Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O PLANO COLLOR



1. (FGV/2005) As recorrentes crises econômicas que atingiram o Brasil nos últimos 30 anos foram respondidas de formas diversas, como por meio do Plano Cruzado (1986) e do Plano Collor (1990), que decretaram as seguintes medidas, respectivamente:
a) Estabelecimento de uma meta inflacionária de 10% ao ano e congelamento dos tributos e das tarifas públicas; a moeda volta a se chamar cruzeiro e todos os investimentos de curto e médio prazos foram bloqueados por 2 anos.
b) Congelamento dos preços por 2 meses, aumento das tarifas públicas e a criação do gatilho salarial; criação do cruzado novo, congelamento dos gêneros de primeira necessidade e bloqueio de todos os depósitos em caderneta de poupança.
c) Congelamento geral de preços e a criação de um gatilho salarial a ser ativado quando a inflação atingisse 20%; congelamento de preços e salários pela média dos últimos 12 meses e o aumento da remuneração da caderneta de poupança.
d) Congelamento dos preços por um ano, além de um abono salarial de 8% para todas as categorias profissionais; retenção, por 18 meses, de todos os valores acima de 50 mil cruzados novos nas contas correntes e nas cadernetas de poupança.
e) Aumento tributário para automóveis, bebidas e cigarros e congelamento do preço de alimentos e tarifas públicas; extinção dos investimentos financeiros de curto prazo e adoção de dois índices inflacionários: um para o setor público, outro para o privado.


2(UFLA MG/2002) “Fernando Collor de Mello assumiu a presidência do Brasil em março de 1990. No dia seguinte à sua posse, anunciou um novo plano econômico: O "Plano Collor."
Todas as alternativas abaixo sobre o Plano Collor são corretas, EXCETO:
a) Congelou preços e salários.
b) A despeito da rejeição inicial, causada pelo impacto do confisco, pode-se dizer que em médio prazo o plano surtiu o efeito esperado.
c) Bloqueou, por 18 meses, as contas superiores a 50 mil cruzeiros.
d) A moeda nacional voltou a ser o cruzeiro.
e) Nos primeiros meses conseguiu-se inflação baixa.


3. (UESPI/2008) Tendo o Partido de Renovação Nacional como suporte político, Fernando Collor fez uma carreira fulminante rumo à presidência do Brasil. O seu polêmico Plano Collor:
a) levou três meses para ser executado pela Ministra Zélia Cardoso.
b) foi um grande sucesso, derrotando a inflação e equilibrando as finanças.
c) criou esperanças, pois foi adotado logo após a sua posse na presidência.
d) serviu para erradicar a inflação e promover o assistencialismo social.
e) teve o forte apoio das elites econômicas durante todo o seu governo.


4. (FGV/2009) O Plano Collor foi o mais violento ato de intervenção estatal na economia brasileira, na segunda metade do século. No entanto, ao estrangular a inflação, ele abriu as portas para uma ampla liberalização.  (Jayme Brener, Jornal do século XX)
Sobre esse plano, inserido em uma ordem neoliberal, é correto afirmar que
a) se pautou pela ampliação do meio circulante, por meio do aumento dos salários e das aposentadorias; liquidou empresas públicas e de economia mista que geravam prejuízo; estabeleceu uma política fiscal de proteção à indústria nacional.
b) criou um imposto compulsório sobre os investimentos especulativos para o financiamento da infraestrutura industrial; liberou a importação dos insumos industriais e restringiu a importação de bens de consumo não-duráveis.
c) estabeleceu-se uma nova política cambial, com um controle mais rígido realizado pelo Banco Central; demissão em massa de funcionários públicos concursados; aumentou a renda tributária por meio da criação do Imposto sobre Valor Agregado.
d) objetivou a privatização de empresas estatais; diminuiu as restrições à presença do capital estrangeiro no Brasil; gerou a ampliação das importações e eliminaram-se subsídios, especialmente das tarifas públicas.
e) aumentou a liberdade sindical com uma ampla reforma na CLT e revogou a opressiva lei de greve; recriou empresas estatais ligadas à exploração e refino de petróleo; congelou os capitais especulativos dos bancos e dos investidores estrangeiros.


5. (UESPI/2008) Tendo o Partido de Renovação Nacional como suporte político, Fernando Collor fez uma carreira fulminante rumo à presidência do Brasil. O seu polêmico Plano Collor:
a) levou três meses para ser executado pela Ministra Zélia Cardoso.
b) foi um grande sucesso, derrotando a inflação e equilibrando as finanças.
c) criou esperanças, pois foi adotado logo após a sua posse na presidência.
d) serviu para erradicar a inflação e promover o assistencialismo social.
e) teve o forte apoio das elites econômicas durante todo o seu governo.

GABARITO





Postar um comentário

0 Comentários