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QUESTÕES SOBRE A RELIGIÃO ROMANA



1. (UEPB) Analise as seguintes proposições sobre a religião em Roma.
I. O sagrado e o profano podiam coexistir nas seitas ou confrarias, considerando-se que o paganismo era uma religião festiva.
II. O culto pagão era na verdade uma festa na qual os deuses buscavam o prazer tanto quanto os homens.
III. Apesar de antropomórfica, a religião pagã romana era voltada exclusivamente para a devoção, sendo proibidas manifestações lúdicas.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as proposições I e II estão corretas.
b) Todas as proposições estão corretas.
c) Apenas a proposição III está correta.
d) Apenas a proposição II está correta.
e) Apenas as proposições II e III estão corretas.


2. (FUVEST SP) Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas:
a) a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos.
b) a publicação do Edito de Milão que impediu a legalização do Cristianismo e alimentou a repressão.
c) a formação de heresias como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de cristo.
d) a organização dos Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã.
e) o fortalecimento do Paganismo sob o Imperador Teodósio, que mandou martirizar milhares de cristãos.


3. (UFPR) “Aqueles a quem os romanos chamavam Lares ou Heróis eram tão-somente a alma dos mortos, a que o homem atribuía um poder sobre-humano e divino. A lembrança de algum destes mortos sagrados achava-se sempre ligada ao lar. Adorando um, não podia esquecer-se o outro. Estavam associados no respeito dos homens e nas suas orações.”
(COULANGES, Fustel de: A cidade antiga. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1971. p. 34-45.)
A respeito da atitude dos romanos perante a morte e do culto aos mortos, é correto afirmar:
a) A crença nos antepassados como seres sagrados demonstra que a religião romana tinha no próprio homem, na força moral humana que governava o corpo, a principal fonte para a caracterização de seus deuses.
b) Os romanos, mesmo ao longo da República (séc. VI a I a.C.), só veneravam deuses considerados oriundos de uma família primordial, o que atesta a sobrevivência do poder teocrático nesse período.
c) Por acreditarem na vida após a morte e na sacralidade da alma, os romanos não adotaram a instituição da escravidão.
d) O culto aos mortos constitui as origens do monoteísmo, tanto entre os romanos como entre outros povos da Antiguidade, uma vez que se acreditava que um ser primevo ascendera ao céu no início dos tempos.
e) Devido à crença de que os mortos eram sagrados, os romanos não os cremavam ou enterravam, mas os mantinham embalsamados em sarcófagos.


4. (UESPI) A preocupação romana, com as guerras e a manutenção do império, não evitou que a religião tivesse grande importância na vida cotidiana. Nas suas crenças religiosas, os romanos:
a) evitaram o politeísmo, seguindo os ensinamentos do cristianismo.
b) fugiram de divindades e de princípios religiosos que lembravam a falta de ética.
c) imitaram os gregos em muitos princípios e na aceitação das divindades.
d) desprezavam os cultos familiares, considerados supersticiosos e vazios.
e) tinham, inicialmente, uma religião ética e politeísta, com rituais rígidos.


5. (FMABC SP) “Sacrificar animais, sem orações, não funciona, aparentemente, nem produz a correta relação ritual com os deuses. As fórmulas variam; uma para conseguir um bom agouro, uma segunda para evitar o mau agouro e uma terceira para cultuar as divindades. Os magistrados superiores rezam segundo fórmulas estabelecidas, tomando muito cuidado para não omitir ou trocar palavras; uma pessoa deve ler a prece de um livro e o magistrado deve repetir, fielmente, palavra por palavra; uma outra pessoa confere, cuidadosamente, se o que ele fala bate com o texto.”
Plíno, o Velho. História natural, livro XXVIII, versículos 10-12, citado por Pedro Paulo de Abreu Funari. Roma. Vida pública e vida privada. São Paulo: Atual, 1993, p.17-18
O fragmento acima, escrito na Roma do século I d.C., mostra aspectos
a) da religião oficial, tradicional e hegemônica entre os romanos.
b) das práticas de bruxaria, populares no interior do Império Romano.
c) da religião católica, que se alastrava pelo Império Romano.
d) as práticas mágicas, introduzidas por povos dominados pelos romanos.
e) da religião islâmica, presente nos domínios romanos da África.


6. (UFPR) Sobre a religião da Roma Antiga, considere as afirmativas abaixo:
1. Os Jogos Olímpicos eram a principal cerimônia pública de adoração aos deuses, com a consagração de atletas de diversas partes do domínio romano, representando as mais diferentes divindades dos territórios conquistados.
2. Roma Antiga era politeísta, com deuses antropomórficos incorporados de povos conquistados, especialmente dos gregos. A expansão do domínio romano promoveu a coexistência dessa religião com religiões locais que não conflitassem com os rituais romanos.
3. Havia dois tipos de cultos: os promovidos pelo Estado romano, que dedicava rituais, festivais e templos aos grandes deuses, e o culto doméstico, voltado para antepassados e espíritos domésticos (denominados Lares).
4. O fim da pax romana ocorreu com a expansão do cristianismo, que substituiu o culto doméstico romano pelo monoteísmo, promovendo contestação do poder do Imperador entre os cidadãos romanos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.





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