Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE GLADIADORES



1. (UFG GO) Durante o Império Romano, o espetáculo dos gladiadores, assistido nos anfiteatros, não se restringia à promoção de uma violência ilimitada, cujo fim fosse a morte dos combatentes. Nesse contexto, esse espetáculo
a) punia os criminosos por meio de uma humilhação pública exemplar.
b) homenageava o Imperador, associando-o à honra e à coragem do gladiador.
c) concedia ao público a decisão sobre seu desfecho, fundando o poder popular como princípio do regime.
d) favorecia a criação de uma elite guerreira, utilizada para reprimir as revoltas nas províncias.
e) assimilava os códigos culturais germânicos que se incorporavam aos costumes romanos.


2. (CEFET PR) Desde seu início, em 27 a.C., o Império Romano enfrentou graves problemas sociais. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. O Imperador ficou receoso de que pudesse acontecer alguma revolta nessa massa popular urbana empobrecida e adotou uma política pública que consistia em oferecer a eles gratuitamente alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios, onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. Essa prática ficou conhecida por:
a) Política do Bem Estar Imperial.
b) Política da Doutrina Social do Império.
c) Política da Economia Romana Solidária.
d) Política do Pão e Circo.
e) Política da Nova Administração da Plebe.


3. (UCS RS) O significado de gladiador provém da espada curta, gladius (gládio), utilizada por lutadores escravos no período da Roma Antiga. O combate entre gladiadores fazia parte da política do pão e circo. Os escravos se enfrentavam com o objetivo de entreter o público, e a luta só terminava quando um dos combatentes morria.
Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo, com relação à escravidão na Roma Antiga.
(__) A ideologia escravista romana sustentava a teoria da escravidão natural, que entendia que alguns homens eram dotados de razão e nasceram predestinados a comandar, enquanto outros possuíam apenas força física e serviam para obedecer.
(__) A revolta do gladiador Espártaco, 73 a.C., se opôs à sujeição aos maus-tratos e objetivou o fim da escravidão e a reforma do regime econômico e social do Estado romano.
(__) Os escravos exerciam várias atividades: trabalhavam nas minas, nos campos, nas cidades; os filhos dos escravos que ganhavam a liberdade poderiam se tornar cidadãos romanos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – F – V
b) F – V – F
c) V – F – F
d) V – V – V
e) F – V – V


4. (Fac. Santa Marcelina SP) Outro aspecto importante da participação da cidadania na vida pública da sociedade romana consistia nos jogos de gladiadores. Pode parecer estranho relacionar cidadania e esses jogos sangrentos, mas esses espetáculos foram importantes na afirmação da cidadania. A luta de gladiadores não se destinava à mera diversão do povo, nem a luta era até a morte. Ao final de cada combate, o perdedor deveria retirar o capacete e oferecer o pescoço ao vencedor, que não podia tirar-lhe a vida por iniciativa própria. Também não cabia ao magistrado ou ao imperador decidir o destino do perdedor: apenas os espectadores podiam fazê-lo.
(Pedro Paulo Funari. A cidadania entre os romanos In: Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). História da cidadania, 2008. Adaptado.)
Dentre as características da sociedade romana à época retratada no excerto, é correto afirmar que
a) havia uma extrema centralização política, que impedia a participação popular em quaisquer circunstâncias, fosse nas decisões políticas ou nos jogos e espetáculos.
b) existiam restrições à participação política da maior parte da população, mas o princípio da soberania popular manifestava- se na arena, no momento dos jogos, pois lá todos podiam expressar-se.
c) valorizava-se a noção de cidadania, por meio da contínua ampliação dos mecanismos de participação dos romanos na vida pública e nas decisões de interesse coletivo.
d) era fortemente hierarquizada e militarizada, e os jogos e espetáculos serviam como expressões simbólicas do autoritarismo vigente, que excluía toda forma de manifestação popular.
e) caracterizava-se como uma democracia, pois as decisões, desde as lutas de gladiadores aos rumos da vida política do Império, derivavam da vontade popular.




Postar um comentário

1 Comentários