1. (UFF RJ/1996) Escolha, a opção que indica corretamente algumas das consequências da Guerra da Coreia (1950-1953) para a própria Coreia:
a) O Japão teve de retirar-se da Coreia - que ocupava desde 1910 - e os coreanos proclamaram sua independência.
b) O presidente da Coreia do Sul, Singman-Ri, renunciou por não aceitar as condições do armistício que concluiu a guerra.
c) Os chineses ocuparam a Coreia do Norte e os Estados Unidos fizeram o mesmo na Coreia do Sul, por decisão do armistício de 1953.
d) O armistício que pôs fim à guerra manteve a divisão do país, decidida em 1945; a fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul transformou-se em zona desmilitarizada.
e) A China, que recomeçara desde 1985 a independência da Coreia, recuperou a península coreana após o término da guerra de 1950-1953.


2. (UEPB/2001) Confronto que permanece a despeito do final da fase conhecida como Guerra Fria, mantendo latentes as divergências entre o socialismo e capitalismo:
a) Irlanda do Norte e Irlanda do Sul
b) Coreia do Norte e Coreia do Sul
c) Norte do Líbano e Sul do Líbano
d) Inglaterra e Argentina
e) Iran e Iraque


3. (UFMG/2000) Ao longo do período conhecido como Guerra Fria, eclodiram vários conflitos nas zonas de influência disputadas pelas duas superpotências que, então, pretendiam controlar o mundo.
Um dos conflitos gerados no contexto da Guerra Fria foi a
a) Guerra da Coreia, ocasionada pela invasão da Coreia do Sul, zona de ocupação norte-americana, por tropas norte-coreanas, seguida da intervenção dos EUA no País.
b) Guerra da Crimeia, resultante da disputa entre soviéticos e norte-americanos pela posse da Península da Crimeia, ponto estratégico para o lançamento de mísseis teleguiados.
c) Guerra do Ópio, motivada pela disputa de interesses comerciais entre ingleses e russos na China, em razão do enorme mercado consumidor deste país.
d) Guerra dos Bôeres, iniciada com a invasão norte-americana na África do Sul, em função das violências do apartheid, regime apoiado pela União Soviética.


4. (UFTM MG/2003) A divisão do país, as divergências político-ideológicas e a tensão gerada pela Guerra Fria desencadearam o confronto entre os dois Estados, transformando a região do paralelo 38° em uma área de sucessivos conflitos armados. (...)
Diante do risco de uma guerra totalmente indesejada, as potências envolvidas forçaram iniciativas para obtenção de um acordo de paz. (...) Finalmente, em 27 de julho de 1953, foi assinado um acordo de paz em Pan Munjon, restabelecendo as antigas fronteiras. (...)
(Cláudio Vicentino, História Geral)
O texto faz referência:
a) à Guerra do Vietnã.
b) aos conflitos entre Índia e Paquistão.
c) à Guerra de Suez.
d) aos conflitos entre a China e Formosa.
e) à Guerra da Coreia.


5. (UECE/2009) Segundo Hobsbawm, a Guerra da Coreia (1950-1953) configurou-se em um dos episódios mais sangrentos do século XX. Nela morreram entre 3 e 4 milhões de pessoas (em um país de 30 milhões), produzindo, ainda, cerca de 5 milhões de coreanos deslocados de seu país.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos. O breve século XX (1914-1991). Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 58 e 422.
Classifique as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(__) Apesar da violência e do alto índice de mortalidade, a Guerra da Coreia foi um conflito isolado da Segunda Guerra Mundial, não tendo interferência da Europa nem dos EUA.
(__) No final da Segunda Guerra Mundial, a Coreia passou por muitas dificuldades, mas conseguiu manter a sua soberania nacional e territorial com sua ausência da Guerra Fria.
(__) A Guerra da Coreia provocou a divisão do país em Coreia do Sul, aliado dos EUA e da Inglaterra, e Coreia do Norte, aliado da China e da antiga União Soviética.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) F, F, V
b) F, V, V
c) V, F, V
d) F, V, F


6. (IBMEC RJ/2011) Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Península Coreana foi dividida em duas áreas politicamente distintas, numa evidente demonstração do processo conhecido como Guerra Fria.
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre as duas Coreias:
a) o fim da União Soviética foi extremamente prejudicial para a economia norte-coreana, já que o regime de Moscou era um importante aliado do país.
b) classificada como Tigre Asiático, em função do rápido crescimento de sua economia, hoje a Coreia do Sul é um importante exportador de eletroeletrônicos.
c) se a Coreia do Norte é uma nação extremamente fechada, ditatorial e considerada um típico exemplo stalinista, a Coreia do Sul é uma república democrática.
d) o presidente George W. Bush incluiu a Coreia do Norte, juntamente com o Iraque e o Irã, no chamado “Eixo do Mal”, composto por países que ameaçam a paz mundial.
e) a Guerra da Coreia teve início em 1950, quando os sul-coreanos, com o apoio dos Estados Unidos, invadiram a Coreia do Norte, objetivando reunificar a península.


7. (UFG GO/2012) As guerras da Coreia (1950-1953) e do Vietnã (1963-1973) são comumente analisadas como fruto da disputa entre comunistas e capitalistas, no interior da lógica da Guerra Fria. Tal interpretação desconsidera que, para coreanos e vietnamitas, essa disputa ideológica foi utilizada para
a) lidar com os conflitos regionais, angariando apoio das potências estrangeiras.
b) justificar a divisão de seus estados, considerando as diferenças étnicas entre suas populações.
c) arrefecer o conteúdo nacionalista das disputas territoriais, conclamando o apoio estrangeiro.
d) iniciar o processo de descolonização europeia no continente asiático, aderindo à causa independentista.
e) equilibrar a pressão chinesa na região, reivindicando a autonomia política.


8. (UERJ/2014) Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.
Adaptado de cpdoc.fgv.br.
O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia.
O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em:
a) mundialização do acesso a fontes de energia.
b) bipolaridade das relações políticas internacionais.
c) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo.
d) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente.


9. (UNIOESTE PR/2008) “A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora numa guerra muito peculiar” (HOBSBAWM, E. Era dos extremos. São Paulo: Cia. das Letras, 1995).
Sobre a Guerra Fria, objeto da citação anterior, é INCORRETO afirmar:
a) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia foram criados, entre outros fatores, por causa do crescimento das tensões entre os blocos de países liderados pelos norte-americanos e soviéticos.
b) A República da Coreia do Sul e a República Popular Democrática da Coreia do Norte, ideologicamente opostas, envolveram-se numa guerra fratricida, cujo armistício acabou unificando os dois países.
c) A Queda do Muro de Berlim, em 1989, símbolo maior da Guerra Fria, acompanhou o processo conhecido como fim do “socialismo real” e possibilitou a reunificação da República Democrática Alemã e da República Federal da Alemanha.
d) Com relação à Guerra do Vietnã, conflito armado ocorrido durante a Guerra Fria, o maior temor dos Estados Unidos era o chamado "efeito dominó", isto é, que outros países vizinhos tentassem seguir o exemplo da insubordinação vietnamita.
e) Durante a Guerra Fria, diversas produções cinematográficas contribuíram para difundir o anticomunismo e a ideia de um confronto entre dois blocos de poder.


10. (UEFS BA/2011) A separação entre as Coreias do Norte e do Sul, mantida até os dias atuais, se originou
a) da concentração de populações de diferentes etnias, tanto no norte quanto no sul, dificultando os programas de unificação do território.
b) do apoio prestado pelas duas Coreias ao Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, o que atraiu a fúria dos Estados Unidos contra aqueles países.
c) da configuração geográfica da região, extremamente montanhosa, o que impede a execução de práticas efetivas de unificação.
d) das tensões da Guerra Fria, que opôs, na década de 50 do século XX, o modelo socialista ditatorial da Coreia do Norte, apoiado pela URSS e pela China, ao modelo capitalista da Coreia do Sul, apoiado pelos Estados Unidos.
e) da política executada pela ONU, após a Segunda Guerra Mundial, destinada a dividir os governos locais para melhor submetê-los ao domínio dos países ocidentais.


GABARITO