Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A SEDIÇÃO DE JUAZEIRO


1. (UFC CE/2004) Sobre a Sedição de Juazeiro, é correto afirmar que:
a) o conflito pôs em confronto, de um lado, os grupos conservadores urbanos, liderados pela Igreja Católica, e os proletários de Fortaleza e, de outro, os camponeses e produtores rurais, ligados ao setor de exportação.
b) foi a reação contra uma intervenção militar que visava transformar o Ceará num polo de produção cerealífera, mediante a expansão dos polígonos irrigados.
c) originou-se no confronto dos interesses, vinculados à indústria de exportação, com os interesses dos produtores de bens duráveis, vinculados à expansão do mercado interno.
d) era liderada pelo alto clero da Igreja Católica que, da cidade de Juazeiro, tentava depor o Padre Cícero, que tinha criado uma cisão no catolicismo.
e) opôs a classe média e os comerciantes, apoiados por fazendeiros contrários a Accioly, aos interesses agrários tradicionais, apoiados por Padre Cícero.


2. (UNIFOR CE/2000) A religião é responsável pela movimentação de mais de um milhão de pessoas vindas de todo o país, especialmente da região Nordeste, que todos os anos seguem para a cidade de Juazeiro do Norte. Isto se deve:
a) à devoção de místicos – muitos deles construíram, nas imediações, templos de diversas religiões e seitas.
b) ao interesse pela região do semiárido nordestino, onde se encontra o açude de Castanhão.
c) ao ciclo de expansão da indústria de confecção que apresenta a segunda maior capacidade de produção no país.
d) ao recebimento de verbas estaduais e federais que patrocinam a construção de cerca de 100 obras na região, o que atrai a visita de peregrinos ao local.
e) à devoção ao Padre Cícero, líder religioso e político do vale do Cariri, cultuado desde o final do século passado.


3. (UNIFOR CE/2002) No conflito armado conhecido como Revolta do Juazeiro, no Ceará, durante o governo de Hermes da Fonseca,
a) a concentração de sertanejos para ouvir os sermões do padre Cícero foi tachada pelos políticos locais de subversiva e monarquista.
b) a criação da Política de Salvação acabou com o domínio das velhas oligarquias e com a desmoralização política que dominavam o Estado.
c) o pinheirismo declinou de indicar um candidato à Presidência da República em face do desgaste político.
d) a vitória dos coronéis e dos sertanejos do padre Cícero significou a vitória do pinheirismo e do acciolismo e o fracasso da Política das Salvações.
e) alguns jovens militares e grupos de oposição aos governos estaduais acabaram com a influência de Pinheiro Machado na orientação do governo Hermes.


4. (UNESP SP/2006) Padre Cícero, prontamente, jurou lealdade ao Papa e à Constituição republicana do Brasil e, de imediato, recorreu aos potentados políticos do interior, atitudes com as quais ele, mais uma vez, desviou de si a hostilidade ambivalente do Estado e da Igreja. Desde que começara sua querela com a hierarquia eclesiástica do Ceará, em 1891, padre Cícero, diferentemente de Antônio Conselheiro, inúmeras vezes procurou, obteve e cultivou a proteção da hierarquia política local. (Ralph Della Cava. Milagre em Juazeiro.)
O texto distingue a Canudos, de Antônio Conselheiro, do movimento de Juazeiro, no Ceará, liderado pelo padre Cícero. Apesar das suas diferenças, percebe-se pelas atitudes do padre Cícero que ele enfrentava problemas semelhantes aos confrontados por Antônio Conselheiro no interior da Bahia. Aos olhos de parcela das elites brasileiras da época, sobretudo litorâneas, estes movimentos:
a) resultaram da reação da população brasileira à corrupção da Igreja e ao Dogma da Infalibilidade do Papa.
b) tinham propósitos distintos, porque padre Cícero era membro da Igreja e Antônio Conselheiro não era cristão.
c) ameaçavam a hierarquia eclesiástica, a ordem social no interior do país e a estabilidade do regime político vigente.
d) exprimiam os ideais da civilização cristã na sua fase de maior desenvolvimento nas sociedades americanas.
e) eram liderados por políticos republicanos radicais, insatisfeitos com os rumos tomados pelo governo.


5. (Unesp 2018) Entre as manifestações místicas presentes no Nordeste brasileiro no final do Império e nas primeiras décadas da República, identificam-se
a) as pregações do Padre Ibiapina, relacionadas à defesa do protestantismo calvinista, e a literatura de cordel, que cantava os mitos e as lendas da região.   
b) o cangaço, que realizava saques a armazéns para roubar alimentos e distribuí-los aos famintos, e o coronelismo, com suas práticas assistencialistas.   
c) a liderança do Padre Cícero, vinculada à dinâmica política tradicional da região, e o movimento de Canudos, com características de contestação social.   
d) a peregrinação de multidões a Juazeiro do Norte, para pedir graças aos padres milagreiros, e a liderança messiânica do fazendeiro pernambucano Delmiro Gouveia.   
e) a ação catequizadora de padres e bispos ligados à Igreja católica e a atuação do líder José Maria, que comandou a resistência na região do Contestado.  


6. (UNIFOR 2014) “Juazeiro nunca será uma vila, mas sempre uma vileza”, torpedeou em Fortaleza o jornal Unitário, em artigo assinado pelo polemista João Brígido, uma das penas mais ácidas da imprensa cearense de todos os tempos. De nada adiantou o protesto. Dois dias depois, pela Lei 1028, de 22 de julho de 1911, votada e aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará, estava oficialmente criada a vila autônoma do Juazeiro. 
(Trecho do livro Padre Cícero – Poder, Fé e Guerra no Sertão / Lira Neto. São Paulo. Companhia das Letras, 2009).
A história política de Juazeiro do Norte e, por consequência, a do estado do Ceará, na primeira metade do século XX, estão intimamente ligadas à figura de Padre Cícero Romão Batista. Analise as afirmativas abaixo.
I. Padre Cícero foi o primeiro prefeito de Juazeiro, chegando também a ocupar o cargo de primeiro vice-presidente do estado do Ceará.
II. Padre Cícero foi um dos mais ferrenhos adversários políticos da chamada oligarquia acciolina, liderada por Nogueira Accioly, que dominou o Ceará por 16 anos.
III. Apesar da enorme popularidade junto ao povo e de seu poder político, Padre Cícero nunca teve boas relações com as autoridades da Igreja Católica, chegando até a ser excomungado.
IV. Em 1914, tropas formadas por seguidores de Padre Cícero chegaram até Fortaleza e provocaram a renúncia de Franco Rabelo do governo do Estado.
V. Os devotos de Padre Cícero constituíram um dos principais aliados com que a “Coluna Prestes”, liderada por Luis Carlos Prestes, contou quando de sua passagem pelo Ceará, em 1926.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
a) II, III e V.
b) I, III E IV.
c) I, II E III.
d) I, IV E V.
e) I, II E IV.


7. (UECE) Sobre o episódio conhecido como A Sedição de Juazeiro, é correto afirmar que
a) a luta dos Sediciosos contra os Rabelistas ultrapassou os limites do Cariri, os revoltosos marcharam sobre Fortaleza, derrubaram o governo de Franco Rabelo e reestabeleceram os interesses das oligarquias cearenses.
b) apesar de a motivação política ter-se originado na capital do estado, Fortaleza, os eventos da Sedição de Juazeiro ocorreram apenas na região do Cariri cearense, principalmente nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.
c) a participação de Pe. Cícero Romão Batista neste episódio foi bastante limitada, pois Floro Bartolomeu, político amigo do padre, apoiava Franco Rabelo e se opôs à participação do líder religioso no conflito contra o governo.
d) mesmo tendo uma importância simbólica, a Sedição de Juazeiro não influiu na política local, uma vez que a imposição de um governo ligado à Política das Salvações não alteraria o controle do poder no estado do Ceará.




GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários