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QUESTÕES SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA



1. (ENEM-1998) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).
Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.


2. (Mack-2007) Três conseqüências da poluição atmosférica são a destruição da camada de ozônio (A), o efeito estufa (B) e as chuvas ácidas (C). Os principais gases envolvidos em A, B e C são, respectivamente,
a) dióxido de carbono, dióxido de enxofre e clorofluorcarbono (CFC).
b) dióxido de enxofre, dióxido de carbono e clorofluorcarbono (CFC).
c) clorofluorcarbono (CFC), dióxido de carbono e dióxido de enxofre.
d) clorofluorcarbono (CFC), dióxido de enxofre e dióxido de carbono.
e) dióxido de carbono, clorofluorcarbono (CFC) e dióxido de enxofre.


3. (Mack-2007) A respeito da poluição atmosférica, são feitas as seguintes afirmações:
I. O efeito estufa é causado, principalmente, pelo aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, provocado pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.
II. A destruição da camada de ozônio é maior na região situada no polo Norte do que na Antártida, em razão das baixas temperaturas.
III. A substituição dos CFCs (clorofluorcarbonos) por outros gases como o propano e o butano é uma medida para impedir a destruição da camada de ozônio.
IV. A destruição da camada de ozônio provoca o aumento da radiação ultravioleta, aumentando a atividade fotossintética das plantas com a ampliação das colheitas.
Das afirmações acima, estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.


4. (UFRN-1999) O processo de industrialização, apesar de proporcionar grandes benefícios à humanidade, traz-lhe consequências negativas, como é o caso da poluição do ar. Com base nisso, indique a opção verdadeira.
a) O monóxido de carbono é um poluente cada vez mais comum na atmosfera das grandes cidades e causa a inversão térmica.
b) O gás carbônico, cada vez mais abundante na atmosfera, provoca o efeito estufa, fenômeno completamente indesejável à natureza.
c) O clorofluorcarbono (CFC) tem provocado alterações na camada de ozônio, tendo como consequência o aquecimento da Terra.
d) Óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de combustíveis fósseis ocasionam chuvas ácidas.


5. (UNIRG TO/2013) A poluição atmosférica tornou-se um problema de saúde pública em grandes capitais, principalmente durante o inverno. Os particulados presentes no ar inspirado estão associados ao surgimento de doenças como bronquite crônica e asma.
A incidência dessas doenças durante o inverno é maior porque:
a) a corrente de convecção dispersa os particulados pelas camadas terrestre e intermediária de ar frio.
b) a corrente de ar frio ascendente dispersa os particulados pela camada intermediária de ar quente
c) o efeito estufa concentra os particulados na camada intermediária de ar quente.
d) a inversão térmica concentra os particulados na camada terrestre de ar frio.


6. (Fuvest-1999) No ar das grandes cidades, são encontrados hidrocarbonetos e aldeídos como poluentes. Estes provêm da utilização, pelos meios de transporte, respectivamente, de:
a) metanol e etanol.
b) metanol e gasolina.
c) etanol e óleo diesel.
d) gasolina e etanol.
e) gasolina e óleo diesel.


7. (Mack-2006) Biodiesel — A Terra agradece
O biodiesel é um combustível biodegradável capaz de substituir o diesel tanto em uso veicular, quanto na geração de energia. Pode ser obtido pela reação de óleos vegetais (soja, amendoim e outros) ou de gorduras animais com o etanol. Desse processo, obtém-se também glicerina, que é empregada na fabricação de sabonetes e detergentes. Há várias espécies vegetais no Norte e Nordeste do Brasil das quais podem ser extraídos óleos para produzir o biodiesel, tais como dendê, babaçu e mamona.
No Semiárido brasileiro e na região Norte, a inclusão social pode ser incrementada com a produção de biodiesel.
Reduzir a poluição ambiental é hoje um objetivo mundial e o uso do biodiesel, se comparado ao do diesel do petróleo, é vantajoso pela diminuição sensível da emissão na atmosfera, dos gases estufa, monóxido de carbono e dióxido de carbono, e de dióxido de enxofre.
O biodiesel é vantajoso, pois
I. é um combustível derivado de fontes renováveis.
II. a médio prazo vai gerar um aumento da importação de petróleo pelo Brasil.
III. vai gerar, em sua cadeia produtiva, alternativas de emprego em áreas geográficas brasileiras menos favoráveis a outras atividades econômicas.
Das afirmações feitas,
a) somente I está correta.
b) somente II está correta.
c) somente III está correta.
d) somente I e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


8. (Fatec-2008) O biodiesel praticamente não contém enxofre em sua composição. Devido a esse fato, sua combustão apresenta vantagens em relação à do diesel do petróleo, no que diz respeito ao fenômeno
a) da chuva ácida.
b) da destruição da camada de ozônio.
c) do efeito estufa.
d) da inversão térmica.
e) do efeito tyndall.


9. (Fuvest-1998) Entidades ligadas à preservação ambiental têm exercido fortes pressões para a redução da produção de gases CFC (clorofluorcarbonos). Isto se deve principalmente ao fato de os CFC
a) reagirem com H2O2 produzindo ácidos e chuva ácida.
b) reagirem espontaneamente com O3 produzindo CO2 e agravando o efeito estufa.
c) escaparem para o espaço, provocando o fenômeno da inversão térmica.
d) reagirem com oxigênio a baixas pressões, produzindo ozônio.
e) produzirem sob a ação de luz radicais livres, que reagem com o ozônio.


10. (ETEs-2007) A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera.
O sequestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofilados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose(C6H12O6).
Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável
a) controlar as atividades vulcânicas.
b) transformar as florestas em zonas agrícolas.
c) instalar hortas em grande parte das residências.
d) impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento.
e) diminuir a biodiversidade, facilitando os cálculos sobre as atividades respiratórias.


11. (PUC-RS-2001) As nações do mundo têm discutido a possibilidade de os países ricos e poluidores pagarem impostos aos países em desenvolvimento que mantiverem e/ou plantarem florestas. Esta seria uma maneira de amenizar a contribuição dos países poluidores para o “efeito estufa” (fenômeno responsável pelo aquecimento da Terra) pois as plantas, ao crescerem, retiram da atmosfera o principal elemento responsável por esse efeito.
O elemento ao qual o texto acima se refere faz parte do ciclo
a) do nitrogênio.
b) do carbono.
c) do fósforo.
d) da água.
e) do ozônio.


12. (ENEM 2012) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.
MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:
a) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.
b) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.
c) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.
d) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.
e) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.


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