1. (UEPB) Analise as seguintes proposições sobre
a religião em Roma.
I. O sagrado e o profano
podiam coexistir nas seitas ou confrarias, considerando-se que o paganismo era
uma religião festiva.
II. O culto pagão era na
verdade uma festa na qual os deuses buscavam o prazer tanto quanto os homens.
III. Apesar de antropomórfica, a religião pagã
romana era voltada exclusivamente para a devoção, sendo proibidas manifestações
lúdicas.
Assinale
a alternativa correta:
a) Apenas as proposições I e II estão corretas.
b) Todas as proposições
estão corretas.
c) Apenas a proposição
III está correta.
d) Apenas a proposição II
está correta.
e) Apenas as proposições
II e III estão corretas.
2. (FUVEST SP) Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos
cristãos no Império Romano, entre elas:
a) a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do
Imperador, pelos cristãos.
b) a publicação do Edito
de Milão que impediu a legalização do Cristianismo e alimentou a repressão.
c) a formação de heresias
como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de
cristo.
d) a organização dos
Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã.
e) o fortalecimento do
Paganismo sob o Imperador Teodósio, que mandou martirizar milhares de cristãos.
3. (UFPR) “Aqueles a quem os romanos chamavam
Lares ou Heróis eram tão-somente a alma dos mortos, a que o homem atribuía um
poder sobre-humano e divino. A lembrança de algum destes mortos sagrados
achava-se sempre ligada ao lar. Adorando um, não podia esquecer-se o outro.
Estavam associados no respeito dos homens e nas suas orações.”
(COULANGES,
Fustel de: A cidade antiga. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1971. p. 34-45.)
A
respeito da atitude dos romanos perante a morte e do culto aos mortos, é
correto afirmar:
a) A crença nos antepassados como seres sagrados demonstra que a religião
romana tinha no próprio homem, na força moral humana que governava o corpo, a
principal fonte para a caracterização de seus deuses.
b) Os romanos, mesmo ao
longo da República (séc. VI a I a.C.), só veneravam deuses considerados
oriundos de uma família primordial, o que atesta a sobrevivência do poder
teocrático nesse período.
c) Por acreditarem na
vida após a morte e na sacralidade da alma, os romanos não adotaram a
instituição da escravidão.
d) O culto aos mortos
constitui as origens do monoteísmo, tanto entre os romanos como entre outros
povos da Antiguidade, uma vez que se acreditava que um ser primevo ascendera ao
céu no início dos tempos.
e) Devido à crença de que
os mortos eram sagrados, os romanos não os cremavam ou enterravam, mas os
mantinham embalsamados em sarcófagos.
4. (UESPI) A preocupação romana, com as guerras e
a manutenção do império, não evitou que a religião tivesse grande importância
na vida cotidiana. Nas suas crenças religiosas, os romanos:
a) evitaram o politeísmo,
seguindo os ensinamentos do cristianismo.
b) fugiram de divindades
e de princípios religiosos que lembravam a falta de ética.
c) imitaram os gregos
em muitos princípios e na aceitação das divindades.
d) desprezavam os cultos
familiares, considerados supersticiosos e vazios.
e) tinham, inicialmente, uma
religião ética e politeísta, com rituais rígidos.
5. (FMABC SP) “Sacrificar animais,
sem orações, não funciona, aparentemente, nem produz a correta relação ritual
com os deuses. As fórmulas variam; uma para conseguir um bom agouro, uma
segunda para evitar o mau agouro e uma terceira para cultuar as divindades. Os
magistrados superiores rezam segundo fórmulas estabelecidas, tomando muito
cuidado para não omitir ou trocar palavras; uma pessoa deve ler a prece de um
livro e o magistrado deve repetir, fielmente, palavra por palavra; uma outra
pessoa confere, cuidadosamente, se o que ele fala bate com o texto.”
Plíno, o
Velho. História natural, livro XXVIII, versículos 10-12, citado por Pedro Paulo
de Abreu Funari. Roma. Vida pública e vida privada. São Paulo: Atual, 1993,
p.17-18
O
fragmento acima, escrito na Roma do século I d.C., mostra aspectos
a) da religião oficial,
tradicional e hegemônica entre os romanos.
b) das práticas de
bruxaria, populares no interior do Império Romano.
c) da religião católica,
que se alastrava pelo Império Romano.
d) as práticas mágicas,
introduzidas por povos dominados pelos romanos.
e) da religião islâmica,
presente nos domínios romanos da África.
6. (UFPR) Sobre a religião da Roma Antiga,
considere as afirmativas abaixo:
1. Os Jogos Olímpicos
eram a principal cerimônia pública de adoração aos deuses, com a consagração de
atletas de diversas partes do domínio romano, representando as mais diferentes
divindades dos territórios conquistados.
2. Roma Antiga era
politeísta, com deuses antropomórficos incorporados de povos conquistados,
especialmente dos gregos. A expansão do domínio romano promoveu a coexistência
dessa religião com religiões locais que não conflitassem com os rituais
romanos.
3. Havia dois tipos de
cultos: os promovidos pelo Estado romano, que dedicava rituais, festivais e
templos aos grandes deuses, e o culto doméstico, voltado para antepassados e
espíritos domésticos (denominados Lares).
4. O fim da pax romana ocorreu com a expansão do
cristianismo, que substituiu o culto doméstico romano pelo monoteísmo,
promovendo contestação do poder do Imperador entre os cidadãos romanos.
Assinale
a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas
1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas
2, 3 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas
1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas
2 e 4 são verdadeiras.
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