Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE OS IRMÃOS GRACO



1. (UFPB) Durante a República Romana, entre os anos 133 e 121 a.C., os irmãos Tibério e Caio Graco, eleitos tribunos da plebe, entraram em confronto com o Senado.
Esse confronto ocorreu, principalmente, por questões de caráter:
a) Externo, dado ao crescimento demográfico que pressionava os plebeus para fora das fronteiras de Roma, em busca de terras férteis.
b) Militar, levando os plebeus a lutarem sozinhos contra Cartago, que liderava um movimento contra Roma
c) Agrário, tendo em vista as disputas entre patrícios e plebeus pelas terras que pertenciam ao Estado, o Ager Publicus.
d) Expansionista, uma vez que as fronteiras não suportavam mais as pressões dos bárbaros com suas incursões sistemáticas.
e) Religioso, dado à proibição imposta pelos patrícios sobre os plebeus, impedindo-os de praticar livremente o Cristianismo.


2. (UEG GO) Desenvolveu-se nos homens primeiro a sede do dinheiro, em seguida o amor ao poder; tais desejos foram, por assim dizer, as fontes de todos os males... mais tarde quando o contágio se propagou como uma epidemia, a cidade mudou de aspecto; e o seu governo, até esse momento tão justo e virtuoso, tornou-se cruel e insuportável.
SALÚSTIO. The Conspiracy of Catiline. Baltimore: Penguin Books, 1963. p. 181.
Salústio (86-34 a.C.) escreveu essas palavras condenando o colapso dos valores e do regime republicano. As observações do historiador romano devem ser inseridas no quadro de desorganização geral da vida social romana.
Sobre a decadência do regime republicano, identifique a alternativa INCORRETA:
a) Nas longas guerras empreendidas pelos romanos contra os cartagineses, as pequenas propriedades rurais foram arruinadas, obrigando seus proprietários a vendê-las a baixos preços, provocando a formação de grandes latifúndios.
b) A introdução do trabalho escravo nas plantações provocou um grande êxodo rural dos pequenos camponeses para Roma, favorecendo a formação de uma camada urbana marginalizada e miserável.
c) Em 133 a.C., Tibério Graco, representante da plebe foi eleito tribuno. A reforma agrária empreendida em seu governo, apoiada pela classe senatorial, conseguiu amenizar durante algum tempo as tensões no campo.
d) As revoltas dos escravos aumentaram as tensões em Roma. A mais famosa delas foi liderada pelo gladiador Espártaco, sendo duramente reprimida.
e) O exército deixou de ser um instrumento da República para se tornar patrimônio particular dos generais, cujo poder acabou ameaçando a autoridade do Senado.


3. (Mackenzie SP) As feras que percorrem os bosques da Itália têm cada uma o seu abrigo e os que morrem pela defesa da Itália têm como bens somente a luz e o ar que respiram. Sem teto para se abrigar, eles vagueiam com suas mulheres e seus filhos. Os generais os enganam quando os exortam a combater pelos templos de seus deuses, pelas sepulturas de seus pais. Isto porque de um grande número de romanos não há um só que tenha o seu altar doméstico, o seu jazigo familiar. Eles combatem e morrem para alimentar a opulência e o luxo de outros.
Plutarco- Vidas paralelas
Segundo Plutarco, o fragmento acima contém as palavras ditas por Tibério Graco, eleito tribuno da plebe em 133 a.C., em um discurso dirigido aos pobres, com o objetivo de:
a) implementar uma campanha de conquistas territoriais no Oriente, que impulsionasse o desenvolvimento econômico da classe dos plebeus.
b) promulgar a Lei das Doze Tábuas.
c) destruir a civilização cartaginense, que impedia o controle romano do Mar Mediterrâneo.
d) resolver o problema da plebe marginalizada e sem terra, fazendo valer uma lei que proibia a qualquer pessoa usar mais de 312 acres de terra pertencentes ao Estado.
e) conquistar a simpatia da plebe com a política que ficou conhecida por “pão e circo”, abrindo caminho para a sua aclamação ao posto de imperador.


4. (UFPEL RS) “Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do ar e da luz e nada mais: sem lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. Os generais mentem aos soldados quando, na hora do combate, os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto, pois nenhum destes romanos possui nem altar de família, nem sepultura de ancestral. É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra.”
PLUTARCO DE QUERONÉIA, (50-125). In: PINSKY, Jaime. 100 textos de História Antiga. São Paulo: Contexto, 2003.
O documento está associado à reforma agrária promovida pela(s)
a) Revolta de Espártaco.
b) Lei das Doze Tábuas.
c) Lei Canuléia.
d) Guerras Púnicas.
e) Leis dos Irmãos Graco.


5. (UNIR RO) O texto abaixo faz referência à tentativa do tribuno da plebe Tibério Sempronio Graco de coibir um dos principais desdobramentos da expansão romana dos séculos III e II a.C. Foi, então, quando Tibério Sempronio Graco, cidadão nobre animado por uma grande ambição [...] pronunciou [...] um discurso de extrema gravidade para os povos da Itália; falou de como povos particularmente aptos para a guerra e vizinhos dos romanos pelo sangue, mas em via de deslizar pouco a pouco para a miséria [...] Depois de pronunciar este discurso, pôs em vigor a lei que proibia a posse de mais de 500 medidas de terras.
(APIANO. Guerras civis, I, 9, 35-36.)
Qual desdobramento intencionou-se coibir?
a) Crescimento de latifúndios.
b) Uso de escravos no exército romano.
c) Aumento do poder pessoal dos generais romanos.
d) Favorecimento econômico aos aliados em detrimento dos senadores romanos.
e) Aumento de impostos para a plebe romana.


7. (UERN) A Reforma Agrária em Roma
“O projeto de Tibério Graco propôs a obediência rigorosa à lei do agir publicus, pela qual cada pessoa poderia ocupar no máximo 309 acres do solo público. Como as terras dos latifúndios ultrapassavam em muito esse limite, eles seriam obrigados a entregar partes dela ao Estado, para a distribuição entre os camponeses. A reforma visava multiplicar as pequenas propriedades, reforçando o campesinato, que se conservava fiel à vida austera dos antigos romanos e fornecia os mais devotados soldados às legiões.”
(Mota, M. B e Braick, P. R. História das Cavernas ao Terceiro Milênio. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005 p.84)
Sobre os conflitos sociais em Roma são feitas as seguintes inferências
I. Um dos problemas enfrentados pelos políticos romanos foi a questão da terra associada à grande desigualdade social que afligia a maior parte da população.
II. Os irmãos Tibério e Caio Graco, eleitos sucessivamente tribunos da plebe, procuraram solucionar a crise por meio da realização de reformas que atendessem às reivindicações populares.
III. Apesar de em 133 a.C. Tibério Graco ter conseguido a aprovação de uma lei agrária que limitou a extensão dos latifúndios da nobreza, tal lei em nada desagradou os grandes proprietários.
Está(ão)correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I, II
b) I, II, III
c) II, III
d) III





Postar um comentário

1 Comentários