Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE OS FRANCOS




1. (PUC PR/2001) Dentre os vários Reinos Bárbaros que se formaram na Europa, após a queda do Império Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens como Clóvis e Carlos Magno.
O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos:
a) Saxões.
b) Godos.
c) Ostrogodos.
d) Francos.
e) Vândalos.


2. (UNIFOR CE/2002) No processo de organização da sociedade, os francos desenvolveram uma notável renovação na vida cultural conhecida por renascença carolíngia.
O programas cultural do governo de Carlos Magno (768–814):
a) constituía parte de um pano mais amplo de preservar as obras da Antiguidade clássica, ainda que fortemente condicionado aos ensinamentos da Igreja Cristã.
b) inviabilizou a possibilidade do conhecimento integral dos ideais das civilizações antigas, uma vez que muitos livros foram destruídos por ordem direta do Imperador.
c) esteve atrelado aos ensinamentos religiosos, razão pela qual contribuiu para a produção de várias obras de caráter científico e filosófico.
d) limitou-se à construção de grandes monumentos, que simbolizavam a grandiosidade que o Imperador atribuía a si mesmo, desprezando os conhecimentos literários, aritméticos e geométricos.
e) teve pouca repercussão na sociedade ocidental, por ter sido idealizado por um dos “povos bárbaros”, responsáveis pela destruição do Império Romano do Ocidente.


3. (PUC RS/2003) Dentre os Reinos Bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante, porque:
a) os Reis Francos se converteram ao Cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.
b) promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c) nesse período a Sociedade Feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d) houve uma centralização do poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar o poder dos nobres sobre os servos.
e) os Reis Francos conseguiram realizar uma síntese entre a cultura romana e a oriental, que serviria de inspiração ao Renascimento Cultural do século XIV.


4. (PUC RS/2010) O sistema feudal, que se constitui na Europa Ocidental entre os séculos V e X, é fruto da progressiva integração entre estruturas sociais _________ e _________, sendo o modelo clássico desse sistema estabelecido no reino dos _________, sobretudo a partir da fragmentação do império _________.
a) gregas – germânicas – visigodos – carolíngio
b) romanas – normandas – visigodos – bizantino
c) romanas – germânicas – francos – carolíngio
d) gregas – normandas – francos – bizantino
e) romanas – germânicas – visigodos – carolíngio



5. (PUC RS/2011) No ano de 800, Carlos Magno foi coroado imperador, na condição simbólica de sucessor dos Augustos. Esse ato, representativo da reconstituição de um sistema imperial no ocidente europeu, consolidava a aliança tradicional entre o reino dos _________ e a _________, vínculo fortalecido pelo combate à expansão _________ naquela região do continente.
a) Francos; seita cristã albigense; bizantina
b) Lombardos; Igreja cristã ortodoxa; islâmica
c) Francos; Igreja cristã romana; islâmica
d) Lombardos; seita cristã albigense; bizantina
e) Francos; Igreja cristã romana; bizantina


6. (PUC RS/2014) A ordem feudal europeia origina-se de um lento e diferenciado processo de integração, nos séculos V a IX, entre as estruturas sociais, políticas e culturais oriundas da tradição romana e dos povos ditos germânicos. Em algumas regiões, como a parte _________ do continente, predominou a herança romana; em outras, como na área ________, esta herança esteve praticamente ausente no período; já na zona compreendida pelo reino dos _________, verificou-se uma síntese mais equilibrada de influências históricas.
a) setentrional balcânica Lombardos
b) meridional escandinava Francos
c) setentrional escandinava Lombardos
d) setentrional escandinava Francos
e) meridional balcânica Francos



7. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015) Marc Bloch identifica este momento – a unificação dos francos – como sendo fundamental para o estabelecimento da sociedade feudal: agora temos a conjugação da grande propriedade, com uma elite militar e o trabalho compulsório por parte dos camponeses.
(Francisco Teixeira da Silva, Sociedade feudal)
Essa sociedade fundamentava-se
a) no aumento da autoridade dos reis, que recebiam ajuda na guerra e pagamentos em produtos e trabalho gratuito dos camponeses.
b) na concessão do benefício, como a terra, em troca do auxílio militar, e na exploração dos servos, que deviam a corveia para os senhores.
c) nas relações pessoais entre os nobres e camponeses, caracterizadas pela igualdade de direitos e pela reciprocidade de deveres.
d) na transmissão hereditária da terra aos primogênitos da aristocracia guerreira e no trabalho escravo, base da economia no senhorio.
e) na homogeneização da condição de súditos do monarca, cujo poder político foi reforçado com a doação de terras aos vassalos.


8. (UEFS BA/2011) Em 2, organizou-se, a partir do século V d.C., o Reino dos Francos, como resultado
a) da conquista dos hunos em todo o Império Bizantino.
b) da expansão, fixação e unificação de grupos germânicos na Gália, facilitadas pelo crescente enfraquecimento do Império Romano.
c) do fortalecimento do imperialismo romano na península Ibérica.
d) da aliança entre a Igreja e os povos bárbaros que invadiram a Europa, vindos do Extremo Oriente.
e) da vitória dos gauleses sobre as tropas romanas comandadas por Júlio César.


9. (PUC PR/2001) Dentre os vários Reinos Bárbaros que se formaram na Europa, após a queda do Império Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens como Clóvis e Carlos Magno.
O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos:
a) Saxões.
b) Godos.
c) Ostrogodos.
d) Francos.
e) Vândalos.







Postar um comentário

0 Comentários