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QUESTÕES SOBRE FEUDALISMO III



1. (Mackenzie SP/2002) Assinale a alternativa que apresenta as dificuldades enfrentadas pela igreja medieval para manter a homogeneidade da doutrina cristã.
a) O relacionamento com a igreja do oriente, que foi responsável pela formulação de dogmas religiosos teocêntricos contrários ao pensamento cristão.
b) O surgimento de seitas, facções ou orientações – as chamadas heresias – que, embora fundadas em princípios cristãos, eram contrárias à doutrina oficial da Igreja.
c) A formulação de novas doutrinas religiosas, opostas ao pensamento dogmático, por sacerdotes como Tomás de Aquino, responsável pela quebra da disciplina clerical.
d) A adaptação do pensamento aristotélico aos dogmas de Santo Agostinho, o que se tornou a base da filosofia escolástica, doutrina oficial da igreja medieval.
e) A ausência de uma estrutura centralizada que coordenasse a ação dos bispos, arcebispos e abades, que tinham a liberdade de criar ordens religiosas independentes do Vaticano.


2. (FUVEST SP/1991) O sistema feudal caracterizou-se:
a) pela inexistência do regime de propriedade da terra, predomínio da economia de comércio e organização da propriedade pública.
b) pelo cultivo da terra por escravos com produção intensiva e grandes benefícios para os vassalos.
c) pela aplicação do sistema assalariado e trabalho forçado dos vilões nas pequenas propriedades senhoriais.
d) pela divisão da terra em pequenas propriedades e utilização de técnicas avançadas de cultivo.
e) pela propriedade senhorial da terra, regime de trabalho servil e bases essencialmente agrárias.


3. (FUVEST SP/1993) “O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época infinitamente perturbada. Em certa medida, ele nasceu dessas mesmas perturbações. Ora, entre as causas que contribuíram para criar ou manter um ambiente tão tumultuado, algumas existiram completamente estranhas à evolução interior das sociedades europeias.”
(Marc Bloch, A Sociedade Feudal)
O texto refere-se:
a) às invasões dos turcos, lombardos e mongóis que a Europa sofreu nos séculos IX e X, depois do esfacelamento do Império Carolíngio.
b) às invasões prolongadas e devastadoras dos sarracenos, húngaros e vikings na Europa, nos séculos IX e X (ao Sul, Leste e Norte respectivamente), e depois do esfacelamento do Império Carolíngio.
c) às lutas entre camponeses e senhores no campo e entre trabalhadores e burgueses nas cidades, impedindo qualquer estabilidade social e política.
d) aos tumultos e perturbações provocadas pelas constantes fomes, pestes e rebeliões que assolavam as áreas mais densamente povoadas da Europa.
e) à combinação de fatores externos (invasões e introdução de novas doutrinas e heresias) e internos (escassez de alimentos e revoltas urbanas e rurais).


4. (Unievangélica GO/2015) A sociedade feudal caracterizou-se, entre outros aspectos, pela existência de
a) relações servis de produção, em que a maioria da população urbana ficava subordinada juridicamente aos senhores.
b) mobilidade social dentro da estrutura básica, constituída por senhores feudais, nobreza e clero, servos e vilões.
c) trabalho livre, que garantia ao pequeno camponês a possibilidade da reprodução de sua força de trabalho e algum ganho.
d) fragmentação do poder político, economia com tendência à autossuficiência e baseada na produção agrícola.


5. (FUVEST SP/1996) Sobre o feudalismo no Ocidente, é correto afirmar que:
a) nasceu na Idade Média, mas sobreviveu ao fim desta época, como demonstram sua difusão pelas Américas, espanhola e portuguesa, e sua permanência na Europa, ao longo do período moderno.
b) seu período de incubação, entre os séculos IV e VIII, e de decadência, entre os séculos XIV e XVI, foram quase tão longos, quanto seu próprio período de plenitude (séculos IX e XIII).
c) não tria se desenvolvido, não fossem a expansão árabe e, depois, a presença das demais civilizações orientais, que obrigaram a Europa a se isolar e construir sua própria identidade.
d) foi um sistema não original, pois também existiu em lugares como a Ásia Menor, durante o Império Bizantino, certas regiões da África, antes da colonização, e no Japão, na era Tokugawa.
e) foi um modo de produção inferior ao escravista romano, pois, se este produziu a riqueza do Império, aquele muito pouco teve a ver com a riqueza das cidades da Baixa Idade Média.


6. (ACAFE SC/1998) Analise as proposições sobre o período da História conhecido como Idade Média.
I. As Cruzadas simbolizaram os ideais de "Guerra Santa" e resistência às invasões bárbaras do século V d.C.
II. A atividade comercial, em contraste com a fragmentação política, continuou a crescer durante todo o período.
III. O feudalismo marcou preponderantemente as relações de poder entre senhores e servos.
IV. A Igreja Católica não era um Estado constituído, possuindo terras apenas nos diversos reinos europeus.
V. As heresias eram movimentos de contestação religiosa que, por vezes, ganharam contornos sócio-políticos.
A alternativa que contém apenas afirmações VERDADEIRAS é:
a) I - III - V
b) I - II - lV
c) III - V
d) IV - V
e) II - III - IV


7. (ACAFE SC/1999) Sobre o feudalismo, sistema político e social que perdurou na Idade Média, a alternativa FALSA é:
a) A economia feudal era essencialmente agrária, resultando numa sociedade ruralizada.
b) A cultura teocêntrica norteava vários aspectos da sociedade medieval.
c) Tinha um poder político forte e centralizado na figura do monarca feudal.
d) As cruzadas, fugindo de sua pretensão inicial, colaboraram para o renascimento comercial europeu.
e) A Inquisição, iniciada na Idade Média, teve como função zelar pelos dogmas da Igreja Católica.


8. (ACAFE SC/2000) Sobre o feudalismo, é FALSO afirmar:
a) O servo tinha por obrigação trabalhar gratuitamente, alguns dias da semana, nas terras exclusivas do seu senhor. Era a corveia.
b) As ideias mercantilistas e econômicas do Império Romano contribuíram, decisivamente, para a implantação da estrutura feudal.
c) O feudo tinha um caráter autossuficiente, procurando produzir praticamente tudo de que necessitava.
d) Os senhores formavam seus feudos de maneira autônoma, concentrando funções administrativas, jurídicas e militares.
e) Para combater uma série de doutrinas e crenças que julgavam heréticas, a Igreja Católica criou os Tribunais da Inquisição.


9. (UNESP SP/2001) Há mil anos atrás, em partes da Europa, vigorava o sistema feudal, cujas principais características foram:
a) sociedade hierarquizada, com predomínio de uma economia agrária, que favoreceu intensa troca comercial nos burgos e cidades italianas.
b) fraca concentração urbana, com predomínio da economia agrária sob a organização do Estado monárquico, apoiado pelo clero e pela burguesia.
c) poder do Estado enfraquecido, ritmo de trocas comerciais pouco intenso, uso limitado da economia monetária, predominando uma sociedade agrária.
d) ampliação do poder do Estado, uma sociedade organizada em três camadas – clérigos, guerreiros e trabalhadores – e predomínio da economia rural.
e) intensificação da produção agrícola pelo uso da mão-de-obra de servos e escravos, poder descentralizado e submissão dos burgos ao domínio da Igreja.


10. (UNIFOR CE/1998) Algumas instituições foram básicas na organização do feudalismo, como o direito consuetudinário e o comitatus. Essas foram contribuições dos:
a) hunos.
b) celtas.
c) eslavos.
d) germanos.
e) romanos.


11. (UNIFOR CE/1998) Dentre as características do feudalismo destaca-se
a) a supremacia dos clérigos e nobres que tinham a posse das terras.
b) uma estrutura organizada a partir da evolução das instituições romanas e bizantinas, como a única alternativa de oposição às invasões germânicas.
c) o exercício da hegemonia ideológica e cultural da época pelos senhores feudais.
d) uma vida social agitada, devido à alta produtividade econômica, quer no processo do trabalho agrícola, quer no processo de trabalho artesanal.
e) a forte centralização política nas mãos dos reis absolutistas.


12. (UNIFOR CE/1998) O feudalismo é caracterizado pela economia:
a) agrária, intensa mobilidade social e Estado centralizado.
b) monetarizada, exploração burguesa da terra e mentalidade fortemente religiosa.
c) autossuficiente, cultura clericalizada e Estado monárquico forte.
d) agrária, servidão e fragmentação política.
e) agrária, laços de vassalagem e centralização política.


13. (UNIFOR CE/1999) O clima de insegurança que atingiu as populações europeias, durante a Alta Idade Média, aprofundou a dependência entre as pessoas e deu origem às relações feudo-vassálicas.
Sobre essas relações pode-se afirmar que
I) ao receber um feudo, o vassalo ficava sujeito ao pagamento de vários impostos tais como a corvéia, a talha e as banalidades.
II) o vassalo assumia o compromisso de ser fiel, prestar serviço militar, oferecer hospedagem, comparecer ao tribunal dos iguais e contribuir para o dote das filhas e dotar de armas os filhos do suserano.
III) deram origem a uma hierarquia na qual o mais alto suserano era o Rei e o mais baixo, o Papa.
IV) eram concretizadas numa cerimônia religiosa que compreendia a homenagem e a investidura.
V) se originaram de antigas instituições romanas e germânicas, como o clientelismo e o benefício.
São corretas SOMENTE:
a) I, III e IV
b) I, III e V
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) II, IV e V


14. (FGV/2005) (…) apesar de flutuações no tempo e desigualdades regionais, a população da Europa Ocidental passou de 18 milhões de pessoas por volta do ano 800, para 22 (em torno do ano 1000), quase 26 (ano 1100), mais de 34 (ano 1200) e mais de 50 (cerca do ano 1300). Apesar de paralelamente ter havido o desbravamento, a conquista e a ocupação de vastos territórios, a densidade populacional quase dobrou de fins do século VIII a fins do século XIII.
(Hilário Franco Jr., O feudalismo)
Sobre o crescimento demográfico, apresentado no texto, é correto afirmar que:
a) foi consequência direta da manutenção de um clima sempre muito úmido e quente, além dos fortes fluxos migratórios oriundos do norte da África, desde o século VII, trazendo mão-de-obra abundante e qualificada.
b) devido à passagem da servidão para a escravidão – por meio de um processo longo e progressivo –, melhoraram de maneira considerável as condições de vida dos trabalhadores rurais e urbanos a partir do século X.
c) apesar da diminuição da produtividade e da quantidade das terras agriculturáveis, houve o aumento da resistência da população europeia a várias doenças contagiosas, além de um importante avanço nas práticas médicas.
d) tem uma forte ligação com o incentivo para o aumento da natalidade patrocinado pela Igreja Católica, desde o século IX, como mecanismo de defesa contra o avanço da presença árabe no sul da Europa e norte da África.
e) entre outros fatores, há a ausência de epidemias no Ocidente entre os séculos X e XIII, os limites da guerra medieval – recorrente, mas pouco destruidora – e as inovações técnicas que favoreceram o aumento da produção agrícola.


15. (UNIFOR CE/2004) A Igreja ocupou papel fundamental na sociedade feudal, não só por ser grande proprietária de terras, mas também por ter moldado toda a concepção de mundo que permeava as camadas sociais. Todo esse poder da Igreja sobre as terras e sobre a mentalidade pode ser explicado pelo fato de ter
I. sido ela a única instituição que manteve intacta sua organização, sendo capaz de sobreviver entre as ruínas do mundo antigo.
II. estabelecido as relações de suserania e vassalagem através da introdução dos princípios de juramento de fidelidade.
III. contribuído para a formação das principais estruturas que entraram na composição do feudalismo como o colonato.
IV. mantido um ideal de unidade e universalidade, ao impor o conceito de cristianismo.
É correto o que está afirmado SOMENTE em:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) III e IV
e) II, III e IV


16. (FURG RS/2005) Em relação ao domínio senhorial (feudo), pode-se afirmar que
a) se trata da unidade básica de produção.
b) engloba o castelo do senhor feudal e a área circunvizinha.
c) o conjunto se organiza numa unidade econômica quase totalmente autossuficiente.
d) o senhor feudal (suserano) deve garantir ao camponês (vassalo) ajuda e proteção contra ameaças externas.
e) todos os itens estão corretos.


17. (UNIFOR CE/2005) Tradicionalmente, denomina-se Idade Média o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, no século V, e a invasão de Constantinopla pelos turcos otomanos, no século XV.
Nesse intervalo de tempo, a Europa viveu o desenvolvimento do feudalismo que:
I. foi marcado pela criação de um sistema de leis básicas que garantia o poder do monarca e a submissão dos escravos e colonos a seus senhores.
II. se caracterizou por ter uma estrutura social baseada na dependência pessoal e uma economia essencialmente agrária.
III. foi marcado por governos clericais considerados autocráticos e burocráticos uma vez que controlavam todo o sistema político e religioso.
IV. resultou da decadência da sociedade escravista romana e da integração dos chamados povos bárbaros, particularmente os germanos.
V. entraram em sua composição as principais estruturas romanas: as vilas romanas, o colonato e o cristianismo.
É correto o que está afirmado SOMENTE em
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) I, IV e V
d) II, III e V
e) II, IV e V


18. (UEPB/2005) (…) Menocchio falou do “Deus único que fez o céu e a terra”. Na verdade, para ele, Deus não fez nada, da mesma forma que seu capataz, o Espírito Santo, nada fez também. Quem pôs mãos a obra na criação do mundo” foram os “feitores”, os “trabalhadores” - os anjos. E os anjos, quem os tinha feito? A Natureza: “Produzidos pela Natureza da mais perfeita substância do mundo, assim como os vermes nascem do queijo(...)
Trecho extraído do Livro O QUEIJO E OS VERMES- O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição, de Carlo Ginzburg.
Companhia das Letras. São Paulo. pág. 136
Tomando como referência o texto acima, marque a alternativa correta:
a) Não se verifica uma incompatibilidade entre o discurso de Menocchio com a cosmovisão imposta pela Igreja na sociedade medieval.
b) É imperceptível, na fala do moleiro, qualquer conotação materialista que pudesse provocar a reação dos inquisidores.
c) A linguagem conotativa do comentário evidencia o propósito exclusivamente literário do interrogado, célebre trovador em sua época.
d) O conteúdo materialista do seu comentário se opõe à doutrina que o Santo Ofício tinha a tarefa de preservar.
e) A declaração feita aos inquisidores deixa clara a crença do moleiro nos ensinamentos promovidos pela Santa Madre Igreja.


19. (UEPB/2005) Leia o texto abaixo transcrito, atribuído a um trovador do século XII e marque a alternativa correta:
“Muito me agrada o alegre tempo de Páscoa que faz chegar as folhas e as flores; e agrada-me ouvir a alegria das aves que fazem ressoar os seus cantos pelo arvoredo. Mas também me agrada(...) quando vejo fortes castelos cercados E as sebes destruídas e tombadas E o exército na margem, toda rodeada de fossos, com uma linha de robustas estacas entrelaçadas...
Clavas, espadas, elmos de cores, escudos, vê-lo-emos feitos em pedaços desde o começo do combate E muitos vassalos feridos(...) E quando entrar no combate, que cada homem de boa linhagem não pense senão em partir cabeça e braços; pois mais vale morto do que vivo e vencido. (...)
a) A religiosidade medieval impedia os homens de se dedicarem às competições militares e principalmente à deflagração da guerra.
b) A mentalidade ecológica da sociedade medieval inibia a realização das guerras, responsáveis pelo impacto ambiental que destruía as flores e calava os pássaros.
c) As trovas eram invenções poéticas que não correspondiam à realidade, sendo o texto acima referido uma evidência disso.
d) Constitui fato histórico o caráter militar da sociedade medieval, embora seja equívoco relacionar seus valores bélicos com a concepção de bravura dos antigos guerreiros grecolatinos.
e) A valorização da guerra na sociedade feudal era tão evidente que chegou a penetrar nas consciências e atingir a sensibilidade dos cronistas e poetas.


20. (UEPB/2005) O século V marca o início da Idade Média, período que se estende por mil anos da vida europeia.
Considere as proposições a seguir:
I. Na Alta Idade Média os núcleos urbanos eram ilhas na imensidão da floresta europeia, cenário tão importante que a relação dos homens com as árvores se refletia em suas vidas desde a luta pela sobrevivência até à noção de estética e do sagrado.
II. Na sociedade medieval a propriedade da terra se completava através do poder do senhor feudal sobre seus servos, trabalhadores com baixo nível de produtividade.
III. As ferramentas de ferro nos primeiros séculos da Idade Média eram exceções num universo tecnológico baseado na madeira.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) Todas estão corretas.


21. (FUVEST SP/2006) Segundo o historiador Robert S. Lopez (A Revolução Comercial da Idade Média 950-1350), “o estatuto dos construtores das catedrais medievais representava um grande progresso relativamente à condição miserável dos escravos que erigiram as Pirâmides e dos forçados que construíram os aquedutos romanos”. As catedrais medievais foram construídas por:
a) artesãos livres e remunerados.
b) citadinos voluntários trabalhando em mutirão.
c) camponeses que prestavam trabalho gratuito.
d) mão-de-obra especializada e estrangeira.
e) servos rurais recompensados com a liberdade.


22. (UEPB/2003) Considere as proposições a seguir:
I. No feudalismo, as relações sociais de produção processam-se em torno da terra, uma vez que acontecem sobre uma economia predominantemente agrícola.
II. Na maneira de produzir feudal, os trabalhadores têm direitos de ocupação e usufruto da terra. No entanto, a propriedade desta pertence aos senhores feudais.
III. Sobre a base econômica feudal, repousam laços de natureza pessoal não apenas entre senhores e servos, mas também envolvendo indivíduos representantes das classes dominantes.
Qual das alternativas está correta?
a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas a I
d) Apenas a III
e) Todas estão corretas


23. (UEPB/2003) (…) A casa de Deus, que acreditavam uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros enfim, trabalham. Estas três partes que coexistem não suportam ser separadas. Os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto. Por conseguinte, este triplo conjunto não deixa de ser um; e é assim que a lei pode triunfar, e o mundo gozar em paz.
Adalbéron de LaonDUBY, G. O Ano Mil. Lisboa Edições 70 p. 179–80 e 192.
Tomando como referência o texto acima, assinale as proposições compatíveis com o seu conteúdo.
I. O discurso da Igreja Católica evidenciava a intenção de separar o nível espiritual das hierarquias socioeconômicas.
II. A ruptura da unidade é apenas funcional; de certo modo as divisões a que se submete a sociedade dos homens, fortalece ainda mais a noção de unidade.
III. O universo tripartite do clero, da nobreza e do povo constituir na sociedade medieval, o reflexo da Santíssima Trindade no plano celestial.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas II
d) Apenas III
e) Todas estão corretas


24. (Mackenzie SP/2006) A Europa medieval caracterizou-se por um tipo de formação social conhecido como feudalismo, sistema que vigorou fundamentalmente entre os séculos IX e XIV.
Assinale a alternativa que apresenta algumas de suas características.
a) Igualdade social e jurídica, e forte centralização política dos reinos.
b) Predomínio das relações escravistas de produção e descentralização política.
c) Intensa atividade comercial urbana e economia de subsistência.
d) Sujeição dos camponeses aos nobres e hierarquização da sociedade em ordens.
e) Ampla monetarização da economia e trabalho servil.


25. (UFRN/2003) Durante a Idade Média, a Igreja influenciou profundamente o pensamento da Europa Ocidental. Nesse sentido, MOTA e BRAICK analisam:
O clero sempre procurou transformar os temores do mundo em receios da vida eterna. O peso da violência, o medo do sexo e da morte, eis alguns ingredientes do período capazes de criar nos indivíduos uma culpa surda e servir de obstáculo à felicidade dos homens. O medo do inferno se revelava mais forte que a crença na salvação: afinal, os diabos são seres terríveis, sempre à espreita. Contra eles a Igreja apresentou protetores capazes de neutralizar os projetos dos demônios e ao mesmo tempo de ajudar as pessoas no seu dia-a-dia.
Adaptado de: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997. p. 69.
A leitura do fragmento nos conduz a afirmar que na Idade Média:
a) os homens e as mulheres, em sua grande maioria, eram contrários à noção de felicidade imposta pela liderança da Igreja, mas a aceitavam com medo das punições.
b) a igreja católica pregava que para atingir a vida eterna era necessário trabalhar arduamente e acumular riqueza, sinal da bênção divina.
c) o clero pretendia unificar todas as religiões, enfraquecendo o poder do demônio e ajudando as pessoas a conquistarem a salvação eterna.
d) a Igreja concebeu a existência de santos e anjos para frustrar os projetos do diabo, tais como a doença, a esterilidade da terra e dos rebanhos e as catástrofes naturais.


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