Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O TENENTISMO



1. (UFRN/2000) "Na década de vinte, o tenentismo é o centro mais importante de ataque ao predomínio da burguesia cafeeira, revelando traços específicos, que não podem ser reduzidos simplesmente ao protesto das classes médias. Se sua contestação tem um conteúdo moderno, expresso em um tímido programa modernizador, a tática posta em prática é radical, e altera as regras do jogo, com a tentativa aberta de assumir o poder pelo caminho das armas. Sob este aspecto, embora inicialmente isolado, o movimento tenentista está muito à frente de todas as oposições regionais, ao iniciar a luta, em julho de 1922."
FAUSTO, B. A revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 113.
Sobre o tenentismo, movimento de que trata o texto acima, pode-se afirmar que
a) Expressou aspirações nacionalistas contrárias às imposições do capitalismo internacional.
b) Representou a única forma de oposição ao regime político oligárquico da República Velha.
c) Propunha uma reforma institucional, com a implantação da "política do café-com-leite".
d) Visava à derrubada do governo federal e ao estabelecimento da moralidade político-administrativa.


2. (FGV/2000) Leia atentamente as afirmações abaixo, sobre o Tenentismo, e assinale a alternativa correta.
I. O Movimento Tenentista (1922-1927) obteve, ao longo de sua marcha de sul ao norte do país, amplo apoio popular, destacando-se a adesão de operários anarquistas e socialistas à marcha.
II. Os únicos sobreviventes do Levante do Forte de Copacabana (1922) foram os tenentes Antônio Siqueira Campos e Eduardo Gomes, que se tornou, décadas depois, ministro da Aeronáutica da Ditadura Militar.
III. O Tenentismo representou um descontentamento das camadas médias urbanas com a política excludente das oligarquias cafeeiras.
IV. É no campo do chamado Movimento Tenentista que emerge o mito do Cavaleiro da Esperança, atribuído a Luís Carlos Prestes, comandante de importante coluna que percorreu 25 mil quilômetros através de 13 Estados do país.
V. Os tenentes tinham um plano claro e objetivo para a tomada do poder e o estabelecimento de uma nova ordem social com ampla participação popular.
a) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
b) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmações II, III e V estão corretas.
d) Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmações III, IV e V estão corretas.


3. (PUC RS/2006) Considere as afirmativas abaixo, sobre o Movimento Tenentista.
I. O Tenentismo foi um movimento político com características reformistas, que lutava contra o poder das oligarquias regionais e contra o coronelismo.
II. Se no plano político o tenentismo tinha idéias progressistas, como a defesa do voto secreto e a criação de uma justiça eleitoral autônoma, no plano econômico defendia o fortalecimento da agricultura e da pecuária de exportação.
III. O tenentismo foi um movimento elitista, por recusar-se a mobilizar as classes populares na cidade e no campo, bem como por afastar-se do movimento operário.
IV. O caráter difuso das idéias políticas tenentistas permitiu que dele emergissem líderes de movimentos políticos tão opostos quanto o Partido Comunista Brasileiro e a Ação Integralista Brasileira.
Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I e II
b) I, III e IV
c) II e III
d) II e IV 
e) III e IV


4. (UEPB/2011) O Tenentismo, movimento de militares do Exército Brasileiro entre 1922 e 1935, tratava da insatisfação de oficiais acerca de questões específicas da caserna, mas propunha reformar a estrutura de poder do país. Assinale a única alternativa INCORRETA.
a) Os tenentes se tinham como os únicos capazes de “salvar a pátria” do atraso secular. Para eles, a elite era corrompida, a população inculta e os costumes políticos tinham que ser moralizados.
b) Existem duas fases no Tenentismo. A primeira (1922/1927) é a do ímpeto insurrecional - os tenentes querem subverter a ordem mesmo sem um claro programa. E a segunda (1927/1935) é a da dispersão - um grupo adere ao PCB, outro a Getúlio Vargas e um terceiro se afasta da vida política.
c) Em 1924 os insurretos do major Miguel Costa ocuparam São Paulo. A cidade foi bombardeada por tropas do governo e eles fugiram para Foz do Iguaçu onde encontraram os rebeldes liderados por Luiz Carlos Prestes. Aí foi formada a Coluna Miguel Costa-Prestes.
d) O tenentismo não foi um movimento nacional. Em que pese a Coluna Prestes ter alcançado todo o território brasileiro, o movimento restringia-se a São Paulo e Minas Gerais e, assim mesmo, era algo contido a quartéis do Exército, onde o Partido Comunista conseguia penetrar.
e) A pregação tenentista queria atingir o regime das oligarquias. Assim, defendia a centralização do poder para minar as estruturas de poder regionalizadas.


5. (UDESC SC/2013) Leia o excerto abaixo:
“Na década de vinte, o tenentismo é o centro mais importante de ataque ao predomínio da burguesia cafeeira, revelando traços específicos, que não podem ser reduzidos simplesmente ao protesto das classes médias. Se sua contestação tem um conteúdo moderno, expresso em um tímido programa modernizador, a tática posta em prática é radical e altera as regras do jogo, com a tentativa aberta de assumir o poder pelo caminho das armas.”
FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 113.
A partir das considerações de Boris Fausto a respeito do tenentismo na história do Brasil, analise as proposições.
I. Surgido no interior das forças armadas, o movimento tenentista foi um dos fatores de instabilidade política e militar na década de 20.
II. As rebeliões militares, que marcaram a década de 20, evidenciam tanto a insatisfação de parte das camadas urbanas com o regime oligárquico quanto a própria situação dos militares que recebiam baixos salários e ocupavam posição inferior no Estado.
III. Na década de 20, uma série de ações de protestos de jovens oficiais, tenentes e capitães que pregavam maior moralidade política e administrativa, no governo republicano, ficou conhecida como tenentismo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


6. (UEFS BA/2012) O fenômeno do tenentismo e a atuação da “Coluna Prestes”, no interior do Brasil, na década de 20 do século passado, expressavam
a) as reivindicações de oficiais do Exército contra o sistema viciado de promoções e a ascensão na carreira militar.
b) a pressão da classe operária contra o sistema de recrutamento militar obrigatório, que vigorava durante a República Velha.
c) o projeto da Coluna Prestes de fundar um Estado autônomo de orientação comunista no interior do Brasil. 
d) a disputa pelo poder político entre os grandes Estados e os Estados pouco prestigiados, na qual o tenentismo figurava como defensor dos primeiros.
e) a contestação ao controle oligárquico no Governo Federal e nos governos estaduais, exercido mediante a manipulação do sistema eleitoral.


7. (UNIMONTES MG/2014) Sobre o Tenentismo, ocorrido no Brasil, na primeira metade do século XX, é INCORRETO afirmar:
a) Representou o descontentamento das camadas médias urbanas com o apoio inconteste dado pelo governo aos cafeicultores.
b) Com o passar dos anos, deu origem à Coluna Prestes, que percorreu vários Estados brasileiros, sempre perseguida pelas tropas governamentais.
c) Obteve, ao longo de sua ação reformista, amplo apoio de operários urbanos e empresários agrícolas.
d) Parte do programa tenentista institucionalizou-se com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, que nomeou muitos dos ex-tenentes como interventores.


8. (UECE/2015) Atente às seguintes afirmações acerca do Movimento Tenentista no Brasil.
I. O Tenentismo surgiu entre militares, especialmente entre os militares de baixa patente.
II. Os Tenentes, de modo geral oriundos das camadas médias da população, defendiam a moralização da vida política.
III. Nos anos 1920, organizaram várias ações militares, entre elas o chamado Levante de Copacabana.
IV. Os Tenentistas pretendiam um governo comunista e exigiram, a partir de 1922, que seus líderes se filiassem ao PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) III e IV.


GABARITO









Postar um comentário

1 Comentários