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QUESTÕES SOBRE ATENAS



1. (UFMA) Vários motivos levaram o século (V) a.C. a ser considerado o período de maior esplendor em Atenas. Com referência a esse momento histórico, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Foi no século V a.C. que a democracia ateniense atingiu sua forma mais aprimorada.
b) Deu-se naquele momento o governo de Péricles, o qual remodelou a cidade de Atenas, dotando-a de edifícios imponentes como o Pártenon.
c) A Eclésia (assembleia popular) teve seu poder aumentado, tomando decisões sobre guerra e paz.
d) O escravismo entrava em processo de desagregação, permitindo maior igualdade social entre as classes.
e) O desenvolvimento cultural abrangia os campos da filosofia, do teatro, da literatura e das artes plásticas.


2. (UNIUBE MG) Na democracia grega, instituída em Atenas no final do século VI a.C., o principal órgão era a assembleia popular (eklesia), aberta à participação de todos os cidadãos, que tinham direito a palavra.
Eram considerados cidadãos:
a) apenas os proprietários de terras e comerciantes, que comprovassem uma renda anual mínima capaz de dispensá-los das preocupações com a vida material.
b) todos os homens livres nascidos em Atenas, de pai e mãe atenienses, maiores de 18 anos, excluindo-se as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
c) tanto os homens e mulheres pertencentes à nobreza, quanto os dirigentes religiosos, excluindo-se todos os outros habitantes da cidade.
d) todos os habitantes de Atenas nascidos na cidade, com exceção dos escravos de origem estrangeira.


3. (Univ. Potiguar RN) Na Idade Antiga, os eupátridas, os metecos e os escravos são classes sociais pertencentes a:
a) Atenas, no período democrático.
b) Esparta, no auge do militarismo.
c) Roma, no expansionismo republicano.
d) Constantinopla, no domínio comercial do mediterrâneo.


4. (UFTM MG) Nas últimas eleições, foram várias as referências ao Brasil como uma das maiores democracias modernas do mundo. Na Antiguidade Clássica, a cidade-Estado de Atenas implantou, pela primeira vez, um regime democrático caracterizado pela:
a) participação direta dos cidadãos, que correspondiam à minoria da população ateniense.
b) remuneração dos cargos públicos, aos quais os ricos, estrangeiros ou não, tinham acesso.
c) possibilidade de as mulheres ocuparem cargos no governo, desde que proprietárias.
d) eleição de representantes do povo que, por sua vez, governariam essa rica cidade-Estado.
e) obrigatoriedade de votar nas eleições para as assembleias, sob pena de ser exilado da cidade.


5. (CEFET PR) Na Grécia Antiga, a cidade de Atenas foi fundada pelos jônios no centro da planície da Ática, próximo ao mar Egeu, e sobre a mesma é correto afirmar que:
a) conheceu formas de governo como a monarquia, a aristocracia, a oligarquia, a tirania e a democracia.
b) a maioria da sua população era composta por escravos do Estado, sem direitos, denominados de hilotas.
c) na educação visava-se à formação de bons soldados, privilegiando a formação física e militar.
d) a partir dos sete anos as crianças do sexo masculino eram entregues ao Estado para completar sua educação.
e) a grande preocupação de suas instituições era voltada para a restrição à entrada de estrangeiros.


6. (UEPB) No 5° século antes de Cristo, Atenas emergiu como uma proeminente cidade-estado (polis) grega. Marque a única alternativa que condiz com a organização política e econômica ateniense.
a) O modelo de democracia ateniense é uma criação da era moderna. Uma sociedade escravocrata, onde mulheres nada decidem e só os homens com posses é que podem votar e ser votados não pode ser mesmo aceita como democrática.
b) Atenas não conseguiu fazer crescer o comércio terrestre e marítimo, mesmo tendo desenvolvido seu sistema político-democrático, já que, ao contrário das outras cidades-estado gregas, não se situava na costa.
c) A formação de uma economia escravista contribuiu para o florescimento da civilização urbano-democrática ateniense, pois liberou os cidadãos livres do trabalho, dando-lhes tempo para se dedicarem à vida política e social da polis.
d) Ao contrário de todas as outras cidades-estado gregas, em Atenas se aceitava que estrangeiros participassem das assembleias que decidiam o funcionamento da sociedade. Isto a colocava como a polis mais democrática de toda a Grécia clássica.
e) A existência de clãs e tribos alfabetizados, independentes econômica e militarmente, pouco contribuiu para o desenvolvimento da democracia, já que defendiam formas de governos tiranos ou autocratas.


7. (UEPB) Um marco da democracia ocidental é a reforma da Constituição de Clístenes, na Atenas de 508 a.C., que criou importantes instituições políticas. Enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:
(1) Tribunal dos Heliastas
(2) Conselho dos Quinhentos
(3) Assembleia do Povo
(__) Seus membros tinham mais de 30 anos e eram escolhidos por sorteio. Com o probouléumata fundamentava os decretos do povo; emitia decretos e examinava a administração marítima; além de ter autoridade sobre os magistrados.
(__) Seus membros só podiam ser homens com mais de 20 anos. Tinha soberania sobre todos os assuntos relativos à cidade-estado e decidia os rumos a serem tomados pela democracia ateniense.
(__) Esta instituição era dividida em dez seções espalhadas por todo o território. Cada seção tinha 600 membros, sorteados anualmente, e eles eram em sua imensa maioria homens simples e pobres.
Assinale a alternativa correta
a) 3, 2, 1
b) 2, 3, 1
c) 2, 1, 3
d) 3, 1, 2
e) 1, 2, 3


8. (ESPM) Hoje, no mundo ocidental, a maioria das pessoas se consideram democratas, o que sugere a seguinte questão: será que a experiência da Grécia Antiga tem algo a nos ensinar sobre a democracia nos nossos dias? (M. I. Finley. Democracia Antiga e Moderna.)
Entre os anos de 508 e 502 a.C., surgiu em Atenas a democracia. Entre os órgãos que integravam a democracia ateniense, a Eclésia era:
a) o conselho dos quinhentos, órgão que elaborava os projetos de lei e controlava a administração.
b) o órgão que ministrava a justiça e que julgava a constitucionalidade dos atos públicos.
c) a assembleia popular soberana, aberta a todos os cidadãos, que detinha a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, na legislação, nas finanças e nas obras públicas.
d) o conselho de anciãos, cujo papel era decisivo nos assuntos de política externa.
e) um colegiado composto por cinco magistrados que tinham a função de executar as decisões do governo democrático.


9. (UEPB) “Em Atenas, a educação formal era responsável pela formação do homem de modo que ele adquirisse uma noção clara de sua própria natureza e da vida em sociedade.” (Freitas Neto e Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. SP. HABRA. 2006. p. 56). Quanto à educação dos gregos é correto afirmar:
a) os espartanos educavam meninos e meninas para o desenvolvimento artístico e intelectual.
b) diferentemente dos espartanos, tanto homens quanto mulheres eram formados para a cidadania com o objetivo de assumirem o seu lugar na pólis.
c) os meninos atenienses eram educados desde os sete anos por uma fortíssima disciplina militar e treinamentos físicos destinados às táticas de guerras.
d) um dos aspectos que marcava a educação ateniense era o da retórica com o estudo da filosofia.
e) em todas as fases da vida dos atenienses havia igualdade entre homens e mulheres, por isso a educação consistia no conhecimento das letras, da poesia, da retórica, com o estudo da filosofia.


10. (UESPI) Na Antiguidade, Atenas conviveu com formas de governo e relações políticas com multiplicidades marcantes. Na época da Tirania, podemos destacar:
a) a prevalência de atos violentos, com total apoio da nobreza e de seus representantes nas Assembleias.
b) a realização das reformas de Pisístrato, que afetaram o poder da nobreza e limitaram seus privilégios.
c) a democratização dos conselhos políticos, com o fim da escravidão feminina e da imigração de asiáticos.
d) o êxito das mudanças econômicas, sobretudo em decorrência da legislação feita por Sólon.
e) o fim da monarquia vitalícia e a instituição de um conselho popular poderoso e centralizador.


11. (UEMA) Sobre a vida política na Grécia Antiga, é possível afirmar que na cidade-estado de Atenas, a Democracia era
a) ampla para os padrões da época, pois embora os escravos não tivessem direito a voto, todos os outros grupos sociais participavam da política.
b) representativa, pois a participação dos cidadãos era indireta; os seus representantes eleitos tomavam as principais decisões da polis.
c) restrita, na medida em que os metecos e os proprietários de terra não podiam se expressar politicamente; somente aqueles que moravam na cidade de Atenas podiam votar.
d) liberal, pois na sociedade ateniense as mulheres, ao contrário de outras cidades na própria Grécia, eram respeitadas e tinham direito ao voto.
e) limitada, uma vez que somente os cidadãos podiam votar; mulheres, estrangeiros e escravos não participavam das deliberações.


12. (Mackenzie SP) A partir do século VII a.C., a cidade de Atenas passou por consideráveis transformações, culminando com o desenvolvimento do regime democrático. Nesse sentido, governantes atenienses foram de fundamental importância para o desenvolvimento político daquela cidade. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I. Drácon iniciou as reformas, estabelecendo uma legislação escrita para a cidade. Apesar de extremamente severas, essas leis retiraram o poder político das mãos dos eupátridas, concedendo maior participação às camadas populares.
II. Sólon propôs reformas em três sentidos. Na economia, estimulou o comércio e a indústria. Em termos sociais, aboliu a escravidão por dívidas. Na política, estabeleceu o regime censitário, eliminando, portanto, critério de nascimento para a participação política.
III. Clístenes deu início a um processo de reformas que implantavam a democracia. Dentre suas medidas políticas, estabeleceu o princípio da isonomia – igualdade – dos cidadãos e a participação direta deles por meio da Assembleia (Eclesia).
Assinale
a) se apenas o item III está correto.
b) se apenas os itens II e III estão corretos.
c) se apenas os itens I e III estão corretos.
d) se os itens I, II e III estão corretos.
e) se apenas os itens I e II estão corretos.


13. (UECE) “Eucrates, filho de Aristôtimos, do Pireu, fez a moção: Com a boa sorte do Povo de Atenas. Que os legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o Povo visando implantar a Tirania, ou juntar-se a conspiradores, ou se alguém atenta contra o Povo de Atenas ou contra a Democracia, em Atenas, se alguém cometeu algum destes crimes, quem o matar estará livre do processo(...).”
Lei Ateniense contra a Tirania, 337-6 a.C. FUNARI, P.P.A. Antiguidade Clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora Unicamp, 2003. p.90.
A Lei Ateniense de 337-6 a.C contra a Tirania. insere-se na
a) passagem da cidade independente para o estado imperial helenístico.
b) fase em que as cidades gregas reforçavam sua autonomia e poder.
c) busca ansiosa de consolidar o legítimo poder do soberano.
d) conciliação das poleis gregas no decorrer do quarto século a.C.


14. (UEPA) Apesar das semelhanças quanto à língua e a religião entre os gregos das diversas póleis, a Grécia do Período Clássico em diante era um mosaico de cidades autônomas em termos políticos e econômicos. A criação das cidades-estado seguiu por caminhos diferentes em função da relação entre populações autóctones e povos estrangeiros. Particularmente, a história da fundação de Atenas e de Esparta teve clara relação com sua organização sociopolítica, pois:
a) ocorreu em Atenas a partilha de poder administrativo entre jônios e demais estrangeiros, enquanto em Esparta se deu a dominação política dos dórios.
b) o domínio jônico submeteu os povos autóctones na formação de Atenas, enquanto os dórios partilharam o governo de Esparta com os nativos lacedemônios.
c) Atenas tornou-se centro cosmopolita do mundo antigo dada a proeminência social dos estrangeiros, enquanto a elite dórica manteve-se predominante no governo de Esparta.
d) a formação de Atenas esteve vinculada ao trabalho agrícola das populações camponesas, enquanto os guerreiros dóricos de Esparta constituíram uma sociedade militarizada.
e) Atenas formou-se com a reunião de jônios e populações locais pré-helênicas, enquanto Esparta resultou da invasão dórica, marcada pela submissão dos habitantes autóctones.






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