Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE LEIS DA ROMA ANTIGA



1. (UFAC) Ao longo de sua tumultuada e conflituosa história, marcada fundamentalmente pela conquista militar e expansão territorial, na antiguidade clássica, os romanos foram constituindo um impressionante conjunto de leis, talvez o seu maior legado para o mundo ocidental. Mesmo com os poderes concentrados nas mãos das elites, eles formularam regras jurídicas com significativos alcances, chegando mesmo a reconhecer "os direitos legais de estrangeiros".
De que maneira se subdivide o Código de Leis deixado pelos romanos?
a) Lex Agrária, Pax Romana e Lex Frumentária
b) Jus Naturale, Jus Gentium e Jus Civile
c) Jus Naturale, Lex Agrária e Jus Civile
d) Lex Sálica, Jus Naturale e Jus Gentium
e) Lex Sálica, Jus Naturale e Jus Civile


2. (Mackenzie SP) Costuma-se afirmar que a sociedade romana foi determinante para a construção e formação do mundo ocidental. Suas contribuições, ainda hoje, influenciam muito o homem ocidental em sua forma de pensar as leis e normas que organizam as sociedades.
Acerca do Direito Romano é INCORRETO afirmar que:
a) foi o primeiro conjunto de leis da antiguidade a apresentar uma diversidade de procedimentos jurídicos e determinação de penas para uma vasta gama de crimes.
b) dividia-se em Jus Naturale (Direito Natural), compêndio de filosofia jurídica, Jus Gentium (Direito das Gentes), compilação de leis abrangentes, isto é, que não levam em conta as nacionalidades e Jus Civile (Direito Civil), conjunto de leis aplicáveis aos cidadãos de Roma.
c) pode ser considerado o mais importante legado romano às civilizações posteriores.
d) pela primeira vez emancipou a propriedade privada de qualquer requisito ou restrição, diferenciando “posse factual” de “propriedade plena”.
e) serve, até hoje, como base para os códigos jurídicos de vários povos.


3. (UFJF MG) Entre os séculos V e III a.C., muitas leis foram promulgadas, beneficiando os plebeus com relação ao poder dos patrícios em Roma. Entre essas leis, NÃO está a regulamentação que:
a) possibilitou a realização dos chamados casamentos mistos (entre patrícios e plebeus).
b) tornou o Direito de conhecimento público, na medida em que se constituiu a primeira lei escrita dessa sociedade.
c) permitiu aos plebeus ocuparem as mais altas magistraturas, como o consulado.
d) terminou com a escravidão que atingia pessoas livres que não pagavam suas dívidas.
e) assegurou a posse, para plebeus e estrangeiros, de grandes propriedades nas terras conquistadas.


4. (UCS RS) A mais notável contribuição romana à cultura ocidental ocorreu no campo do Direito. Até hoje, os Códigos de Leis romanos permanecem entre os fundamentos do Direito contemporâneo.
Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo, com relação ao Direito Romano.
(__) Era um código que tratava apenas da esfera pública, pois o Direito Privado, tal como entendemos hoje, estava ausente da preocupação dos juristas romanos.
(__) As leis romanas foram criadas para dar uma solução prática aos problemas decorrentes das lutas entre os grupos sociais e pelas guerras de conquista.
(__) Estava dividido em Civil, que regulamentava a vida dos cidadãos; Estrangeiro, aplicado aos que não eram cidadãos; e Natural, que regulamentava a vida de todos os habitantes de Roma.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V
b) V – F – F
c) V – V – F
d) F – F – V
e) F – V – V


5. (UFS) A civilização romana teve grande espaço político nos tempos da Antiguidade. Venceu, dominou, governou povos de diferentes culturas. Entre suas contribuições para o mundo ocidental, destacam-se:
a) os seus feitos militares, marcados pelo respeito à cultura dos povos conquistados.
b) as formulações dos seus códigos de leis, até hoje expressivos para a sociedade.
c) as importantes reflexões filosóficas, nas quais prevaleceram os princípios platônicos.
d) as grandes obras literárias, embora sem influências de mitos do mundo grego.
e) as obras arquitetônicas, que, sem influência de outras civilizações, homenageavam os governantes.


6. (UFPEL RS) “Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do ar e da luz e nada mais: sem lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. Os generais mentem aos soldados quando, na hora do combate, os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto, pois nenhum destes romanos possui nem altar de família, nem sepultura de ancestral. É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra.”
PLUTARCO DE QUERONÉIA, (50-125). In: PINSKY, Jaime. 100 textos de História Antiga. São Paulo: Contexto, 2003.
O documento está associado à reforma agrária promovida pela(s)
a) Revolta de Espártaco.
b) Lei das Doze Tábuas.
c) Lei Canuléia.
d) Guerras Púnicas.
e) Leis dos Irmãos Graco.


7. (UFJF MG) Entre os séculos V e III a.C., muitas leis foram promulgadas, beneficiando os plebeus com relação ao poder dos patrícios em Roma. Entre essas leis, NÃO está a regulamentação que:
a) possibilitou a realização dos chamados casamentos mistos (entre patrícios e plebeus).
b) tornou o Direito de conhecimento público, na medida em que se constituiu a primeira lei escrita dessa sociedade.
c) permitiu aos plebeus ocuparem as mais altas magistraturas, como o consulado.
d) terminou com a escravidão que atingia pessoas livres que não pagavam suas dívidas.
e) assegurou a posse, para plebeus e estrangeiros, de grandes propriedades nas terras conquistadas.


8. (UEPB) Dentre os movimentos sociais que marcaram a República Romana, podemos destacar as lutas entre patrícios e plebeus. Sobre estas lutas, é correto afirmar:
a) O casamento entre patrícios e plebeus não foi permitido, apesar das conquistas do povo romano nas lutas contra os patrícios.
b) Apesar da marginalização política, não havia discriminação entre patrícios e plebeus.
c) Os plebeus conquistaram, em 367 a.C, o direito de participar do consulado com a promulgação da Lei Licínia, que também regulamentou a exploração das terras públicas.
d) Quando um patrício tornava-se insolvente, sem condições de pagar dívidas, tinha de se submeter ao nexum. Este foi um dos fatores que causou os conflitos entre plebeus e patrícios.
e) Em 450 a.C, foi publicada a Lei das Doze Tábuas, um dos fundamentos do Direito Romano, que não assegurou a igualdade jurídica entre patrícios e plebeus.


9. (UNISC RS) As manifestações de junho de 2013 no Brasil trouxeram à tona um leque de reivindicações populares e, sobretudo, uma maior reflexão sobre as desigualdades sociais que caracterizam nosso país. Ao longo da história, a representatividade das camadas sociais nas esferas de poder implicou, via de regra, violentas tensões, como por exemplo, durante a República Romana (509 a. C. a 27 a. C.) em que os plebeus obtiveram uma maior participação política e melhores condições de vida através da(s)
a) Lei Licínia.
b) Lei Canuléia.
c) Leis de Hamurábi.
d) Lei do Talião.
e) Leis de Drácon.


10. (ESPM) Cada vez mais conscientes de seus direitos, os plebeus solicitaram ter por escrito as leis que regulavam os conflitos entre as pessoas. Até então existia o costume como lei, que era conhecida e interpretada somente pelos patrícios. Nas leis escritas viam os plebeus, e com razão, a única garantia para a segurança e a estabilidade. Assim foi elaborado este primeiro código legal escrito.
(Bárbara Pastor. Breve História de Roma: Monarquia e República)
Grande parcela da sociedade romana, durante a República, era constituída pelos plebeus, que viviam marginalizados politicamente. A marginalização e o descontentamento levaram às lutas de classe em Roma.
Assim o texto deve ser relacionado com:
a) o Corpus Juris Civilis.
b) a Lei das XII Tábuas.
c) a Lei Frumentária.
d) o Edito do Máximo.
e) o Edito de Tessalônica.



Postar um comentário

0 Comentários