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QUESTÕES SOBRE A IGREJA NA IDADE MÉDIA



1. (UEPA/2001) “A desagregação do Império no Ocidente e o caos trazido pelas invasões permitiram à Igreja não só definir com maior clareza a sua doutrina, como especialmente ampliar e fortalecer as instituições já criadas”.
ESPINOSA, Fernanda. Antologia de Textos Históricos Medievais. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1972
De acordo com o trecho acima, os fatores que contribuíram para o fortalecimento da Igreja foram o caos trazido pelas invasões e a desagregação do Império do Ocidente, isto porque:
a) se estabeleceu na Europa uma crise política, que levou a Igreja a ter o controle sobre o Estado e toda a sociedade.
b) a cada invasão o poder do imperador se fortalecia e dava segurança ao povo, que buscava na Igreja apenas o apoio espiritual.
c) com a queda do império do Ocidente, a sociedade romana se urbanizou, facilitando o processo de evangelização desenvolvido pela Igreja.
d) a situação política e social gerado pelo fim do império e as invasões criaram condições psicológicas para o fortalecimento do poder da Igreja.
e) o caos que se instalou no império do Ocidente estimulou a criação de comunidades cristãs que praticavam o comunismo primitivo, atraindo centenas de camponeses.


2. (UNESP SP/2000) “Reconheço ter prendido mercadores de Langres que passavam pelo meu domínio. Arrebatei-lhes as mercadorias e guardei-as até o dia em que o bispo de Langres e o abade de Cluny vieram procurar-me para exigir reparações.”
(Castelão do século XI.)
O texto apresentado permite afirmar que, na Idade Média,
a) o poder da Igreja era, além de religioso, também temporal.
b) os senhores feudais eram mais poderosos do que a Igreja.
c) o clero era responsável pela distribuição das mercadorias.
d) o conflito entre Igrejas e nobreza aproximou o clero dos comerciantes.
e) o poder do papa era limitado pelos sacerdotes.


3. (UEPA/2002) A humilhação de Canossa foi o episódio na cristandade medieval que revelou:
a) a aliança que havia entre o Papa Gregório VII e o Rei Henrique IV, que pretendia através das Investiduras, exercer poderes espirituais, além do seu consagrado poder temporal.
b) a crise da Igreja Oficial que se indispunha com os reis e magistrados, por se tratar de uma igreja que defendia os pobres da superexploração feudal, sobretudo na Alemanha.
c) a devoção dos fiéis católicos que apoiaram a decisão do Papa de excomungar o Rei Henrique VI que tinha pretensões de implantar o protestantismo no Sacro Império Germânico.
d) o poder da Igreja na sociedade medieval, decorrente da forte centralização do governo eclesiástico em face à pulverização do poder dos senhores feudais leigos e a consequente sujeição destes ao clero romano
e) a aliança entre a Igreja e o Estado na Idade Média, que diante das constantes invasões de povos bárbaros, delegara à Igreja o poder temporal, sobretudo em época de guerra.


4. (Mackenzie SP/2002) Assinale a alternativa que apresenta as dificuldades enfrentadas pela igreja medieval para manter a homogeneidade da doutrina cristã.
a) O relacionamento com a igreja do oriente, que foi responsável pela formulação de dogmas religiosos teocêntricos contrários ao pensamento cristão.
b) O surgimento de seitas, facções ou orientações – as chamadas heresias – que, embora fundadas em princípios cristãos, eram contrárias à doutrina oficial da Igreja.
c) A formulação de novas doutrinas religiosas, opostas ao pensamento dogmático, por sacerdotes como Tomás de Aquino, responsável pela quebra da disciplina clerical.
d) A adaptação do pensamento aristotélico aos dogmas de Santo Agostinho, o que se tornou a base da filosofia escolástica, doutrina oficial da igreja medieval.
e) A ausência de uma estrutura centralizada que coordenasse a ação dos bispos, arcebispos e abades, que tinham a liberdade de criar ordens religiosas independentes do Vaticano.


5. (UNIFOR CE/2004) A Igreja ocupou papel fundamental na sociedade feudal, não só por ser grande proprietária de terras, mas também por ter moldado toda a concepção de mundo que permeava as camadas sociais. Todo esse poder da Igreja sobre as terras e sobre a mentalidade pode ser explicado pelo fato de ter
I. sido ela a única instituição que manteve intacta sua organização, sendo capaz de sobreviver entre as ruínas do mundo antigo.
II. estabelecido as relações de suserania e vassalagem através da introdução dos princípios de juramento de fidelidade.
III. contribuído para a formação das principais estruturas que entraram na composição do feudalismo como o colonato.
IV. mantido um ideal de unidade e universalidade, ao impor o conceito de cristianismo.
É correto o que está afirmado SOMENTE em:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) III e IV
e) II, III e IV


6. (UFRN/2003) Durante a Idade Média, a Igreja influenciou profundamente o pensamento da Europa Ocidental. Nesse sentido, MOTA e BRAICK analisam:
O clero sempre procurou transformar os temores do mundo em receios da vida eterna. O peso da violência, o medo do sexo e da morte, eis alguns ingredientes do período capazes de criar nos indivíduos uma culpa surda e servir de obstáculo à felicidade dos homens. O medo do inferno se revelava mais forte que a crença na salvação: afinal, os diabos são seres terríveis, sempre à espreita. Contra eles a Igreja apresentou protetores capazes de neutralizar os projetos dos demônios e ao mesmo tempo de ajudar as pessoas no seu dia-a-dia.
Adaptado de: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997. p. 69.
A leitura do fragmento nos conduz a afirmar que na Idade Média:
a) os homens e as mulheres, em sua grande maioria, eram contrários à noção de felicidade imposta pela liderança da Igreja, mas a aceitavam com medo das punições.
b) a igreja católica pregava que para atingir a vida eterna era necessário trabalhar arduamente e acumular riqueza, sinal da bênção divina.
c) o clero pretendia unificar todas as religiões, enfraquecendo o poder do demônio e ajudando as pessoas a conquistarem a salvação eterna.
d) a Igreja concebeu a existência de santos e anjos para frustrar os projetos do diabo, tais como a doença, a esterilidade da terra e dos rebanhos e as catástrofes naturais.


7. (UFJF MG/2004) Leia atentamente o trecho abaixo.
“O medieval só conhecia um modo de modificar a ordem das coisas naturais: o milagre. A ideia de impossível não tinha lugar. Em princípio, tudo era possível. O universo estava completamente embebido de vontade divina. Nada deixava de ser viável, se estivesse de acordo com este fundamento que presidia o mundo e as vidas. O universo cotidiano estava inteiramente pontilhado por milagres, prodígios e maravilhas. Deus não era de modo algum algo remoto”.
(RODRIGUES, José Carlos. O corpo na História. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999, p. 44.)
A importância do aspecto religioso no modo como o homem medieval interpretava o mundo em que vivia demonstra o poder que a Igreja Católica detinha. Esse poder pode ser atribuído a diversos fatores, EXCETO:
a) ao crescimento do número de fiéis, fruto de um intenso processo de evangelização de populações que eram antes politeístas.
b) ao controle exercido sobre a produção intelectual deixada pela antiguidade e sobre as atividades de ensino.
c) ao papel de Instituição, alcançado pela Igreja, ao sobreviver ao fim político e administrativo do Império Romano do Ocidente.
d) à posição assumida pela Igreja, na defesa das camadas mais pobres da sociedade, contra a exploração do trabalho servil.
e) ao poderio econômico que a Igreja alcançou por meio das inúmeras doações recebidas, inclusive de terras.


8. (UFPA/2005) Leia os textos e responda:
TEXTO 1
“Recolhamos as excelentes palavras que pronunciaram ... Poderíamos receber dos gregos muitas coisas que nos dão forças contra os gregos.” São João Damasceno, Da Fé Ortodoxa, séc. VIII.
TEXTO 2
“Eu não procuro compreender para crer, creio para compreender pois não poderia compreender se não acreditasse.”
Santo Anselmo, 1033-1109.
TEXTO 3
“Não quero ser filósofo se for para me opor a Paulo, não quero Aristóteles se isso me separar de Cristo.”
Abelardo, 1079-1142.
Os trechos acima, retirados de obras e documentos do período medieval, nos permitem dizer sobre o cristianismo do medievo europeu:
a) O pensamento cristão, a partir de sua base de tradição judaica, opunha-se ao pensamento filosófico grego da Antiguidade Clássica.
b) O cristianismo do medievo europeu contribuiu para o obscurantismo e o empobrecimento do conhecimento filosófico, sendo o pensamento aristotélico expurgado da filosofia cristã, defendida por São Tomás de Aquino, conhecida como Tomismo.
c) Fazendo defesa da supremacia da fé sobre a razão como dogma do cristianismo, a Igreja Católica, incorporava as bases filosóficas do pensamento grego ao pensamento cristão medieval, tal como haviam sido formuladas por Platão e Aristóteles.
d) A filosofia grega constituiu-se em importante influência junto ao cristianismo medieval, ainda que sofrendo a cristianização do pensamento de seus mais influentes filósofos, entre os quais Aristóteles.
e) A recusa por parte dos pensadores cristãos do medievo europeu em aceitar os pensamentos e as obras da filosofia grega contribuiu para a separação da Igreja cristã do Oriente da Igreja de Roma, haja vista a forte influência do pensamento grego junto à fé cristã ortodoxa.


9. (UEM PR/2008) Leia o texto escrito por um religioso medieval e assinale a alternativa incorreta sobre a Igreja cristã daquela época. “Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor...”
(ANGERS, St. Laud de. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1975. Apud VICENTINO, Claudio. História Geral, 2002, p.111).
a) O texto mostra uma concepção que prega a igualdade jurídica entre os homens medievais, pois a desigualdade é estabelecida por Deus e não pelos homens.
b) Ao longo da Época Medieval (séculos V ao XV), a Igreja cristã se transformou em uma sólida e importante instituição, estabelecendo normas, orientando comportamentos e disseminando uma visão teocêntrica do mundo.
c) O trecho acima mostra a concepção do clero cristão que contribuiu para o fortalecimento do domínio dos senhores feudais no período medieval.
d) Os mosteiros transformaram-se nos centros culturais da Idade Média, pois, sem suas bibliotecas, que reuniam um grande número de obras, muitos textos escritos na Antiguidade teriam desaparecido.
e) A Igreja teve um papel importante na vida da sociedade medieval, não somente na condução das almas para a salvação, mas também no domínio material, quando se identificou com a própria sociedade feudal.


10. (UESPI/2008) As guerras tomavam conta da vida dos senhores feudais nas conquistas territoriais e nas suas aventuras de exercício de coragem. Para diminuir a intensidade das guerras, a Igreja Católica instituiu a Paz de Deus e as Tréguas de Deus, que:
a) proibiam os conflitos entre os senhores feudais, punindo-os com a Inquisição.
b) exigiam respeito religioso entre eles, ordenando o uso apenas de mercenários.
c) limitavam as guerras a certos períodos do ano, melhorando a relação entre eles.
d) evitavam a participação dos servos nos conflitos, livrando-os da violência.
e) consagravam as guerras com finalidade religiosa, proibindo todas as outras.


11. (UFPA/2009) Sobre a Cavalaria Medieval, leia o enunciado abaixo:
“O escudeiro, antes de entrar na Ordem da Cavalaria durante a Idade Média europeia, deve confessar-se das faltas que cometeu contra Deus (...)”.
(Libro de la Orden de Caballeria apud PEDRERO-SANCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. p. 102)
Sobre esse primeiro “mandamento” que regia o ingresso do jovem na Cavalaria, é importante observar que a
a) estrutura original da Cavalaria era de natureza guerreira e religiosa, demasiado próxima das ordens monástico-religiosas, o que ameaçava o poder terrenal da nobreza e a unidade espiritual e física da instituição.
b) obrigação para com os preceitos religiosos forjou nos cavaleiros uma moral militar que se sobrepunha à defesa de Deus, da Igreja e da nobreza, quebrando a unidade da Cristandade consolidada desde os tempos imperiais de Roma.
c) Igreja gerou no seio da Cavalaria um sentimento de fraternidade militar, despojando-a de seu papel guerreiro, visando apenas ao combate àqueles que não seguissem os ensinamentos evangélicos, conforme determinavam os príncipes.
d) religiosidade dos cavaleiros determinará o fim da prática dos torneios e das guerras justas, sendo a Cavalaria mais tarde absorvida pelos Estados Absolutistas, servindo apenas para o aparato das cortes reais europeias.
e) Igreja teve um papel fundamental em relação à Cavalaria, incutindo a fé e cristianizando-lhe os rituais, tanto que na oração da Investidura era pedido a Deus que abençoasse a espada do Cavaleiro para que ele pudesse defender a Igreja, as viúvas, os órfãos e todos os servidores de Deus.

12. (UFS/2008) A Igreja Católica foi a grande instituição do mundo ocidental medieval. Sua atuação nesses tempos:
a) foi marcadamente religiosa, deixando de lado as questões políticas do período.
b) conseguiu articular-se com muitos projetos políticos da nobreza.
c) teve pleno êxito no fim às heresias da época, sobretudo, por não sofrer contestações.
d) trouxe renovação religiosa importante, o que se evidenciou no combate às injustiças e ao paganismo.
e) contou a indiferença da nobreza, mas obteve a colaboração dos camponeses mais pobres.


13. (UFJF MG/2009) Sobre o contexto de consolidação do poder da Igreja na Idade Média, leia as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.
I. O cristianismo e todas as suas instituições podem ser considerados elementos unificadores do mundo europeu após a crise do Império Romano e as invasões bárbaras. Nessa longa trajetória, a Igreja de Roma assume o seu papel de liderança religiosa, através do combate às heresias.
II. Desde os primeiros tempos do período medieval, a união entre as Igrejas Ocidental e Bizantina representava o símbolo da unidade da cristandade. Os papas procuravam favorecer o Império Bizantino e consolidar a Igreja Ortodoxa, visando a aumentar a influência da Igreja romana no universo cristão ocidental.
III. Havia grupos considerados heréticos, como os valdenses e os cátaros, que criticavam a hierarquia católica e não reconheciam a autoridade papal. Havia também outros movimentos que foram incorporados pela Igreja Católica e que levaram à formação de ordens religiosas, como franciscanos e dominicanos.
a) Todas estão corretas.
b) Todas estão incorretas.
c) Apenas a I e a II estão corretas.
d) Apenas a I e a III estão corretas.
e) Apenas a II e a III estão corretas.


14. (UFT TO/2011) [...] o domínio da fé é uno, mas há um triplo estatuto na Ordem. A lei humana impõe duas condições: o nobre e o servo não estão submetidos ao mesmo regime. Os guerreiros são protetores das igrejas. Eles defendem os poderosos e os fracos [...]. Os servos por sua vez têm outra condição. Esta raça de infelizes não tem nada sem sofrimento. Quem poderia reconstituir o esforço dos servos, o curso de sua vida e seus numerosos trabalhos? Fornecer a todos alimento e vestimenta: eis a função do servo. Nenhum homem livre pode viver sem ele. [...] A casa de Deus que parece una é portanto tripla: uns rezam, outros combatem e outros trabalham.
LAON, Adalberon de Apud FRANCO JUNIOR, Hilário. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 34.
Nesse texto, o bispo Adalberon de Laon, por volta do século IX, descreve a integração entre Igreja e poder feudal. Em relação ao poder da Igreja no período medieval é INCORRETO afirmar que:
a) Com a ruralização da economia, que se estendeu por toda a Alta Idade Média, a Igreja, antes concentrada nas cidades, foi obrigada a se deslocar para o campo, e os bispos e abades se tornaram verdadeiros senhores feudais.
b) O domínio da leitura e da escrita era privilégio quase exclusivo dos bispos, padres, abades e monges. Os membros do clero eram, por isso, as pessoas mais habilitadas para ocupar cargos públicos, exercendo as funções de notórios, secretários, chanceleres.
c) A Igreja constituiu seu próprio Estado na península Itálica, quando Pepino, o Breve, doou ao papado o patrimônio de São Pedro, formado por terras tomadas aos lombardos. Desta forma, o pontífice, que passou a exercer funções de verdadeiro monarca, teve seu poder temporal aumentado de forma considerável.
d) Seu raio de ação limitava-se à vida espiritual. Ao longo dos séculos, a Igreja não acumulou riquezas e nem terras, contudo, possuía vassalos e servos – adquiridos graças a doações feitas pelos fiéis que desejavam, por seu intermédio, serem libertados da condenação divina.
e) Para manter a soberania espiritual, a Igreja decretou guerra sem tréguas contra os hereges, considerados todos aqueles que interpretavam os ensinamentos cristãos de maneira diferente do que ela pregava. Para reprimi-los, instituiu a excomunhão e o Tribunal do Santo Ofício.

15. (UEMA/2012) Sobre o posicionamento da Igreja Católica durante o período conhecido como Idade Média (séculos V a XV), leia as assertivas abaixo.
I. Era contra a ingerência dos leigos nas questões religiosas e, por isso, com a Reforma Gregoriana, proibiu essa interferência e exigiu a moralização do clero, tornando o celibato obrigatório.
II. Foi a principal responsável pelo ensino através da criação das universidades, onde se aprendiam o trivium (Gramática, Retórica e Lógica) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música).
III. Era contra a venda de dinheiro a juros, usura, também considerada como a venda do tempo de Deus. Os que exerciam essa atividade eram aconselhados pelos clérigos a fazer penitências e doações para evitar o inferno após a morte.
IV. Justificava a desigualdade social, afirmando que Deus quis que uns rezassem e outros trabalhassem; os camponeses só atingiriam a felicidade na outra vida, após terem sustentado com o seu trabalho os oratores e bellatores.
V. Aprovava a convivência pacífica entre todas as religiões: cristã, judaica e muçulmana e, por esse motivo, condenou as Cruzadas, movimento cristão que também possuía interesses econômicos e políticos.
Estão corretas as alternativas
a) I, II, III e IV apenas.
b) I, II, III, IV e V.
c) I, II e III apenas.
d) III, IV e V apenas.
e) I, III e V apenas.


16. (UEFS BA/2013) A complexa relação existente entre a Igreja e o poder político, na Idade Média europeia, pode ser exemplificada pela
a) defesa da Igreja em prol da libertação dos servos, categoria longamente explorada pelos senhores feudais.
b) cobrança de impostos, estabelecidos pelos senhores feudais, sobre as propriedades pertencentes à Igreja.
c) luta dos soberanos e cardeais contra a prática da simonia, desenvolvida pelo baixo clero, nas paróquias europeias.
d) interferência dos senhores feudais na escolha de autoridades eclesiásticas cujos templos, mosteiros e propriedades ficavam localizados nos seus feudos.
e) necessidade da aprovação da Igreja, para garantir e confirmar a coroação dos soberanos pelos seus súditos e clientes.


17. (UEA AM/2014) A Igreja, em torno de 1030, proclamou que, segundo o plano divino, os homens dividiam-se em três categorias: os que rezam, os que combatem, os que trabalham, e que a concórdia reside na troca de auxílios entre eles. Os trabalhadores mantêm, com sua atividade, os guerreiros, que os defendem, e os homens da Igreja, que os conduzem à salvação. Assim a Igreja defendia, de maneira lúcida, o sistema político baseado na senhoria.
(Georges Duby. Arte e sociedade na Idade Média, 1997. Adaptado.)
Segundo essa definição do universo social, feita pela Igreja cristã da Idade Média, a sociedade medieval era considerada
a) injusta e imperfeita, na medida em que as atividades dos servos os protegiam dos riscos a que estavam submetidos os demais grupos sociais.
b) perfeita, porque era sustentada pelas atividades econômicas da agricultura, do comércio e da indústria.
c) sagrada, contendo três grupos sociais que deveriam contribuir para o congraçamento dos homens.
d) dinâmica e mutável, na medida em que estava dividida entre três estamentos sociais distintos e rivais.
e) guerreira, cabendo à Igreja e aos trabalhadores rurais a participação direta nas lutas e empreitadas militares dos cavaleiros.


18. (ENEM/2014)
Sou uma pobre e velha mulher,
Muito ignorante, que nem sabe ler.
Mostraram-me na igreja da minha terra
Um Paraíso com harpas pintado
E o Inferno onde fervem almas danadas,
Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.
VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.
Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
a) redefinir o gosto dos cristãos.
b) incorporar ideais heréticos.
c) educar os fiéis através do olhar.
d) divulgar a genialidade dos artistas católicos.
e) valorizar esteticamente os templos religiosos.


19. (ESPM/2014) O próprio Deus quis que entre os homens alguns fossem senhores e outros servos, de modo que os senhores veneram e amam a Deus, e que os servos amam e veneram o seu senhor, seguindo a palavra do apóstolo; servos, obedecei vossos senhores temporais com temor e apreensão; senhores, tratai vossos servos de acordo com a justiça e a equidade.
(Marvin Perry. Civilização Ocidental: Uma História Concisa)
A partir da leitura do texto é possível assinalar que a respeito da ordem social feudal, o clero:
a) propugnava por uma sociedade dinâmica e de camponeses questionadores.
b) afirmava que os direitos e deveres das pessoas não dependiam de sua posição na ordem social.
c) rebatia a avaliação de que a vontade de Deus tivesse qualquer relação com a ordem social.
d) considerava que a sociedade funcionava bem quando todos aceitavam sua condição e desempenhavam o papel que lhes era atribuído.
e) era o maior interessado em questionar a ordem social injusta do feudalismo.


20. (UEPB/2002) Sobre o Celibato, regra presente no clero medieval, é correto afirmar:
a) Não há registro de que cônjuges pertencentes à sociedade medieval tenham adotado a abstinência sexual.
b) Percebe-se um equívoco em vincular o celibato à oposição entre os que optavam pela vida monástica e os que assumiam uma atitude social mundana.
c) A vida celibatária era um comportamento específico dos homens da Igreja.
d) A misoginia se constituiu em um dos pressupostos da renúncia monástica aos prazeres da carne.
e) Os cátaros, conhecido movimento herético, faziam oposição ao celibato e a tudo que fosse proveniente da Igreja.


21. (UFTM MG/2004) A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem e outros, enfim, trabalham.
Estas três partes que coexistem não sofrem com a sua disjunção; os serviços prestados por uma são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo.
(Jacques Le Goff, A civilização do Ocidente medieval)
O texto revela:
a) a concepção tripartite da sociedade, que se baseava no controle da terra pelos que oram e nas atividades produtivas pelos que combatem e trabalham.
b) a interdependência entre suseranos e vassalos na sociedade feudal, baseada em direitos e deveres recíprocos e hereditários.
c) o predomínio da servidão nas relações de trabalho e da fragmentação do poder político, sob controle dos senhores feudais.
d) a justificativa eclesiástica para a divisão da sociedade feudal em grupos com funções definidas: clero, nobreza e trabalhadores.
e) a superioridade dos trabalhadores feudais, em sua maioria camponeses servos, que eram a condição da obra dos demais.



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