Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE LEGISLADORES DE ATENAS



1. (PUC RS) Responda à questão associando os legisladores e governantes atenienses que reformaram as estruturas sociopolíticas dessa Cidade-Estado a partir do século VI a.C. (coluna A) às suas respectivas caracterizações históricas (coluna B).
Coluna A
1. Drácon
2. Sólon
3. Pisístrato
4. Clístenes
Coluna B
(__) Chefe do partido democrático, apresentava como ideia dominante a criação de um Estado baseado na igualdade política de todos os cidadãos e na participação destes no funcionamento do governo, elaborando a constituição que consolidou a democracia escravista.
(__) Personagem semimítico a quem se atribui a criação do primeiro código de leis escritas de Atenas, o qual era muito rigoroso, contendo previsão de pena de morte para crimes contra a propriedade.
(__) Nomeado primeiro arconte, aboliu os pagamentos de dívidas sobre a terra, devolvendo aos pequenos proprietários as terras perdidas por não pagamento e fixando limites máximos para as propriedades.
(__) General que tomou o poder apoiado pelos pequenos proprietários, tornou-se tirano e limitou os privilégios da aristocracia, confiscando terras, criando empréstimos estatais para desenvolver a agricultura e beneficiando mercadores e artesãos.
A numeração correta, de cima para baixo, na coluna B é:
a) 4 – 1 – 2 – 3
b) 3 – 2 – 1 – 4
c) 2 – 1 – 4 – 3
d) 1 – 4 – 3 – 2
e) 2 – 4 – 1 – 3


2. (UFAC) Um legislador, em 621 a.C., na Grécia Antiga, selecionou, organizou e registrou na forma escrita leis que, até então, eram transmitidas pela oralidade e sob o domínio apenas de alguns. Mesmo produzindo um Código bastante severo, mantinha privilégios políticos e sociais para alguns grupos.
Assinale a alternativa correta que indica o nome desse legislador:
a) Sólon
b) Demiurgo
c) Drácon
d) Helieu
e) Péricles


3. (PUC RS) Associe os líderes reformadores da estrutura sócio-política de Atenas (Coluna A) com as respectivas mudanças nessa estrutura conduzidas por esses líderes (Coluna B).
Coluna A
1 - Drácon
2 - Sólon
3 - Pisístrato
4 - Clístenes

Coluna B
(__) Estabelecimento de uma divisão política censitária dos cidadãos e abolição do pagamento de dívidas como mecanismo de escravização de pequenos proprietários.
(__) Criação, segundo atribuição tradicional, do primeiro código de leis escritas da Grécia, o qual continha normas extremamente rígidas para os casos de crime contra a propriedade.
(__) Criação da Constituição política vigente no período clássico, que tendeu a ampliar a participação política dos cidadãos, a partir da divisão destes em dez tribos, modificando a antiga divisão por génos.
(__) Criação de medidas de estímulo à agricultura, ao comércio e ao artesanato, tais como redistribuição de terras, empréstimos estatais aos agricultores e fomento às construções navais.
(__) Criação do ostracismo, pena de banimento por dez anos imposta a todo cidadão suspeito de atentar contra a segurança do Estado.
A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é:
a) 1 – 2 – 2 – 3 – 4
b) 2 – 1 – 4 – 3 – 4
c) 1 – 1 – 4 – 3 – 2
d) 2 – 4 – 3 – 1 – 2
e) 3 – 4 – 1 – 2 – 4


4. (UESPI) Na Antiguidade, Atenas conviveu com formas de governo e relações políticas com multiplicidades marcantes. Na época da Tirania, podemos destacar:
a) a prevalência de atos violentos, com total apoio da nobreza e de seus representantes nas Assembleias.
b) a realização das reformas de Pisístrato, que afetaram o poder da nobreza e limitaram seus privilégios.
c) a democratização dos conselhos políticos, com o fim da escravidão feminina e da imigração de asiáticos.
d) o êxito das mudanças econômicas, sobretudo em decorrência da legislação feita por Sólon.
e) o fim da monarquia vitalícia e a instituição de um conselho popular poderoso e centralizador.


5. (UFSCAR SP) E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina, reconduzi, vendidos que foram – um injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci.
O texto, um fragmento de um poema de Sólon – arconte ateniense, 594 a.C. –, citado por Aristóteles em A Constituição de Atenas, refere-se:
a) ao fim da tirania.
b) à lei que permitia ao injustiçado solicitar reparações.
c) à criação da lei que punia aqueles que conspiravam contra a democracia.
d) à abolição da escravidão por dívida.
e) à instituição da Bulé.


6. (UNIFESP SP) Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente. (Sólon, século VI a.C.)
No governo de Atenas, o autor procurou
a) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
b) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
c) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
d) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
e) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.

Postar um comentário

0 Comentários