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QUESTÕES SOBRE O PERÍODO CLÁSSICO DA GRÉCIA


1. (UFTM MG) As manifestações culturais do período clássico da Grécia antiga são entendidas como a base da civilização contemporânea. Neste período, os gregos viviam:
a) num quadro social compatível com as suas exemplificações filosóficas e políticas, não admitindo a existência da escravidão.
b) num regime político e cultural uniforme, exemplificado pela existência da democracia no conjunto das cidades-estados.
c) num império centralizado e que se estendia para o conjunto do mundo grego, ilhas do mar Egeu, Ásia Menor e sul da Itália.
d) sem liberdade política, social, econômica e cultural, desde a conquista militar dos persas sobre a península grega.
e) em cidades-estados, contando com uma uniformidade cultural caracterizada pela unidade de idioma e de crenças.


2. (UFTM MG) No Período Clássico, as várias guerras entre as cidades-estado gregas favoreceram:
a) a hegemonia ateniense sobre o Mediterrâneo, após a derrota de Cartago.
b) a conquista macedônica, devido ao enfraquecimento da Grécia.
c) o apogeu econômico e militar de Tebas, que derrotou o Império Persa.
d) a difusão do cristianismo na península balcânica, a partir da Palestina.
e) o declínio das repúblicas independentes, com a formação de um império.


3. (PUC RS) Considere as afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga no período clássico.
I. As Guerras Médicas opuseram o Império Persa em expansão às cidades-estados gregas, pelo controle da Ásia Menor e das rotas comerciais no Mar Egeu e Negro.
II. A vitória das cidades-estados gregas sobre o Império Persa marca o início da hegemonia ateniense na Grécia e o apogeu da democracia.
III. O “Século de Péricles” alternou a democracia, caracterizada pela extensão dos direitos políticos aos comerciantes estrangeiros e o fim da escravidão, com o imperialismo ateniense sobre as outras cidades-estados gregas.
IV. A hegemonia ateniense não encontrou resistência entre as outras cidades-estados gregas, mas sucumbiu diante da falta de apoio militar para enfrentar a invasão da Grécia por Alexandre da Macedônia.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente são corretas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV


4. (FUVEST SP) Com o advento da democracia na polis grega durante o período clássico, foram:
a) abandonados completamente os ideais de autarquia da polis, de glorificação da guerra e a visão aristocrática da sociedade e da política, que haviam caracterizado os períodos anteriores.
b) introduzidos novos ideais baseados na economia de mercado, na condenação da guerra e na valorização da democracia, mais condizentes com a igualdade vigente.
c) preservados os antigos ideais de autarquia, da guerra, da propriedade da terra, do ócio, como valores positivos.
d) recuperadas antigas práticas do período homérico – abandonadas no período arcaico – como a escravidão em grande escala e o imperialismo econômico.
e) adaptados aos antigos ideais aristocráticos e de autarquia (do período homérico e arcaico) os novos ideais de economia de mercado do período clássico.


5. (UNIFOR CE) A Grécia Antiga, ou Hélade, ocupava a parte sul da Península Balcânica e as ilhas do Mar Egeu. Em sua fase de expansão colonial, ocupou também o litoral do Oriente Médio e o sul da Itália. Costuma-se dividir a história da Grécia Antiga em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. O Período Clássico (de 500 a 336 a.C.):
a) compreende a época do povoamento da Península Balcânica e das Ilhas do Mar Egeu pelos povos indo-europeus.
b) abrange a época em que o conhecimento da sociedade grega deve-se, basicamente, às informações fornecidas pelos poemas Ilíada e Odisseia.
c) assiste ao desenvolvimento das cidades-estados e à formação das instituições básicas da civilização grega.
d) corresponde a época de apogeu da civilização grega, marcado pelo desenvolvimento das cidades, expansionismo e grande esplendor.
e) corresponde à época de declínio da polis e da conquista da Península Balcânica pela Macedônia.


6. (UFMA) O sentido de indivíduo na formação social e política da Grécia estava ligado ao ideal de perfeição humana (areté).
Marque a opção que corretamente expressa essa noção em Atenas no Período Clássico.
a) O racionalismo grego expresso pela filosofia justificou ideologicamente o individualismo tanto dos homens como das mulheres, porquanto todos eram naturalmente livres e iguais perante as leis e aptos a alcançar a perfeição (areté).
b) A organização do Estado forte e militarizado concebeu um indivíduo voltado à sociedade, ao vigor físico, à família e às guerras, e que alcançaria o ideal de perfeição (areté) submetendo-se à ordem estabelecida.
c) O fortalecimento da aristocracia no domínio político e econômico da sociedade permitiu o surgimento do indivíduo livre para negociar, discutir, votar e se divertir, atitudes características do ideal de perfeição (areté) do cidadão.
d) O nascimento da pólis e a consolidação da democracia, baseada no escravismo, criaram as condições da ideia do indivíduo como ser livre, cidadão e político, e, que alcançaria o ideal de perfeição (areté), observando as leis impostas a todos os cidadãos.
e) As guerras médicas contra os persas trouxeram para o contexto grego e ateniense a necessidade da formação de uma sociedade fechada, onde o ideal de perfeição humana (areté) era o indivíduo recluso, trabalhador e zeloso da moral social.


7. (UFMT) O sistema de pólis caracterizou o mundo grego em seu período clássico (V – IV a.C.). Sobre a pólis, analise as afirmativas.
I. Seu regime político era apenas a democracia.
II. Suas instituições políticas eram a Assembleia, o Conselho e as Magistraturas.
III. Sua cidadania abrangia os homens e as mulheres, excluídos os estrangeiros e os escravos.
IV. Sua consolidação ocorreu paralelamente à expansão do uso da mão-de-obra escrava.
Estão corretas as afirmativas
a) I e III, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV



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