Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE FEUDALISMO IV



1. (UNIUBE MG/2003) A formação social que predominou na Europa, como resultado do esfacelamento do antigo Império Romano do Ocidente a partir do século IV, estendendo-se até o século X, foi chamada de feudalismo.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Os servos estavam submetidos a um conjunto de obrigações que incluía a prestação de serviços gratuitos nas terras do senhor; esses não recebiam salários e deviam entregar, ao senhor, o excedente do que produziam com seu trabalho.
b) A servidão implicava em uma relação de dominação de senhores sobre servos, mas nela se admitia a liberdade dos pequenos arrendatários de escolher para quem trabalhariam; além de lhes possibilitar a mudança de condição social por meio do acúmulo da produção.
c) Naquele momento histórico, o trabalho artesanal era submetido ao ritmo imposto pelos comerciantes e donos de manufaturas, cuja renda obtida passou a ser utilizada no pagamento de exércitos particulares de cavaleiros e no fortalecimento do poder dos reis.
d) Os laços de suserania e vassalagem eram contratos assinados entre os membros mais ricos da Igreja e a nobreza feudal, nos quais os senhores comprometiam-se a proteger as terras e os bens do clero em troca dos títulos de nobreza.


2. (UFJF MG/2004) Leia atentamente o trecho abaixo.
“O medieval só conhecia um modo de modificar a ordem das coisas naturais: o milagre. A ideia de impossível não tinha lugar. Em princípio, tudo era possível. O universo estava completamente embebido de vontade divina. Nada deixava de ser viável, se estivesse de acordo com este fundamento que presidia o mundo e as vidas. O universo cotidiano estava inteiramente pontilhado por milagres, prodígios e maravilhas. Deus não era de modo algum algo remoto”.
(RODRIGUES, José Carlos. O corpo na História. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999, p. 44.)
A importância do aspecto religioso no modo como o homem medieval interpretava o mundo em que vivia demonstra o poder que a Igreja Católica detinha. Esse poder pode ser atribuído a diversos fatores, EXCETO:
a) ao crescimento do número de fiéis, fruto de um intenso processo de evangelização de populações que eram antes politeístas.
b) ao controle exercido sobre a produção intelectual deixada pela antiguidade e sobre as atividades de ensino.
c) ao papel de Instituição, alcançado pela Igreja, ao sobreviver ao fim político e administrativo do Império Romano do Ocidente.
d) à posição assumida pela Igreja, na defesa das camadas mais pobres da sociedade, contra a exploração do trabalho servil.
e) ao poderio econômico que a Igreja alcançou por meio das inúmeras doações recebidas, inclusive de terras.


3. (UNESP SP/2005) O homem medieval não buscava as grandes multidões urbanas, aceitava a dispersão da sociedade agrária e procurava a união intimista com Cristo. Os mais santos procuravam a solidão, uma vida de monakos – isolamento, em grego. O devoto abandonava as cidades para salvar sua alma.
(Flávio de Campos e Renan Garcia Miranda, Oficina de História: história integrada.)
Assinale a alternativa que contém apenas características da sociedade medieval presentes no texto.
a) Teocentrismo e ruralismo.
b) Teocentrismo e universalismo.
c) Teocentrismo e utopismo.
d) Antropocentrismo e cosmopolitismo.
e) Antropocentrismo e agrarismo.


4. (UNICAMP SP/2015) São mais ou menos constantes as queixas dos bispos e dos clérigos sobre a manutenção das práticas pagãs no mínimo até o século X. Um conjunto de práticas pagãs se mantém quase intacto, sem levar em conta festas públicas pagãs como a de 1º de janeiro, que sobreviveu durante muito tempo.
(Adaptado de Michel Rouche, "Alta Idade Média Ocidental", em Paul Veyne (org.), História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.504.)
Assinale a alternativa correta.
a) A crítica à institucionalização da Igreja, com a consolidação da hierarquia em torno do papa e dos bispos, teve sua principal manifestação na manutenção de práticas pagãs.
b) As práticas pagãs eram costumes de origem popular respeitados pelas ordens religiosas, como os beneditinos, mas criticados pelos bispos e pelo clero tradicional.
c) A diversidade de práticas religiosas era frequente na Alta Idade Média, apesar dos esforços institucionais do alto clero católico em combater as crenças populares e defender a unidade religiosa na Europa.
d) A presença do cristianismo não significou o desaparecimento de todas as práticas religiosas consideradas pagãs, pois algumas delas foram toleradas pela Igreja, como o sabá e as festas populares.


5. (UNIFOR CE/2003) No sistema feudal, o regime de trabalho baseava-se em relações servis. Os servos dependiam e eram mantidos sob a vigilância dos senhores feudais, a quem deviam prestar serviços e cumprir determinadas obrigações.
Dentre as obrigações impostas aos servos, encontram-se
I. a mita, um imposto cobrado sobre o uso das terras, dos utensílios e do maquinário de propriedade dos senhores feudais.
II. a corvéia, que destinava alguns dias da semana para o trabalho forçado e gratuito nas terras dos senhores feudais.
III. a talha, imposto que deveria ser pago com uma parte da produção agrícola obtida.
IV. os dízimos, taxas pagas pelo direito à moradia nos limites do feudo.
Está correto SOMENTE o que se afirma em:
a) I e III
b) II e III
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV


6. (UFTM MG/2004) A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem e outros, enfim, trabalham.
Estas três partes que coexistem não sofrem com a sua disjunção; os serviços prestados por uma são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo.
(Jacques Le Goff, A civilização do Ocidente medieval)
O texto revela:
a) a concepção tripartite da sociedade, que se baseava no controle da terra pelos que oram e nas atividades produtivas pelos que combatem e trabalham.
b) a interdependência entre suseranos e vassalos na sociedade feudal, baseada em direitos e deveres recíprocos e hereditários.
c) o predomínio da servidão nas relações de trabalho e da fragmentação do poder político, sob controle dos senhores feudais.
d) a justificativa eclesiástica para a divisão da sociedade feudal em grupos com funções definidas: clero, nobreza e trabalhadores.
e) a superioridade dos trabalhadores feudais, em sua maioria camponeses servos, que eram a condição da obra dos demais.


7. (UFTM MG/2004) O costume é que o camponês trabalhe todo o ano dois dias por semana na reserva, e três dias da Candelária à Páscoa. (...) Desde o início das lavras até ao S. Martinho, o camponês deve lavrar um acre semanalmente e fazer ele próprio a sementeira na reserva senhorial. Quando o rendeiro tiver cumprido todas as tarefas, ser-lhe-ão entregues os utensílios de que ele necessita para cultivar o seu manso.
(George Duby, A economia rural e a vida dos camponeses)
O texto do historiador descreve a situação dos rendeiros, na Idade Média da Europa, face à prestação
a) das banalidades.
b) do soldo.
c) das corveias.
d) das postagens.
e) das indulgências.


8. (FUVEST SP/2003) Perto do ano 1000, manifestações de medo foram verificadas em todo o Ocidente, como se o fim do milênio trouxesse consigo o fim dos tempos. Tal situação deve ser entendida como:
a) manifestação da crescente religiosidade que caracterizava a sociedade feudal.
b) indício do crescente analfabetismo das camadas populares e diminuição da religiosidade clerical.
c) decorrência da tomada do Império Bizantino pelos muçulmanos do norte da África.
d) traço típico de uma sociedade em transição que se tornava mais clerical e menos guerreira.
e) característica do momento de centralização política e de formação das monarquias nacionais.


9. (FUVEST SP/2005) Na representação que a sociedade feudal, da Europa Ocidental, deixou de si mesma (em textos e em outros documentos não escritos),
a) os nobres, por guerrearem, ocupavam o primeiro lugar na escala social.
b) as mulheres, quando ricas, ocupavam um alto lugar na escala social.
c) os clérigos, por orarem, ocupavam o segundo lugar na escala social.
d) os burgueses, por viverem no ócio, ocupavam um lugar médio na escala social.
e) os camponeses, por labutarem, ocupavam o último lugar na escala social.


10. (Mackenzie SP/2006) Compreende-se feudalismo como um sistema de organização econômica, política e social, que vigorou na maior parte da Europa, entre os séculos IX e XV, e que se fundou essencialmente na propriedade da terra e nas relações de vassalagem.
Das características apresentadas abaixo, assinale aquelas que são próprias desse sistema.
I. Hierarquização da sociedade em ordens ou estados: clero, nobreza e terceiro estado.
II. Grande mobilidade social, proporcionada pelas oportunidades frequentes de enriquecimento, sobretudo graças ao comércio.
III. Predominância do trabalho escravo sobre o servil, e recorrência ao emprego de mão-de-obra assalariada, nas épocas de crise.
IV. Relações suserano-vassálicas baseadas nos juramentos de fidelidade e obediência.
V. Atividades artesanais organizadas e regulamentadas por grêmios e corporações.
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas I, IV e V.
d) Apenas III, IV e V.
e) Apenas II, III e IV.


11. (UECE/2004) Marque a opção que contém fato(s) ocorrido(s) no processo histórico da Alta Idade Média:
a) o movimento das cruzadas e a retomada da unidade política na Europa;
b) o fim da unidade política e o declínio das atividades do comércio;
c) a valorização do legado cultural greco-romano nas universidades;
d) o renascimento comercial e urbano na maioria dos estados.


12. (UESPI/2004) A sociedade feudal tinha uma hierarquia social rígida, onde o clero e a nobreza gozavam de privilégios especiais. Com relação aos servos, podemos afirmar que:
a) não tinham privilégios; tinham o status jurídico de escravos.
b) pagavam tributos apenas às ordens religiosas mais ricas.
c) tinham liberdade para mudar de senhor quando desejassem.
d) prestavam serviços gratuitos aos senhores e pagos, à Igreja Católica.
e) recebiam proteção do seu senhor, em caso de guerra.


13. (UFAC/2002) Enquanto sistema econômico, social, político e cultural que prevaleceu na Europa, durante o período intitulado pelos historiadores como Idade Média, o feudalismo com sua diversificada formação, recebeu influência de vários povos, entre os quais os romanos.
Assim, dentre as principais influências da civilização romana, para a formação da sociedade feudal, é possível destacar:
a) O Comitatus, as Villas e o Colonato.
b) O Comitatus, o Direito Consuetudinário e o Cristianismo.
c) O Cristianismo, as Villas e o Colonato.
d) O Cristianismo, o Direito Consuetudinário e o Colonato.
e) O Cristianismo, o Comitatus e o Colonato.


14. (UFAC/2004) Na hierárquica sociedade feudal, além dos servos e dos senhores que predominavam enquanto camadas (estamentos), sobre as quais incidia pouca ou nenhuma mobilidade, fundamentalmente, na perspectiva de ascensão social, é possível, ainda, destacar as seguintes condições sociais:
a) Alto Clero, Baixo Clero, Homens Livres e Vilões.
b) Escravos, Vilões, Ministeriais e Clero (alto e baixo).
c) Vilões, Servos da Gleba, Baixo Clero e Mercadores.
d) Mercadores, Vassalos, Vilões e Servos da Gleba.
e) Homens Livres, Servos da Gleba, Vilões e Clero (alto e baixo).


15. (UFAM/2005) O fator básico determinante da posição social do indivíduo na sociedade feudal era:
a) O contrato feudo-vassálico.
b) A submissão à Igreja Católica.
c) A propriedade ou posse da terra.
d) A origem romana ou bárbara.
e) Estatutos de Oxfod.


16. (UFJF MG/2005) Os versos ao lado demonstram como a sociedade feudal era estruturada a partir de relações de dependência pessoal. Leia-os com atenção.
“Se, o meu senhor for morto, eu quero que me matem,
Se ele for enforcado, enforcai-me com ele,
Se ele for posto na fogueira, quero ser queimado,
E, se ele se afogar, lançai-me à água com ele.”
Citado em BLOCH, M. A sociedade feudal. Lisboa: Setenta, 1989.
A respeito desta sociedade, é INCORRETO afirmar que:
a) o soberano mantinha um papel predominantemente simbólico, mas, na verdade, exercia o seu poder de fato como senhor feudal de suas próprias terras.
b) os servos, que recebiam de seus senhores os lotes de terra para produzirem, estavam, em contrapartida, submetidos a uma série de taxas como a talha e as banalidades.
c) os suseranos e os vassalos estavam ligados entre si por uma relação de dependência e de obrigações mútuas a serem cumpridas.
d) os vilões, descendentes de pequenos proprietários rurais de origem romana, dependiam da proteção dos grandes proprietários de terra.
e) a sociedade se dividia, basicamente, em duas ordens dependentes entre si: uma reunia os indivíduos descendentes dos romanos e a outra os dos germânicos.


17. (PUC RS/2006) Considere as afirmativas abaixo, sobre a estrutura política do feudalismo na Europa Ocidental.
I. O rei, ao doar terras a um nobre, em geral não outorgava direitos sobre a população habitante daquela terra, que ficava submetida à justiça real.
II. O vassalo, nobre que recebia terras de seu suserano, devia a este obrigações, tais como serviço militar, hospedagem e contribuição para o dote e armação de seus filhos.
III. As relações de suserania-vassalagem limitavam-se ao rei e aos nobres mais ricos do reino, não se estabelecendo nas relações entre os nobres mais ricos e os menos poderosos.
IV. A figura do rei conservou seu caráter sagrado, em geral confirmado pela unção recebida do Papa no ato de sua coroação.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.


18. (UFPA/2005) São Bento de Núrsia, funda, no século VI, o Mosteiro de Monte Cassino, na Itália, que tinha como regra “Ora et labora” (ore e trabalhe). “O ócio é inimigo da alma. Assim, os irmãos devem estar ocupados, em tempos determinados, no trabalho manual e em horas determinadas também, à leitura divina.”
SÃO BENTO, citado por FROHLICH, R. Curso Básico de História da Igreja. São Paulo, Paulinas, 1987, p.46.
As diferentes experiências religiosas, no século VI, oriundas de um mosaico muito variado de expressões pagãs e cristãs, anunciavam um tempo de:
a) redenção, isto porque a noção de salvação é o elemento constitutivo da promessa do cristianismo.
b) reclusão. A expectativa de salvação só seria dada com a negação da vida mundana onde só se encontra a tentação.
c) abdução. Somente com a negação do espírito se poderia alcançar a plena satisfação material por meio do trabalho e da oração.
d) superação. A vontade de viver todos os prazeres era acolhida nos conventos para santificar a carne.
e) segregação. A ausência de contato entre o mundo secular e o mundo espiritual era a única garantia de eleição ao paraíso.


19. (UFPA/2005) Leia os textos e responda:
TEXTO 1
“Recolhamos as excelentes palavras que pronunciaram ... Poderíamos receber dos gregos muitas coisas que nos dão forças contra os gregos.” São João Damasceno, Da Fé Ortodoxa, séc. VIII.
TEXTO 2
“Eu não procuro compreender para crer, creio para compreender pois não poderia compreender se não acreditasse.”
Santo Anselmo, 1033-1109.
TEXTO 3
“Não quero ser filósofo se for para me opor a Paulo, não quero Aristóteles se isso me separar de Cristo.”
Abelardo, 1079-1142.
Os trechos acima, retirados de obras e documentos do período medieval, nos permitem dizer sobre o cristianismo do medievo europeu:
a) O pensamento cristão, a partir de sua base de tradição judaica, opunha-se ao pensamento filosófico grego da Antiguidade Clássica.
b) O cristianismo do medievo europeu contribuiu para o obscurantismo e o empobrecimento do conhecimento filosófico, sendo o pensamento aristotélico expurgado da filosofia cristã, defendida por São Tomás de Aquino, conhecida como Tomismo.
c) Fazendo defesa da supremacia da fé sobre a razão como dogma do cristianismo, a Igreja Católica, incorporava as bases filosóficas do pensamento grego ao pensamento cristão medieval, tal como haviam sido formuladas por Platão e Aristóteles.
d) A filosofia grega constituiu-se em importante influência junto ao cristianismo medieval, ainda que sofrendo a cristianização do pensamento de seus mais influentes filósofos, entre os quais Aristóteles.
e) A recusa por parte dos pensadores cristãos do medievo europeu em aceitar os pensamentos e as obras da filosofia grega contribuiu para a separação da Igreja cristã do Oriente da Igreja de Roma, haja vista a forte influência do pensamento grego junto à fé cristã ortodoxa.


20. (UFRRJ/2005) “O sistema feudal formou-se de maneira lenta. Suas origens estruturais encontram-se nas sociedades romana e germânica, cuja fusão e transformação se processaram ao longo da Alta Idade Média. Foi então que se deu a passagem do escravismo ao feudalismo, entre os séculos IV e X.”
(Aquino, Rubim Santos de et alli. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980)
Assinale a única alternativa que caracteriza corretamente o sistema feudal:
a) “Regime marcado pela concentração de amplos poderes nas mãos de um monarca, cuja autoridade se sustentava na pluralidade religiosa”;
b) “Sociedade escravista, composta de duas classes essenciais: de um lado, os grandes proprietários de terras e de escravos; de outro os escravos”;
c) “Produção econômica destinada à subsistência, procurando-se a autossuficiência, ou seja, adaptando-se a produção ao consumo (ou inversamente)”;
d) “Utilização constante de máquinas e maior divisão técnica do trabalho com o consequente aumento da produção e da produtividade”;
e) “As massas trabalhadoras controlam os meios de produção e o poder político e econômico com a imposição da ditadura do proletariado”.


21. (UEM PR/2006) Sobre a cultura e o saber na Europa Ocidental durante a Idade Média, assinale o que for incorreto:
a) Naquele período, produziu-se um tipo de conhecimento chamado de escolástico, que procurou harmonizar a razão com a fé.
b) A Idade Média foi fortemente influenciada pelo teocentrismo cultural, que é a subordinação do conhecimento do mundo às leis de Deus.
c) Pensadores racionalistas como Giordano Bruno (1548-1600), por exemplo, foram grandes defensores das explicações religiosas medievais sobre o universo.
d) Dante Alighieri foi um dos grandes escritores medievais. Ele escreveu a Divina Comédia, obra de ficção na qual descreve sua própria viagem ao inferno, ao purgatório e ao paraíso.
e) A Inquisição (ou Santo Ofício) era encarregada de reprimir, na Idade Média, qualquer desvio dos dogmas religiosos defendidos pela Igreja Católica.


22. (UEPB/2006) A Igreja Católica teve um papel central na sociedade medieval, tanto no plano material quanto nos domínios espirituais. Sobre o poder da Igreja é correto afirmar:
a) A intromissão da Igreja nos assuntos temporais despertou a fúria de vários reis que, em reação, tentaram determinar as áreas espirituais como de influência da Igreja.
b) A autoridade do bispo de Roma teve como base os argumentos extraídos dos Evangelhos, nos quais o apóstolo João foi nomeado chefe fundador da Igreja.
c) A ruralização da economia, na baixa Idade Média, deslocou a Igreja para o campo, transformando bispos e abades em poderosos senhores feudais.
d) O domínio do conhecimento pela Igreja permitiu que o clero alçasse cargos públicos, o que aos poucos favoreceu o conflito com os reis.
e) O título “Papa” foi empregado pela primeira vez por Teodósio, que oficializou o cristianismo como religião no Império Romano.


23. (UFRN/2006) Nas regras que orientavam a vida dos monges, São Bento (480-543), fundador do monasticismo ocidental, prescrevia:
Ora et labora – ora e trabalha.
O ócio é o inimigo da alma. Assim os irmãos devem estar ocupados, em tempos determinados, no trabalho manual, e em horas determinadas também à leitura divina. [...] Aos irmãos doentes e de saúde frágil dar-se-á um serviço ou um trabalho apropriado, de maneira que não fiquem ociosos.
FRÖHLICH, Roland. Curso básico de história da Igreja. São Paulo: Paulinas, 1987. p. 46.
Comparando-se as percepções sobre o trabalho expressas no documento acima com aquelas que eram dominantes na Grécia Antiga, é correto afirmar:
a) as concepções da regra beneditina favoreciam a ociosidade e a guerra na sociedade cristã, diferentemente dos ideais gregos, que incentivavam o trabalho em todas as classes sociais.
b) os ideais da vida monástica valorizavam o trabalho e enalteciam sua importância para a salvação eterna, diferentemente da concepção grega, que via o trabalho como atividade própria de seres inferiores.
c) os princípios da regra beneditina reafirmaram os conceitos sobre o trabalho que tinham sido defendidos na Grécia Clássica, reservando aos monges apenas o serviço divino.
d) as orientações dos monges beneditinos perpetuaram o regime escravocrata grego, durante a Idade Média, no Ocidente, uma vez que os religiosos deveriam dedicar-se apenas às orações.


24. (UFAM/2006) Da Sociedade Feudal europeia é correto afirmar que
a) Possuía uma estrutura social imóvel, não admitindo mobilidade entre as três camadas (guerreiros, sacerdotes e trabalhadores) que a estruturavam
b) Foi marcada pela expansão dos preceitos religiosos cristãos e pelo fortalecimento da Igreja no Ocidente
c) Foi marcada pelo total desaparecimento das cidades e consequente concentração da população nos feudos
d) A concentração do poder nas mãos dos senhores feudais descentralizou a estrutura de poder e inviabilizou o surgimento de reinados e monarquias
e) A autossuficiência dos feudos foi a principal responsável pelo desaparecimento do comércio, existindo este apenas em escala local.


25. (UFPA/2006) “Na civilização deste tempo [Medieval] o campo é tudo. Vastas regiões, a Inglaterra e quase toda a Germânia, não têm uma única cidade.” (Georges Duby. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: edições 70, 1987, volume 1, p. 19). Sobre o universo do trabalho no campo no mundo feudal, é correto afirmar que
a) o camponês estava preso ao poder político e social centralizado pelo rei, o qual, de seu castelo, controlava, de forma absoluta, a vida e o trabalho de seus suseranos e vassalos.
b) a servidão atrelada à terra e aos senhores feudais decorre do enfraquecimento das cidades pelas guerras e pelos saques que marcaram o fim do Império Romano.
c) as cidades foram devassadas pela peste negra e os camponeses fugiram para o campo, tornando-se servos dos senhores feudais.
d) As cidades eram lugares perigosos e repletos de doenças e ataques, onde o comércio era insignificante, e o campesinato numeroso e marcado pela relação escravista.
e) o camponês fugia para as cidades medievais, para escapar do domínio dos senhores feudais, que atacavam as cidades, fazendo-as alvo de guerra.

Postar um comentário

0 Comentários