Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Revolta dos 18 do Forte de Copacabana

Revolta dos 18 do Forte de Copacabana: da esquerda para direita, tenentes Eduardo GomesSiqueira CamposNílton Prado e o civil Otávio Correia.

Os 18 do Forte
A manifestação conhecida como "A revolta dos 18 do Forte de Copacabana" que ocorreu em 1922 e foi a primeira mobilização do Movimento Tenentista marcando profundamente a política brasileira durante várias décadas.
No início da década de 1920, o sistema político estabelecido no Brasil pelas oligarquias que dominavam a República Velha começavam a dar sinais de exaustão. O país se urbanizava e junto com o crescimento das cidades surgiam as primeiras indústrias. A classe média se fortalecia, o movimento operário se organizava e a sociedade que emergia cobrava maior participação política. Em meio as novas classes sociais urbanas que emergiam, havia também os militares de baixa e média patente do Exército, os tenentes.
Influenciados por ideias liberais, eles iniciaram um movimento de natureza política e militar, o Tenentismo, que se opunha e queria mudar o sistema vigente. O Movimento Tenentista não chegou a ter uma identidade ideológica, mas tinha objetivos muito claros: mudanças no processo eleitoral corrompido pelo voto de cabresto, liberdade de imprensa, maior autonomia do Poder Judiciário e a moralização do Poder Legislativo.
"A revolta dos 18 do Forte de Copacabana" marcou o início de um processo que culminou com a Revolução de 1930 e influenciou os rumos políticos do Brasil por mais de 40 anos.




Postar um comentário

0 Comentários