Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O PERÍODO NEOLÍTICO



1. (UFPB/2000) Acerca do estágio cultural conhecido como neolítico, considere as seguintes afirmações:
I. Durante o neolítico, os homens estabeleceram uma nova relação com a natureza, cultivando plantas, domesticando animais e ocupando o espaço de florestas e outros ecossistemas naturais.
II. Nesse estágio, as pessoas viviam em grupos pequenos e nômades, obtendo da caça e da coleta tudo aquilo de que necessitavam para a sua subsistência.
III. O neolítico marca o surgimento de inovações culturais e sociais fundamentais, tais como a invenção da cerâmica e da metalurgia e a origem das aldeias sedentárias.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I e III.
b) apenas II.
c) apenas II e III.
d) apenas I e II.
e) todas.


2. (UFPE/1998) Todas as alternativas correspondem a atividades desenvolvidas durante o neolítico. Assinale aquela que sofreu solução de continuidade quanto ao seu desenvolvimento.
a) A procura dos homens do neolítico pelas margens dos rios para se fixarem devido à secura do clima e à escassez de água.
b) A sedentarização do homem, o desenvolvimento do cultivo do solo, de técnicas de caça e a domesticação de animais.
c) A cultura dolmênica desenvolvida em parte da Europa.
d) O surgimento dos primeiros aglomerados urbanos devido à necessidade dos indivíduos se defenderem de saques e agressões.
e) O aparecimento dos primeiros trabalhos em metal, em barro e em lã.


3. (UECE/2009) No Paleolítico, praticava-se o nomadismo em larga escala, enquanto que no Mesolítico, o nomadismo é reduzido, pois os grupos permanecem circunscritos a uma determinada região respeitando os ciclos da natureza, a mudança das estações climáticas e as migrações dos animais. Assim, o Neolítico assinala o fim do nomadismo. Assinale o correto.
a) A sedentarização dos primeiros grupos humanos impulsionou a organização das primeiras vilas com habitações fixas, o desenvolvimento da organização social e a divisão do trabalho.
b) O processo de sedentarização dos primeiros grupos humanos, não contribuiu para nem alterou significativamente o desenvolvimento da agricultura, pois eles eram, essencialmente, pastores e nômades.
c) Os primeiros grupos humanos, nas três fases da Idade da Pedra, praticaram o nomadismo e o sedentarismo, assim como as atividades de caça e coleta.
d) A sedentarização não contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, assim como não foi importante para o nascimento das primeiras vilas.


4. (UECE/2011) Considera-se a Pré-História o período de maior duração na História. Corresponde ao surgimento do ser humano no planeta Terra e se estende até a criação da escrita, aproximadamente 4000 a.C. A longa duração dessa fase fez com que se convencionasse dividi-la em períodos distintos: o Paleolítico, o Mesolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. Sobre o Período Neolítico, é correto afirmar-se que é
a) conhecido como Idade da Pedra Polida e marcado pelo desenvolvimento da agricultura e pela domesticação de animais.
b) conhecido como Idade da Pedra Lascada e caracterizado pela larga produção de artefatos em madeira, osso ou pedra lascada.
c) caracterizado pelo avanço de uma indústria lítica e pelo gradual desaparecimento de artefatos feitos com ossos.
d) considerado a fase de transição da Pré-História para a História, pois nesse período desenvolveu-se a técnica da fundição.


5. (FATEC SP/2015) A forma como as sociedades organizam as suas atividades produtivas se transforma ao longo do tempo e vem marcando mudanças históricas importantes.
Na transição do período Paleolítico para o período Neolítico, observam-se importantes mudanças na organização produtiva como, por exemplo
a) o término do sistema de plantation.
b) a formação das corporações de ofício.
c) a construção de núcleos urbanos feudais.
d) o início das grandes organizações sindicais.
e) o surgimento da agricultura de subsistência.


6. (FURG RS/2001) A domesticação de plantas e animais ocorreu no período denominado:
a) Paleolítico Inferior.
b) Paleolítico Superior.
c) Neolítico.
d) Calcolítico.
e) Idade do Ferro.


7. (FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem falada.
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio.
c) o aparecimento da magia e da arte.
d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental.
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.


8. (UFPB 2008) Durante o período Neolítico, o homem aprendeu a domesticar plantas e animais, iniciando o que se costuma chamar de “Revolução Agrícola”. Sobre esse período da história humana, considere as seguintes afirmativas:
I. O início do Neolítico está diretamente li­gado à transformação climática decorrente do fim da última glaciação, há cerca de 12.000 anos. O aquecimento da Terra levou à extinção de muitas espécies animais e ve­getais, consumidas pelos antigos caçadores e coletores. Tais ho­mens neolíticos, em decorrência, foram força­dos a estabelecer novas formas de rela­cio­na­mento com a natu­reza, manipulando e con­trolando a reprodução de animais como cabras e ovelhas, e plantas, como o trigo e a cevada.
II.   Os exemplos mais antigos de povoações neo­líticas foram encontrados no Oriente Médio, em sítios arqueológicos como Jarmo (Iraque) e Jericó (Israel). Tais povoações (e muitas ou­tras) situavam-se na região conhe­cida como “Crescente Fértil”, onde já existiam, em estado selvagem, espécies que se­riam domesticadas pelo homem do Neolítico, como a cabra e o trigo. A partir do Oriente Médio, migrações de agricultores e criadores de animais levaram a “Revolução Agrícola” a diferentes partes do mundo.
III.   O homem, com o desenvolvimento da agri­cul­tura e da criação de animais, abandonou, de forma gradativa, o nomadismo e passou a vi­ver em aldeias mais ou menos permanen­tes. Com isso, também se desenvolveu a acumula­ção de bens, tais como rebanhos, grãos arma­zenados em celeiros, objetos de trabalho (en­xadas, foices, pedras de moi­nho), e objetos de prestígio, como adornos, cerâmicas decoradas e armas. Isso repre­sentou, por outro lado, um grande incentivo para o surgimento da guerra.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas II e III
b) Apenas I e III
c) Apenas I
d) Apenas III
e) I, II e III


9. (UNICAMP 2014) Desde o período neolítico os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade.
Assinale a alternativa que estabelece corretamente a relação entre o povo habitante de uma determinada área, o sistema produtivo por ele desenvolvido, as condições naturais aproveitadas e os produtos cultivados.
a) Egípcios; uso da irrigação e drenagem; planícies úmidas e férteis dos rios Tigres e Eufrates; arroz e café.
b) Incas; uso de terraços com técnicas de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos; batata e milho.
c) Chineses; uso intensivo dos terraços das altas montanhas; planalto de Anatólia no extremo leste da Ásia; café e cacau.
d) Mesopotâmicos; uso de cultivos de inundação e de regadio; vales férteis dos rios Ganges e Amarelo; cana-de-açúcar e feijão.


10. (UFRGS) A denominação "Revolução Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças, é correto citar
a) a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder religioso.
b) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo.
c) a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais.
d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.
e) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.


11. (GI) São fatos ligados à Revolução Neolítica:
a) vida nômade e organização em tribos.
b) terras pertencentes ao Estado e escravismo.
c) domesticação de plantas e animais e sedentarização do homem.
d) escravidão, impostos em trabalho e vassalagem.
e) pintura em cavernas, vida nômade, caça e coleta de vegetais.


12. (UFRGS) Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico:
a) a utilização de metais como cobre e bronze.
b) o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores.
c) a revolução agrícola.
d) a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.
e) a formação de religiões monoteístas.


13. (VUNESP) A relação existente entre a Revolução Agrícola e a formação das tribos e das primeiras civilizações pode ser explicada pelo
I. início da sedentarização do homem, no período Neolítico.
II. fato de a mulher ser biologicamente inferior ao homem, o que levou as comunidades naturalmente à divisão sexual de trabalho na sociedade neolítica.
III. aumento populacional e pelo excedente da produção agropecuária.
IV. trabalho em conjunto, trocando conhecimentos e gerando tecnologias para trabalhar o solo, formando as cidades.
V. processo de formação de uma liderança com poder teocrático, capaz de controlar a população política, econômica e socialmente.
Estão corretas as afirmativas
a) I, II, III e IV, apenas.
b) I, III, IV e V, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) II, III e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.


14. (FGV-SP) Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar que:
a) ocorreu no final do Paleolítico, graças à utilização de pedra polida pelo homem.
b) representou a intensificação do nomadismo.
c) começou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados.
d) ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada.
e) está ligada ao aparecimento da magia.


15. (UFRN) A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas. Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)
a) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
b) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
c) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
d) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito bacana a disponibilização deste material, pois é muito difícil encontrar questões específicas deste assunto. Obrigada!!

    ResponderExcluir