Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE STÁLIN



1. (UFRN/2006) A Revolução Russa implantou, no país, um regime inspirado nos ideais socialistas. Stálin, à frente do governo do Estado a partir de 1927, adotou uma interpretação própria para as teorias socialistas.
Pretendendo o desenvolvimento, em larga escala, da indústria e a transformação da União Soviética em grande potência militar, Stálin, entre outras medidas, decidiu-se pela:
a) regulamentação do Estado sobre a pequena e média indústria alimentícia, sobre o comércio varejista e a agricultura, deixando a grande indústria nas mãos da iniciativa privada.
b) cobrança de impostos sobre a produção agrícola, pela requisição de gêneros alimentícios e pela captação de investimentos no exterior para a indústria bélica.
c) coletivização da agricultura, cujos produtos eram vendidos pelo Estado por altos preços, para que, desse modo, fosse gerado o capital necessário à industrialização.
d) requisição ilimitada e arbitrária dos produtos agrícolas, realizada por tropas de choque, e pela adoção de liberdade salarial e de comércio para as indústrias privadas.


2. (ESCS DF/2008) “Vocês querem que nossa pátria socialista seja derrotada e perca a independência? Se não querem isso, precisam acabar com o atraso no menor tempo possível e construir nossa economia socialista num verdadeiro ritmo bolchevique [..] Estamos cinquenta ou cem anos atrás dos países desenvolvidos. Temos de alcançá-los em dez anos. Ou fazemos isso ou falimos.” (Stálin, 1931)
Para superar o atraso e garantir a modernização da economia soviética, Stálin propunha uma economia:
a) vinculada ao mercado internacional, visto que a URSS precisaria dos aportes financeiros externos para viabilizar a industrialização.
b) fundamentada no livre mercado, visto que viabilizaria um aumento da produtividade industrial.
c) centralizada e estatizada, pois viabilizaria uma política de industrialização em curto período de tempo.
d) vinculada à tradição agroexportadora do mundo rural russo.
e) fundamentada na concepção de socialismo de mercado, cujo objetivo é garantir um equilíbrio entre livre mercado e Estado regulador.


3. (UEG GO/2011) No século XVI, Nicolau Maquiavel produziu uma separação entre a política e a moral. Para o pensador florentino importava mais a conquista e a manutenção do poder que os meios usados para essa finalidade. Ao longo da história, inúmeros políticos colocaram em prática os ideais de Maquiavel. Um exemplo desse tipo de prática política é o
a) jansenismo.
b) stalinismo.
c) bovarismo.
d) dadaísmo.


4. (UNIFOR CE/2011) As origens filosóficas do stalinismo tentam demonstrar que, para além da prática política, o stalinismo é
a) um conjunto de visões teóricas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do comunismo.
b) um conjunto de visões teóricas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do socialismo.
c) um conjunto de visões práticas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do autoritarismo.
d) um conjunto de visões práticas e um método de ensino que desnaturaram durante décadas o sentido original do comunismo.
e) um conjunto de visões teóricas e um método de aprendizagem que desnaturaram durante décadas o sentido original do socialismo.


5. (PUCCAMP SP/2013) Com base no conhecimento histórico é correto afirmar que, com o stalinismo, uma das formas de governo geradas nos loucos anos 20 na União Soviética,
a) os sovietes, comitês locais de trabalhadores, funcionaram sob a liderança dos bolcheviques e parlamentares socialistas que controlaram o poder na Duna, durante todo o Governo Provisório Russo.
b) o governo, ao lançar as teses mais importantes da revolução bolchevique, como o ideal de igualdade, de ausência de diferença de classes, atendeu aos pedidos mais contundentes da sociedade russa.
c) as mudanças realizadas pelo Partido Comunista, que removiam as estruturas de poder tradicionais, mergulharam o país numa sangrenta guerra civil que só terminou com a vitória dos Bolcheviques.
d) um planejamento estatal sobre a economia, que combinou princípios socialistas com elementos capitalistas contribuiu para enfraquecer a economia russa e permitiu a implantação do regime socialista.
e) o sonho de uma sociedade igualitária e democrática dos primeiros socialistas se transformou no pesadelo de um Estado policial ferreamente controlado pela liderança do Partido Comunista.


6. (PUCSP) A disputa pelo poder na União Soviética entre Trotsky e Stálin, após a morte de Lênin, em 1924, teve como eixo a discussão sobre:
a) a expansão ou não da revolução socialista mundial como forma de consolidar internamente o regime.
b) a questão da autonomia das nacionalidades da Rússia Branca.
c) as propostas de priorizar os investimentos sociais sobre as necessidades da industrialização.
d) a extinção dos planos quinquenais, sobretudo os relativos à coletivização.
e) o poder dos sovietes de soldados e camponeses na administração provincial.


7. (UNICENTRO 2011) Para consolidar seu poder, Stálin implantou um regime de terror, perseguindo quem divergisse dele. Foram assassinados os dirigentes da revolução, entre os quais Trotsky. Stálin impôs o deslocamento obrigatório de contingentes de população (minorias não russas, como chechenos e tártaros) para povoar regiões remotas ou controlar territórios rebeldes. A opressão e os privilégios que passaram a ter os burocratas explicam o ódio que o stalinismo provocou entre as populações da URSS. Ele ficou no poder até sua morte, em 1953.
(REVOLUÇÃO Russa. Atualidades e Vestibular. São Paulo: Abril, 6. ed, 2008.).
A orientação político-econômica do governo Stálin, na União Soviética, caracterizou-se pelo

a) evolucionismo, conflitos étnicos e autoritarismo.
b) coletivismo, totalitarismo e planificação econômica.
c) anti-imperialismo, monopolismo e livre cambismo.
d) etnocentrismo, ruralismo e populismo.
e) sindicalismo, ludismo e anarquismo.


GABARITO






Postar um comentário

0 Comentários