Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA



1. (Ufmg 95) Todas as alternativas contêm características do processo de modernização das atividades agrárias no Brasil, ocorrido a partir da década de 70, EXCETO
a) A incorporação de novos espaços agrícolas, ocupados anteriormente por matas e cerrados, e a adoção de tecnologias nos processos produtivos, de armazenagem, de distribuição e de transformação.
b) A ocorrência de desequilíbrios ecológicos, provocados pelo uso inadequado de insumos e defensivos agrícolas, e pela utilização predatória do meio rural.
c) A estreita vinculação ao setor industrial, responsável pela dinamização de áreas do setor agrícola, devido ao fornecimento de insumos e máquinas e à transformação da produção agrícola.
d) A reestruturação do espaço agrário brasileiro, especialmente em áreas das regiões Sudeste e Sul, e em áreas limitadas do Centro-Oeste e Nordeste.
e) As mudanças na estrutura fundiária e nas formas de emprego da mão-de-obra rural, que reduziram a oposição latifúndio/minifúndio e aumentaram os empregos permanentes.


2. (Ufrs 96) Acerca de modernização e expropriação na agricultura e fronteiras agrícolas no Brasil, leia o texto a seguir e escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
"Os trabalhadores rurais expulsos das áreas agrícolas mais antigas funcionam como vanguarda de expansão das _______________. Instalam-se como __________________ ou pequenos proprietários, em regiões distantes, onde são abertas novas entradas e existem ______________ em abundância. Nessas áreas novas, a estrutura fundiária costuma exibir intensa fragmentação, e a paisagem predominante é a dos sítios e roças familiares".
a) fazendas mecanizadas de soja - Empresários agrícolas - Terras cultivadas
b) pequenas propriedades - Posseiros - Cidades de porte médio.
c) fronteiras da economia rural - Fazendeiros - Pequenas propriedades
d) fronteiras da economia rural - Posseiros - Terras devolutas
e) terras devolutas - Posseiros - Fazendas coletivas


3. (Pucmg 97) A modernização da agricultura brasileira provocou a expropriação de pequenos produtores, em particular daqueles que detinham formas precárias de acesso à terra, como os posseiros, parceiros e pequenos arrendatários.
PORQUE
A modernização da agricultura brasileira implicou a mecanização do campo, acentuando a tendência de concentração da terra.
Assinale:
a) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é justificativa da primeira.
b) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não é justificativa da primeira.
c) se a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
d) se a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
e) se a primeira e a segunda afirmativas são falsas.


4. (Pucmg 97) A modernização da agricultura brasileira é parcial.
PORQUE
A modernização da agricultura atinge alguns produtos, algumas fases do ciclo produtivo e algumas regiões.
Assinale:
a) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é justificativa da primeira.
b) se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não é justificativa da primeira.
c) se a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
d) se a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
e) se a primeira e a segunda afirmativas são falsas.


5. (Furg 96) Um dos resultados do processo de modernização na agricultura, iniciado nos anos de 1960, no Brasil, é:
a) a desarticulação da produção por regiões.
b) a autonomia da produção por regiões.
c) a regionalização de produção.
d) a menor circulação de mercadorias.
e) o aumento do uso de máquinas e implementos agrícolas importados.


6. (Furg 97) O processo de modernização da agricultura expandiu a cultura da soja para
a) o oeste do Paraná e o litoral paulista.
b) o oeste da Bahia e o agreste pernambucano.
c) o sul de Santa Catarina e zona da mata capixaba.
d) o Mato Grosso e oeste baiano.
e) o sul mineiro e oeste potiguar.


7. (Unirio 98) O desenvolvimento do capitalismo no campo e a modernização da agropecuária provocaram mudanças radicais na organização da produção agrária e nas relações de trabalho no campo brasileiro.
Assinale a opção que corresponde a um exemplo de modificação da organização da produção e das relações de trabalho, respectivamente.
a) Substituição do trabalho permanente pelo temporário e mecanização.
b) Compactação do solo e utilização de boias-frias.
c) Especialização da produção e proletarização do trabalhador rural.
d) Emprego do trabalho assalariado e utilização de insumos industriais.
e) Redução do sistema de parceria e uso de sementes com melhoramento genético.


8. (Ufc 2002) Assinale a alternativa que indica a principal característica do processo de modernização da agricultura brasileira.
a) Redução da produtividade por falta de insumos.
b) Atendimento à demanda interna por produtos agrícolas.
c) Aplicação de técnicas tradicionais no uso agrícola da terra.
d) Atendimento à demanda externa por produtos agrícolas.
e) Fundamentação em cultivos de subsistência e minifúndios.


9. (Pucmg 2003) A modernização da agricultura brasileira ocorreu a partir dos anos 60, quando se iniciou uma fase de transição entre o modelo tradicional e extensivo e o modelo moderno e intensivo. NÃO é fator decorrente da modernização agrícola no Brasil:
a) a obtenção da mais valia do produto agregado, através do beneficiamento feito pela agroindústria.
b) o uso intensivo de insumos produzidos com tecnologia nacional, necessários à melhoria da qualidade ambiental, restringindo as importações de "know how" no setor.
c) o aumento do controle e gestão das unidades produtoras, para alcançar maior produtividade e rentabilidade.
d) a aplicação intensiva do capital, combinando agricultura, serviços industriais e aprimoramento técnico e mecânico do manejo.


10. (Ufscar 2003) Considere os cinco itens seguintes.
I. Crescente importância da produção voltada à exportação.
II. Diminuição do tempo necessário aos ciclos vegetais.
III. Alta dependência do ritmo pluviométrico da natureza.
IV. Intensificação de uso de sementes selecionadas e de agrotóxicos.
V. Grande crescimento do trabalho familiar e do cooperativismo.
Assinale a alternativa que contém as três características que melhor representam a modernização agrícola no Brasil.
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) I, IV e V.
e) II, IV e V.


11. (Uff 2003) Soja transgênica criada para resistir aos herbicidas lançados sobre as plantações. Sementes de tomates sofrem manipulação no seu DNA para um amadurecimento mais rápido. Adubos químicos fertilizam solos e imensas áreas são irrigadas artificialmente. Colhedeiras mecânicas e tratores atravessam planícies e planaltos substituindo trabalhadores rurais. Um "admirável mundo novo" se anuncia no espaço rural brasileiro, agora dominado pelo "agrobusiness" internacional.
A incorporação crescente de tecnologia à produção agrícola no Brasil configura a chamada "modernização da agricultura". A respeito desse processo, pode-se afirmar que:
a) expandiu-se pelo território brasileiro, envolvendo, principalmente, as propriedades dedicadas à produção de mercado interno, localizadas na periferia dos grandes centros urbanos.
b) concentrou-se nas grandes e médias propriedades na fronteira agrícola das Regiões Centro-Oeste e Norte, aproveitando as imensas áreas disponíveis e a fertilidade natural dos solos.
c) difundiu-se, sobretudo, pelas grandes propriedades dedicadas à agricultura de exportação na Região Centro-Sul e está associado à reconcentração fundiária no país.
d) associou-se à industrialização do país e assumiu maior expressão nas áreas agrícolas tradicionais de mercado nacional, localizadas na Região Sul e no Polígono Paulista.
e) distribuiu-se, desigualmente, pelo território brasileiro, concentrando-se nas áreas rurais de expansão de pequenas e médias propriedades capitalizadas e organizadas sob a forma de cooperativas.


12. (Ufg 2004) A modernização da agricultura no planalto Central se dá por meio da relação entre mecanização e apropriação do relevo em áreas de cerrado. É característica dessa relação
a) a destruição das veredas destinadas às atividades de policultura.
b) o desenvolvimento da monocultura em vastas áreas de topografia plana.
c) a drenagem dos solos hidromorfizados para atividades de pecuária.
d) a compactação dos solos nas áreas de fundos de vale para edificações de armazéns.
e) o uso de solos em áreas de declividade acentuada para rotação de culturas.


13. (Ufrn 2004) A partir da segunda metade do século XX, a agricultura brasileira ingressou numa intensa modernização e redefinição do uso do espaço agrário, que se expressam, por exemplo, pela utilização de implementos agrícolas, pela adoção do trabalho assalariado e pelo desenvolvimento de novas tecnologias de produção agrícola.
Considerando esses processos de modernização e de utilização do espaço agrário brasileiro, é correto afirmar que,
a) nas regiões Sul e Nordeste, a modernização propiciou o aproveitamento da terra, de forma extensiva, devido ao alto índice de mecanização das lavouras e ao acesso à terra de forma mais democrática.
b) na região Sudeste, que é considerada o centro de comando das atividades agrárias do país, apresentam-se as maiores alterações espaciais.
c) nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, houve, nas duas últimas décadas, maior dinamismo agrícola, passando a se constituir nas principais áreas de referência agrária do país, no que diz respeito à produtividade e à produção de tecnologia.
d) na região Norte, o dinamismo agrícola, com uso de tecnologias avançadas e uma produção voltada para a exportação, diminui os laços de dependência com o Sudeste.


14. (Ufv 2004) No final dos anos 60 do século XX, o Brasil passou a vivenciar os impactos da Revolução Verde no desenvolvimento de uma agricultura moderna e de grande eficiência econômica. No entanto, a Revolução Verde trouxe também efeitos perversos de ordem social, econômica e ambiental. Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO expressa um desses efeitos do processo de modernização da agricultura brasileira:
a) Ampliação do processo de concentração fundiária pela incorporação da chamada fronteira agrícola à produção capitalista.
b) Formação de um amplo contingente de trabalhadores volantes, dependentes de um mercado de trabalho com grande sazonalidade.
c) Degradação das áreas remanescentes de Mata Atlântica do Rio de Janeiro e São Paulo para a implantação da lavoura cafeeira.
d) Ampliação da dependência dos produtores ao mercado de sementes pela intensa utilização de híbridos.
e) Comprometimento dos recursos hídricos pelo assoreamento de cursos d'água e contaminação por produtos químicos.


GABARITO



Postar um comentário

0 Comentários