1. (UFPE/2006) Um estudo da economia bizantina no período medieval:
a) mostra uma atividade comercial pouco desenvolvida e muito semelhante à do feudalismo europeu.
b) revela a força dessa economia, em razão das pequenas propriedades administradas com o apoio do poder estatal.
c) evidencia a falta de apoio do Estado na gestão dos negócios, devido à presença soberana da Igreja.
d) atesta um grande desnível social, com a presença da servidão, de latifundiários aristocratas e de uma Igreja de grande poder político.
e) registra a falta de prestígio dos comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentação.


2. (UFRN/2007) Desde a época dos apóstolos, a Igreja cristã afirmava-se una, mas isso não a impedia de assumir características peculiares em diversos territórios. Em 1054, tais diferenças no seio da Cristandade provocaram o Cisma do Oriente, que culminou com
a) o fracionamento do Império Bizantino em Império Romano do Ocidente, dominado pelo Papa, e Império Romano do Oriente, controlado pelo Patriarcado de Constantinopla.
b) o desmembramento do Tribunal da Inquisição, com uma seção liderada pelo Papa na Igreja Católica Romana, e outra chefiada pelo Patriarcado de Constantinopla na Igreja Ortodoxa.
c) a separação entre o poder espiritual, comandado pelo Papa no Ocidente, e o poder temporal, exercido pelo Imperador bizantino no Oriente.
d) a divisão entre a Igreja Católica Romana, dirigida pelo Papa, e a Igreja Ortodoxa, subordinada ao Patriarcado de Constantinopla.

3. (UNESP SP/2008) O culto de imagens de pessoas divinas, mártires e santos foi motivo de seguidas controvérsias na história do cristianismo. Nos séculos VIII e IX, o Império bizantino foi sacudido por violento movimento de destruição de imagens, denominado “querela dos iconoclastas”. A questão iconoclasta
a) derivou da oposição do cristianismo primitivo ao culto que as religiões pagãs greco-romanas devotavam às representações plásticas de seus deuses.
b) foi pouco importante para a história do cristianismo na Europa ocidental, considerando a crença dos fiéis nos poderes das estátuas.
c) produziu um movimento de renovação do cristianismo empreendido pelas ordens mendicantes dominicanas e franciscanas.
d) deixou as igrejas católicas renascentistas e barrocas desprovidas de decoração e de ostentação de riquezas.
e) inviabilizou a conversão para o cristianismo das multidões supersticiosas e incultas da Idade Média europeia.


4. (UEMS/2008) O que foi a Revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 d.C.?
a) Um movimento contra o imperador Justiniano, provocado pelos seus inimigos políticos, os aristocratas legitimistas.
b) Um movimento cultural que ocorreu na Europa para difundir o velho testamento.
c) Uma tentativa de invasão dos bárbaros sobre o que restava do império romano ocidental.
d) Uma tentativa de tomar o poder do imperador Augusto, por uma parte do exército romano.
e) Um conjunto de prescrições da Igreja Católica Romana contra os bárbaros que invadiram Roma.


5. (UESPI/2008) O soberano bizantino tinha ligações com a religião e boa relação com os sacerdotes. Numa análise dos governos bizantinos da época medieval, fica evidente:
a) o poder exagerado da aristocracia, inibindo o soberano.
b) a atuação de uma forte burocracia fiscalizadora.
c) o caráter divino do soberano, onipotente para todos.
d) a descentralização administrativa nos negócios.
e) a participação exclusiva dos sacerdotes na política.


6. (UFCG PB/2009) Desde a Antiguidade, a cultura atlético-esportiva ganhou visibilidade, nos quais as disputas e o cuidado do corpo recebiam conotações político-culturais e religiosas.
Sobre a prática esportiva nas experiências Antiga e Medieval, é INCORRETO afirmar que:
a) As olimpíadas exerceram forte influência sobre a construção da identidade grega, consideradas, juntamente com as letras e a música, um dos três pilares da educação do cidadão.
b) As festividades atlético-religiosas, associadas às corridas de bigas, foram oficializadas pelo imperador Teodósio no século IV, após a sua conversão ao cristianismo.
c) As corridas de carros em Bizâncio colocavam em lados opostos dois grupos rivais - os "azuis" e os "verdes" – cujos partidários funcionavam como torcidas organizadas.
d) Os exercícios físicos foram a base da preparação militar dos soldados na Idade Média, destacando-se, entre os nobres, a prática da esgrima e da equitação como requisitos para a participação nas Justas e Torneios.
e) As lutas corporais entre os gladiadores romanos eram práticas que adquiriam conotações cívicas e políticoreligiosas.


7. (UPE/2009) Na Idade Média, Bizâncio era um importante centro comercial e político. Merecem destaques seus feitos culturais, mostrando senso estético apurado e uso das riquezas existentes no Império. Na sua arquitetura, a igreja de Santa Sofia destacou-se pela
a) sua afinação com o estilo gótico, com exploração dos vitrais e o uso de metais na construção dos altares.
b) simplicidade das suas linhas geométricas, negando a grandiosidade como nas outras obras existentes em Bizâncio.
c) grande riqueza da sua construção, com uso de mosaicos coloridos e colunas de mármores suntuosas.
d) imitação que fazia dos templos gregos, com altares dedicados aos mitos mais conhecidos, revelando paganismo.
e) consagração dos valores católicos medievais, em que a riqueza interior era importante em toda cultura existente.


8. (UEG GO/2011) Sobrevivendo à queda do Império Romano do Ocidente, o Império Bizantino durou até 1453, quando foi conquistado pelos turcos otomanos. O principal elemento da identidade bizantina era a sua religião oficial, expressa pelo
a) catolicismo romano, sob a liderança do papa.
b) islamismo, sob a liderança do califa de Bagdá.
c) catolicismo ortodoxo, sob a liderança do patriarca.
d) anglicanismo, sob a liderança do arcebispo de Canterbury.


9. (UECE/2011) O Corpus Iuris Civilis (Corpo do Direito Civil) é a reunião e atualização de inúmeras leis imperiais romanas compiladas por ordem do imperador romano do Oriente, Justiniano. Obra extensa publicada em 533 d.C. contém noções fundamentais de direito civil. Sobre o Corpus Iuris Civilis, assinale o correto.
a) Não obstante o imenso volume da obra, representou a manutenção do ordenamento jurídico do direito romano sem repercussões maiores para o Direito Civil do Ocidente.
b) Base da jurisprudência latina, seus princípios jurídicos influenciaram legislações europeias, sendo a base de vários códigos civis, inclusive no Brasil.
c) Coleção monumental cuja repercussão esteve estritamente ligada ao direito canônico e eclesiástico; uma coleção que constituiu a base estrutural da legislação cristã antiga.
d) Este documento reuniu fragmentos de obras de juristas clássicos, entretanto, Justiniano manteve sua posição de teocrata e de representar-se como um porta-voz de Deus.


10. (UECE/2012) Os árabes tentaram várias vezes conquistar o império bizantino que resistiu, graças ao seu sistema defensivo bastante eficiente. Incursões à cidade de Constantinopla, capital imperial, não tiveram êxito, fato importante, porque, caso a conquistassem, eles
a) teriam acesso à Europa em sua totalidade.
b) legitimariam o ensino do cristianismo.
c) adotariam a política expansionista bizantina.
d) fragmentariam o mundo islâmico.


11. (Unifra RS/2012) O Império Bizantino foi uma unidade políticoadministrativa que atravessou o período medieval sem sofrer grandes alterações. Sobre o domínio de Bizâncio e a sociedade construída entre Europa Oriental e Oriente Médio, podemos afirmar as sentenças abaixo, exceto
a) Ao longo de sua duração, desenvolveu um sistema de informação sobre os povos vizinhos que auxiliou na composição de redes diplomáticas complexas.
b) O Império Bizantino surgiu a partir do Império Romano do Oriente e as características latinas desse início permaneceram intactas até o século XV, quando entrou em declínio.
c) Constantinopla, sua capital, era um importante centro para comerciantes, artistas e arquitetos devido a sua riqueza e efervescência cultural.
d) Os bizantinos foram o povo mais culto do período medieval e deveram isso tanto à estrutura laica das escolas quanto ao investimento no ensino superior.
e) A posição religiosa do Basileus – o Imperador bizantino – nunca foi igualada por quaisquer governantes ocidentais, estes sempre sujeitos ao Papa.