Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE EL NIÑO E LA NIÑA



1. (Mack-2005) “A primavera começa hoje às 13h30min no hemisfério sul. É quando ocorre o equinócio, momento astronômico em que o Sol cruza a linha do Equador. A expectativa do meteorologista da empresa Climatempo, Alexandre Nascimento, para a nova estação, é de comportamento climático normal, porque não ocorreu e nem devem ocorrer, neste ano, os efeitos do El Niño e do fenômeno La Niña”.
Adaptado de O Estado de São Paulo — 22.09.2004
Os efeitos dos fenômenos El Niño e La Niña podem ser observados quando ocorrem, respectivamente:
a) o aquecimento e o resfriamento das águas do Atlântico em sua porção equatorial.
b) o resfriamento e o aquecimento das águas do Pacífico em sua porção equatorial.
c) o aquecimento e o resfriamento das águas do Pacífico em sua porção equatorial.
d) o aquecimento e o resfriamento das águas do Índico em sua porção equatorial.
e) o aquecimento, em ambos os casos, das águas do Pacífico em sua porção glacial.


2. (UEL-2006) Sobre os desdobramentos do fenômeno El Niño no território brasileiro, considere as afirmativas a seguir.
I. No Hemisfério Sul a atuação do fenômeno El Niño eleva a frequência e a intensidade das frentes frias que avançam sobre as regiões Sudeste e Nordeste durante os períodos de primavera e verão.
II. Algumas culturas agrícolas das regiões Sul e Sudeste são beneficiadas com o fenômeno que propicia um inverno com temperaturas acima da média, diminuindo as geadas.
III. Na região Amazônica, a ocorrência do fenômeno El Niño acentua a estação seca e contribui com o aumento do risco de incêndios causados pelo uso das queimadas na agropecuária.
IV. A região brasileira mais afetada pelo fenômeno El Niño é a Centro-Oeste, onde prolongados períodos de seca atingem o Mato Grosso do Sul.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.


3. (UFJF-1998) ‘Ninguém sabe com certeza o que causa o fenômeno climático conhecido como El Niño, manifestado principalmente pelo aquecimento da água ao longo da costa oeste sul-americana. (...) Mas se a causa é debatida, os seus efeitos em todo o mundo são conhecidos, assim como o tamanho do fenômeno’. Folha de S. Paulo, 14/7/97
Leia as afirmativas a seguir:
I - Com o aumento da evaporação das águas oceânicas há a formação de mais nuvens do que o normal. O excesso de nuvens altera o sistema global de circulação do ar, levando assim mais chuvas para algumas partes do planeta e mais ar seco para outras.
II - Sobre o sul da América do Sul, o fenômeno cria um jato de ar que ultrapassa os Andes e impede a subida das massas polares.
III - A intensidade do El Niño variou ao longo dos últimos cinquenta anos. Em pelo menos oito anos ocorreu o fenômeno inverso, águas frias, ou La Niña.
IV - Colômbia, norte do Peru e Equador sofrem chuvas torrenciais, com prejuízo à atividade pesqueira.
V - El Niño provocou calor atípico no inverno brasileiro levando a uma queda dos preços das roupas de frio, e, no Sul, afastou as possibilidades de geada, promovendo uma queda nos preços dos alimentos.
Marque a alternativa CORRETA:
a) se somente I, II e IV estão corretas.
b) se somente II, III e V estão corretas.
c) se somente II, IV e V estão corretas.
d) se somente I, III e IV estão corretas.
e) se todas as afirmativas estão corretas.


4. (Unirio-1998) Recentemente, a mídia alertou para a possível ocorrência de enchentes no sul do Brasil, associadas à influência do fenômeno EL NIÑO. Marque a opção que explica corretamente essa influência.
a) Ao provocar um maior aquecimento das águas do Pacífico, aumenta a evaporação e a maior presença de umidade, que se desloca pelas correntes atmosféricas em direção ao centro-sul do Brasil.
b) A medida que há um resfriamento anormal das águas do Oceano Atlântico, a massa polar atlântica penetra mais intensamente na região, provocando mais chuvas.
c) EL NIÑO diz respeito a um fenômeno atmosférico relacionado a um superaquecimento da Amazônia, devido às queimadas, o que faz com que a massa equatorial continental migre para o sul, provocando um aumento das precipitações.
d) As nuvens provocadas pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico e Atlântico são direcionadas para o sul do Brasil pela corrente marítima denominada EL NIÑO, trazendo bastante chuva.
e) Caracterizando-se por ser uma corrente marítima fria que se forma no litoral sul do Brasil, fortalece-se na chegada do verão provocando um resfriamento da atmosfera e um aumento das precipitações.


5. (UFT) El Niño é um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento incomum das águas superficiais nas porções centrais e leste do Oceano Pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru. A corrente de águas quentes que ali circula, em geral, na direção sul no início do verão, somente recebe o nome de El Niño quando a anomalia térmica atinge proporções elevadas (1ºC) ou muito elevadas (de 4 a 6ºC) acima da média térmica, que é de 23ºC. Esse fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas provenientes do fundo oceânico (fenômeno conhecido como ressurgência) e da corrente marinha de Humboldt são interceptadas por águas quentes oriundas do norte e oeste. Essa alteração regional assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra. (Mendonça e Danni-Oliveira, 2007)
Ainda sobre a influência do fenômeno El Niño na dinâmica climática mundial, pode-se afirmar que:
I. Afetando a dinâmica climática em escala global, a ocorrência do fenômeno gera bruscas alterações climáticas no mundo.
II. Influenciando a dinâmica climática em escala global, o fenômeno gera impactos generalizados sobre as atividades humanas, causados por inúmeras catástrofes ligadas a severas secas, inundações e ciclones.
III. Mesmo com maior influência nas costas peruanas, o fenômeno não interfere na dinâmica climática local e regional.
IV. Além de atuar na costa pacífica da América do Sul, o El Niño provoca graves perturbações climáticas (secas anormais ou, ao contrário, ciclones e chuvas com totais pluviométricos extremamente elevados) em regiões isentas de tais eventos.
V. Apesar de atuar na costa pacífica da América do Sul, esse fenômeno não traz mudanças climáticas significativas para a região.
Com base no texto, as assertivas verdadeiras são:
a) I, II, III e IV
b) I, III, IV e V
c) II, IIII, e IV
d) I, II, e IV
e) II, IV e V


6. (UEG 2002) Sobre os fenômenos conhecidos como El Niño e La Niña, é INCORRETO afirmar:
a) El Niño e La Niña são fenômenos climáticos, responsáveis por grandes alterações no clima do Brasil e de outras regiões do planeta.
b) Tais fenômenos caracterizam-se por mudanças periódicas na temperatura do Oceano Pacífico Equatorial, o que altera o regime dos ventos em grandes extensões da atmosfera.
c) Quando a temperatura do oceano, nas proximidades do Equador, sobe acima da média, ocorre o El Niño, e quando a temperatura do oceano diminui para índices abaixo da média, ocorre o fenômeno La Niña.
d) No Brasil, o fenômeno El Niño provoca o desvio da massa de ar equatorial continental úmida que se forma sobre a Amazônia para o sul do país. Em consequência, ocorrem enchentes no Brasil meridional e seca no sertão nordestino e no extremo norte do país.
e) Tanto o fenômeno El Niño quanto o La Niña não interferem na produção agrícola em pequenas, médias e grandes propriedades brasileiras, porque as estiagens no Nordeste e as enchentes no Sul coincidem com o período da entressafra.


7. (UFSCAR) El Niño e La Niña são dois fenômenos ligados ao aquecimento e resfriamento das águas do Oceano Pacífico na sua parte tropical. A respeito deles, é correto afirmar que:
a) El Niño liga-se ao resfriamento das águas oceânicas, ao passo que La Niña diz respeito ao aquecimento dessas águas; a cada três anos, primeiro ocorre El Niño e em seguida sempre ocorrerá La Niña.
b) O fenômeno La Niña, de aquecimento das águas oceânicas, apesar de descoberto depois do El Niño, sempre ocorre antes deste.
c) El niño liga-se ao aquecimento das águas oceânicas e La Niña diz respeito ao esfriamento dessas águas; a cada três anos, primeiro ocorre El Niño e em seguida pode ou não ocorrer La Niña.
d) Ambos os fenômenos dizem respeito ao aquecimento e posterior resfriamento das águas oceânicas; a diferença é que El Niño ocorre nas proximidades do Peru e La Niña na parte do Oceano Pacífico que banha a América Central.
e) El Niño é o aquecimento das águas oceânicas nas proximidades da Oceania, enquanto que La Niña é o resfriamento das águas oceânicas nas proximidades do Peru.


8. (UEL) Sobre o “El Niño” é correto afirmar que:
a) É um grande causador de Tsunamis, juntamente com os ciclones no continente asiático.
b) É causado pelo resfriamento das águas do Pacífico.
c) É causado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Atlântico norte e sul.
d) É causado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico central e oriental.
e) É causador de Tsunamis e ciclones extratropicais.


9. (UNIMONTES) O El Niño é um fenômeno natural que ocorre em intervalos de três a cinco anos na região tropical do Oceano Pacífico e envolve processos de interação entre a atmosfera e a hidrosfera, afetando a atuação do clima. Os pesquisadores ainda não sabem exatamente o que desencadeia o fenômeno, porém já identificaram vários impactos do mesmo.
Fonte: ALVES, A. e BOLIGIAN, L. Geografia: Espaço e Vivência: Volume Único. São Paulo: Atual, 2004.
Constituem impactos causados pelo El Niño, exceto
a) Nos períodos de atuação do El Niño, a paisagem é pouco modificada, considerando que sua abrangência é regional.   
b) No Brasil, o fenômeno provoca secas nas regiões Nordeste e Norte, além de acentuar as chuvas no Sudeste e Sul.   
c) Nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, o El Niño provoca o aumento das temperaturas médias.   
d) No Oceano Pacífico, ocorre o aquecimento das águas na região que compreende a costa do Peru e da Austrália.   


GABARITO
1: C
2: B
3: E
4: A
5: D
6: E
7: C
8: D
9: A

Postar um comentário

3 Comentários

  1. sugestão: coloquem o gabarito das questões abaixo para que possamos fazê-las sem ver a resposta antes ;)

    ResponderExcluir
  2. que nao tenha muitos texto nas perguntas

    ResponderExcluir