Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O IMPEACHMENT DE COLLOR



1. (UECE) A morte do advogado Paulo César Farias trouxe à tona uma intensa discussão a respeito dos esquemas de corrupção instalados no governo brasileiro e denunciados após a eleição presidencial de 1989. A respeito disso, marque a alternativa correta:
a) o esquema de corrupção comandado por P.C. Farias foi denunciado pelo próprio Presidente Collor logo após a sua posse
b) as eleições de 1989 ficaram marcadas pelas denúncias de corrupção por parte dos dois candidatos que chegaram ao 2º turno, Collor e Brizola
c) as denúncias de corrupção levaram à renúncia do Presidente Fernando Collor, que mesmo assim acabou sendo absolvido pelo Supremo Tribunal Federal
d) tanto o "esquema P.C." quanto a "máfia do orçamento" já foram esclarecidas pela Justiça e seus responsáveis julgados e presos.


2. (Mackenzie) Em 29 de setembro de 1992, o presidente Collor de Mello era afastado do poder. Três meses depois, o Senado aprovava a perda de mandato e suspensão dos direitos políticos por oito anos. Dentre as causas deste desfecho apontamos:
a) a vasta cadeia de denúncias pela imprensa, escândalos, desemprego e recessão.
b) o fracasso total no processo de privatização da economia e liberalização de preços.
c) a forte oposição do governo a um modelo neoliberal.
d) a hiperinflação que não pôde ser evitada, gerando forte crise social.
e) a pressão dos grupos financeiros, visando a renegociação da dívida externa. 


3. (UFRRJ) "Com 105 votos a mais do que os 336 necessários, a Câmara aprovou ontem o pedido de impeachment do Presidente Collor, mesmo após a conclusão da CPI sobre Paulo César Faria, o PC . (...) A votação foi acompanhada por multidões que ocuparam ruas e praças das principais cidades do país, festejando, voto a voto, o afastamento do Collor."
JORNAL DO BRASIL: Rio, 30/9/92. p. 1.
O afastamento de Fernando Collor se deu entre outros motivos pela
a) oposição externa à sua política econômica.
b) inexistência de composição com a oposição.
c) denúncia de corrupção no interior de seu governo.            
d) alta inflação, apesar do confisco da poupança.
e) adoção pelo presidente de uma política neoliberal.


4. (CESGRANRIO) A movimentação causada pelo pedido de "impeachment" do Presidente Fernando Collor de Mello, no Congresso Nacional gerou uma acirrada discussão acerca dos 3 (três) poderes nacionais. De acordo com a Constituição em vigor, assinale a opção CORRETA:
a) O Congresso Nacional tem poder para cassar o mandato do Presidente da República nos casos de crimes comuns.
b) Somente o Supremo Tribunal Federal tem poderes para julgar o Presidente da República nos casos de crime de responsabilidade.
c) O Congresso Nacional deve julgar os crimes de responsabilidade do Presidente da República.
d) O Presidente da República tem o poder de dissolver o Congresso Nacional, toda vez que este tentar processá-lo.
e) O Supremo Tribunal Federal tem poderes para julgar o Congresso Nacional por crime de responsabilidade, caso o Presidente da República seja inocentado.


5. (UFRN) “Tão breve foi o governo Collor - dois anos, seis meses e dezessete dias - que é provável que sua marca, na história e no imaginário popular, seja esta mesma: a de alguém deslumbrado com o poder, fascinado pelo marketing e que usou a jovialidade de sua imagem para camuflar o velhíssimo processo de fazer do Poder Público um local privilegiado para os negócios privados.” 
ALENCAR, Francisco, CAPRI, Lúcia, RIBEIRO, Marcus V. História da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996.
 A brevidade do governo Collor deveu-se ao impeachment, cuja causa imediata foi o(a)
a) Acusação de sucessivos escândalos e de corrupção envolvendo assessores, ministros, amigos e familiares do presidente.
b) Retenção de parte dos depósitos em todas as contas correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras.
c) Mudança da moeda (cruzeiro em lugar do cruzado novo), com tabelamento de preços e salários e prefixação de juros.
d) Reforma administrativa, com a extinção de ministérios, fundações, autarquias, sociedades de economia mista e empresas públicas.


6. (UFSE) Em setembro de 1992, o presidente Fernando Collor de Mello era afastado de seu cargo. Três meses depois, era aprovada a perda de seu mandato e suspensos os seus direitos políticos por oito anos.
Dentre as causas deste desfecho, pode-se indicar
a) As denúncias pela imprensa, escândalos, desemprego recessão.
b) A hiperinflação que não foi evitada, gerando séria crise social.
c) A derrocada no processo de privatização da economia e a liberalização de preços.
d) A enérgica oposição do governo a um modelo neoliberal.
e) A forte pressão dos grupos financeiros, tendo como objetivo a renegociação da dívida externa.


7. (Mackenzie) O ano de 1992 ficou marcado como o ano do impeachment, fato inédito no país e no próprio contexto internacional. Dentre os fatos que contribuíram para esse desfecho NÃO se inclui:
a) As sucessivas denúncias de corrupção, agravadas pela entrevista de Pedro Collor à Revista Veja. 
b) A fracassada defesa do Presidente Collor, apresentada por Cláudio Vieira, configurada na farsante Operação Uruguai.
c) A imagem de modernidade e de cultura elaborada pela mídia, que não resistiu aos desacertos de dois anos de governo Collor.
d) A abertura econômica e a integração latino-americana, fatos que geraram forte antagonismo com os E.U.A.
e) As irregularidades no processo de privatizações, as fraudes nas licitações e os desvios de verbas.


8. (UFUMG) Caras pintadas foi o nome dado aos jovens e estudantes que, em agosto e setembro de 1992, pintaram o rosto de verde e amarelo e organizaram passeatas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Sobre os fatos e o contexto histórico relacionados ao movimento dos caras pintadas, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os estudantes, menores de idade, estavam excluídos do cenário político eleitoral naquele momento, o que estimulou a reivindicação pela ampliação do direito de voto levada a cabo pela liderança da UNE e pelo Partido dos Trabalhadores.
b) Os meios de comunicação de massa tiveram papel relevante no processo de denúncia e investigação contra o esquema de corrupção do governo Collor, bem como na divulgação das manifestações populares pelo impeachment.
c) O movimento nas ruas das cidades surgiu como resposta ao apelo de Fernando Collor à população brasileira para que esta vestisse verde e amarelo em sinal de apoio ao presidente; a população saiu às ruas vestida de preto.
d) Collor construiu uma imagem de homem empreendedor e moderno explorando a visibilidade na mídia, pretendeu imprimir uma imagem de probidade administrativa e sofreu o impeachment por crime de responsabilidade.


9. (Fac. Direito de Franca) Em 2012 completaram-se 20 anos do impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello. Sobre o impeachment e seus desdobramentos posteriores, podemos afirmar que o ex-presidente 
a) recebeu anistia política da Câmara dos Deputados dois anos após sua cassação, mas manteve-se afastado da vida pública.
b) ficou inelegível por oito anos, depois voltou à política.
c) foi condenado por corrupção e improbidade administrativa pelo Superior Tribunal Federal, mas nunca chegou a ser preso.
d) afastou-se voluntariamente da política por quatro anos, depois se candidatou ao governo de Alagoas e foi eleito no primeiro turno.
e) apelou ao Tribunal da Organização dos Estados Americanos e conseguiu reverter o impeachment, retomando rapidamente sua atividade política. 


10. (UEFS BA/2012) O movimento popular que fortaleceu a oposição ao governo Collor e resultou no impeachment do então presidente, fundamentava-se
a) no apoio ao movimento dado por políticos de Cuba, Venezuela e Peru, interessados no acesso a concessões comerciais privilegiadas no Brasil.
b) na reorganização do movimento estudantil, de cunho socialista, que aproveitou o clima político para divulgar suas ideias.
c) no repúdio às denúncias de corrupção e de apropriação do dinheiro público, que envolviam o próprio presidente e certos assessores diretos à presidência.
d) na conspiração de grupos militares reacionários, inconformados com a retomada da democracia, concretizada na eleição direta do novo presidente.
e) nos planos de ação dos partidos derrotados na eleição de Fernando Collor de Mello, decididos a prejudicar e a impedir o cumprimento do mandato presidencial.


GABARITO



Postar um comentário

0 Comentários