiência jurídica de outros povos, entre os quais os gregos, os romanos fizeram uma incorporação dos elementos dos códigos de leis e das tradições dessas nações ao direito romano.
d) os intelectuais, mercadores e escravos trazidos a Roma aceleraram o processo de helenização já iniciado quando do contato de Roma com as cidades gregas da Itália meridional.
e) a ampla utilização da mão-de-obra escrava trouxe ao estado romano inúmeras rebeliões de cativos, entre as quais a comandada pelo trácio Spartacus, que chegou a ameaçar a própria cidade de Roma.


9. (PUC SP) Durante séculos, o Mar Mediterrâneo foi o centro comercial do mundo conhecido. Dominá-lo significava também exercer plena hegemonia polícia e militar. são exemplos da busca pelo controle do Mediterrâneo e de sua importância:
a) As Guerras Púnicos, nos séculos III e II a.C., entre Roma e Cartago, que determinaram a plena expansão dos romanos e asseguraram-lhes o domínio do norte da África.
b) As atividades mercantis, na Alta Idade Média. de cidades italianas, como Veneza ou Gênova, que se empenharam no estabelecimento de novas rotas oceânicas para o Oriente.
c) As colonizações desenvolvidas em território americano, a partir do século XV por Portugal e Espanha, cujo objetivo era ligar o Atlântico ao Pacífico.
d) As guerras napoleônicas na Península ibérica no princípio do século XIX, que ampliaram o comando francês sobre o norte e o centro do território africano.
e) As Guerras do Peloponeso, nos séculos V e lV a.C., que envolveram as cidades gregas de Atenas e Esparta, na busca pelo controle total da Península Balcânica.


10. (UECE) Em relação ao Período Republicano, em Roma, é correto afirmar que:
a) o poder centralizador do Judiciário tornava inexpressiva a atuação do Senado como órgão representativo.
b) o equilíbrio de poderes entre o Senado, as Assembleias e os Magistrados constituía a base do regime político.
c) o efetivo controle político estava consolidado no poder do Senado e dos Cônsules.
d) a contagem final dos votos, nas assembleias mensais, baseava-se no voto individual.


11. UEPA) “A condição do escravo, em Roma, variou muito de acordo com a época, em função de sua origem, seu dono, sua atividade e finalmente segundo o meio em que vivia, rural ou urbano”.
FLORENZZANO, Mª Beatriz. O mundo antigo: economia e sociedade. São Paulo, Brasiliense: 1982.
Com base nessa afirmação pode-se concluir que:
a) Não existia uma atividade que fosse especificamente escrava. O escravo não era definido pela atividade que realizava, mas sim como um indivíduo privado de liberdade.
b) O escravo não estava submetido à autoridade do seu senhor. Sua condição obedecia mais o direito público do que o privado.
c) Os escravos urbanos, se comparados aos rurais, tinham uma vida mais sofrida. Viviam em grandes propriedades em condições subumanas.
d) O trabalho nas minas, por ser mais penoso e difícil em Roma foi realizado essencialmente pelos trabalhadores livres.
e) Os escravos urbanos gozavam de privilégios em relação aos demais, principalmente aqueles que eram vinhateiros, porqueiros e arrieiros.


12. (PUC RS) Considerando as seguintes afirmações sobre a crise socioeconômica e política da República Romana, a partir dos desdobramentos da expansão militar fora da Península Itálica.
I. A expansão militar fortaleceu a fração rica dos plebeus, a qual liderou este grupo social contra os patrícios, destruindo o poder político do Senado.
II. A mobilização militar permanente prejudicou os pequenos proprietários, que dificilmente se readaptavam à vida agrícola, passando a migrar para as cidades ou tornando-se colonos.
III. A disponibilidade de mão-de-obra escrava determinada pelas guerras de conquista condicionou a concentração da propriedade rural e a especialização agrícola, com produção voltada para o mercado.
IV. A administração das regiões conquistadas produziu uma forte unidade política entre a aristocracia de Roma e as diversas elites provinciais, a qual se consolidou principalmente através da Lei das Doze Tábuas.
A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II e III.
e) II, III e IV.


13. (PUC RS) Considere as afirmativas abaixo, sobre o período de crise sócio-econômica e política da civilização romana, entre os séculos III e V.
I. A excessiva oferta de mão de obra escrava, em virtude das perseguições religiosas, levou a crises de superprodução no setor agrícola.
II. A desvalorização da moeda desorganizou o sistema de cobrança de impostos, levando à progressiva substituição dos pagamentos em dinheiro por pagamentos em espécie.
III. A crise no setor rural determinou o crescimento da importância econômica, política e cultural das cidades na península itálica e nas províncias.
IV. Concepções políticas orientais foram incorporadas às instituições romanas, o que se revela nas tentativas de dar um caráter divino ao poder imperial.
A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV


14. (UFAC) Ao longo de sua tumultuada e conflituosa história, marcada fundamentalmente pela conquista militar e expansão territorial, na antiguidade clássica, os romanos foram constituindo um impressionante conjunto de leis, talvez o seu maior legado para o mundo ocidental. Mesmo com os poderes concentrados nas mãos das elites, eles formularam regras jurídicas com significativos alcances, chegando mesmo a reconhecer "os direitos legais de estrangeiros".
De que maneira se subdivide o Código de Leis deixado pelos romanos?
a) Lex Agrária, Pax Romana e Lex Frumentária
b) Jus Naturale, Jus Gentium e Jus Civile
c) Jus Naturale, Lex Agrária e Jus Civile
d) Lex Sálica, Jus Naturale e Jus Gentium
e) Lex Sálica, Jus Naturale e Jus Civile


15. (UFMA) Assinale a opção que indica as principais contribuições culturais de Roma para o mundo ocidental.
a) A escolástica, o nicolaísmo e o cesaropapismo.
b) O absolutismo, a literatura, a filosofia e a religião.
c) O iluminismo, a língua italiana e o estilo romântico.
d) O direito, o cristianismo, a língua e a literatura latinas.
e) As heresias, a religião politeísta e a universidade.


16. (PUC PR) A Civilização Romana politicamente apresentou as fases da Realeza, República e Império ou Principado.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) Durante a fase da Realeza ocorreu notável expansão territorial, tendo ocorrido a conquista de toda a Península Itálica.
b) Roma revelou-se potência marítima durante o Império, quando conquistou o mar Mediterrâneo, após derrotar Cartago, nas Guerras Púnicas.
c) Fundada no Lácio, Roma contou com a contribuição de duas civilizações presentes no solo italiano, a etrusca e a grega, respectivamente situadas ao norte e ao sul.
d) O auge da expansão territorial do Império Romano ocorreu sob o governo de Augusto ou Caio Otávio, quando as legiões conquistaram a Dácia, atual Romênia.
e) Durante a fase da República, já enfraquecida, Roma lutou longamente contra os bárbaros germânicos e os hunos, povos bárbaros que forçavam suas fronteiras.


17. (UEL PR) Quando da proclamação da República em Roma (509 a.C), o rei foi substituído por dois Cônsules.Com o tempo surgiram várias outras magistraturas.
Quando ocorria perigo de invasão estrangeira ou guerra civil, o controle total do governo era assumido pelo _______________________ . Os ______________________ cuidavam do recenseamento e da moral pública, ao passo que os ________________________ zelavam pelos imóveis públicos, policiamento e jogos públicos. Aos _________________ cabia a arrecadação de impostos e administração do tesouro. Os trabalhos judiciários eram presididos pelos ________________________.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa com sequência correta:
a) tribuno – edis – pretores – questores – censores.
b) ditador – censores – edis – questores – pretores.
c) éforo – questores – censores – edis – pretores.
d) lictor – censores – edis – questores – pretores.
e) áugure – pretores – censores – questores – edis.


18. (UEPB) Como desdobramento das conquistas romanas no Mediterrâneo, ampliou-se, consideravelmente, o território sob o controle de Roma.
Sobre esta fase, é correto afirmar que:
I. Realizaram-se grandes transformações na economia agrícola da Itália, momento em que se deu a apropriação das terras públicas pela aristocracia.
II. Os pequenos proprietários foram expulsos de suas terras, motivando a formação de latifúndios.
III. A quantidade de escravos aumentou, consideravelmente, agravando a situação dos trabalhadores livres.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a proposição I está correta.
b) Apenas as proposições I e II estão corretas.
c) Apenas as proposições I e III estão corretas.
d) Todas as proposições estão corretas.
e) Apenas as proposições II e III estão corretas.


19. (UEPB) O século III foi marcado por uma profunda crise no Modo de Produção Escravista em Roma, verificando-se um sensível retrocesso nas técnicas agrícolas. Assinale a alternativa correta.
a) O crescimento dos latifúndios foi acompanhado pela evolução da agricultura de subsistência.
b) A agricultura passou a utilizar avançadas concepções de plantio, voltadas para um mercado em expansão.
c) Com a crise do escravismo, o trabalho livre cresceu dando início à retomada do desenvolvimento econômico na Itália.
d) O aperto tributário não teve relação com as crescentes despesas do Estado Romano.
e) A agricultura de subsistência estagnou, devido às pressões do mercado.


20. (UEPB) Assinale a alternativa correta:
I. A condução de um processo histórico notoriamente masculino no Ocidente conta com a participação dos romanos, detentores de forte conteúdo patriarcal na sua cultura.
II. A difusão do Cristianismo provocou sensíveis modificações nos sistemas de valores da sociedade romana, notadamente nos segmentos mais pobres da população.
III. Apesar de ser considerado fundamental para a cultura jurídica do Ocidente, o Direito Romano evoluiu lentamente, pressionado pelas transformações socioeconômicas e políticas.
a) Apenas a proposição I está correta.
b) Apenas a proposição II está correta.
c) Apenas as proposições I e II estão corretas.
d) Apenas as proposições II e III estão corretas.
e) As proposições I, II e III estão corretas.


21. (UEPB) Durante os séculos IV e V, o processo de decadência do ocidente romano se acentuou, evidenciando a crise generalizada do escravismo e o fim do Mundo Antigo.
Assinale as proposições compatíveis com esse período.
I. O desabastecimento urbano incentivou um processo migratório para o campo onde se instalou uma economia agrária autossuficiente, viabilizada pelo trabalho semi-livre.
II. A propriedade da terra fragmentou-se nas mãos dos pequenos proprietários e dos bárbaros germanos que invadiam as fronteiras dos rios Reno e Danúbio.
III. As trocas e os pagamentos eram realizados em produtos, tipificando um quadro de economia natural.
a) Apenas a proposição I está correta.
b) Apenas as proposições I e III estão corretas.
c) Apenas as proposições II e III estão corretas.
d) Apenas as proposições I e II estão corretas.
e) Apenas a proposição III está correta.


22. (UEPB) Analise as considerações a respeito do escravismo em Roma e coloque (V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas.
(__) Até mesmo o agricultor pobre, quando podia, comprava um escravo ou uma escrava para trabalhar arduamente ao seu lado.
(__) As condições de vida de um escravo urbano dependiam mais das funções que ele exercia do que de sua realidade jurídica.
(__) O desenvolvimento do latifúndio no Império Romano contribuiu muito para a dissolução e não para a evolução da produção escravista.
(__) Não existem registros de abrigo dado a escravos por iniciativa de senhores proprietários.
Assinale a alternativa correta.
a) FFVV
b) VVFF
c) VVVF
d) VFVF
e) VFFV


23. (UEPB) O século III foi marcado pela crise do escravismo, período em que foram evidenciados os fenômenos abaixo mencionados, exceto:
a) Com o final da expansão, a mão-de-obra escrava tornou-se extremamente cara, enquanto que o trabalho livre barateou.
b) Os grandes proprietários deram início ao arrendamento da terra a agricultores que pagavam a renda da terra com parte da produção.
c) A retração dos mercados estimulou a produção voltada majoritariamente para o consumo.
d) A fase de declínio do escravismo não atingiu o artesanato dos grandes centros que continuaram a abastecer mercados remanescentes.
e) Desencadeou-se uma série de revoltas de escravos e camponeses, agravadas pelo recrudescimento das incursões bárbaras germânicas.


24. (UEPB) Sobre as atitudes dos romanos com relação à vida pública é INCORRETO afirmar:
a) Em Roma, a distinção entre função pública e dignidade privada era tão clara quanto os limites que estabeleciam entre as finanças públicas e riqueza pessoal.
b) O poder compete legitimamente às elites governantes, destacadas pela ostentação de suas riquezas e somente elas decidem quem pode partilhar dos seus privilégios.
c) O clientelismo funcionava como condição indispensável para a admissão de um novo membro para o Senado.
d) Toda função pública era fraudulenta já que comumente os prepostos faziam os subalternos pagarem e, em conjunto, exploravam os contribuintes.
e) Os cargos públicos eram mercadejados, mesmo os menos importantes, posto que implicavam em vantagens financeiras.


25. (UEPB) Analise as seguintes proposições sobre a religião em Roma.
I. O sagrado e o profano podiam coexistir nas seitas ou confrarias, considerando-se que o paganismo era uma religião festiva.
II. O culto pagão era na verdade uma festa na qual os deuses buscavam o prazer tanto quanto os homens.
III. Apesar de antropomórfica, a religião pagã romana era voltada exclusivamente para a devoção, sendo proibidas manifestações lúdicas.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as proposições I e II estão corretas.
b) Todas as proposições estão corretas.
c) Apenas a proposição III está correta.
d) Apenas a proposição II está correta.
e) Apenas as proposições II e III estão corretas.



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