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QUESTÕES SOBRE OS HEBREUS



1. (FURG RS/2000) O povo hebreu, que se desenvolveu às margens do rio Jordão, vivenciou no seu processo histórico as seguintes experiências:
I - Religião politeísta, a descentralização política, o retorno do Egito (êxodo) no século IX a.C.
II - Religião politeísta com a predominância do deus Javé, a descentralização política, o êxodo da Palestina.
III - Religião monoteísta, cujo deus era Zoroastro, a centralização política no reinado de Salomão, o cativeiro da Babilônia.
IV - Religião monoteísta, o cisma que dividiu as tribos em Israel e Judá, a centralização política, a conquista e destruição empreendida pelos assírios.
Quais afirmativas estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas IV.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e IV.


2. (UESPI/2003) A contribuição da civilização oriental antiga, mais presente no Ocidente, veio na forma do pensamento hoje classificado como de caráter religioso, especialmente, o:
a) Judaísmo.
b) Cristianismo.
c) Ascetismo.
d) Islamismo.
e) Comunitarismo.


3. (UFRN/2003) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:
Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2) Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)
Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre:
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.


4. (UPE/2004) Entre os povos que se destacaram na Antiguidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade. Sobre a sociedade hebraica na época antiga, é incorreto afirmar que:
a) havia escravidão, porém o escravo poderia alcançar sua liberdade, caso o patrão, castigando-o, inutilizasse seu olho ou lhe arrancasse um dente.
b) durante o governo de Salomão, o reino conheceu seu apogeu, transformando-se numa das grandes monarquias orientais, empreendendo, inclusive, a construção do Templo de Jerusalém.
c) é no Antigo Testamento que se encontra sua história, especialmente a fase da escravidão no Egito, narrada pelos livros dos Números e do Deuteronômio.
d) houve a presença de mulheres como dirigentes militares na época dos Juízes, cuja autoridade era fundamentada na ideologia religiosa.
e) durante muitos séculos, utilizou a língua hebraica, mas a substituiu pelo aramaico, língua semita do
ramo ocidental, tornada oficial na época do domínio persa.


5. (UFMS/2005) Sobre a Bíblia e a história dos hebreus, é correto afirmar que:
a) a Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo mundo e, segundo alguns historiadores, um dos menos lidos de todos os best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é uma importante fonte de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.
b) o povo hebreu, do qual a Bíblia é originária, desde seus primórdios manifestou total desprezo pelas suas tradições escritas. Isso significa que, para eles, a tradição oral teve mais importância na transmissão de conhecimentos e costumes, enfim, para a manutenção de sua identidade.
c) na Bíblia, a história dos hebreus começa em Gênesis, quando Moisés, um dos patriarcas, recebeu a ordem de deixar a sua terra natal para ir rumo à terra que Deus lhe mostrou para nela se estabelecer.
d) embora a Bíblia seja considerada um livro sagrado, ela não deve ser vista como um documento que possa ser estudado por historiadores, pois religião e ciência são diferentes esferas do conhecimento.
e) a Bíblia, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento, é considerada integralmente um livro sagrado para cristãos, judeus e mulçumanos.


6. (UESPI/2004) A sociedade hebraica teve a religião como suporte fundamental para a construção da identidade cultural. Não se pode esquecer também, na época dos profetas, entre os séculos VIII e VII a.C., que a religião:
a) era politeísta, tendo em Abraão seu grande líder e intermediário nas revelações divinas.
b) adotou a monoteísmo, com a liderança corajosa de Moisés, que enfrentou a perseguição egípcia.
c) dividiu-se em três: a dos essênios, a dos saduceus e a dos fariseus.
d) sofreu influência dos persas, acreditando na ressurreição da alma e no paraíso.
e) adquiriu um conteúdo ético, pois os profetas denunciaram as injustiças sociais.


7. (UEMS/2008) A cultura hebraica (marcada por um profundo senso de religiosidade que perpassou sua arte e sua literatura) deixou raízes profundas em toda a Europa e, por extensão, na civilização ocidental, porque foi responsável pelo desenvolvimento do:
a) Ateísmo.
b) Cristianismo.
c) Judaísmo.
d) Budismo.
e) Maometismo.


8. (UECE/2011) Canaã foi a palavra utilizada na Antiguidade para referir-se à região que, grosso modo, compreende os territórios atuais do Líbano, Palestina, Israel, e partes da Síria e da Jordânia. Palco de inúmeras invasões, em especial por parte dos hebreus que acreditaram que lá seria o local prometido por Deus a eles. Sobre Canaã é correto afirmar-se que
a) era um local muito disputado e, quando da chegada dos hebreus, era habitada também pelos filisteus.
b) era uma denominação fictícia para narrativas romanceadas oriundas da Mesopotâmia.
c) após a ocupação hebraica, descrita no Livro de Juízes, a região recebeu o nome de Fenícia.
d) não resistiu às invasões, especialmente à dos hebreus, pois também professava o monoteísmo.


9. (IFGO/2012) Leia o texto abaixo:
Algumas “reformas religiosas”, como as do rei Ezequias e do rei Josias, buscaram afirmar substancialmente a ideia de um “deus nacional”. Ao rei Ezequias, em torno do ano 700 a. C., foi atribuída uma reforma religiosa, na qual foi suprimido o culto a Neustã, uma divindade mágico-terapêutica cultuada no santuário central, simbolizada na forma de uma serpente de bronze. Em sequência a essa iniciativa, e no contexto de graves convulsões e crises sociais acirradas pelo cerco do exército assírio às cidades mais importantes do Reino de Judá, foi realizada a sistematização de um conjunto de leis, usualmente reconhecido como “código da aliança” (Êxodo, 20,22-23, 19). Este código, que deve ser datado para o final do século VIII ou início do século VII a. C, estrutura diversas leis, em forma concêntrica, em torno de um eixo teológico que é a negação do culto a outros deuses e a afirmação da exigência somente de Yahveh.
REIMER, Haroldo. Monoteísmo e Identidade. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2012.
O texto apresenta considerações em relação à formação do monoteísmo entre os hebreus. A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o mesmo:
a) Realiza uma leitura religiosa e não política de parte da história do povo hebreu.
b) Enfatiza a ideia da existência de um povo sagrado, presente no cristianismo.
c) Estabelece relações entre a religiosidade e a história do povo hebreu.
d) Nega a existência do deus Yahveh.
e) Oferece uma leitura fundamentalista do chamado Antigo Testamento.


10. (UFAM/2015) “No antigo Oriente existiram, certamente, um ordenamento e uma atividade políticos. Sem eles não teria sido possível o desenvolvimento da cultura, já que esta deve ter como sujeito histórico uma sociedade politicamente organizada. Mas não é menos certo que a política não formava uma realidade clara e distinta, isto é, não estava rigorosamente delimitada diante de outras realidades nem era concebida como se estivesse. Só com os gregos começou-se a percebê-la como realidade autônoma, e só no mundo moderno e por obra da cultura ocidental se levará a cabo sua radical secularização: em todas as culturas restantes a política, a religião e, em geral, os empreendimentos econômicos aparecem como três dimensões de uma mesma realidade.”
O texto de García Pelayo enfatiza que, ao longo de toda a história do antigo Oriente Próximo, política e religião andaram de mãos dadas. No entanto, a ideologia político-religiosa de Israel representa uma exceção devido à sua dificuldade em assimilar a própria instituição monárquica e sua radical separação entre a divindade e os demais planos da realidade. Acerca da história hebraica, podemos afirmar que:
a) No centro das concepções político-religiosas israelitas estavam as noções de escolha e aliança: o povo de Israel fora escolhido por Iaweh, que com ele pactuara uma aliança.
b) A evolução em direção a um verdadeiro Estado de Israel ocorreu devido a ameaça crescente representada pelos cassitas, que repelidos no Egito, instalaram-se na Palestina, formando uma federação de cidades-Estados.
c) A religião hebraica estava firmemente ancorada na noção de continuidade e homogeneidade entre as esferas do humano, do natural e do divino.
d) Após o Êxodo e o retorno à Palestina, as tribos hebraicas foram conduzidas pelos Patriarcas, que possuíam atribuições políticas, civis, religiosas e judiciárias.
e) Após a união do sul e do norte do território dos israelitas, Davi se tornou o primeiro rei, consolidando assim uma monarquia teocrática e garantindo um Estado de porte médio, suficientemente forte para enfrentar a expansão dos povos vizinhos à Palestina.


11. (UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:
a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e) Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.


12. (PUC-PR 2010) Na Antiguidade muitos povos consideravam que as doenças eram enviadas pelos deuses. No final do século VIII a.C., quando os assírios sitiaram a cidade de Jerusalém e ameaçaram invadi-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento matando muitos soldados. Nessa ocasião, Ezequias, rei de Judá, considerou essa epidemia uma bênção de Deus.
Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA sobre a religião dos hebreus:
a) Os hebreus consideravam Deus como soberano absoluto, fonte de todo o Universo e dono de uma vontade suprema.
b) O Deus hebreu era transcendente, não se identificava com nenhuma força natural; estava acima da natureza.
c) Os hebreus consideravam Deus bom e que fazia exigências éticas ao seu povo. Ao contrário dos deuses do Oriente Próximo, Deus não era atraído pela luxúria ou impelido pelo mal.
d) Deus para os hebreus era uno, soberano, transcendente e bom.
e) Para os hebreus o poder de Deus vinha de um poder preexistente, habitava a natureza e fazia parte dela.


13. (UFC) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.


14. (SANTA CASA) O período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:
a) passaram a conceber Jeová como identificado com seus problemas sociais.
b) ficaram imbuídos de concepções animistas, adorando as forças da Natureza.
c) adoraram a ideia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus.
d) abandonaram práticas ligadas à magia, como por exemplo, a necromancia.
e) conceberam Jeová em termos antropomórficos, inclusive com qualidades próprias dos homens.


15. (UEL-PR) A Páscoa, na cultura do povo hebreu, está relacionada com
a) a conquista de Canaã, a Terra Prometida, após o cativeiro dos hebreus na Babilônia.
b) a unificação do reino de Israel, após o conturbado período gerado pelo Cisma das 12 tribos hebraicas.
c) o êxodo, inicialmente liderado por Moisés, após a permanência de mais de 400 anos dos hebreus no Egito.
d) a sucessão de Davi, como rei dos hebreus, após a conquista de Jerusalém aos cananeus.
e) a resistência oposta pelos judeus, após a anexação da Judéia por Roma.


16. (UESPI) A sociedade hebraica teve a religião como suporte fundamental para a construção da identidade cultural.  Não se pode esquecer também, na época dos profetas, entre os séculos VIII e VII a.C., que a religião: 
a) era politeísta, tendo em Abraão seu grande líder e intermediário nas revelações divinas. 
b) adotou a monoteísmo, com a liderança corajosa de Moisés, que enfrentou a perseguição egípcia. 
c) dividiu-se em três: a dos essênios, a dos saduceus e a dos fariseus. 
d) sofreu influência dos persas, acreditando na ressurreição da alma e no paraíso. 
e) adquiriu um conteúdo ético, pois os profetas denunciaram as injustiças sociais.


17. (UFPI) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial: 
a) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina. 
b) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil. 
c) A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica. 
d) As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias libertador do povo hebreu. 
e) As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na região palestina.


18. (PUC-SP) Diáspora é o termo que designa a dispersão dos hebreus por várias regiões do mundo, após serem expulsos de seu território no século II. Somente depois de 1948, com a criação do Estado de Israel, esse povo pôde voltar a se reunir num mesmo país. Entretanto, essa reconquista vem sendo, há quase meio século, motivo de contendas entre os israelenses e o povo ocupante daquela região. O ano de 1995, talvez, seja o marco do apaziguamento desses conflitos, uma vez que acordos têm sido realizados pelos seus líderes, sob a chancela da diplomacia internacional – o que, infelizmente, não impediu o assassinato do primeiro-ministro de Israel. O povo que provocou a dispersão dos hebreus no século II e o povo que manteve o confronto com os israelenses desde 1948 são, respectivamente:
a) os egípcios e os iranianos.
b) os romanos e os palestinos.
c) os palestinos e os egípcios
d) os romanos e os iranianos
e) os egípcios e os palestinos.




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