Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A REVOLUÇÃO CUBANA



1. (FGV SP) Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:
a) foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética.
b) foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista.
c) foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe.
d) foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e anti-imperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana.
e) foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.


2. (FGV 2011) A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica:
a) A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de seguidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba.
b) A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.
c) A mobilização internacional por meio de campanhas que denunciavam o desrespeito aos direitos humanos por parte do governo cubano.
d) A intervenção soviética, que enviou tropas de apoio aos revolucionários e bombardeou bases do governo cubano.
e) A vitória eleitoral dos revolucionários no pleito de 1958 e a gradativa implementação de medidas socializantes por Fidel Castro.


3 (PUC-MG 2000) O movimento revolucionário que produziu, pela primeira vez na história latino-americana, a quebra da unidade do capitalismo no continente foi:
a) a revolução boliviana liderada pelo ativista político Carlos Montenegro, um dos fundadores do Movimento Nacional Revolucionário (MNR).
b) a revolução cubana de 1959 que, inicialmente, combatia o imperialismo norte-americano e a ditadura de Fulgêncio Batista.
c) a Frente Farabundo Martí de 1930, que promoveu um levante de 30 miI camponeses e, após derrotar o Exército assumiu o governo em EI Salvador.
d) o sandinismo na Nicarágua que derrubou o governo de Somoza e tomou o poder, dando início à implantação do socialismo com amplo apoio popular.
e) o governo do Presidente chileno Allende, da Unidade Popular, de duração efêmera, sendo derrubado por um Golpe Militar chefiado pelo general Pinochet.


4. (UECE 1999) Após a tomada do poder, os revolucionários cubanos encontraram muita resistência por parte da comunidade internacional. Dentre as medidas tomadas contra Cuba, pode-se assinalar corretamente:
a) forças militares, formadas por mercenários e apoiadas pelo governo americano, tentaram invadir a ilha, sendo derrotadas na Baía dos Porcos.
b) uma força-tarefa internacional, organizada pela ONU, invadiu a ilha e depôs o governo corrupto de Batista.
c) o bloqueio econômico contra Cuba, proposto pelos EUA à OEA, não foi implementado por conta da resistência de países como o Brasil e a Argentina.
d) a URSS procurou atenuar os conflitos provocados pela Revolução Cubana, evitando apoiar econômica e militarmente o novo governo.


5. (UFPE 1998) Sobre a Revolução Cubana é incorreto afirmar que:
a) Fidel Castro comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953 sendo preso e só anistiado em 1955.
b) Do México, Fidel Castro organizou junto com Che Guevara uma invasão a Cuba em 1956.
c) Em cuba governava o ditador Fulgênico Batista, que sem nenhum apoio dos Estados Unidos lutou contra os revolucionários cubanos.
d) Fidel Castro e Che Guevara organizaram nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente.
e) Em 1959, Fidel Castro implantou um novo regime de governo em Cuba: um regime socialista.


6. (FUVEST 1999) Sobre a Revolução Cubana, é correto afirmar que
a) um número expressivo de padres católicos compunha as principais lideranças revolucionárias.
b) o êxito da revolução só foi possível graças ao apoio econômico de diversos países da América Latina.
c) o caráter socialista da revolução só foi assumido em abril de 1961, ainda que a vitória tenha acontecido em janeiro de 1959.
d) a vitória da revolução deve ser desvinculada da luta guerrilheira na Sierra Maestra.
e) o principal líder da revolução, Fidel Castro, militou no Partido Comunista Cubano desde sua juventude.


7. (CEFETMG 2014) "A revolução cubana era tudo: romance, heroísmo nas montanhas, ex-líderes estudantis com a desprendida generosidade de sua juventude - os mais velhos mal tinham passado dos trinta -, um povo exultante, num paraíso turístico tropical pulsando com os ritmos da rumba".
HOBSBAWM, Eric. Era Dos Extremos - O breve século XX - 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
A revolução cubana NÃO pode ser considerada uma
a) forma política que possibilitou a transformação da estrutura produtiva rural do país.
b) luta política que inspirou intelectuais militantes em várias partes do continente americano.
c) estratégia de luta anti-imperialista que foi deflagrada contra o regime ditatorial cubano.
d) guerra de guerrilha que foi percebida pela maioria do povo como um movimento de libertação.
e) insurreição popular que foi conduzida pelos principais partidos comunistas latino-americanos.


8. (UECE 2008) "A história não admite erros."
(Che Guevara In: WOLF, E. R., 'Las Luchas Campesinas del Siglo XX'. Siglo Veintiuno Editores, p. 367).
Acerca da Revolução Cubana, assinale o correto.
a) Fulgêncio Batista faz um acordo com os rebeldes, propõe rendição em troca de seu exílio no exterior, enquanto as colunas assumem o comando do governo cubano.
b) Após a vitória revolucionária em Cuba, Che Guevara assume o comando militar e é assassinado na tentativa de evitar uma invasão americana a ilha.
c) Comandadas por Camilo Cienfuegos, Che Guevara, Fidel e Raul Castro, quatro colunas foram ocupando, uma a uma, as cidades e províncias da ilha cubana.
d) A OEA (Organização dos Estados Americanos) intermediou o diálogo e o acordo de paz entre os rebeldes vencedores e os representantes do então governo Fulgêncio Batista.


9. (UFMG 2001) Considerando-se as relações internacionais com Cuba após a vitória da Revolução, em 1959, é possível observar que
a) o Governo norte-americano estabeleceu, progressivamente, retaliações políticas e econômicas ao regime socialista cubano, acabando por romper relações diplomáticas com a Ilha.
b) o Governo soviético, envolvido com os problemas econômicos e políticos internos, não forneceu aos cubanos o apoio necessário para sustentar o regime socialista.
c) o regime revolucionário cubano contou com o apoio da maioria dos países da América Latina, numa fase em que o Continente presenciava a ascensão de governos nacionalistas.
d) os governos socialdemocratas europeus apoiaram firmemente o novo regime cubano, com o objetivo de contrabalançar o papel hegemônico dos Estados Unidos nas Américas.
e) o governo cubano estendeu sua ação imperialista para os países africanos e asiáticos independentes e para o próprio continente americano, procurando desenvolver sua crescente indústria.


10. (UFJF 2013) A Revolução Cubana foi um movimento popular latino-americano que repercutiu no continente e culminou na adoção do socialismo. São elementos do processo, EXCETO: 
a) O apoio da maioria da população a Fidel Castro, em oposição ao governo de Fungêncio Batista, tendo o rádio como um dos difusores das propostas revolucionárias.
b) O caráter reformista do governo de Cuba que levou a crescentes atritos com os Estados Unidos, quando estes apoiaram a invasão da Baia dos Porcos pelos opositores de Castro.
c) A aproximação de Fidel Castro com a União Soviética, em 1961, e o anúncio que Cuba seguiria o rumo socialista e que as reformas seriam aprofundadas.
d) O apoio de empresários e latifundiários às propostas do movimento revolucionário, o que facilitou a implantação do projeto socialista.
e) A influência do governo cubano em diversos movimentos sociais latino-americanos, que lutaram pela criação de novas orientações políticas para o continente.


11. (UNICENTRO 2010) A Revolução Cubana, que aconteceu em 1959, abalou toda a América Latina e preocupou os governos ditatoriais de países como Brasil, Chile, Argentina, entre outros. Assinale a alternativa correta.
a) Ernesto Che Guevara, o “Che”, assume o governo de Cuba logo após a revolução, com vitória esmagadora nas eleições diretas.
b) Em 1960, Fidel Castro, por meio de um Golpe de Estado, assume a presidência de Cuba em substituição a Che Guevara.
c) Em seus primeiros anos de revolução, Cuba viveu um momento que se pode chamar de “república utópica”, na qual a economia seguiu um modelo de planificação centralizada e autoritária.
d) O “ataque à Baia dos Porcos” foi quando os trabalhadores cubanos, com o intuito de saciarem a fome do povo, invadiram uma fazenda do Estado para saquear a granja de suínos ali existente.
e) A “crise dos mísseis” foi quando os Estados Unidos lançaram um míssil para atingir um navio soviético na Baía de Havana e acertou a embaixada chilena.


12. (PUC-MG) Sobre a Revolução em Cuba, todas as alternativas são corretas, EXCETO:
a) A Revolução promoveu a reforma agrária e a coletivização da economia, uma campanha de alfabetização ampla e a preocupação para o despertar político na formação dos novos cidadãos, assim considerados pela Revolução.
b) A independência de Cuba do jugo espanhol, em 1898, não garantiu a autonomia. Os Estados Unidos mantinham sua intervenção na própria constituição cubana por meio da Emenda Platt.
c) Nos anos 1940 e 1950, o crescimento econômico levou Cuba a tornar-se o maior produtor mundial de açúcar. Isso levou à diminuição da dependência dos Estados Unidos e concretizou o sonho revolucionário.
d) O modelo cubano influenciou as táticas de revolução na América Latina ao mostrar o camponês como classe revolucionária e estabelecer a revolução a partir de grupos guerrilheiros.


13. (UFMA 2009) Sobre a Revolução Cubana (1959) e sua influência na América Latina são corretas as afirmações:
I) Após fracassada a invasão da Baía dos Porcos, apoiada pelos Estados Unidos, o governo cubano anunciou a entrada do país no bloco socialista, ao lado da União Soviética.
II) A derrubada do ditador Fulgêncio Batista foi seguida da adoção de uma política de transformações, como a reforma agrária e a nacionalização de empresas norte-americanas.
III) A crise dos mísseis foi ocasionada pela descoberta de um plano através do qual Cuba forneceria treinamento e armamentos para movimentos guerrilheiros no Terceiro Mundo.
IV) A Aliança para o Progresso foi lançada pelos Estados Unidos, visando proporcionar ajuda econômica e combater a difusão das ideias revolucionárias no continente.
V) A expansão da democracia em diversos países da América Latina, ao longo da década de 60, foi uma consequência da política de coexistência pacífica adotada pelas superpotências (EUA e URSS).
a) I, III e V
b) II, III e IV
c) I, II e IV
d) II, IV e V 
e) I, IV e V


14. (UNIMONTES 2009) O andamento da Revolução Cubana não teria sido o mesmo se não fosse a divisão mundial em dois blocos antagônicos. (www.juliobattisti.com.br)
Conforme seus conhecimentos históricos e o que sugere a frase acima, pode-se afirmar que
a) o interesse soviético em instalar bases militares em Cuba foi a razão principal da eclosão do movimento liderado por Fidel Castro.
b) Castro e Guevara foram vitoriosos porque contaram com o apoio de experientes agentes revolucionários enviados pelos soviéticos.
c) a Guerra Fria levou os revolucionários a assumirem uma postura progressivamente à esquerda e aliada à URSS.
d) a sobrevivência do regime castrista e o expressivo desenvolvimento cubano após a Guerra Fria demonstram que era falsa a tese de que a revolução era sustentada pela URSS.


GABARITO






Postar um comentário

0 Comentários