Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE REVOLTA PAULISTA DE 1924



1. (UNESP SP/2009) Os poucos grupos operários que foram procurar o general Isidoro no quartel da Luz para aderirem à revolução nem sequer foram por ele recebidos, embora o general recebesse facilmente os representantes da Associação Comercial.
José de Souza Martins, Folha de S.Paulo, 11.06.2004)
O fragmento faz referência à Revolução de 1924. Esse evento relaciona-se com
a) a Campanha Civilista, que opôs os candidatos Hermes da Fonseca, alagoano, e Pinheiro Machado, gaúcho.
b) as primeiras crises políticas da República, como a que depôs o presidente Arthur Bernardes.
c) as manifestações operárias organizadas pelo Partido Comunista Brasileiro contra a posse do presidente Washington Luís.
d) as radicais reformas urbanas pelas quais passava a cidade de São Paulo, conforme proposta do prefeito Antonio Prado Júnior.
e) a ação do movimento tenentista, que questionava a ordem oligárquica da chamada I República (1889-1930).


2. (MACK 1998) "Em julho de 1924, a elite paulista buscava fugir da capital, bombardeada a esmo pelas forças legalistas (...). Os misteriosos tenentes, dos quais toda a gente falava, tinham ocupado a cidade". Boris Fausto
O trecho se reporta a um dos movimentos tenentistas dos anos 20, cujo objetivo era:
a) Defender o setor cafeeiro em detrimento dos demais produtos nacionais.
b) Apoiar o governo de Artur Bernardes, representante de seus ideais.
c) Introduzir um governo esquerdista, apoiando as reivindicações anarco-sindicalistas.
d) Estabelecer o voto secreto e a derrubada da oligarquia paulista, expressão dos piores vícios do regime.
e) Restabelecer o governo monárquico, considerado politicamente mais estável.


3. (UFSCAR 2008) Em julho de 1924, a elite paulista buscava fugir da capital bombardeada a esmo pelas forças legalistas, descendo a serra em seus automóveis ou em táxis. (...)
O bombardeio desencadeado pelas forças legais ao governo constituía o principal motivo do pânico. Situadas em uma posição elevada do Alto da Penha, um bairro ainda periférico, lançavam tiros de canhão contra a cidade, com uma imprecisão espantosa.
(Boris Fausto. Negócios e ócios. Histórias da imigração, 1997.)
Os acontecimentos descritos no texto referem-se à:
a) Revolta dos Tenentes.
b) Revolução Constitucionalista.
c) Deposição de Washington Luís.
d) Intentona Comunista.
e) Revolta da Armada.


4. (Mack-2007) Dos fatos históricos referidos abaixo, um NÃO se inclui entre os que compuseram o Movimento Tenentista. Assinale-o:
a) A sublevação de alguns jovens oficiais do Forte de Copacabana, em julho de 1922, na qual ganhou notoriedade o episódio dos “dezoito do Forte”.
b) A chamada “Revolução Paulista”, de julho de 1924, cujo propósito era, declaradamente, a derrubada do presidente Artur Bernardes.
c) A formação de uma coluna armada, no Rio Grande do Sul, em 1924- 1925, que se uniria, em seguida, à “Coluna Paulista”.
d) A longa marcha pelo interior do Brasil, entre 1925 e 1927, da “Coluna Prestes”, cujo principal líder se veria depois envolvido numa aura de heroísmo, a do “Cavaleiro da Esperança”. 
e) Os levantes em Natal, Recife e Rio de Janeiro, em novembro de 1935, nos quais se destacou a figura de Luís Carlos Prestes.


5. (UNIMONTES MG/2007) O movimento (...) que hoje rebentou nesta capital coincide com a data do segundo aniversário da sedição do exército, verificada na capital da República, e que teve por cenário principal o forte de Copacabana.
(Movimento Revoltoso. Folha da Noite. São Paulo, 5 de julho de 1924, p. 1)      
O texto acima faz referência à
a) Coluna Prestes, movimento liderado por Miguel Costa e Luiz Carlos Prestes que objetivavam a tomada do governo nacional pelos tenentes.
b) revolta tenentista em São Paulo, liderada pelo general Isidoro Dias Lopes que pretendia, entre outros objetivos, a deposição do presidente Artur Bernardes.
c) greve geral anarquista que, por várias semanas, parou São Paulo e colocou na ordem do dia questões como a jornada de trabalho e o direito de sindicalização.
d) Semana de Arte Moderna, evento organizado por um diversificado grupo de artistas e intelectuais, com vistas à renovação dos padrões estéticos então vigentes.


6. (FAMERP 2016) A Revolução [de 1924 em São Paulo] pretendia a renovação dos costumes políticos, a republicanização da República, como diziam, o banimento das oligarquias dos mandões e chefes políticos e do seu clientelismo político, o fim do voto de cabresto e da política dos currais eleitorais de eleitores sem liberdade de decisão e de voto.
(José de Souza Martins. “São Paulo, 1924 – A retirada”. In:Eloar Guazzelli. São Paulo em guerra – 1924, 2012.)
O movimento a que o texto se refere ficou conhecido na história do Brasil como tenentismo. O movimento tenentista
a) pretendeu abolir as bases econômicas do governo republicano, extinguindo a propriedade rural monocultora.
b) mobilizou os oficiais militares contrários ao regime republicano e à extensão do direito de voto à população brasileira.
c) foi uma manifestação dos antigos grupos dominantes afastados do poder devido à proclamação da República.
d) ficou restrito ao estado de São Paulo, fato que o isolou do restante do país e facilitou a sua derrota.
e) procurou reformar os procedimentos políticos republicanos, sustentados por fraudes eleitorais, assim como pelo voto a descoberto.


GABARITO






Postar um comentário

0 Comentários