Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA



1. (PUC RJ/1995) A Revolução Russa de 1917 constituiu uma transformação profunda na história das sociedades ocidentais, na medida que rompe ao mesmo tempo com um modelo de sociedade aristocrática, a Rússia czarista, e com a unidade da economia capitalista.
Nesse contexto, a revolução de Outubro de 1917 pode ser caracterizada como:
a) uma revolta camponesa contra as reformas capitalistas ocorridas na área rural desde o final do século XIX.
b) um movimento de caráter proletário com o objetivo de depor o Czar Nicolau II.
c) uma insurreição liderada pela burguesia russa contra o autocrático regime czarista; esse movimento foi sucedido pela revolução proletária de novembro.
d) uma revolução proletária liderada pelos bolcheviques e sovietes contra o chamado governo provisório.
e) um golpe de estado liderado por mencheviques e bolcheviques contra o czarismo.


2. (FURG RS/2001) No movimento revolucionário russo de 1917, o soviet consistia em:
a) uma organização sindical socialista.
b) uma organização militar estalinista.
c) um comitê formado por camponeses rebeldes, operários e soldados.
d) um conselho burocrático popular.
e) uma milícia formada por cossacos.


3. (PUC RS/2001) Com base nas afirmativas abaixo, sobre a Revolução Russa de 1917.
I. A Revolução teve origem no fracasso das negociações diplomáticas entre Rússia e Alemanha em torno da cidade de Dantzig e do desejado Corredor Polonês.
II. A Revolução caracterizou-se como um movimento liberal, organizado pelos intelectuais orgânicos dos Sovietes dos Camponeses, Burgueses e Operários.
III. As questões sociais relacionadas à terra, à carência de abastecimento (e fome crônica) e à permanência da Rússia na Primeira Guerra foram fundamentais para a eclosão dessa Revolução.
IV.  Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”.
V. A revolução resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1917, por Lênin considerar esta uma guerra imperialista.
A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.


4. (UFF RJ/2000) A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa.
A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se:
I. Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital.
II. Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses.
III. Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais.
Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:
a) Apenas a I e a II são corretas.
b) Apenas a I e a III são corretas.
c) Apenas a II e a III são corretas.
d) Apenas a II é correta.
e) Apenas a III é correta.


5. (UFJF MG/1999) A Revolução Russa pôs fim ao regime czarista, constituindo-se na primeira experiência concreta de implantação de uma via alternativa ao Capitalismo na História.
Acerca deste evento, marque a opção ERRADA:
a) o regime czarista, contra o qual se fez a Revolução de 1917, era caracterizado por uma economia de base agrária, a qual coexistia com o estabelecimento de algumas indústrias têxteis e metalúrgicas, localizadas nas regiões urbanas do imenso território russo;
b) nas cidades, as precárias condições de vida e de trabalho dos operários intensificavam o clima de descontentamento, criando condições para uma intensa mobilização contra os abusos do regime;
c) o Estado czarista era formado por uma monarquia aristocrática, sustentada pela Igreja Ortodoxa e pela disseminação do culto ao povo russo, em detrimento de outras etnias;
d) estabelecido o Governo Provisório Russo, em fevereiro de 1917, criou-se uma aliança política entre os partidários do anarquismo, ligados à concepção leninista de Estado, e os mencheviques, ligados à concepção stalinista de Estado.


6. (UFMG/1999) Leia o texto.
"Nenhumas dúvidas são possíveis. Os kulaques são o inimigo enraivecido do Poder Soviético. Ou os kulaques degolarão um número infinito de operários, ou os operários esmagarão impiedosamente as insurreições da minoria kulaque, espoliadora do povo contra o poder dos trabalhadores. Aqui não pode haver meio termo. Não pode haver paz: o kulaque pode, e pode facilmente, conciliar-se com o latifundiário, com o tzar e com o padre mesmo que tenham brigado, mas nunca com a classe operária.
Guerra implacável contra estes kulaques! Morte a eles! Ódio e desprezo aos partidos que o defendem: os socialistas-revolucionários de direita, os mencheviques e os atuais socialistas-revolucionários de esquerda! Os operários devem esmagar com mão de ferro as insurreições dos kulaques, que concluíram uma aliança com os capitalistas estrangeiros contra os trabalhadores do seu país."
LENINE, Vladimir. Marcharemos para o último e decisivo combate! Agosto, 1918.
Considerando as ideias contidas nesse texto, o conflito dos bolcheviques com os kulaques, após a revolução de 1917, pode ser relacionado a todas as seguintes situações, EXCETO
a) Disputas com os mencheviques e socialistas-revolucionários pelo controle do governo.
b) Oposição à Nova Política Econômica, que permitia a volta de práticas capitalistas, política tida como abandono da Revolução.
c) Conflito com o Exército Branco, integrado pelos partidários do czarismo, financiado pelas potências europeias.
d) Necessidade de controlar a produção agrícola para reverter a crise de fome e mortandade nas cidades.


7. (CESJF MG/2001) Leia as seguintes declarações para responder aos itens abaixo.
“O antigo regime conduziu o país e a população à fome. Era impossível suportá-lo por mais tempo e os habitantes de Petrogrado saíram às ruas para demonstrar seu descontentamento. Foram recebidos a tiro. Em vez de pão, receberam chumbo, os ministros do Tzar lhes deram chumbo.”
(Apelo do Soviet de Petrogrado à População Russa em 1917)
“Cidadãos do Estado Russo...Sucedeu um grande acontecimento. Pelo poderoso impulso do povo russo, o antigo regime foi derrubado. Nasceu uma Rússia livre e nova. Esta grande derrubada coroa numerosos anos de luta.”
(A Primeira Declaração do Governo Provisório em 1917)
“O GOVERNO PROVISÓRIO FOI DEPOSTO; a maioria dos seus membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja...”
(O Congresso dos Soviets Proclama a Queda do Governo Provisório)
Contextualizando historicamente os textos acima, pode-se afirmar que o processo histórico na Rússia antes da Revolução de 1917 foi marcado pelos seguintes acontecimentos, EXCETO:
a) A situação econômica russa se agravou com a guerra contra o Japão (1904-1905). Todavia, após a guerra, o czarismo na Rússia fortaleceu-se, desmobilizando assim o movimento operário.
b) Após a guerra contra o Japão, a burguesia na Rússia se organizou no Partido Constitucional Democrático (ou Partido Kadete) e passou a reivindicar reformas econômicas e políticas.
c) Em fevereiro de 1917 as greves e revoltas se multiplicaram na Rússia, principalmente na cidade de Petrogrado. Com as revoltas nas ruas e o exército amotinado, o czar Nicolau II renunciou em 27 de fevereiro de 1917.
d) A derrota do czar em 1917 gerou uma situação no mínimo curiosa para os russos. Havia dois poderes na Rússia: os Soviets e a Duma. A Duma atendendo aos interesses da burguesia, pretendia manter a Rússia na Primeira Grande Guerra e estabelecer um regime parlamentar, de estilo ocidental burguês. Os Soviets queriam a saída imediata da guerra e reformas profundas em relação aos operários e camponeses.
e) A partir de fevereiro de 1917, os Bolcheviques foram ganhando gradativamente adesões entre soldados e camponeses, assumindo o comando de diversos Soviets, principalmente o de Petrogrado. Em 24 de outubro de 1917 os Bolcheviques iniciaram a revolução em Petrogrado, tomando os edifícios públicos e fábricas.


8. (PUC SP/2000) Leia o trecho a seguir:
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar. (...) O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e quando tentou voltar para Petrogrado os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório.”
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. SP: Companhia das Letras, 1987.
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:
a) a derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques – parlamentares que controlaram o poder na Duma, durante todo o Governo Provisório.
b) a precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c) os sovietes – comitês locais de trabalhadores – funcionaram, desde sua criação em 1906, sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d) as movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como “Ensaio Geral”, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e) o deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições mencheviques que, com a palavra de ordem “Todo Poder aos Sovietes”, reivindicavam maior participação popular.


9. (UFSE/2001) A Revolução Russa de 1917 constituiu-se em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista, na medida em que
a) deu início a penetração das idéias marxistas na Europa Ocidental, terreno fértil entre os intelectuais de esquerda e entre as massas operárias.
b) possibilitou a transformação da sociedade e das relações sociais de produção, extinguindo a propriedade privada e socializando os meios de produção.
c) provocou desequilíbrios econômico-sociais no país acelerando as transformações nas estruturas da sociedade e do processo de produção.
d) promoveu o enfraquecimento da burguesia industrial, vinculada ao capital estrangeiro e representante dos interesses europeus na época.
e) favoreceu a criação de uma consciência revolucionária entre o proletariado de todos os países da África.


10. (UFOP MG/1994) Sobre a revolução Russa, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O principal objetivo era derrubar o Czarismo, identificado como um dos maiores responsáveis pelo atraso do país.
b) A Revolução Comunista só se consolidou após uma violenta guerra civil, que opôs “brancos” e “vermelhos”.
c) Os bolcheviques controlaram o poder desde o início do processo revolucionário, em fevereiro de 1917.
d) Seu impacto mundial foi muito grande, sob sua influência surgiram Partidos Comunistas em boa parte dos países.
e) Ela levou a Rússia, a médio prazo, a um processo de industrialização rápido, mas com um custo social alto.


11. (UNIRIO RJ/1994) "TERRA, PÃO E PAZ". (Lênin)
Assinale a opção que apresenta corretamente um fator da crise que conduziu à Revolução Russa (1917).
a) A vitória na guerra russo-japonesa (1905) ampliou o apoio popular do czar, que encerrou as manifestações revolucionárias com uma violenta repressão contra os mencheviques, conhecida como o "domingo sangrento".
b) O lançamento do "Manifesto de Outubro" (1905), instaurando a monarquia constitucional parlamentar, que possibilitou a criação dos sovietes (conselho de trabalhadores) e significou uma tentativa de liberalização do regime, que, entretanto, não foi consolidada.
c) O controle do Parlamento (Duma) pelos bolcheviques, após o assassinato do ministro Stolypin (1911), que favoreceu a gradativa diminuição dos poderes políticos do czar e sua submissão aos deputados do povo até a Revolução de 1917.
d) A participação da Rússia na 1ª Guerra Mundial (1914-18), que recuperou a economia do país e permitiu ao czar abafar com sucesso as críticas da oposição e os movimentos armados contrários ao regime.
e) A divulgação das "Teses de Abril", propostas pelos aristocratas (boiardos), as quais pregavam a ampliação das atribuições do parlamento, o fim dos sovietes e a cassação imediata dos deputados bolchevistas.


12. (ACAFE SC/2002) Sobre a Revolução Russa (1917), é incorreto afirmar:
a) Seu exemplo inspirou outras experiências revolucionárias posteriores, o que tornou o socialismo um regime comum a outros países como China e Cuba.
b) Representou a queda de um dos regimes mais opressores do século XX, a monarquia dos Romanov, dirigida pelo Czar Nicolau II.
c) Foi a primeira revolução socialista que obteve sucesso, preocupando os países capitalistas, temerosos de que ela se espalhasse pelo mundo.
d) Baseada nas idéias de Marx e Engels, liderada por Lênin, defendia a tomada do poder pela força, em que o operariado unido derrotaria a burguesia e o capitalismo.
e) Foi motivada por interesses da burguesia e da aristocracia bolcheviques.


13. (UESPI/2003) A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique de 1917 são parte do mesmo contexto de conflagração militar e política. Portanto, é correto afirmar que:
a) A revolução de outubro de 1917 foi induzida de fora para dentro da Rússia, sendo apoiada sobretudo por generais cansados da guerra estrangeira contra a Alemanha.
b) O desfecho da revolução guarda estreita relação com o desenrolar da guerra, notadamente os fracassos militares do exército do czar, que permitiu a morte de milhões de russos.
c) O comunismo germânico acabou por se disseminar pela Rússia invadida, triunfando depois como movimento revolucionário local.
d) A proclamação da República de Weimar, nas fronteiras russas, desperta o sentimento republicano, e também socialista, no povo russo, que proclamará a república soviética.
e) O czar da Rússia aliou-se aos inimigos externos da Tríplice Aliança, e, internamente, entregou “todo o poder aos sovietes”.


14. (UNESP SP/2004) O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.
(Martin Malia. Entender a Revolução Russa.)
O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual:
a) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.
b) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.
c) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.
d) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Quinquenais.
e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.


15. (UNIMONTES MG/2004) A revolução dos bolcheviques é a revolução contra O capital de Karl Marx...
(GRAMSCI, Antônio. A revolução contra O capital. Citado por DIVALTE. História. São Paulo: Ática, 2002, p.302)
A interpretação CORRETA da frase do renomado pensador marxista Antônio Gramsci é:
a) Os líderes bolcheviques, assim como parte das esquerdas em outros países, desconheciam o pensamento marxista, embora fizessem a revolução em seu nome.
b) A revolução russa, da forma como ocorreu, contraria o receituário marxista de revolução elaborado no século XIX.
c) Os resultados da revolução bolchevique, como a ditadura e a desagregação do bloco socialista, confirmam o seu caráter não marxista e burguês.
d) A revolução russa não se inspirou em Marx, dado o caráter autoritário da mesma, embora tenha entrado para a História com o rótulo de socialista.


16. (FGV/2000) Em abril de 1917, o líder bolchevique Lenin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril.
Nesse programa político é incorreto afirmar que Lenin propunha a/o:
a) formação de uma República de sovietes.
b) concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório.
c) nacionalização dos bancos e das propriedades privadas.
d) reconstituição da Internacional.
e) controle da produção pelos operários.


17. (UFAC/2003) Um dos momentos mais extraordinários, durante a I Guerra Mundial, foi a eclosão de um poderoso e espontâneo levante popular na Rússia czarista, culminando na chamada “Revolução Russa” e na constituição de uma alternativa de poder que desafiava a lógica dos estados capitalistas da Europa ocidental e da América do Norte.
Dentre as principais bandeiras e reivindicações dos pobres das cidades russas, dos trabalhadores agrícolas e dos operários, responsáveis diretos pela revolução que derrubou a secular monarquia, podemos destacar:
a) Pão, Emprego e Terra
b) Pão, Paz e Terra
c) Pão, Paz e Independência Nacional
d) Pão, Paz e Fim da Guerra
e) Pão, Terra e Independência Nacional


18. (UEPB/2006) Em 1917 a Revolução Russa possibilitou a mudança radical da estrutura política, social e econômica da Rússia. Um novo tipo de poder baseado na “ditadura do proletariado” aniquilou o sistema baseado no czarismo autocrata de Nicolau II.
Marque a alternativa que não é coerente com a afirmação acima:
a) As ideias que sustentam o movimento revolucionário são retiradas das aspirações e reivindicações dos operários, camponeses e soldados russos, e podem ser resumidas nas palavras de ordem: “Pão, Terra e Paz”.
b) Os Bolcheviques chegaram ao poder liderados por Lênin, Trotsky e Stálin, que lá mantiveram-se apoiados no Conselho de Comissários do Povo e no Exército Vermelho.
c) A Revolução Russa retirou a monarquia feudal do poder e criou um sistema de governo que representava os diferentes estratos da população russa e da burguesia da Europa Ocidental.
d) Após a tomada do poder, Lênin lançou aquele que seria o lema de todo o processo de mudanças e que demonstrava qual classe social o conduziria: “Todo poder aos Sovietes! ”
e) Os Bolcheviques entendiam que a futura sociedade socialista teria de ter a liderança da Classe Operária, em uma aliança com o campesinato, que se encarregaria de retirar da sociedade todos os elementos burgueses existentes.


19. (UFAC/2006) Em relação à Revolução Russa de 1917, é errado fazer a seguinte afirmação:
a) Iniciada em novembro de 1917, a Revolução Vermelha, liderada por Lênin, marcou a ascensão dos bolchevistas ao poder.
b) Os bolcheviques pregavam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder atraindo a simpatia política da alta burguesia.
c) A NEP – Nova Política Econômica, introduzida por Lênin, em 1921, caracterizou-se por um certo retorno a formas econômicas capitalistas.
d) Com a morte de Lênin, em 1924, houve uma grande disputa pelo poder na União Soviética entre Trotsky e Stalin, por suas idéias divergentes em torno da expansão ou não da revolução.
e) Os bolcheviques defendiam a ideia de que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária, com a formação de uma ditadura do proletariado.


20. (FMJ SP/2007) A Revolução Russa de outubro/novembro de 1917 implantou no país um regime socialista baseado nas idéias marxistas de Estado proletário. No entanto, além da classe operária, outro grupo social participou ativamente da luta pela queda do governo czarista. Foi
a) a burguesia, buscando desatrelar seu desenvolvimento da ajuda francesa.
b) o campesinato, explorado e sofrendo os efeitos da 1.ª Grande Guerra.
c) a nobreza, contrariada com a interferência das potências estrangeiras no país.
d) o clero, descontente com a influência do monge Rasputin nas decisões políticas.
e) a intelectualidade, partidária da implantação do liberalismo econômico na Rússia.


21. (UEPB/2007) A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era na história da sociedade, na medida em que se constituiu
a) em alternativa para superar a ação das multinacionais.
b) em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista.
c) na mistificação política da ditadura dos partidos.
d) em uma aliança bem sucedida entre a burguesia e o proletariado.
e) na primeira experiência de um regime político autocrático.


22. (PUC MG/2008) Em outubro de 1917, os bolcheviques assumiram o poder na Rússia. A Revolução Russa de 1917 anunciou o fim do capitalismo e o início do comunismo em escala planetária. Sobre a Revolução Russa e a consolidação do socialismo soviético, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) Revelou-se um movimento de caráter radical, visto que morreram milhares de homens defendendo suas posições e impondo um sacrifício à população russa em nome de uma revolução social.
b) Foi um movimento de ruptura no processo do antigo Império Russo. A demolição quase instantânea do regime czarista significou uma mudança no destino da Rússia e da Europa.
c) Revelou-se como um movimento perverso. A ascensão do comunismo demonstrou um socialismo com regime autoritário comparável aos governos totalitários da Europa.
d) Foi um movimento isolado no processo de modernização da Rússia empreendido pelo Czar, refletiu os anseios do grupo dos camponeses pela coletivização da terra.


23. (UEMS/2008) A Revolução Russa de 1917, num primeiro momento, constituiu–se num governo de coalizão burguês–socialista, destoando da aspiração popular, o que provocou:
a) o crescimento por toda parte do movimento popular, em que soldados e marinheiros desrespeitavam as ordens oficiais; os camponeses se adiantavam na Reforma Agrária sem a aprovação do primeiro Governo; as fábricas eram progressivamente ocupadas pelos comitês de fábrica que controlavam o emprego, o abastecimento e a produção.
b) falta de aspiração do povo para a chegada dos bolcheviques ao poder, porque o primeiro governo constituído satisfazia as massas populares o suficiente para que não almejassem promover novas revoluções internas.
c) mesmo com a chegada de Lênin ao poder não houve mudanças significativas, a Rússia permaneceu nos mesmos moldes do sistema czarista.
d) acomodação das classes populares que se contentaram com o novo governo imposto frente a incapacidade de se mobilizarem e promoverem a tão esperada Revolução Socialista.
e) nunca houve a chegada de fato dos comunistas ao poder, nem tampouco a centralização das decisões no Conselho dos Comissários do Povo nem a instauração da chamada ditadura do proletariado propagada por Lênin.


24. (UFV MG/2008) Sobre a Revolução Russa, iniciada em 1917, é INCORRETO afirmar que:
a) a Revolução de Fevereiro permitiu a chegada dos Soviets ao poder.
b) a Revolução de Outubro foi marcada pela execução do Czar e de sua família.
c) a atuação do país na I Guerra Mundial aumentou os problemas internos, como a fome.
d) o Comunismo de Guerra estabeleceu rígido controle sobre a produção e o consumo.


25. (UESPI/2010) Para que a Revolução Russa de 1917 chegasse à vitória foi decisiva a participação dos bolcheviques no poder. Com os bolcheviques na direção dos governos, foram feitas mudanças na sociedade. Na sua relação com os anarquistas, os bolcheviques:
a) aumentaram sua força política, efetivando planos de ação socializantes aceitos pela maioria da população urbana.
b) mostraram as estratégias políticas dos desfavorecidos contra as desigualdades criadas pelo capitalismo ocidental.
c) construíram articulações com outros países da Europa e da América do Sul, com a finalidade de divulgar os princípios comunistas.
d) mantiveram tensões, com divergências na forma de pensar a Revolução, agindo com violência e falta de diálogo político.
e) conseguiram formar um exército para combater a burguesia conservadora e legitimar um parlamento popular.


26. (FATEC SP/2011) A Revolução de Fevereiro de 1917 derrubou Nicolau II e estabeleceu a República da Duma. Era o fim do regime czarista. Essa primeira fase da Revolução Russa teve, como uma de suas características,
a) a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que tinha como tarefa construir o socialismo no mundo.
b) a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, pelo qual a Rússia entregava aos alemães a Letônia, a Lituânia, a Estônia, a Finlândia, a Polônia e a Ucrânia.
c) a crença no avanço do capitalismo na Rússia e da empresa privada como fonte do progresso econômico.
d) a criação do Politburo (birô político), um pequeno grupo de dirigentes, nascido no interior do Comitê Central, que determinava as políticas a serem adotadas no novo regime.
e) a revolução permanente, inspirada nos ideais trotskistas de expansão imediata dos ideais revolucionários para outros povos.


27. (FGV/2011) Com a NEP (Nova Política Econômica) o comércio interno foi liberado, permitiu-se o funcionamento de pequenas e médias empresas privadas, estimularam-se os investimentos estrangeiros, instituiu-se o pagamento de horas extras e de prêmios aos trabalhadores e criou-se o imposto sobre propriedades urbanas. (Paulo Sandroni. Dicionário de economia, 1985.)
Durante a Revolução Russa, a NEP foi aplicada no contexto
a) do fim da guerra civil (1918-1921), devido à destruição da economia nacional e às tensões pela aplicação do chamado comunismo de guerra.
b) da tomada do poder pelos bolcheviques, em outubro de 1917, pois a economia russa crescia em função da Primeira Guerra.
c) do fracasso dos planos quinquenais, que geraram a estagnação da economia soviética a partir de 1930.
d) da revolução de fevereiro de 1917, pois os mencheviques apostaram na reestruturação da economia russa por meio das grandes obras de infraestrutura.
e) da morte de Lênin e da ascensão de Stalin, que estabeleceu um rígido e eficaz controle sobre as atividades produtivas.


28. (UFAL/2011) A Revolução Russa de 1917 é considerada um dos episódios mais importantes da história do século XX. Também reconhecida como Revolução Socialista Russa, ela exerceu considerável influência na vida de centenas de milhões de seres humanos. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
1) O cenário desolador composto na Rússia após sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial emoldurou o quadro da Revolução de 1917.
2) A disputa entre russos e japoneses pela posse dos territórios da Coréia e da Manchúria constituiu uma das motivações imediatas para se deflagrar a Revolução.
3) Os partidos de esquerda que se encontravam na clandestinidade ressurgiram na conjuntura revolucionária, fazendo eco às exigências de derrubada da monarquia russa.
4) Os Bolcheviques liderados por Lênin preferiam adotar estratégias de negociação, mas foram vencidos pelo bloco liderado por Trotsky.
5) Os soldados russos encarregados de conter os movimentos grevistas aderiram a eles, desobedecendo às ordens dos generais czaristas.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 3 e 4
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 5
e) 2, 4 e 5


29. (UNESP SP/2011) Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército.
(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974.)
O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos
a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder.
b) bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes.
c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório.
d) mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo.
e) militares, que tentavam controlar a revolta popular.


30. (UNISA SP/2013)
1. Fica abolida a propriedade privada da terra, sem qualquer indenização.
2. Todas as grandes propriedades territoriais, todas as terras pertencentes à Coroa, às ordens religiosas, à Igreja, compreendendo o gado, o material agrícola e os edifícios com todas as suas dependências, ficam à disposição dos comitês distritais agrários e de camponeses até a reunião da Assembleia Constituinte.
(John Reed. Dez dias que abalaram o mundo, 2002.)
O texto faz referência
a) aos decretos nazistas de expropriação dos bens da população judaico-alemã no final da década de 1930.
b) às propostas do presidente Roosevelt para combater a Grande Depressão causada pela crise de 1929.
c) às medidas adotadas pelo partido bolchevique após a tomada do poder na Rússia em 1917.
d) à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão elaborada durante a Revolução Francesa de 1789.
e) às Reformas de Base propostas pelo presidente João Goulart em seu comício realizado em março de 1964.


GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários