Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O PROTOCOLO DE KYOTO



1. (Mack-2009) O efeito estufa, de grande preocupação atual, decorre da emissão exagerada de certos gases na atmosfera, principalmente o CO2. Em dezembro de 1997, representantes de 160 nações, reunidos em Kyoto, no Japão, concordaram em reduzir, até 2012, as emissões de CO2 a níveis inferiores aos de 1990.
Dentre as propostas apresentadas, está o chamado sequestro de carbono, que consiste em aumentar o consumo de CO2 na biosfera. Para isso, a melhor maneira seria
a) manter florestas maduras, como a Amazônica, pois elas consomem, pela fotossíntese, mais CO2 do que produzem no processo de respiração.
b) aumentar a prática do reflorestamento, porque as florestas em crescimento aumentam a sua massa, incorporando mais carbono e, assim, utilizam mais CO2 do meio.
c) aumentar a quantidade de algas clorofíceas, pois são elas as principais consumidoras do CO2 tanto do ambiente terrestre quanto do ambiente aquático.
d) aumentar as áreas de lavoura, como as de cana-de-açúcar, que permitem a reciclagem rápida do CO2.
e) plantar mais árvores em áreas urbanas, locais que apresentam maior concentração do CO2.


2. (UEMG-2007) Nos últimos anos cresce o interesse em avaliar o equilíbrio do fluxo de carbono devido ao fato das emissões de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera estarem aumentando, devido à combustão de combustíveis fósseis, desmatamento e mudanças do uso da terra. A preocupação com a redução das emissões de CO2, resultou na realização da conferência de Kyoto, em dezembro 1997, para definir metas de redução de dióxido de carbono na atmosfera. Nessa ocasião já existia a preocupação com o efeito estufa e a elevação da temperatura global, os quais produzem mudanças de clima, tais como furacões, enchentes, secas e a elevação dos níveis dos oceanos.
Considerando o que foi exposto no texto acima e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que
a) os desmatamentos têm contribuído para o efeito estufa uma vez que representam perda de superfície assimiladora de CO2.
b) a emissão de CO2, originado na respiração é processo exclusivo dos organismos heterótrofos.
c) o CO2 associado ao efeito estufa é, ainda, a origem do O2 liberado para a atmosfera no processo fotossintético.
d) a combustão é a única forma de retornar para a atmosfera o carbono retido no corpo dos vegetais.


3. (Mack-2005) O PLANETA ESTÁ MAIS QUENTE
Em 16 de fevereiro de 2005, começou a vigorar o Protocolo de Kyoto, recomendando que países industrializados baixem as emissões de monóxido de dinitrogênio, dióxido de carbono, hexafluoreto de enxofre e metano, causadores do efeito estufa.
O protocolo é o primeiro acordo internacional concebido para lidar com aquele que é, talvez, o maior desafio ambiental que o homem já enfrentou: o aquecimento global do planeta. Dentre os gases que aprisionam o calor irradiado pela Terra, encontram-se as substâncias de fórmula molecular
a) O3 e NH3.
b) CH4 e CO2.
c) CO2 e SO3.
d) CO e N2O5.
e) O2 e N2.


4. (UFMG-2006) O protocolo de Kyoto estabelece a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Alguns desses gases são o dióxido de carbono, CO2, o monóxido de dinitrogênio, N2O, e o metano, CH4.
Considerando-se a atuação desses gases, é CORRETO afirmar que
a) os três absorvem radiação no infravermelho.
b) a reação do metano com água causa a chuva ácida.
c) os três produzem materiais particulados na atmosfera.
d) o dióxido de carbono é produzido na combustão do gás hidrogênio.


5. (FUVEST 2018) Após a assinatura do Protocolo de Kyoto em 1997, estabeleceu-se a criação de um mercado mundial de créditos de carbono, relacionado à necessidade de redução das emissões de gases do efeito estufa. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
a) os acordos internacionais resultam da busca de soluções comuns para os problemas ambientais, o que leva à superação de conflitos políticos e interesses divergentes.
b) o Protocolo de Kyoto foi o primeiro acordo internacional resultante da Conferência de Estocolmo, na qual se debateram estratégias de desenvolvimento sustentável.
c) a venda de créditos de carbono tem estimulado os países altamente poluidores no desenvolvimento de tecnologia limpa e na alteração do padrão de produção-consumo.
d) esse mercado permite que países com altas taxas de emissões de carbono possam comprar cotas de países que produzem menos CO2.
e) as metas de redução da emissão de gases do efeito estufa são comuns a todos os países, uma vez que prevalece o princípio de que a responsabilidade é coletiva.


6. (FUVEST 2018/19) O Protocolo de Kyoto refere-se
a) ao acordo bilateral China-Japão para redução de testes nucleares.
b) ao acordo internacional para redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.
c) ao termo de cooperação entre países do Leste Asiático para monitoramento de Tsunamis.
d) ao tratado internacional para substituição de cultivos convencionais por cultivos transgênicos.
e) à convenção asiática para controle da taxa de natalidade.


7. (FUNRIO 2014) O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado devido às mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, decorrente da poluição. Dentre os principais gases de efeito estufa regulados pelo Protocolo de Kyoto, aquele que é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa é o:
a) Gás metano – CH4.
b) Óxido nitroso - N2O.
c) Hexafluoreto de enxofre - SF6.
d) Perfluorcarbonos – PFCs.
e) Dióxido de carbono – CO2.


8. (CESGRANRIO 2013) O Protocolo de Kyoto, resultado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, estabeleceu três mecanismos adicionais de implementação, que complementam as medidas de redução da emissão e remoção dos gases de efeito estufa. Entre esses mecanismos, encontra-se o:
a) Relatório de Avaliação Ambiental.
b) Estudo de Viabilidade Ambiental.
c) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
d) Conceito de Desenvolvimento Sustentável.
e) Sistema de Unidades de Conservação da Natureza.


9. (FCC 2012) O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que visa a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Uma de suas principais recomendações é que os países signatários devem proteger suas florestas, diminuindo os desmatamentos. Esta recomendação se baseia na seguinte afirmação:
a) As florestas absorvem uma grande quantidade de calor.
b) As florestas impedem o alastramento de desastres ambientais.
c) As florestas armazenam uma grande quantidade de carbono.
d) As florestas retêm uma grande quantidade de água nas plantas.
e) As florestas detêm a maior parte da biodiversidade do planeta.


10. (CESGRANRIO 2012) O Protocolo de Kyoto estabeleceu que os solos agrícolas poderiam funcionar como um destino para o carbono sequestrado. O uso de tecnologias adequadas na agricultura tem um grande potencial para aumentar as quantidades de carbono sequestrado em solos cultivados. Um exemplo dessas tecnologias é 
a) adoção de adubos organominerais. 
b) sistema de plantio direto. 
c) agricultura de precisão. 
d) plantio convencional. 
e) plantio em nível.


11. (ITAME 2016) O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo foi criado pelo (a): 
a) Toronto Conference on the Changing Atmosphere. 
b) Eco 92. 
c) Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática. 
d) Protocolo de Kyoto.


12. (ESAF 2013) A partir de meados do século XX, amplia-se crescentemente o interesse pelo estudo das relações que os seres vivos mantêm entre si e com o ambiente no qual estão integrados. Acredita-se que o avanço da industrialização fez aumentar a preocupação com o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. A ONU tem promovido encontros de grande amplitude para discutir o tema, o primeiro dos quais foi a conferência de Estocolmo, em 1972. Importante documento saído de uma dessas convenções (1992), teve seu marco inicial em 1997 e ratificado pelo Brasil em 2002. Ele fixa metas e prazos para a redução da emissão de gases ampliadores do efeito estufa.
Trata-se de
a) Convenção da Desertificação.
b) Convenção da Diversidade Biológica.
c) Convenção de Viena para a proteção da Camada de Ozônio.
d) Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança.
e) Protocolo de Kyoto.


13. (FUNRIO 2016) O Acordo de Paris foi aprovado na tarde de 12 de dezembro de 2015 pela Plenária da Conferência do Clima (COP 21). O texto elaborado se torna o novo marco jurídico de luta contra o aquecimento global e será "legalmente vinculante", obrigando todos os 196 países signatários a organizar estratégias para limitar o aumento médio da temperatura da Terra a 1,5ºC. O documento da COP 21 das Nações Unidas preverá US$ 100 bilhões por ano para projetos de adaptação dos efeitos do aquecimento a partir de 2020 e será o primeiro acordo universal da história para a luta contra as mudanças do clima, um marco desde o Protocolo assinado em 1997 na cidade de
a) Berlim.
b) Kyoto.
c) Lima.
d) Montreal.
e) Varsóvia.


14. (CESGRANRIO 2009) O cuidado com o planeta em que vivemos vem recebendo mais atenção, nas últimas décadas, devido ao ritmo de degradação do ambiente natural. Um exemplo dessa atenção foi a assinatura do Protocolo de Kyoto, por vários países, com o objetivo de preservar a Terra. O Protocolo de Kyoto tem como tema principal a(o)
a) vegetação.
b) hidrografia.
c) solo.
d) relevo.
e) clima.



Postar um comentário

0 Comentários