Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE OS BOLCHEVIQUES



1. (UFMG/1999) Leia o texto.
"Nenhumas dúvidas são possíveis. Os kulaques são o inimigo enraivecido do Poder Soviético. Ou os kulaques degolarão um número infinito de operários, ou os operários esmagarão impiedosamente as insurreições da minoria kulaque, espoliadora do povo contra o poder dos trabalhadores. Aqui não pode haver meio termo. Não pode haver paz: o kulaque pode, e pode facilmente, conciliar-se com o latifundiário, com o tzar e com o padre mesmo que tenham brigado, mas nunca com a classe operária.
Guerra implacável contra estes kulaques! Morte a eles! Ódio e desprezo aos partidos que o defendem: os socialistas-revolucionários de direita, os mencheviques e os atuais socialistas-revolucionários de esquerda! Os operários devem esmagar com mão de ferro as insurreições dos kulaques, que concluíram uma aliança com os capitalistas estrangeiros contra os trabalhadores do seu país."
LENINE, Vladimir. Marcharemos para o último e decisivo combate! Agosto, 1918.
Considerando as idéias contidas nesse texto, o conflito dos bolcheviques com os kulaques, após a revolução de 1917, pode ser relacionado a todas as seguintes situações, EXCETO
a) Disputas com os mencheviques e socialistas-revolucionários pelo controle do governo.
b) Oposição à Nova Política Econômica, que permitia a volta de práticas capitalistas, política tida como abandono da Revolução.
c) Conflito com o Exército Branco, integrado pelos partidários do czarismo, financiado pelas potências europeias.
d) Necessidade de controlar a produção agrícola para reverter a crise de fome e mortandade nas cidades.


2. (UESPI/2003) A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique de 1917 são parte do mesmo contexto de conflagração militar e política. Portanto, é correto afirmar que:
a) A revolução de outubro de 1917 foi induzida de fora para dentro da Rússia, sendo apoiada sobretudo por generais cansados da guerra estrangeira contra a Alemanha.
b) O desfecho da revolução guarda estreita relação com o desenrolar da guerra, notadamente os fracassos militares do exército do czar, que permitiu a morte de milhões de russos.
c) O comunismo germânico acabou por se disseminar pela Rússia invadida, triunfando depois como movimento revolucionário local.
d) A proclamação da República de Weimar, nas fronteiras russas, desperta o sentimento republicano, e também socialista, no povo russo, que proclamará a república soviética.
e) O czar da Rússia aliou-se aos inimigos externos da Tríplice Aliança, e, internamente, entregou “todo o poder aos sovietes”.


3. (UNIMONTES MG/2004) A revolução dos bolcheviques é a revolução contra O capital de Karl Marx.
(GRAMSCI, Antônio. A revolução contra O capital. Citado por DIVALTE. História. São Paulo: Ática, 2002, p.302)
A interpretação CORRETA da frase do renomado pensador marxista Antônio Gramsci é:
a) Os líderes bolcheviques, assim como parte das esquerdas em outros países, desconheciam o pensamento marxista, embora fizessem a revolução em seu nome.
b) A revolução russa, da forma como ocorreu, contraria o receituário marxista de revolução elaborado no século XIX.
c) Os resultados da revolução bolchevique, como a ditadura e a desagregação do bloco socialista, confirmam o seu caráter não marxista e burguês.
d) A revolução russa não se inspirou em Marx, dado o caráter autoritário da mesma, embora tenha entrado para a História com o rótulo de socialista.


4. (UESPI/2010) Para que a Revolução Russa de 1917 chegasse à vitória foi decisiva a participação dos bolcheviques no poder. Com os bolcheviques na direção dos governos, foram feitas mudanças na sociedade. Na sua relação com os anarquistas, os bolcheviques:
a) aumentaram sua força política, efetivando planos de ação socializantes aceitos pela maioria da população urbana.
b) mostraram as estratégias políticas dos desfavorecidos contra as desigualdades criadas pelo capitalismo ocidental.
c) construíram articulações com outros países da Europa e da América do Sul, com a finalidade de divulgar os princípios comunistas.
d) mantiveram tensões, com divergências na forma de pensar a Revolução, agindo com violência e falta de diálogo político.
e) conseguiram formar um exército para combater a burguesia conservadora e legitimar um parlamento popular.


5. (UFPR/2015) O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era “Paz, Pão e Terra”, conhecido também como Teses de Abril. Assinale a alternativa que identifica e justifica corretamente qual entre as palavras do lema tem correspondência direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.
a) A palavra é “Paz”, pois reivindicava que a Rússia conduzisse o Tratado de Versalhes, e retirasse vantagens dos países perdedores.
b) A palavra é “Terra”, pois reivindicava que a Rússia fizesse reforma agrária nas terras conquistadas durante o conflito.
c) A palavra é “Terra”, pois reivindicava que a Rússia anexasse territórios para a constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
d) A palavra é “Paz”, pois reivindicava que a Rússia se retirasse imediatamente da guerra, para livrar sua população do sofrimento e iniciar uma nova ordem socialista.
e) A palavra é “Pão”, pois reivindicava que a Rússia se retirasse da guerra para cessar o desabastecimento que ocorreu no país após a invasão alemã.


6. (PUC RJ/1995) A Revolução Russa de 1917 constituiu uma transformação profunda na história das sociedades ocidentais, na medida que rompe ao mesmo tempo com um modelo de sociedade aristocrática, a Rússia czarista, e com a unidade da economia capitalista.
Nesse contexto, a revolução de Outubro de 1917 pode ser caracterizada como:
a) uma revolta camponesa contra as reformas capitalistas ocorridas na área rural desde o final do século XIX.
b) um movimento de caráter proletário com o objetivo de depor o Czar Nicolau II.
c) uma insurreição liderada pela burguesia russa contra o autocrático regime czarista; esse movimento foi sucedido pela revolução proletária de novembro.
d) uma revolução proletária liderada pelos bolcheviques e sovietes contra o chamado governo provisório.
e) um golpe de estado liderado por mencheviques e bolcheviques contra o czarismo.


7. (UFF RJ/2000) A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa.
A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se:
I. Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital.
II. Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses.
III. Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais.
Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:
a) Apenas a I e a II são corretas.
b) Apenas a I e a III são corretas.
c) Apenas a II e a III são corretas.
d) Apenas a II é correta.
e) Apenas a III é correta.


8. (UNESP SP/2011) Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército.
(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974.)
O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos
a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder.
b) bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes.
c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório.
d) mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo.
e) militares, que tentavam controlar a revolta popular.


9. (UNISA SP/2013)
1. Fica abolida a propriedade privada da terra, sem qualquer indenização.
2. Todas as grandes propriedades territoriais, todas as terras pertencentes à Coroa, às ordens religiosas, à Igreja, compreendendo o gado, o material agrícola e os edifícios com todas as suas dependências, ficam à disposição dos comitês distritais agrários e de camponeses até a reunião da Assembleia Constituinte.
(John Reed. Dez dias que abalaram o mundo, 2002.)
O texto faz referência
a) aos decretos nazistas de expropriação dos bens da população judaico-alemã no final da década de 1930.
b) às propostas do presidente Roosevelt para combater a Grande Depressão causada pela crise de 1929.
c) às medidas adotadas pelo partido bolchevique após a tomada do poder na Rússia em 1917.


10. (PUC-RS) Em 1917, liderados por Lênin e Trotsky, os bolcheviques ganharam popularidade com as "Teses de Abril", enunciadas na plataforma "paz, terra e pão", que propunha
a) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a conquista da Manchúria e a formação dos sovietes.
b) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a instauração de uma monarquia parlamentar e a formação da Guarda Vermelha.
c) a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a instalação da ditadura do proletariado e a adoção de uma nova política econômica (a NEP).
d) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o domínio dos estreitos de Bósforo e Dardanelos e a formação de um parlamento (DUMA).
e) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a divisão das grandes propriedades entre os camponeses e a regularização do abastecimento interno.


GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários