Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O PERÍODO ARCAICO GREGO




1. (UNIFOR CE) No fim do período arcaico (séculos VIII-VI a.C.), o legislador ateniense Clístenes, empreendeu, com grande apoio popular, reformas que inauguraram o regime democrático, em 508 a.C.
É característico do regime democrático ateniense:
a) o respeito à soberania popular, através da qual as leis, os projetos e os direitos políticos eram aprovados somente com o consentimento da maioria da população.
b) o exercício do poder patriarcal, por meio de um conselho de anciãos, cujas decisões prevaleciam sobre a legislação em vigor.
c) a ampla participação política dos cidadãos atenienses, constituídos por homens e mulheres de idade superior a 21 anos.
d) a exclusão social dos escravos que, junto com os estrangeiros, representavam uma pequena parcela da população ateniense.
e) a proibição de que estrangeiros, mulheres e jovens menores de 21 anos participassem da vida política ateniense, uma vez que não eram considerados cidadãos.


2. (PUC RS) No Período Homérico, da História Antiga da Grécia (séc. XII a.C. – VIII a. C.), já existiam formas precoces de cidades, comunidades agrárias, coletivistas, como apontam as pesquisas arqueológicas. Mas foi no Período Arcaico (séc. VIII a.C. – VI a.C.) que as cidades-estado gregas, definidas como polis ou urbes, desenvolveram-se. Essas cidades-estado tinham como características políticas _________ entre si e governos _________, que representavam _________.
a) dependência – centralizados – os cidadãos livres e os monarcas hereditários
b) dependência – centralizados – os deuses e as figuras mitológicas
c) independência – descentralizados – os cidadãos livres
d) independência – centralizados – os monarcas hereditários e a corte
e) dependência – descentralizados – os nobres, os sacerdotes e os estrangeiros


3. (Fac. Cultura Inglesa SP) Os gregos possuíam um vasto repertório de histórias míticas. O mito permitia aos gregos da época arcaica apreender e conhecer seu passado histórico. Mas o mito não estendia seu controle sobre tudo. Os gregos estavam, cada vez mais, em presença de explicações e de justificações divergentes, até mesmo inconciliáveis, mas coexistentes: umas eram míticas, outras não. A partir do século VI a.C., alguns exprimiram sua dúvida e seu ceticismo; eles não foram, entretanto, numerosos, pois a maior parte das pessoas não “estudava” os mitos, contentando-se, simplesmente, em repeti-los.
(Moses Finley. Os primeiros tempos da Grécia, 1980. Adaptado.)
O excerto, que faz uma síntese significativa da cultura do final do período arcaico da história grega, alude ao surgimento
a) de direitos políticos concedidos à maioria do povo pela democracia grega, com a exclusão dos militares.
b) do ateísmo e da incredulidade na Grécia Antiga, que abarcaram o conjunto do mundo grego.
c) de críticas às interpretações tradicionais, que se mantiveram restritas a um pequeno número de indivíduos.
d) da noção de beleza ideal nas artes gregas, elaborada pelas filosofias platônicas e aristotélicas.
e) da união política das cidades gregas, que foi sustentada por fundamentos filosóficos e crenças religiosas comuns.


Postar um comentário

0 Comentários