Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A CRISE DA REPÚBLICA VELHA



1. (FURG RS/2002) O ano de 1922 foi prenhe de acontecimentos que, de forma direta e/ou indireta, contribuíram para a deflagração do processo que levaria ao derruir da República Oligárquica, questionando, criticando ou atacando algumas das tradicionais estruturas vigentes.
Dentre os fatos ocorridos nesse ano estiveram:
I. a Semana de Arte Moderna.
II. a criação do PCB.
III. a Revolta do Forte de Copacabana.
IV. a Campanha da Reação Republicana.
Estão corretas:
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) I, II, III e IV
e) Nenhuma


2. (UFF RJ/2002) A chamada crise dos anos 1920 resultou da convergência de múltiplos questionamentos de ordem econômica, política, social e cultural.
Considere os seguintes processos:
I) Estruturação do jacobinismo florianista
II) Consolidação do anarco-sindicalismo
III) Eclosão do Modernismo na Semana de 1922
IV) Constituição do Partido Comunista Brasileiro
V) Emergência do populismo
VI) Fortalecimento do movimento tenentista
Dentre esses processos, os que expressam o contexto histórico da crise mencionada estão indicados por:
a) I, III e VI
b) II, IV e V
c) III, IV e V
d) III, IV e VI
e) IV, V e VI


3. (UFJF MG/1997) “O Brasil vivia uma grave crise não só econômica, como também social, política, ideológica e cultural, que colocava em xeque todo o arcabouço político da República Velha. O sistema de dominação oligárquico, implantado com o advento da República, começava a desmoronar.”
(PRESTES, Anita L. Os militares e a reação republicana)
O trecho acima refere-se à década de 20 deste século no Brasil. Marque a alternativa que NÃO apresenta relação com o referido contexto:
a) Semana de Arte Moderna em São Paulo.
b) Levantes tenentistas, como as revoltas do Forte de Copacabana e da Coluna Prestes.
c) O colapso da economia cafeeira em função da queda do preço internacional do café.
d) Formação da Aliança Liberal, que reunia as oligarquias dissidentes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.
e) Estabelecimento da "política dos governadores".


4. (UFMG/1995) Durante os anos 20, a República Brasileira foi marcada por uma Grande crise.
Todas as alternativas apresentam evidências dessa crise, EXCETO
a) A Campanha Civilista de Rui Barbosa pela presidência da República.
b) A eclosão das revoltas tenentistas pela moralização do Estado. 
c) A erupção de inúmeras greves e movimentos sociais dos trabalhadores urbanos.
d) A ocorrência de atos de banditismo social como o cangaço.
e) A decretação de estado de sítio no governo Artur Bernardes.


5. (UEPB/1999) A divisão intra-oligárquica na classe dominante brasileira, durante a República Velha, já pode ser sentida em 1926 com a criação, em São Paulo, do Partido Democrático. Porém, este racha só é oficializado com a formação da Aliança Liberal.
Assinale a alternativa que apresenta os Estados que compunham esta aliança.
a) São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
b) Paraíba, São Paulo e Minas Gerais.
c) Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
d) Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
e) Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso.


6. (UEPB/1999) O movimento de 1930 no Brasil é fruto de uma crise que vinha se agravando desde o fim da primeira guerra mundial.
A respeito deste movimento, analise as proposições abaixo:
I. A quebra da bolsa de valores de Nova York coloca em xeque a economia brasileira pautada em empréstimos externos e na exportação de um só produto, no caso, o café, levando ao rompimento do acordo político entre a oligarquia paulista e mineira.
II. A aliança liberal apesar de, em seu início, ser um movimento tipicamente oligárquico, acaba tornando-se maior do que pretendiam seus idealizadores, que se veem obrigados a avançar para um confronto com o governo.
III. Nem todos os tenentes apoiaram o movimento de 30. Alguns poucos preferiram seguir a orientação do seu líder Luiz Carlos Prestes, que denunciava a Aliança Liberal como a troca de uma oligarquia por outra e passava a defender uma revolta contra as forças oligárquicas, lideradas pelos operários soldados e camponeses.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a proposição I está correta.
b) Todas as proposições estão corretas.
c) Apenas as proposições I e II estão corretas.
d) Apenas as proposições II e III estão corretas.
e) Apenas as proposições I e III estão corretas.


7. (UNIFICADO RJ/1994) A crise da dominação oligárquica, que culminou com a Revolução de 1930, resultou de um processo crescente de transformações vividas pelo país dentre os quais se destaca:
a) a lenta politização dos trabalhadores rurais, após a Abolição, contestando o domínio dos “coronéis”.
b) a emergência de uma classe operária ligada à industrialização, que assumiu na década de 1920 formas políticas mais organizadas, como o BOC (Bloco Operário Camponês).
c) o movimento Tenentista, disputa política no interior do estado, sem ligação com as classes da sociedade.
d) o caráter modernizante dos setores oligárquicos, cada vez mais ligados aos empreendimentos urbano-industriais.
e) a crescente insatisfação dos Estados mais pobres contra o domínio do eixo “café-com-leite”, expressa em rebeliões como as “guerras” do Cariri e de Princesa, ocorridas no Nordeste.


8. (FUVEST SP/1996) No Brasil, a década de 20 foi um período em que:
a) velhos políticos da República, como Rui Barbosa, Pinheiro Machado e Hermes da Fonseca, alcançaram grande projeção nacional.
b) as forças de oposição às chamas “oligarquias carcomidas” se organizaram, sem contudo apresentar alternativas de mudança.
c) as propostas de reforma permanecendo letra morta, não se configurou nenhuma polarização político-ideológica. 
d) a aliança entre os partidos populares e as dissidências oligárquicas culminou com a derrubada da república Velha nas eleições de 1º de Março de 1930.
e) ocorreram agitações sociais e políticas, movimentos armados, entre eles a Coluna Prestes, e várias propostas de reforma foram debatidas.


9. (UEPB/2005) O ano de 1922, além dos 100 anos da independência, ficou marcado pela mudança nos rumos da discussão sobre os destinos do país. Assinale a alternativa cujos acontecimentos ocorreram nesse ano.
a) Semana de Arte Moderna; Levante do Forte de Copacabana; Criação do Partido Comunista.
b) Coluna Prestes; Formação da Aliança Liberal; Semana de Arte Moderna.
c) Levante do Forte de Copacabana; Intentona Comunista e Coluna Prestes.
d) Criação do Partido Comunista; Movimento Queremista; Formação da Reação Republicana.
e) Criação da Ação Integralista; Coluna Prestes; Levante do Forte de Copacabana.


10. (UEPB/2003) Os anos 20 do século passado foram marcados por profundos questionamentos na política brasileira. Esses questionamentos tiveram início com a reação Republicana e culminaram com a ascensão de Vargas ao poder em 1930. Analise as seguintes afirmativas sobre esse período, colocando (V) nas alternativas Verdadeiras e (F) nas alternativas Falsas.
(__) O Movimento tenentista marcou a entrada da jovem oficialidade do exército na vida política nacional e fez surgir importantes lideranças políticas como Luiz Carlos Prestes, Juarez Távora e Miguel Costa.
(__) O movimento anarquista ganha destaque, assume a supremacia do movimento sindical e passa a superar, em número de militantes, o movimento comunista que vinha ganhando espaço na vida política nacional desde meados do século XVIII.
(__) A Reação Republicana, título da campanha que lançou Nilo Peçanha como candidato a Presidência da República é uma demonstração de que parte da sociedade, em especial, a população urbana dos grandes centros e setores das forças armadas, estavam insatisfeitas com a política do café com leite.
(__) O auge econômico alcançado pelo país com o fim da I Guerra Mundial, fez com que a população urbana e rural esquecesse a política centralizadora e a concentração de rendas e passasse a apoiar o governo Artur Bernardes e seu sucessor Washington Luiz.
a) F-F-V-V
b) F-V-F-F
c) F-F-F-V
d) F-V-V-V
e) V-F-V-F


11. (FGV/2005) A década de 1920 foi marcada por uma intensa movimentação político-cultural com desdobramentos decisivos para a história brasileira. Diversos são os exemplos dessa movimentação, exceto:
a) A chamada “reação republicana”, que aglutinou representantes das oligarquias do Rio Grande do Sul, da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro e lançou Nilo Peçanha à presidência em 1922.
b) O chamado “tenentismo”, que reuniu militares nacionalistas e reformistas aglutinados na Coluna Prestes- Miguel Costa e que percorreu grande parte do território brasileiro até 1927.
c) A fundação do Partido Comunista do Brasil em 1922 por militantes oriundos do anarquismo, entusiasmados com as notícias sobre o sucesso da revolução bolchevique na Rússia.
d) O movimento modernista que teve na Semana de Arte Moderna de 1922 um dos principais momentos da expressão da chamada “antropofagia cultural” que o caracterizava.
e) A ampliação do eleitorado brasileiro com a concessão do direito de voto às mulheres e aos analfabetos, o que permitiu a emergência de líderes carismáticos nos principais centros urbanos.


12. (FURG RS/2005) Os dois últimos anos da década de vinte, marcados fundamentalmente pela Crise Mundial de 1929, são caracterizados por vários fatores que levaram à derrocada do modelo oligárquico típico da República Velha no Brasil. 
Dentre esses fatores podem-se citar:
I - a ruptura oligárquica entre paulistas e mineiros;
II - a formação de uma dissidência no seio da oligarquia paulista representada pelo Partido Democrático;
III - a busca por uma ampliação de participação política das chamadas oligarquias periféricas;
IV - a consolidação dos princípios do liberalismo clássico como única alternativa aos fenômenos advindos da citada crise econômica e social;
V - a formação de uma candidatura oposicionista representada pela Aliança Democrática Nacional.
Estão corretas:
a) I, II e III.
b) I, III e V.
c) III, IV e V.
d) II, III e IV.
e) I, III e IV.


13. (FURG RS/2005) Ao longo da República Velha, prevaleceu um modelo conhecido como política dos governadores, que propunha uma articulação entre as várias esferas do poder, passando pelo local, pelo estadual e chegando ao federal. Em certos momentos, principalmente em épocas de eleições presidenciais, a estrutura política vigente sofreu certas fissuras, representadas pela formação de uma candidatura de oposição ao situacionismo, como foi o caso da
a) Aliança Nacional Libertadora.
b) Reação Republicana.
c) Ação Integralista Brasileira.
d) União Democrática Nacional.
e) Frente Única Brasileira.


14. (UNIFESP SP/2007) Em tempos de forte turbulência republicana, o ano de 1922 converteu-se em marco simbólico de grandes rupturas e da vontade de mudança. Eventos como a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista, a criação do Partido Comunista e ainda a conturbada eleição presidencial sepultaram simbolicamente a Velha República e inauguraram uma nova época.
(Aspásia Camargo, “Federalismo e Identidade Nacional”, Brasil, um século de transformações. 2001.)
Pode-se afirmar que a situação descrita decorre, sobretudo,
a) do forte crescimento urbano e das classes médias.
b) do descontentamento generalizado dos oficiais do Exército.
c) da postura progressista das elites carioca e paulista.
d) do crescimento vertiginoso da industrialização e da classe operária.
e) da influência das vanguardas artísticas europeias e norte-americanas.


15. (PUC RJ/2011) “A proteção aos interesses dos operários deve ser completa. A conquista de oito horas de trabalho, o aperfeiçoamento e a ampliação das leis de férias, dos salários mínimos, a proteção das mulheres e dos menores, todo esse novo mundo moral que se levanta, nos nossos dias, em amparo do proletariado, deve ser contemplado pela nossa legislação, para que não se continue a ofender os brios morais dos nossos trabalhadores com a alegação de que o problema social no Brasil é um caso de polícia”.
Manifesto de Lindolpho Collor, apresentado na Convenção da Aliança Liberal, em 1929.
O Manifesto de Lindolpho Collor:
I. Denuncia a repressão policial ao movimento dos trabalhadores, durante a Primeira República.
II. Demonstra que as leis trabalhistas no Brasil, assim como a organização dos sindicatos, foram uma criação do Governo Vargas.
III. Defende a ampliação da cidadania para os trabalhadores, através da instituição de leis sociais.
IV. Explicita o atraso brasileiro em comparação ao dos países europeus e norte-americanos, onde já haviam sido implantadas as referidas leis trabalhistas. 
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas I e III são corretas.
d) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas I e IV são corretas.


16. (UNIFOR CE/2013) O economista Celso Furtado, em seu livro Formação Econômica do Brasil, na última parte, analisa os efeitos da Grande Depressão de 1929 sobre a Economia Brasileira, particularmente em relação à produção de café e à industrialização.
Dentre as afirmações de Furtado, podemos citar
a) a Grande Depressão de 1929 que provocou a crise do setor cafeeiro e induziu a diversificação das exportações agrícolas.
b) a Grande Depressão de 1929 que provocou a crise do setor cafeeiro e a mudança do eixo dinâmico da economia para a região nordeste.
c) a Grande Depressão de 1929 que não atingiu o setor cafeeiro, pois este produzia para o mercado interno.
d) a Grande depressão de 1929 que provocou a crise do setor cafeeiro e induziu, indiretamente, o crescimento da produção industrial para o mercado interno.
e) a Grande depressão de 1929 que provocou a crise do setor cafeeiro e induziu, indiretamente, o crescimento da produção industrial para o mercado externo.


17. (UFAL/2011) A crise da oligarquia no Brasil, na década de 1920, refletiu as transformações que ocorriam na sociedade brasileira e que se manifestavam:
a) no descontentamento dos militares, que exigiam maior participação no poder político da República e eram aliados dos pequenos proprietários de terra, e no crescimento urbano-industrial do país.
b) no esgotamento da hegemonia da cafeicultura, na ascensão da classe média, no descontentamento da jovem oficialidade militar e das oligarquias menores com o predomínio dos latifundiários de Minas e São Paulo.
c) na insatisfação política das oligarquias estaduais em vista das propostas de reforma agrária apresentadas pelos proprietários das grandes fazendas de café do Sul do país, e no crescimento urbano-industrial.
d) na introdução da mão de obra assalariada de migrantes estrangeiros em substituição ao trabalho escravo nas fazendas de café, na insatisfação política das oligarquias estaduais.
e) na insatisfação política das oligarquias estaduais em vista das propostas de mudança nas políticas agrícolas apresentadas pelos proprietários das grandes fazendas de café do Sul do país e no crescimento urbano-industrial.


18. (UFOP MG/2009) A “política de salvação”, adotada na República Velha, durante a Presidência de Hermes da Fonseca (1910-1914), caracterizou-se:
a) pela manutenção dos preços do café a partir da compra do produto pelo Governo Brasileiro.
b) pelo processo de intervenções militares em vários estados brasileiros derrubando as oligarquias locais e estabelecendo a centralização política.
c) pelo desenvolvimento da indústria de base a fim de reverter a crise do mercado interno desencadeada pelo crash da Bolsa de Nova Iorque.
d) por sucessivas marchas, lideradas por mulheres das classes médias, com o objetivo de deter o avanço do comunismo no Brasil.


GABARITO





Postar um comentário

0 Comentários