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QUESTÕES SOBRE SÓLON



1. (UFSCAR SP) E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina, reconduzi, vendidos que foram – um injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci.
O texto, um fragmento de um poema de Sólon – arconte ateniense, 594 a.C. –, citado por Aristóteles em A Constituição de Atenas, refere-se:
a) ao fim da tirania.
b) à lei que permitia ao injustiçado solicitar reparações.
c) à criação da lei que punia aqueles que conspiravam contra a democracia.
d) à abolição da escravidão por dívida.
e) à instituição da Bulé.


2. (UNIFESP SP) Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente. (Sólon, século VI a.C.)
No governo de Atenas, o autor procurou
a) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
b) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
c) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
d) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
e) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.


3. (UFPA) Sólon, legislador ateniense, iniciou uma reforma que mediou as lutas sociais, entre os ricos e os pobres, que eclodiram na Ática, na virada do século VI. Entre as medidas dessa reforma, está a abolição da servidão por dívidas no campo, o que significou o fim do
a) privilégio da nobreza, que monopolizava os cargos políticos e controlava a produção do campo e a sua força de trabalho, no caso, os escravos.
b) mecanismo pelo qual os pequenos camponeses caiam nas mãos dos grandes proprietários fundiários e se tornavam seus cultivadores dependentes.
c) conflito entre cidadãos e plebeus, que culminou com o aumento da produção de cereais, tornando o campo uma potência nas relações comerciais atenienses.
d) regime servil, fato que transformou a Ática no maior exemplo de democracia, na qual todos os habitantes da região eram considerados cidadãos.
e) crescimento das propriedades dos nobres e o alargamento das conquistas sociais, o que resultou numa reforma agrária ampla, geral e irrestrita.


4. (UFPEL RS) Leia atentamente o texto sobre a Antiguidade.
A nobreza e o povo, durante a época da oligarquia, e as reformas de Sólon.
Aconteceu que os nobres e a multidão (povo) entraram em conflito por largo tempo. Com efeito, o regime político era oligárquico em tudo; e, em particular, os pobres, suas mulheres e seus filhos, eram escravos dos ricos. Chamavam-lhes “clientes” ou “hectómores” (sextanários): porque era com a condição de não guardar para si mais de um sexto da colheita que eles trabalhavam nos domínios dos ricos. Toda a terra estava num pequeno número de mãos; e se eles não pagavam a sua renda (de 5/6 da colheita), podiam ser tornados escravos, eles, suas mulheres e seus filhos; pois todos os empréstimos tinham as pessoas por caução, até Sólon, que foi o primeiro chefe do partido popular. O povo não possuía nenhum direito, revoltou-se, então, contra os nobres. Depois de violenta e demorada luta, os dois partidos concordaram em eleger Sólon como árbitro e arconte; confiaram-lhe o encargo de estabelecer uma constituição.
Sólon libertou o povo através da proibição de tomar empréstimos tendo as pessoas como caução e aboliu as dívidas tanto privadas como públicas.
FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história (I). Lisboa: Plátano, 1975. [Adapt.]
O documento se refere às reformas de Sólon em
a) Esparta.
b) Tebas.
c) Creta.
d) Roma.
e) Atenas.


5. (UNISA SP) Ao longo da história ateniense, ganharam grande notoriedade os legisladores, entre os quais, Sólon, que estabeleceu
a) o ostracismo, ou seja, o exílio de Atenas por dez anos, sem perda dos bens, a todos os indivíduos que cometessem crimes contra a democracia.
b) a permissão para o casamento entre eupátridas e periécos, eliminando as diferenças entre as classes sociais atenienses.
c) o fim da escravidão por dívidas, tornando livres aqueles que haviam sido escravizados por esse motivo.
d) a implantação da democracia, ou seja, uma forma de governo em que todos os cidadãos teriam direito à participação política.
e) o pagamento, em dinheiro, a todos os cidadãos que participassem ativamente da vida política da cidade.


6. (UFAL) Diante do quadro de instabilidade, vários legisladores atenienses fizeram propostas para superar os conflitos e atenuar as tensões sociais. Os mais importantes foram Drácon e Sólon, sendo que a reforma de Sólon, revestiu-se de importância porque
a) criou o ostracismo, mecanismo político da época, que pretendia defender os cidadãos contra a tirania.
b) distribuiu melhor as terras férteis entre os camponeses e ainda instituiu uma espécie de crédito agrícola para os camponeses.
c) se baseou nos princípios da igualdade política dos cidadãos e da participação de todos nas decisões do governo.
d) mesclou a cultura grega de elementos orientais.
e) eliminou a escravidão por dívidas libertando todos aqueles que se haviam tornado escravos de forma censitária, ou seja, de acordo com a renda de cada indivíduo, possibilitando, dessa forma, a ascensão dos demiurgos.


7. (ENEM) Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas – os decênviros – para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.
COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo. Martins Fontes, 2000.
A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à
a) adoção do sufrágio universal masculino.
b) extensão da cidadania aos homens livres.
c) afirmação de instituições democráticas.
d) implantação de direitos sociais.
e) tripartição dos poderes políticos.


8. (UFAM) “Dentre os objetivos que me levaram a reunir o povo, há algum que não tenha concluído antes de me retirar? Quem poderia servir de testemunha, melhor do que ninguém, perante o tribunal do tempo, senão a grande Mãe dos Olímpicos, a Terra negra, da qual tirei, um dia, as cercas, em milhares de lugares, essa Terra, outrora escrava e, agora livre. Repatriei a Atenas, sua pátria fundada pelos deuses, muitos homens que haviam sido vendidos, ilegalmente ou não, outros, ainda, que foram levados ao exílio e que nem mais falavam a língua ática, como acontece quando vagamos por meio mundo. Outros, enfim, que aqui mesmo, viviam na escravidão infame, sofrendo os caprichos dos seus senhores, alforriei. Isso tudo o fiz pela força da lei, unindo a força bruta à justiça. Fui até o fim, como havia prometido. Além disso, proclamei leis, tanto para os maus como para os bons, aplicando para cada qual a reta justiça. Se alguém estivesse no meu lugar, alguém malvado e arrogante, não teria mantido o apoio popular. Se quisesse fazer o que agradava aos seus inimigos, ou, ao contrário, o que os adversários do povo tramavam contra aqueles, a cidade estaria, logo, viúva de um grande número dos seus. Por isso, juntando todas as minhas forças, combati como um lobo diante de uma matilha de cães”.
ARISTÓTELES, Constituição de Atenas, 12, 4.
O texto retrata a apologia feita por um legislador ateniense, citada por Aristóteles na sua obra Constituição de Atenas. Identifique esse político em uma das alternativas a seguir:
a) Péricles
b) Sólon
c) Psístrato
d) Temístocles
e) Clístenes


9. (FGV) Os legisladores tiveram importância fundamental para apaziguar a crise social que se abateu sobre Atenas. Sólon, o segundo legislador, realizou, em 594 a.C., várias mudanças quanto ao critério de participação no poder.
Entre elas podemos destacar:
a) a transformação dos costumes e tradições (transmitidas oralmente) em leis escritas.
b) a divisão da cidade em trinta grupos de demos.
c) a reserva dos direitos políticos para aqueles que tinham a capacidade de se armar como hoplitas.
d) o fim do monopólio de poder político dos eupátridas.
e) a criação do Conselho do Areópago para ser o guardião das leis.


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