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QUESTÕES SOBRE ALEXANDRE MAGNO



1. (UNIFOR CE) Culturalmente, o resultado das campanhas de Alexandre foi a fusão da cultura grega com a oriental, transformando uma e outra numa nova expressão, que se denominou helenismo.
Sobre a cultura helenística pode-se afirmar que:
a) manteve e consolidou os ideais grego de beleza, equilíbrio e harmonia retratado nas obras clássicas de escultura, pintura e arquitetura.
b) deixou como legado a ideia de leis e princípios universais regulando a natureza, as quais podem ser conhecidas pelo pensamento humano.
c) desenvolveu o monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo, abandonando a concepção clássica de que o “homem é a medida de todas as coisas”.
d) tratou a história com espírito científico, separando as lendas dos fatos, buscando suas causas e seu fim, na tentativa de fazer uma análise equilibrada dos fatos.
e) baseou-se nos princípios do cristianismo, influenciando as ideias religiosas dos povos conquistados.


2. (UFTM MG) O rei Filipe II, da Macedônia, conquistou as enfraquecidas cidades gregas. Foi, porém, seu filho Alexandre Magno quem ampliou os domínios e formou o Império Helenístico, cujo legado cultural manifestou-se na
a) helenização da Ásia e na criação do primeiro alfabeto fonético.
b) expansão da democracia grega na Ásia e na anulação do antropocentrismo.
c) difusão do helenismo na Ásia e na sua mistura com costumes orientais.
d) criação das primeiras leis escritas e na fundação de cidades gregas.
e) invenção da arquitetura utilitarista e na fusão da cultura grega com a oriental.


3. (ESPM) Nascido em Estagira (norte da Grécia) no ano de 384 a.C., aos 18 anos passa a freqüentar a Academia, acompanhando as lições de Platão durante duas décadas. Possuidor de grande fortuna, cercou-se dos livros dos grandes filósofos e poetas de seu tempo, sendo chamado de O Leitor por Platão. Aos 41 anos é convidado por Felipe para ser educador de Alexandre.
Com a ascensão de Alexandre ao trono, em 336 a.C., retorna para Atenas e funda o Liceu, ginásio localizado na parte leste da cidade. Sua escola foi chamada de peripatética, de passeadores, por ser comum dar aulas passeando pelos jardins”.
(Antonio Carlos Wolkmer. Introdução à História do Pensamento Político)
O texto refere-se ao pensador grego:
a) Protágoras.
b) Anaxágoras.
c) Sócrates.
d) Aristóteles.
e) Heráclito.


4. (UFRR) As pequenas cidades-estados gregas, embora celebradas por seus artistas, poetas, filósofos, produziram guerreiros que lutavam de modo tão feroz entre si quanto contra o inimigo comum, representado pela Pérsia. Escolha a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.
a) Unidos no século IV a.C. sob os reis guerreiros da Macedônia, Felipe II e seu filho Alexandre Magno, os soldados gregos percorreram uma rota de glória do Mediterrâneo ao rio Indo, e do Cáucaso ao Mar Vermelho.
b) Os soldados gregos unidos aos assírios, lançando flechas com precisão devastadora, dominaram toda a Ásia central no século IV a.C.
c) Tanto militar quanto politicamente os gregos, no ano 250a.C conquistaram quatro continentes e seus temíveis guerreiros ganharam o título de soldados mais bem treinados da história.
d) Foi no começo do século V a.C. que os soldados gregos procuraram aumentar suas terras e riquezas, defendendo reis da África, Ásia, Europa e Oriente Médio.
e) A vida grega ficou mais perigosa no ano 420a.C, com a introdução de armas versáteis criadas pelos artistas: machados e marretas.


5. (FUVEST SP) “Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo.”
Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I d.C.).
Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender
a) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
c) a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
d) a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.


6. (UFRN) Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o Império em direção à Ásia, chegando até a Índia.
Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque
a) substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo conhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico.
b) favoreceu a difusão do modelo político das cidades-estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia.
c) suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina.
d) possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiam-se para o Ocidente.


7. (CEFET PR) “Momento de transição entre o esplendor da cultura grega e o desenvolvimento da cultura romana e caracterizou-se pela difusão da civilização grega, mas preservando elementos de origem oriental, persa e egípcia, numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, foi a concretização do ideal de Alexandre difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.” Trata-se do:
a) Helenismo.
b) Pan-Macedonismo.
c) Estoicismo.
d) Cosmopolitismo Clássico.
e) Epicurismo.


8. (UFPR) Sobre o período helenístico (séculos IV a II a.C.) é correto afirmar:
a) Com a rápida conquista territorial feita pelos macedônios, liderados especialmente por Alexandre Magno, houve a difusão da cultura grega do Egito até a Índia, por meio da adoção da koiné, uma variante mais simples do grego. Ocorreu a fusão entre culturas orientais e a cultura grega, além da construção de polos culturais, como Alexandria. Esse período deixou uma influência duradoura, que se manteve também dentro dos limites do Império Romano.
b) Foi um longo período de desenvolvimento econômico, em que a agricultura foi incentivada por todos os territórios conquistados por Alexandre Magno. O objetivo desse imperador era rivalizar com o Império Romano, estabelecendo em Alexandria um governo despótico e centralizador. Nesse período, a cultura grega se expandiu do Egito até a China.
c) Foi marcado pelas conquistas de Alexandre Magno, que teve dificuldades em expandir o seu governo, por conta da resistência dos romanos e dos persas. Apesar de ter reinado por décadas, Alexandre Magno não conseguiu manter a independência grega, perdendo seus territórios para o nascente Império Romano.
d) Foi um período de decadência cultural, em que manifestações culturais gregas misturaram-se a influências de outras culturas conquistadas pelos exércitos de Alexandre Magno. Devido ao seu rápido crescimento, o império helenístico permitiu que as culturas e costumes locais se preservassem em troca de lealdade política. Isso levou ao fim da língua, da filosofia, do teatro e da arquitetura gregas.
e) Foi uma era de violência endêmica e de escravidão dos povos conquistados por Alexandre Magno, o que explica sua breve duração. Logo após a morte de Alexandre, o império se dividiu e foi conquistado pelos persas. Dessa forma, o projeto de difusão da cultura grega foi abandonado, deixando alguns poucos monumentos e bibliotecas pelo Oriente.


9. (UECE) O fenômeno conhecido como Helenismo designa convencionalmente o período em que a cultura grega se difundiu em diferentes partes do mundo antigo, pelo mediterrâneo, pela Ásia, pela Síria, pela Fenícia, etc. e daí, tem-se o florescer de um modelo cultural em filosofia, economia, religião, ciência e arte. Este período que também se caracteriza pela intensa troca de experiências culturais entre dominadores e dominados começou a partir do(a)
a) morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C.
b) tomada de poder por Filipe II da Macedônia, em 359 a.C.
c) declínio da polis, com o fim da guerra do Peloponeso.
d) adoção do pensamento platônico como o modelo de cidade governada por filósofos.


10. (UFG GO) Leia o texto a seguir.
Alexandre não tentou reorganizar a cidade, como pretendiam Platão e Aristóteles, mas inaugurou um novo modo de governar. Nesse sentido, a sua ação contrariou profundamente as orientações que recebera de Aristóteles.
MARTINS, O. S.; MELO, J. J. P. A paideia helenística. Apud ROSSI, A. L. D. O. C. (Org.). Migrações e imigrações entre saberes, culturas e religiões no mundo antigo e medieval. Assis: Unesp, 2009. p. 35.
O fragmento se refere ao governo do imperador Alexandre Magno no século IV a.C. A partir da análise do texto e considerando o contexto a que se refere, destaca-se, como uma das características do governo de Alexandre Magno, a
a) ênfase na política de paz com os impérios orientais, por meio de alianças com os persas e os egípcios, colocando fim à expansão grega.
b) afirmação da cultura grega como a forma de expressão aceita, estabelecendo o sofismo como base para o governo da pólis.
c) adoção da religião politeísta e antropomórfica, composta de vários deuses que se assemelhavam aos homens, substituindo a adoração ao imperador.
d) valorização da filosofia como fundamento da vida cívica, utilizando o estoicismo e o epicurismo para justificar a existência da pólis.
e) retomada do despotismo em que a autoridade do governo era inquestionável, sepultando as conquistas de direitos que fundamentaram a democracia.


11. (UECE) Assinale a opção que corresponde à razão da forte oposição dos oficiais gregos a Alexandre o Grande, não obstante sua breve vida.
a) A organização de uma nova expedição para conquistar a Índia, mesmo com o exército cansado e esgotado.
b) O inconformismo dos vários comandantes e da população grega em geral com a destruição brutal de Tebas.
c) O casamento do imperador com uma mulher estrangeira que seguia uma religião desprezada pela população grega.
d) A imposição de um poder monárquico absolutista e a divinização da própria figura do imperador.


12. (UFAL) Alguns nomes usados no estudo da História são criados para simplificar, mas podem confundir: Este é o caso do "helenismo". Os gregos chamavam-se de "helenos" e os estudiosos modernos utilizaram o termo "helenístico" para referir-se à civilização que se utilizava do grego como língua oficial, a partir de 336 a.C., até o domínio romano da Grécia, em 146 a.C., ou seja, é um termo que não se confunde com "helênico", que é o mesmo que "grego". A principal característica deste mundo helenístico era a convivência de inúmeros povos, com dezenas de línguas, governados por uma elite de origem macedônica e que tinha na língua grega um elemento de comunicação oficial e universal.
FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.
O período referido no texto teve início com a(o)
a) invasão romana a Atenas, pondo fim ao sistema de cidades estado.
b) morte de Alexandre o Grande, que expandiu as fronteiras gregas pela África e Ásia.
c) expulsão dos bárbaros vindos do norte da África, que ocuparam todo o Peloponeso.
d) domínio helênico sobre o bronze, o que permitiu a conquista de vários povos do mediterrâneo.
e) fim da guerra entre Atenas e Esparta, dando origem a um grande período de paz e prosperidade.


13. (ENEM) Alexandria começou a ser construída em 332 a.C., por Alexandre, o Grande, e, em poucos anos, tornou-se um polo de estudos sobre matemática, filosofia e ciência gregas. Meio século mais tarde, Ptolomeu II ergueu uma enorme biblioteca e um museu – que funcionou como centro de pesquisa. A biblioteca reuniu entre 200 mil e 500 mil papiros e, com o museu, transformou a cidade no maior núcleo intelectual da época, especialmente entre os anos 290 e 88 a.C. A partir de então, sofreu sucessivos ataques de romanos, cristãos e árabes, o que resultou na destruição ou perda de quase todo o seu acervo.
RIBEIRO, F. Filosófica e mártir. Aventuras na história. São Paulo: Abril. ed. 81, abr. 2010 (adaptado).
A biblioteca de Alexandria exerceu durante certo tempo um papel fundamental para a produção do conhecimento e memória das civilizações antigas, porque
a) eternizou o nome de Alexandre, o Grande, e zelou pelas narrativas dos seus grandes feitos.
b) funcionou como um centro de pesquisa acadêmica e deu origem às universidades modernas.
c) preservou o legado da cultura grega em diferentes áreas do conhecimento e permitiu sua transmissão e outros povos.
d) transformou a cidade de Alexandria no centro urbano mais importante da Antiguidade.
e) reuniu os principais registros arqueológicos até então existentes e fez avançar a museologia antiga.


14. (UEG GO) Como resultado das campanhas militares de Alexandre (Magno), surgiu a cultura helenística. Houve influência da cultura oriental sobre a grega, porém não se deve superestimar a importância dessa influência. Na realidade, os caracteres da cultura grega sempre foram dominantes.
ORDOÑEZ, Marlene; QUEVEDO, Júlio. Horizontes da História. São Paulo: IBEP, 2005. p. 41.
Essa hegemonia da cultura helênica verificou-se, sobretudo no Ocidente, sendo justificada pelo fato de que
a) os persas logo revelariam pretensões imperialistas, sendo liderados por Xerxes numa grande campanha militar contra os gregos.
b) os habitantes de Alexandria, a capital do Império de Alexandre, se recusavam a admitir a presença de estrangeiros em suas fronteiras.
c) os gregos mantinham forte resistência à liderança de Alexandre Magno, por ele não ser grego de origem, já que nascera na Macedônia.
d) os orientais, mesmo tendo se integrado ao império de Alexandre, continuaram sendo considerados bárbaros pelos gregos.




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