1. (UFPE/2006) Um estudo da economia bizantina no período medieval:
a) mostra uma atividade comercial pouco
desenvolvida e muito semelhante à do feudalismo europeu.
b) revela a força dessa economia, em razão das
pequenas propriedades administradas com o apoio do poder estatal.
c) evidencia a falta de apoio do Estado na
gestão dos negócios, devido à presença soberana da Igreja.
d) atesta
um grande desnível social, com a presença da servidão, de latifundiários
aristocratas e de uma Igreja de grande poder político.
e) registra a falta de prestígio dos
comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentação.
2. (UFRN/2007) Desde a época dos apóstolos, a Igreja cristã afirmava-se una, mas isso
não a impedia de assumir características peculiares em diversos territórios. Em
1054, tais diferenças no seio da Cristandade provocaram o Cisma do Oriente, que
culminou com
a) o fracionamento do Império Bizantino em
Império Romano do Ocidente, dominado pelo Papa, e Império Romano do Oriente,
controlado pelo Patriarcado de Constantinopla.
b) o desmembramento do Tribunal da Inquisição,
com uma seção liderada pelo Papa na Igreja Católica Romana, e outra chefiada
pelo Patriarcado de Constantinopla na Igreja Ortodoxa.
c) a separação entre o poder espiritual,
comandado pelo Papa no Ocidente, e o poder temporal, exercido pelo Imperador
bizantino no Oriente.
d) a
divisão entre a Igreja Católica Romana, dirigida pelo Papa, e a Igreja
Ortodoxa, subordinada ao Patriarcado de Constantinopla.
3. (UNESP
SP/2008) O culto de imagens de pessoas divinas,
mártires e santos foi motivo de seguidas controvérsias na história do
cristianismo. Nos séculos VIII e IX, o Império bizantino foi sacudido por
violento movimento de destruição de imagens, denominado “querela dos iconoclastas”.
A questão iconoclasta
a) derivou da oposição do cristianismo primitivo ao culto que as
religiões pagãs greco-romanas devotavam às representações plásticas de seus
deuses.
b) foi pouco importante para a história do
cristianismo na Europa ocidental, considerando a crença dos fiéis nos poderes
das estátuas.
c) produziu um movimento de renovação do
cristianismo empreendido pelas ordens mendicantes dominicanas e franciscanas.
d) deixou as igrejas católicas renascentistas e
barrocas desprovidas de decoração e de ostentação de riquezas.
e) inviabilizou a conversão para o cristianismo
das multidões supersticiosas e incultas da Idade Média europeia.
4. (UEMS/2008) O que foi a Revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 d.C.?
a) Um movimento
contra o imperador Justiniano, provocado pelos seus inimigos políticos, os
aristocratas legitimistas.
b) Um movimento cultural que ocorreu na Europa
para difundir o velho testamento.
c) Uma tentativa de invasão dos bárbaros sobre
o que restava do império romano ocidental.
d) Uma tentativa de tomar o poder do imperador
Augusto, por uma parte do exército romano.
e) Um conjunto de prescrições da Igreja
Católica Romana contra os bárbaros que invadiram Roma.
5. (UESPI/2008)
O soberano bizantino tinha ligações com a
religião e boa relação com os sacerdotes. Numa análise dos governos bizantinos
da época medieval, fica evidente:
a) o poder exagerado da aristocracia, inibindo
o soberano.
b) a atuação de uma forte burocracia fiscalizadora.
c) o caráter divino do soberano, onipotente
para todos.
d) a descentralização administrativa nos
negócios.
e) a participação exclusiva dos sacerdotes na
política.
6. (UFCG
PB/2009) Desde a Antiguidade, a cultura
atlético-esportiva ganhou visibilidade, nos quais as disputas e o cuidado do
corpo recebiam conotações político-culturais e religiosas.
Sobre a prática esportiva nas experiências
Antiga e Medieval, é INCORRETO afirmar que:
a) As olimpíadas exerceram forte influência
sobre a construção da identidade grega, consideradas, juntamente com as letras
e a música, um dos três pilares da educação do cidadão.
b) As
festividades atlético-religiosas, associadas às corridas de bigas, foram
oficializadas pelo imperador Teodósio no século IV, após a sua conversão ao
cristianismo.
c) As corridas de carros em Bizâncio colocavam
em lados opostos dois grupos rivais - os "azuis" e os
"verdes" – cujos partidários funcionavam como torcidas organizadas.
d) Os exercícios físicos foram a base da
preparação militar dos soldados na Idade Média, destacando-se, entre os nobres,
a prática da esgrima e da equitação como requisitos para a participação nas
Justas e Torneios.
e) As lutas corporais entre os gladiadores
romanos eram práticas que adquiriam conotações cívicas e políticoreligiosas.
7. (UPE/2009) Na Idade Média, Bizâncio era um importante centro comercial e político.
Merecem destaques seus feitos culturais, mostrando senso estético apurado e uso
das riquezas existentes no Império. Na sua arquitetura, a igreja de Santa Sofia
destacou-se pela
a) sua afinação com o estilo gótico, com
exploração dos vitrais e o uso de metais na construção dos altares.
b) simplicidade das suas linhas geométricas,
negando a grandiosidade como nas outras obras existentes em Bizâncio.
c) grande
riqueza da sua construção, com uso de mosaicos coloridos e colunas de mármores
suntuosas.
d) imitação que fazia dos templos gregos, com
altares dedicados aos mitos mais conhecidos, revelando paganismo.
e) consagração dos valores católicos medievais,
em que a riqueza interior era importante em toda cultura existente.
8. (UEG
GO/2011) Sobrevivendo à queda do Império Romano do
Ocidente, o Império Bizantino durou até 1453, quando foi conquistado pelos
turcos otomanos. O principal elemento da identidade bizantina era a sua
religião oficial, expressa pelo
a) catolicismo romano, sob a liderança do papa.
b) islamismo, sob a liderança do califa de
Bagdá.
c) catolicismo
ortodoxo, sob a liderança do patriarca.
d) anglicanismo, sob a liderança do arcebispo
de Canterbury.
9. (UECE/2011) O Corpus Iuris Civilis (Corpo do Direito Civil) é a reunião e atualização
de inúmeras leis imperiais romanas compiladas por ordem do imperador romano do
Oriente, Justiniano. Obra extensa publicada em 533 d.C. contém noções
fundamentais de direito civil. Sobre o Corpus Iuris Civilis, assinale o
correto.
a) Não obstante o imenso volume da obra,
representou a manutenção do ordenamento jurídico do direito romano sem
repercussões maiores para o Direito Civil do Ocidente.
b) Base
da jurisprudência latina, seus princípios jurídicos influenciaram legislações
europeias, sendo a base de vários códigos civis, inclusive no Brasil.
c) Coleção monumental cuja repercussão esteve
estritamente ligada ao direito canônico e eclesiástico; uma coleção que
constituiu a base estrutural da legislação cristã antiga.
d) Este documento reuniu fragmentos de obras de
juristas clássicos, entretanto, Justiniano manteve sua posição de teocrata e de
representar-se como um porta-voz de Deus.
10. (UECE/2012)
Os árabes tentaram várias vezes conquistar o
império bizantino que resistiu, graças ao seu sistema defensivo bastante
eficiente. Incursões à cidade de Constantinopla, capital imperial, não tiveram
êxito, fato importante, porque, caso a conquistassem, eles
a) teriam
acesso à Europa em sua totalidade.
b) legitimariam o ensino do cristianismo.
c) adotariam a política expansionista
bizantina.
d) fragmentariam o mundo islâmico.
11. (Unifra
RS/2012) O Império Bizantino foi uma unidade
políticoadministrativa que atravessou o período medieval sem sofrer grandes
alterações. Sobre o domínio de Bizâncio e a sociedade construída entre Europa
Oriental e Oriente Médio, podemos afirmar as sentenças abaixo, exceto
a) Ao longo de sua duração, desenvolveu um
sistema de informação sobre os povos vizinhos que auxiliou na composição de
redes diplomáticas complexas.
b) O
Império Bizantino surgiu a partir do Império Romano do Oriente e as
características latinas desse início permaneceram intactas até o século XV,
quando entrou em declínio.
c) Constantinopla, sua capital, era um
importante centro para comerciantes, artistas e arquitetos devido a sua riqueza
e efervescência cultural.
d) Os bizantinos foram o povo mais culto do período
medieval e deveram isso tanto à estrutura laica das escolas quanto ao
investimento no ensino superior.
e) A posição religiosa do Basileus – o
Imperador bizantino – nunca foi igualada por quaisquer governantes ocidentais,
estes sempre sujeitos ao Papa.
0 Comentários