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QUESTÕES SOBRE O CRISTIANISMO NA ANTIGUIDADE



1. (ACAFE SC) Em relação ao Cristianismo, na antiguidade romana, é FALSO afirmar:
a) A doutrina cristã, devido a sua mensagem de esperança, perdão e fé, tinha grande aceitação entre pobres e escravos que viviam no Império Romano.
b) Uma causa que explica a perseguição romana ao Cristianismo está relacionada à oposição dos cristãos aos cultos pagãos e ao culto ao imperador.
c) Através do Edito de Milão, o imperador Constantino baniu o Cristianismo de Roma e de toda a Península Itálica.
d) Uma das punições utilizadas contra os cristãos consistia em lançá-los numa arena onde eram obrigados a enfrentar, desarmados, leões e outras feras.
e) O Imperador Nero realizou várias perseguições aos cristãos.


2. (UNIFOR CE) Durante o Império, Roma atingiu o apogeu e a pax romana se estendeu do Ocidente ao Oriente. Esta foi a época:
a) da expansão externa e da conquista do Mediterrâneo, responsáveis pelo conflito entre a nova realidade socioeconômica e as velhas instituições políticas.
b) do surgimento e da difusão do Cristianismo, que, após sangrentas perseguições, transformou-se em religião do estado, na fase final do Baixo Império.
c) do declínio do Império Romano do Oriente que começou com a crise do século III e culminou com a sua destruição pelas invasões germânicas.
d) da construção do mais poderoso império do Mundo Antigo e da criação do mais perfeito Código de Leis conhecido pela humanidade.


3. (UFMS) Sobre reconhecimento do Cristianismo no contexto da história do Império Romano, é correto afirmar que:
a) após ter sido batizado por Paulo III, em 275, o imperador Constantino I declarou o Cristianismo como religião oficial do Império Romano.
b) temendo que os cristãos pudessem estimular ainda mais as rebeliões de escravos e, com isso, aprofundar a crise do sistema econômico escravista, o Império reconheceu o Cristianismo como religião em 330, mas cuidou de transferir seus seguidores para Constantinopla, a recém-fundada capital do Império Romano do Oriente.
c) como nova religião, o Cristianismo gradualmente ganhou um caráter universal; a defesa da igualdade e a promessa de salvação após a morte deram, de início, um novo sentido à vida de setores populares urbanos e logo se estenderam aos campos e às classes de proprietários. Aos poucos, o Cristianismo adotou uma organização hierárquica, nos moldes do sistema administrativo imperial, até que, em 313, pelo Edito de Milão, o Estado romano reconheceu oficialmente a religião cristã.
d) o caráter público das reuniões mantidas pelos cristãos, seu apego às categorias sociais e honras terrenas, sua participação no culto imperial, a propaganda exaltada em defesa da vida militar e o apoio à escravidão, tudo isso levou o Cristianismo a ser reconhecido como a religião oficial do Império Romano.
e) após a morte de Jesus, rapidamente o Cristianismo se propagou em Roma, até ser, em 46, declarado como religião oficial do Império, tendo à frente Pedro, o pescador da Galileia, como o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana.


4. (ETAPA SP) “O filho de Deus estando prestes a se fazer homem para nos trazer do céu a verdadeira paz (...) entre nós mesmos e com outros homens, desejou oferecer ao mesmo tempo uma imagem desta paz interior, estabelecendo na terra uma paz exterior visível (...). Esta paz e esta reunião de um grande número de províncias sob uma só monarquia era ainda favorável aos desígnios de Deus, pela facilidade que dava aos pregadores do Evangelho de poder passar de província em província, para levar para todos as luzes da fé. Os povos não estando ocupados pelas perturbações e tumultos das guerras, escutavam com liberdade aquilo que se lhes pregava e abraçavam a fé com felicidade (...) Aquele de quem Deus se serviu para estabelecer esta paz em uma grande parte do mundo foi Otávio (...)”.
Sébastien le Nain de Tillemont (1637-1698), citado por Chantal Grell. – L’histoire entre érudition et philosophie. Étude sur la connaissance historique à l’âge des lumières. Paris: Presses Universitaires de France, 1993. p. 144.
Segundo o texto:
a) o Império Romano perseguiu os cristãos.
b) Otávio estabeleceu um acordo com os cristãos.
c) Otávio era cristão.
d) o cristianismo foi adotado pelo Império Romano.
e) com a paz romana foi possível expandir o cristianismo.


5. (UECE) O imperador Teodósio I, de origem espanhola, nomeado augusto para o Império Romano do Oriente em 379 d.C., enfrentou inúmeros desafios no campo político-militar e religioso. Das atitudes que lhe trouxeram notoriedade, pode-se destacar como verdadeira:
a) Incremento do número de militares e concessão de liberdade de culto aos cristãos.
b) Divisão do exército em um número maior de legiões, concedendo inúmeros poderes à Igreja cristã e criando uma nova classe dirigente formada por funcionários bárbaros.
c) Estabelecimento de um acordo com os godos, fazendo–os aliados do império. O cristianismo torna-se a única religião oficial do império e, por conta disso, acontece a perseguição aos cultos pagãos.
d) Expulsão dos godos dos domínios imperiais romanos e restauração do paganismo sem recorrer à violência contra os cristãos.


6. (UFPR) No ano 313 d.C., o imperador Constantino reconheceu o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, por meio do Édito de Milão. Sobre o cristianismo na Antiguidade, é INCORRETO afirmar:
a) Os primeiros cristãos sofreram grandes perseguições por motivos políticos.
b) Por serem politeístas, os romanos inicialmente resistiram em aceitar o monoteísmo cristão.
c) Durante a Antiguidade, ocorreram conversões ao cristianismo de muitos povos chamados “bárbaros”.
d) No início de sua formação, a Igreja Cristã baseou sua estrutura na organização do Império Romano, reproduzindo também sua divisão de poder.
e) A partir do Édito de Milão, ficou estabelecido que somente autoridades religiosas poderiam determinar os rumos da Igreja.


7. (UNISC RS) Desde a origem da civilização romana, passando pela Monarquia, República e Império, o politeísmo foi marca registrada. As várias divindades desempenhavam a função de explicar aquilo que o conhecimento antigo tinha dificuldade de compreender; por isso a crença em deuses com as mais variadas funções. Aliás, essa não foi uma exclusividade dos romanos na Antiguidade. O cristianismo, uma dissidência do judaísmo, com uma cosmovisão pautada pelo monoteísmo e pela intervenção de Deus na história, pôs em questão o politeísmo e a pluralidade religiosa.
Considere as seguintes afirmativas:
I. O cristianismo foi considerado religião oficial durante o império de Otávio Augusto, em 27 d.C.
II. Durante quase três séculos, o cristianismo se manteve na clandestinidade, sendo perseguido pela Monarquia romana.
III. Em 313, com Constantino, o cristianismo foi legalizado como religião oficial, nascendo daí a Igreja Católica.
Assinale a alternativa correta.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa III está correta.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.


8. (UEG GO) O advento do cristianismo representou uma revolução na história ocidental, ultrapassando a dimensão religiosa. Ele influenciou de maneira decisiva as estruturas políticas, sociais, culturais e econômicas do Ocidente. Tendo sido perseguido de forma implacável durante um longo período, o cristianismo foi incorporado pelo Império Romano no governo de Constantino. Ao longo do processo histórico que propiciou a expansão do movimento cristão, observa-se que:
a) a ampliação e consolidação do Império Romano resultaram essencialmente de sua aliança precoce com o movimento cristão, sendo que este representou um instrumento formidável de sustentação para o governo imperial.
b) o cristianismo proporcionou a dinamização da economia do Império Romano, acelerando o processo do colonato que havia sido iniciado na crise do século III, garantindo a hegemonia de Roma sobre todo o mundo mediterrâneo.
c) o cristianismo apresentava um caráter herético e subversivo, na medida em que rompia com os dogmas judaicos e, ao mesmo tempo, representava um fator de desestruturação social e política para o governo de Roma.
d) o Império Romano apresentou uma forte expansão de suas fronteiras a partir da conquista da Gália e da Germânia, tendo sido favorecido nesse processo pela conversão das populações dessas regiões ao cristianismo.


9. (UFPR) O cristianismo católico tornou-se religião oficial do Império Romano no ano de 380 d.C., data da edição do famoso édito de Tessalônica, outorgado pelo Imperador Teodósio. Desde a sua criação até este momento, a caminhada foi dura e difícil para os seguidores de Cristo. Exemplo disso foram as perseguições movidas por alguns imperadores romanos, eternizadas pelos relatos fantásticos e emotivos de vários escritores e historiadores cristãos. Podemos apontar como principais causas dessas perseguições:
a) O ódio e a intolerância tanto das autoridades como da população pagã do mundo romano, que viam na figura de Cristo e na comunidade cristã uma ameaça ao poder do Imperador.
b) A constante penetração de elementos cristãos tanto nas filas do exército imperial romano como em cargos administrativos de elevada importância, que poderiam servir de “mau exemplo” tanto em termos políticos como ideológicos.
c) Aspectos de índole moral, na medida em que os cristãos eram acusados pelos pagãos de realizarem orgias e assassinatos de crianças em seus rituais.
d) A associação entre os cristãos e os inimigos bárbaros que punha em risco a estabilidade política e religiosa interna do mundo imperial romano.
e) A necessidade de oferecer à população de Roma “pão e circo”, com os cristãos sendo sacrificados na arena do Coliseu para minimizar a ameaça de revoltas populares contra as autoridades imperiais.


10. (UCS RS) O cristianismo surgiu a partir das pregações de Jesus Cristo, que nasceu na província romana da Judeia. Seus ideais, difundidos pelos apóstolos após a sua morte, eram baseados principalmente na humildade e no amor ao próximo.
Considere as seguintes afirmações sobre a cristianização do Império Romano.
I. A religião cristã disseminou-se principalmente entre as camadas humildes, preocupando as autoridades romanas, que passaram a hostilizá-la, pois seus seguidores se recusavam, por exemplo, a servir o exército, a reconhecer a divindade do imperador e a prestar-lhe culto.
II. As primeiras perseguições começaram no século I e, com exceção de alguns períodos de trégua, duraram até o início do século IV. Só tiveram fim, porque os imperadores passaram a se aliar aos cristãos, visando à manutenção do poder, pois o cristianismo estava amplamente difundido em todo o império.
III. Em 313, foi concedida a liberdade de culto aos cristãos e, em 382, o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. As antigas perseguições religiosas terminaram, sendo inclusive permitido o antigo paganismo praticado pelos romanos, uma vez que a condescendência fazia parte do espírito cristão.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


11. (FGV) O anfiteatro era, para os romanos, parte de sua normalidade cotidiana, um lugar no qual reafirmavam seus valores e sua concepção do “normal”. Nos anfiteatros eram expostos, para serem supliciados, bárbaros vencidos, inimigos que se haviam insurgido contra a ordem romana. Nos anfiteatros se supliciavam, também, bandidos e marginais, como por vezes os cristãos, que eram jogados às feras e dados como espetáculo, para o prazer de seus algozes ou daqueles que defendiam os valores normais da sociedade.
(Norberto Luiz Guarinello, A normalidade da violência em Roma In http:// www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/ a_normalidade_da_violencia_em_roma.html)
Sobre as relações entre os cristãos e o Estado Romano, é correto afirmar que
a) a violência durante a República Romana vitimou os cristãos porque estes aceitaram a presença dos povos bárbaros dentro das fronteiras romanas.
b) a prática do cristianismo foi tolerada em Roma desde os primórdios dessa religião, e as ocorrências violentas podem ser consideradas exceções.
c) o cristianismo sofreu violenta perseguição no Império Romano pela sua recusa em aceitar a divinização dos imperadores.
d) a ação cristã foi consentida pelo poder romano, e a violência contra a nova religião restringiu-se aos seus principais líderes.
e) a intensa violência praticada contra os seguidores do cristianismo ocorreu por um curto período, apenas durante os primeiros anos da Monarquia Romana.


12. (Unievangélica GO) Leia o texto a seguir.
Em 393, o imperador romano Teodósio (347-395) aboliu os Jogos Olímpicos, que há mais de um milênio reuniam atletas de várias partes do mundo grego. Foi o ponto final de um longo processo de decadência das competições esportivas na Antiguidade Clássica, que vinham sendo desvirtuadas havia já muito tempo por um profissionalismo crescente e pela falta de interesse dos romanos, que tinham conquistado a Grécia. Foi o cristianismo, no entanto, que deu o golpe fatal nesses jogos, que exaltavam o corpo e, ligados ao paganismo, constituíam um perigo para a nova religião, transformada em credo oficial do Império Romano por Teodósio. A vida terrestre, acreditavam os seguidores de Cristo, não era mais que um breve interlúdio antes de o homem alcançar a vida eterna. O corpo não podia ser exaltado.
VERDON, Jean. Na Idade Média, a Igreja condena o esporte. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2013.
Várias foram as mudanças que a adoção do cristianismo causou na sociedade romana como, por exemplo:
a) Em 380 d.C., quando o imperador Teodósio foi batizado cristão, o cristianismo passou a ser considerado a religião oficial do Estado.
b) A religião romana, ainda com a adoção do cristianismo, venerava o imperador que, mesmo depois da morte, ocupava lugar entre os deuses tradicionais.
c) Para os romanos, a religião tinha apenas um sentido simbólico, sem nenhuma relação com o mundo prático.
d) Com as perseguições, a punição e o martírio nos espetáculos públicos, os cristãos recuaram, adotaram a religião oficial e passaram a cultuar o imperador romano.


13. (UFMA) Assinale a opção que indica as principais contribuições culturais de Roma para o mundo ocidental.
a) A escolástica, o nicolaísmo e o cesaropapismo.
b) O absolutismo, a literatura, a filosofia e a religião.
c) O iluminismo, a língua italiana e o estilo romântico.
d) O direito, o cristianismo, a língua e a literatura latinas.
e) As heresias, a religião politeísta e a universidade.






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