Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO



1. (CEFET PR) Desde seu início, em 27 a.C., o Império Romano enfrentou graves problemas sociais. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. O Imperador ficou receoso de que pudesse acontecer alguma revolta nessa massa popular urbana empobrecida e adotou uma política pública que consistia em oferecer a eles gratuitamente alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios, onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. Essa prática ficou conhecida por:
a) Política do Bem Estar Imperial.
b) Política da Doutrina Social do Império.
c) Política da Economia Romana Solidária.
d) Política do Pão e Circo.
e) Política da Nova Administração da Plebe.


2. (UEPB) As relações políticas na República Romana, a partir do século II a. C., foram marcadas por rivalidades e muita violência. Quanto a este fenômeno, é correto afirmar:
a) Após o governo dos irmãos Graco, a República Romana erradicou todo o prestígio militar, vivenciando tempo de paz e prosperidade.
b) Os demagogos eram novos defensores da reforma social na República Romana, que encantavam e manipulavam a plebe marginalizada com a política do “pão e circo”.
c) Os demagogos não queriam contestar o Senado, porque não aspiravam ao cargo de Tribunos da Plebe.
d) As conquistas enfraqueceram por demais o exército romano, e o senado tornou-se a instituição mais forte durante toda a crise da República Romana, tendo o exército como principal instrumento do governo.
e) A unificação do partido aristocrático com o partido popular gerou o fim dos conflitos neste período, porque os interesses tanto dos patrícios quanto dos plebeus e escravos foram respeitados.




Postar um comentário

0 Comentários