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QUESTÕES SOBRE FEUDALISMO I



1. (FEI SP/2000) Sobre os conceitos de escravidão e de servidão, podemos afirmar:
I) São sinônimos e significam a submissão total de um indivíduo a outro.
II) A escravidão implica na transformação da pessoa em bem, o que significa que ela pode ser vendida, comprada, alugada etc. Isso já não ocorre com o servo.
III) A servidão existiu em toda a Europa durante o período medieval e, na Europa Oriental e na Rússia, sobreviveu até meados do século XIX.
a) apenas I está correta.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) apenas III está correta.
e) apenas II está correta.


2. (FATEC SP/2006) Sobre a Paz de Deus e a Trégua de Deus, estabelecidas a partir dos séculos X e XI, na Europa Ocidental, é correto afirmar:
a) eram tentativas de os poderes eclesiásticos controlarem as ações da nobreza.
b) representaram uma política de tolerância religiosa com relação aos judeus e bizantinos.
c) eram movimentos inspirados nas pregações de São Francisco de Assis.
d) eram formas de reação às ações militares desenvolvidas na Península Ibérica.
e) eram manifestações heréticas contrárias à política belicista da Igreja de Roma.


3. (ESPM/2014) O próprio Deus quis que entre os homens alguns fossem senhores e outros servos, de modo que os senhores veneram e amam a Deus, e que os servos amam e veneram o seu senhor, seguindo a palavra do apóstolo; servos, obedecei vossos senhores temporais com temor e apreensão; senhores, tratai vossos servos de acordo com a justiça e a equidade.
(Marvin Perry. Civilização Ocidental: Uma História Concisa)
A partir da leitura do texto é possível assinalar que a respeito da ordem social feudal, o clero:
a) propugnava por uma sociedade dinâmica e de camponeses questionadores.
b) afirmava que os direitos e deveres das pessoas não dependiam de sua posição na ordem social.
c) rebatia a avaliação de que a vontade de Deus tivesse qualquer relação com a ordem social.
d) considerava que a sociedade funcionava bem quando todos aceitavam sua condição e desempenhavam o papel que lhes era atribuído.
e) era o maior interessado em questionar a ordem social injusta do feudalismo.


4. (FUVEST SP/1998) “Assim, pois, a cidade de Deus que é tomada como una, na realidade tripla. Alguns rezam, outros lutam, outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos da outras duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais”.
O trecho acima, escrito em 998 d.C., representa:
a) um ataque à representação do Deus uno, defendida pelos monofisistas.
b) uma justificativa funcional das diferenças sociais no mundo medieval.
c) um retorno às concepções de Santo Agostinho, que opunha à cidade de Deus a cidade dos homens.
d) uma descrição da estrutura social de Roma, sede do papado e considerada a cidade de Deus.
e) uma crítica à desigualdade entre os homens, pois estes são considerados iguais perante Deus.


5. (FUVEST SP/2001) A economia da Europa ocidental, durante o longo intervalo entre a crise do escravismo, no século III, e a cristalização do feudalismo, no século IX, foi marcada pela:
a) depressão, que atingiu todos os setores, provocando escassez permanente e fomes intermitentes.
b) expansão, que ficou restrita à agricultura, por causa do desaparecimento das cidades e do comércio.
c) estagnação, que só poupou a agricultura graças à existência de um numeroso campesinato livre.
d) prosperidade, que ficou restrita ao comércio e ao artesanato, insuficientes para resolver a crise agrária.
e) continuidade, que preservou os antigos sistemas de produção, impedindo as inovações tecnológicas.


6. (FUVEST SP/2001) "...o desejo de dar uma forma e um estilo ao sentimento não é exclusivo da arte e da literatura; desenvolve-se também na própria vida: nas conversas da corte, nos jogos, nos desportos... Se, por conseguinte, a vida pede à literatura os motivos e as formas, a literatura, afinal, não faz mais do que copiar a vida."
(Johan Huizinga, O Declínio da Idade Média).
Na Idade Média essa relação entre literatura e vida foi exercida principalmente pela:
a) vassalagem
b) guilda
c) cavalaria
d) comuna
e) monarquia


7. (Mackenzie SP/2000) Na Idade Média, o processo de produção predominante teve relações sociais e uma ordem política e cultural específica. Sobre essa estrutura econômico-social denominada Modo de Produção Feudal é INCORRETO afirmar que:
a) A produção se realizava, fundamentalmente, nos feudos ou domínios e a exploração das terras era realizada através do trabalho servil.
b) Os camponeses estavam submetidos à servidão e eram obrigados a pagar impostos e taxas, que variavam de região para região.
c) A Igreja forjou a mentalidade da época, reforçando o predomínio dos senhores feudais (clero e nobreza), justificando os privilégios estabelecidos e oferecendo ao povo, em troca, a promessa do paraíso.
d) O comércio regional de matérias-primas e produtos artesanais é um reflexo da divisão do trabalho que se operou no interior da sociedade feudal.
e) A monarquia nacional garantiu durante esse período o desenvolvimento do mercantilismo e a grande concentração de trabalhadores nas oficinas.


8. (UECE/2000) Analise as frases abaixo, a respeito da sociedade e da Cultura Medievais:
A reação aos dogmas da Igreja Católica se manifestou através do surgimento das heresias.
A existência de relações servis restringia-se às pequenas propriedades.
Os direitos feudais, defendidos pela cavalaria, garantiam a conservação da ordem onde uns “rezam, outros combatem e outros trabalham”
De acordo com as frases apresentadas, é correto afirmar:
a) as frases I e II estão corretas
b) as frases I e III estão corretas
c) as frases II e III estão corretas
d) apenas a frase II está correta


9. (UEL PR/2001) “Para o homem comum, não especialista, a expressão ‘feudalismo’ possui um peso fortemente negativo, provocando associações imediatas com imagens colhidas em velhos manuais ou em romances mais ou menos ambientados numa vaga região do passado, denominada ‘Idade Média’ ou ‘Tempos Medievais’. Para as gerações mais novas, do cinema de massas e da TV, feudalismo remete para filmes ‘de capa e espada’, onde a violência, o fanatismo religioso, a fome e a ‘peste’ encontram-se, lado a lado, com figuras melancólicas e românticas de cavaleiros e ‘miladies’.”
(SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Sociedade Feudal. 3. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 7)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade feudal, é correto afirmar:
a) A abordagem da época medieval pelo cinema e pela televisão destaca a mobilidade e a flexibilização dos papéis sociais, características do feudalismo.
b) O clero consolidou o prestígio da Igreja Medieval, apoiando os movimentos heréticos religiosos.
c) A imagem do cavaleiro no medievo assinalou a subordinação da nobreza aos interesses centralizadores dos reis no apogeu da sociedade feudal.
d) A intensificação da exploração sobre os camponeses, as crises de fome e a chamada “peste” estavam associadas às rápidas transformações socioeconômicas em curso na sociedade europeia medieval.
e) A escravização dos camponeses nos tempos medievais determinou a visão negativa sobre este período da História.


10. (UEL PR/2001) Sobre a cultura medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas:
I- A maioria dos “não-romanos” desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a vida social.
II- No campo da Filosofia, verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre fé e razão.
III- A arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas.
IV- O heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura medieval.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


11. (UEPA/2001) “A desagregação do Império no Ocidente e o caos trazido pelas invasões permitiram à Igreja não só definir com maior clareza a sua doutrina, como especialmente ampliar e fortalecer as instituições já criadas”.
ESPINOSA, Fernanda. Antologia de Textos Históricos Medievais. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1972
De acordo com o trecho acima, os fatores que contribuíram para o fortalecimento da Igreja foram o caos trazido pelas invasões e a desagregação do Império do Ocidente, isto porque:
a) se estabeleceu na Europa uma crise política, que levou a Igreja a ter o controle sobre o Estado e toda a sociedade.
b) a cada invasão o poder do imperador se fortalecia e dava segurança ao povo, que buscava na Igreja apenas o apoio espiritual.
c) com a queda do império do Ocidente, a sociedade romana se urbanizou, facilitando o processo de evangelização desenvolvido pela Igreja.
d) a situação política e social gerado pelo fim do império e as invasões criaram condições psicológicas para o fortalecimento do poder da Igreja.
e) o caos que se instalou no império do Ocidente estimulou a criação de comunidades cristãs que praticavam o comunismo primitivo, atraindo centenas de camponeses.


12. (UFTM MG/2002) De acordo com um observador do século XII, o camponês ‘nunca bebe o produto de suas vinhas, nem prova uma migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo’ (…).
(HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro, Guanabara, 1986.)
A situação acima, comum na Europa ocidental, pode ser explicada:
a) pelo frágil desenvolvimento técnico, que obrigava os camponeses e aceitarem a divisão da sociedade pela Igreja.
b) pelas relações de suserania e vassalagem, que tornavam os senhores dependentes uns dos outros.
c) pelo imposto de 10% da produção pago à Igreja, conhecido como talha, instituído pelo imperador Carlos Magno.
d) pelo predomínio das relações escravistas de produção, nas quais o senhor se apropriava de toda a produção.
e) pelas obrigações devidas pelos servos ao seu senhor, como a entrega de parte da produção e a corveia.


13. (FURG RS/2000) No feudalismo, as relações de suserania e vassalagem estavam voltadas a:
a) estabelecer alianças militares e obter o apoio político e financeiro.
b) implementar uma maior mobilidade social.
c) promover o desenvolvimento do comércio internacional.
d) fortalecer as monarquias nacionais.
e) unificar o sistema financeiro.


14. (FURG RS/2001) Assinale a alternativa que NÃO expressa características e/ou acontecimentos referentes à sociedade feudal.
a) Economia com pouca circulação monetária e tendente à subsistência.
b) Espera cotidiana da Parusia, ou seja, do retorno final de Cristo, pondo fim às coisas terrenas, portanto à história.
c) Crítica do monge Martin Lutero à igreja católica, devido à comercialização de indulgências autorizada pelo Papa Leão X.
d) Arquiteturas românica e gótica.
e) Horas do dia divididas em: matinas; laudes; prima; terça; sexta; nona; vésperas e completas.


15. (FURG RS/2002) A decadência do Império Romano, a conquista final de Roma, a formação dos reinos bárbaros e a ruralização das cidades da antiguidade deram início a um lento processo de grandes transformações na vida europeia, que originaram o feudalismo.
É correto afirmar-se que durante a Idade Média, nos feudos, ocorria:
a) uma atividade econômica em que predominava a manufatura.
b) um fraco intercâmbio comercial e a produção voltada às necessidades básicas.
c) a ausência da agricultura e da criação de animais.
d) uma economia dependente da produção agrícola asiática.
e) um intenso intercâmbio comercial entre eles.


16. (PUC RS/2002) No âmbito da vida sociocultural, a sociedade feudal clássica caracterizou-se:
a) pelo patriarcalismo dos senhores, que deveriam defender e sustentar seus escravos.
b) pela predominância de uma atitude laica e humanista diante da vida e do mundo.
c) pelas relações individualistas, geradas pelo desenvolvimento urbano e comercial.
d) pelo sentimento de insegurança e pessimismo diante de invasões e epidemias.
e) pela postura inovadora gerada pelas descobertas científicas e do Novo Mundo.


17. (UFMA/2001) Considere a seguinte citação:
“Assim como os cristãos se tornaram da família cristã pelo batismo, assim como se tornaram fiéis — fiéis, portanto cristãos — também os vassalos que se tornaram membros da família senhorial pela investidura se tornaram fiéis — fiéis, portanto vassalos.”
(Le Goff, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Estampa, 1980).
A partir da referida citação, identifique o que se denomina “relações de suserania e vassalagem.”
a) Decorria de acertos monetários (beneficium) sobre os serviços de proteção mútua; ao suserano cabia o “auxilium” e ao vassalo, o “consilium”.
b) Baseava-se no emprego da mão-de-obra escrava e abandono das práticas servis; marcava-se pelo exaustivo trabalho no manso senhorial.
c) Era o acordo entre o clero e os senhores feudais para a defesa e divulgação do catolicismo; predominavam as ideias teocêntricas.
d) Era um contrato entre senhores feudais e cavaleiros, para que estes defendessem seu território e protegessem as donzelas do Reino.
e) Cabia ao suserano garantir a proteção aos seus vassalos e o julgamento dos delitos; ao vassalo, cabia prestar serviço militar e fidelidade ao suserano.


18. (UFTM MG/2001) As relações de suserania e vassalagem, típicas da Idade Média, resultaram em:
a) grande arrecadação de tributos, pois os vassalos deviam a talha e a corveia aos suseranos.
b) reforço do poder da igreja católica, pois os suseranos julgavam os hereges.
c) fragmentação política, pois suseranos e vassalos exerciam poder em seus feudos.
d) fortalecimento da autoridade dos reis, pois os senhores deviam-lhes obediência direta.
e) diminuição da importação econômica da terra, pois os vassalos perdiam a posse dos feudos.


19. (UEPB/1999) Sobre o processo de transição do escravismo ao feudalismo no ocidente europeu, é correto considerar que:
I) mesmo levando-se em conta a vinculação do Estado Romano com a Igreja, esta sobrevive à queda do Império e herda sua estrutura orgânica.
II) os bárbaros germanos, através de suas invasões, contribuíram para consolidar uma decadência que já estava em curso.
III) a cultura germânica não se integrou com a formação cultural latina, o que dificultou a formação da sociedade feudal.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a proposição I está correta.
b) Apenas as proposições I e II estão corretas.
c) Todas as proposições estão corretas.
d) Apenas as proposições I e III estão corretas.
e) Apenas a proposição II está correta.


20. (UEPB/1999) O feudalismo acarretou modificações profundas na sociedade europeia, que passou a ter como características básicas:
a) Economia agrária, descentralização política e trabalho assalariado.
b) Economia mercantil, centralização política e servidão.
c) Produção voltada para o consumo, fragmentação político-jurídica e predomínio da servidão.
d) Agricultura direcionada ao mercado, predomínio do poder local e relações servis de produção.
e) Produção mercantil, poder absoluto e escravismo.


21. (UEPB/2000) Constitui afirmativa correta a respeito do feudalismo.
a) Produção econômica exclusivamente agrícola.
b) Atividade comercial generalizada.
c) Divisão social do trabalho.
d) Poder político-jurídico descentralizado.
e) Produção de excedentes agrícolas voltados para o comércio.


22. (UEPB/2001) Considere as proposições a seguir:
I. Embora as técnicas de produção apresentassem inequívoco progresso em relação às do modo de produção escravista, o nível das forças produtivas no feudalismo era rudimentar, notadamente no período de sua formação.
II. Apesar de proprietário dos instrumentos de produção, o camponês medieval não era livre, estando submetido a um conjunto de obrigações servis, assegurando a renda do solo e garantindo o sustento do senhor e de sua família.
III. Mesmo considerando os altos níveis de exploração a que eram submetidos os camponeses na Idade Média, é sabido que as atividades artesanais e a criação de animais não constituíam motivos para tributações adicionais por parte do senhor.
Qual das alternativas está correta?
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a II e III.
c) Apenas a I.
d) Apenas a III.
e) Todas estão corretas.


23. (UEPB/2001) Indique a alternativa que faz referência à estrutura político-jurídica do feudalismo.
a) A corveia, base da relação servil de produção, constituía trabalho compulsório para os camponeses.
b) A sociedade feudal tinha um caráter estamental, o que dificultava sensivelmente a mobilidade social.
c) O sistema de suserania e vassalagem estabelecia vínculos jurídico-políticos e morais entre os contratantes.
d) A terra era a base material na qual se estabelecia o poder dos senhores feudais.
e) A transferência do que era real para o plano mítico constituía parte essencial no discurso ideológico da igreja.


24. (UEPB/2001) Escolha a alternativa Incompatível com o Feudalismo.
a) Comitatus, homenagem e investidura
b) Vassalagem, dízimo e comitatus
c) Banalidade, dízimo e escravidão
d) Talha, hospedagem e mão morta
e) Pedágio, homenagem e vassalagem


25. (UEPB/2002) Sobre o Celibato, regra presente no clero medieval, é correto afirmar:
a) Não há registro de que cônjuges pertencentes à sociedade medieval tenham adotado a abstinência sexual.
b) Percebe-se um equívoco em vincular o celibato à oposição entre os que optavam pela vida monástica e os que assumiam uma atitude social mundana.
c) A vida celibatária era um comportamento específico dos homens da Igreja.
d) A misoginia se constituiu em um dos pressupostos da renúncia monástica aos prazeres da carne.
e) Os cátaros, conhecido movimento herético, faziam oposição ao celibato e a tudo que fosse proveniente da Igreja.


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