Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O GOVERNO DILMA ROUSSEFF



1. (ESPM/2014) A presidente Dilma Rousseff criticou, em Bruxelas, a iniciativa da União Europeia de contestar na Organização Mundial do Comércio (OMC) certos programas que na opinião da presidente são essenciais para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira. A declaração de Dilma foi externada na presença dos presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso e do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, em plena cúpula Brasil-União Europeia.
(http://economia.estadao.com.br/noticias/economia:3/3/2014)
Os programas brasileiros que a União Europeia contesta na OMC, em nível de consulta prévia, são:
a) as vantagens fiscais concedidas à zona franca de Manaus e o Inovar-Auto que aumenta impostos para carros importados de países de fora do MERCOSUL.
b) as vantagens concedidas à zona franca de Manaus e os investimentos brasileiros no Porto de Mariel em Cuba.
c) os investimentos brasileiros no Porto de Mariel, em Cuba, e o Inovar-Auto que aumenta impostos para carros importados de países de fora do MERCOSUL.
d) a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu e novos investimentos na usina nuclear de Angra dos Reis.
e) os incentivos a países africanos para aquisição de aviões militares brasileiros e a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.


2. (UNIFOR CE/2011) Considere os dois textos a seguir:
Pobreza é um fenômeno complexo, podendo ser definido de forma genérica como a situação na qual as necessidades não são atendidas de forma adequada e em última instância ser pobre significa não dispor dos meios para operar adequadamente no grupo social em que se vive.
Rocha, Sônia. Pobreza no Brasil: Afinal, de que se trata? (Adaptado)
“A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos. Uma expressiva mobilidade social ocorreu nos dois mandatos do Presidente Lula. Mas, ainda existe pobreza a envergonhar nosso país e a impedir nossa afirmação plena como povo desenvolvido”.
Dilma Rousseff, em 01/01/2011, no discurso de posse no plenário da Câmara dos Deputados.
Com base nos textos acima e no conhecimento sobre pobreza, pode-se afirmar que:
a) O discurso da Presidente Dilma representa uma descontinuidade com a política de combate à pobreza de seu antecessor.
b) A persistência de um elevado índice de pobreza demonstra que a política de pobreza aplicada nos dois mandatos do Presidente Lula não teve efeitos significativos.
c) A criação de oportunidades é uma das formas de atuar proporcionando aos indivíduos condições de operar adequadamente na sociedade.
d) A definição de pobreza apresentada no livro de Sônia Rocha deixa claro que se trata apenas de uma condição de insuficiência de renda.
e) Apesar da redução da pobreza, as desigualdades de renda aumentaram nos últimos anos.


3. (UNIFOR CE/2013) “Dilma faz nove vetos ao texto do Código Florestal, anuncia ministra. A Presidente Dilma decidiu vetar nove itens da medida provisória aprovada pelo Congresso que altera o texto do novo Código Florestal. Os vetos presidenciais foram fundamentados em três princípios: ‘Não anistiar, não estimular desmatamentos ilegais e assegurar a inclusão social no campo dos pequenos proprietários”.   (Fonte: www.g1.globo.com, acessado em 10.11.2012).
A propósito do Código Florestal sancionado pela Presidente, é CORRETO afirmar que
a) o texto aprovado pelo Congresso desagradou ao governo porque somente beneficiava os pequenos e mini produtores rurais.
b) a versão aprovada pela Comissão Mista do Congresso ampliava a faixa de mata ciliar (situada nas margens dos rios) a ser recuperada por todos os produtores rurais. 
c) o veto da Presidente tornou obrigatório que a recomposição das áreas de proteção permanente seja realizada exclusivamente com árvores frutíferas exóticas, tais como maçã e laranja.
d) o governo, após os vetos presidenciais, pretende devolver à lei a chamada regra da “escadinha”, que estabelece maiores obrigações de recuperação de áreas para os grandes proprietários.
e) a Presidente Dilma, ao alterar o texto aprovado pela Comissão Mista do Congresso, atendeu as reivindicações da frente parlamentar da agropecuária, fortalecendo o apoio desse segmento econômico ao governo.


4. (UNIFOR CE/2012) O governo brasileiro tem implantado, ao longo dos últimos anos, diversos programas e ações de caráter assistencialista, destinadas a segmentos específicos da população brasileira. Na mais recente iniciativa nesse sentido, a presidente Dilma Rousseff lançou, no dia 14 de maio passado, a ação BRASIL CARINHOSO, a qual complementa os programas sociais já mantidos pelo Governo Federal.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
a) A ação BRASIL CARINHOSO vai garantir que toda família brasileira, com pelo menos uma criança de zero a seis anos, receba uma renda mensal de, no mínimo, R$ 70 por pessoa da família.
b) A ação BRASIL CARINHOSO objetiva reduzir a discriminação contra os homossexuais, assegurando-lhes cotas para o acesso às universidades públicas.
c) A ação BRASIL CARINHOSO complementa a Lei Maria da Penha, financiando a compra de casas por mulheres vítimas da violência doméstica.
d) A ação BRASIL CARINHOSO prevê a redução do número de creches em comunidades carentes, pois, segundo o governo federal, as crianças até 7 anos são melhor cuidadas em suas casas.
e) A ação BRASIL CARINHOSO destina-se ao financiamento da compra de medicamentos pelos idosos brasileiros, contribuindo, assim, para o aumento de sua qualidade de vida.


5. (ESPM/2012) Em setembro de 2011, a presidente Dilma Rousseff discursou na entidade que pela primeira vez em sua história assistiu à abertura realizada por uma mulher. O evento foi no (na):
a) Conselho de Segurança da ONU.
b) Assembleia Geral da ONU.
c) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
d) Corte de Haia.
e) Tribunal Penal Internacional.


6. (UNIFOR CE/2014) O plenário do Senado aprovou, no dia 22.04.2014, por votação simbólica, o Projeto de Lei 21626/11, conhecido popularmente como Marco Civil da Internet. A redação final da matéria foi aprovada sem alterações em relação ao texto da Câmara dos Deputados pela unanimidade dos senadores presentes. A lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, em 23.04.2014.
Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao Marco Civil da Internet.
I. O princípio da neutralidade garante que, ao comprar um plano de Internet, o usuário paga somente pela velocidade contratada e não pelo tipo de página que vai acessar.
II. O Marco prevê a inviolabilidade e o sigilo das comunicações na rede, cujo conteúdo não poderá ser acessado em hipótese alguma, sem a anuência formal do usuário.
III. O usuário não mais poderá acessar o que quiser, ficando sua liberdade de acesso dependente do tipo de conteúdo, previamente acertado com o provedor.
IV. Segundo o Marco Civil, os provedores de conexão são obrigados a guardar, por um período de cinco anos, os registros de acesso a aplicações de Internet.
V. O projeto assegura proteção a dados pessoais e registros de conexão e torna ilegal a cooperação das empresas de Internet com órgãos de informação estrangeiros.
É CORRETO somente o que se afirma em:
a) I e II.
b) III e IV.
c) IV e V. 
d) II e III.
e) I e V.


7. (Unievangélica GO/2015) A escolha de presidente da República no Brasil na década de
a) 1930 ocorreu por meio de eleições diretas, sendo eleito o revolucionário Getúlio Vargas, que assumiu e permaneceu no poder até 1934.
b) 1960 ocorreu por meio de eleições diretas, sendo eleito o General Emílio Garrastazu Médici, que governou o país até 1975.
c) 1990 ocorreu por meio de eleições diretas, quando foi eleito Fernando Collor de Melo, que governou o país até 1994.
d) 2010 ocorreu por meio de eleições diretas, quando Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República do Brasil, para exercer o mandato até 2014.


8. (IGEC 2018) No dia 31 de outubro de 2010, com o fim da apuração dos votos do segundo turno, _____________derrotou o candidato do PSDB, __________, ao obter a maioria dos votos: 55.752.529. Assinale a alternativa correta.
a) Fernando Haddad - Aécio Neves
b) Flávio Dino - Geraldo Alckmin
c) Dilma Rousseff - José Serra
d) Luiz Inácio Lula da Silva - Fernando Henrique Cardoso


9. (IGEC 2019) Foi a primeira mulher a ser eleita Presidente da República no Brasil.  Eleita duas vezes, em 2010 e em 2014. Assinale a alternativa correta.
a) Heloísa Helena
b) Dilma Rousseff
c) Marina Silva
d) Luciana Genro


10. (IBFC 2011) Foi publicado no site do Jornal O Globo de 17/10/2011 a seguinte notícia:
“Dilma Rousseff sancionou, nesta segunda-feira, a lei que cria o Programa de Apoio à Conservação Ambiental. O Bolsa Verde, como é chamado, vai pagar R$ 300 por trimestre a famílias em situação de extrema pobreza que moram em Unidades de Conservação Federais e se comprometam a adotar ações para preservá-las...” “A criação do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais também foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O objetivo é estimular a geração de trabalho e renda com sustentabilidade, por meio da capacitação educacional e profissional, além de garantir a segurança alimentar.”
De acordo com o que foi publicado na matéria acima, sobre a visão do governo atual, podemos dizer:
a) O governo acredita que a distribuição de renda é um dos motores do crescimento da economia.
b) O segmento rural é mais importante do que o urbano porque é dele que vem o nosso abastecimento geral.
c) A capacitação profissional concentrada nas universidades atrapalha o desenvolvimento das áreas rurais. Deveriam ser criados centros de apoio ao trabalhador rural conveniados com particulares ao invés de o governo fazer isso gratuitamente.
d) O Governo teme que, em função da exposição do Brasil atualmente, os outros países se apropriem de nossas terras.


11. (ESAF 2013) O Plano Brasil Maior expressa a política industrial do governo Dilma Rousseff. A proposta do Plano está organizada na forma de ações voltadas para o aumento da eficiência produtiva da economia como um todo, conjugadas com ações setoriais. Não faz parte das medidas propostas:
a) a desoneração dos investimentos e das importações.
b) a ampliação e simplificação do financiamento para investimento e exportações.
c) o aumento da carga tributária para produtos voltados para o mercado externo como forma de financiar os investimentos internos. 
d) a ampliação dos recursos para inovação.


12. (UNILAVRAS 2018) Criada em 8 de novembro de 2012 pela então Presidente Dilma Rousseff, a política pública educacional que teve como objetivo a valorização e a profissionalização de docentes, repercutindo como condição para uma educação emancipatória, que busca garantir a alfabetização dos alunos e a valorização docente, é chamada de
a) Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
b) Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.
c) Pró-Letramento.
d) Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa.


13. (PONTUA 2013) Na área da saúde, o __________, ação voltada para a redução da pobreza na primeira infância, foi lançada em maio de 2012 pela presidenta Dilma Rousseff, e tem como objetivo ampliar a prevenção e o tratamento de algumas doenças que afetam as crianças.
Assinale a alternativa abaixo que preencha CORRETAMENTE a lacuna acima:
a) Brasil Carinhoso.
b) Brasil Criança.
c) Criança com Saúde.
d) Pacote Infância Saudável.
e) Brasil Infância.


14. (CONSULPLAN 2014) Lançado pela presidente Dilma Rousseff por meio de Medida Provisória, o programa “Mais Médicos” foi apontado como um instrumento do governo federal para combater a carência de profissionais de medicina nas cidades pequenas ou remotas e nas periferias das grandes cidades. Sobre este programa, gerador de grande discussão social e política, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Entidades, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério Público Federal, tornaram-se defensores da dispensa do exame de revalidação do diploma aos estrangeiros.
(__) Médicos cubanos são inseridos ao programa pelo convênio realizado entre os governos do Brasil e de Cuba, efetivado através da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
(__) O programa compreende investimentos no Sistema Único de Saúde, altera as diretrizes curriculares dos cursos de medicina e define regras para abertura de novas faculdades.
(__) O programa prevê o recrutamento de médicos do exterior que disputam as vagas disponibilizadas nos municípios em caráter de igualdade com os médicos brasileiros.
A sequência está correta em
a) F, F, V, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) V, V, F, F.


15. (QUADRIX 2013) "O documento que aprovamos hoje não retrocede em relação às conquistas de 92. Não retrocede em relação à Cúpula de Joanesburgo" (G1, 22/06/2012).
Essas foram palavras da presidenta Dilma Rousseff em seu discurso de encerramento na ONU. Tal documento diz respeito
a) À repressão vivida por ela e seus companheiros na ditadura militar do Brasil.
b) Às conclusões da Conferência Rio+20 cuja pauta era o desenvolvimento sustentável.
c) À recente crítica construída pelo governo brasileiro à Organização das Nações Unidas.
d) À situação diplomática do Brasil em relação aos recentes conflitos ocorridos na Líbia.
e) Aos problemas envolvendo a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.


16. (FDF 2017) O impeachment de Dilma Rousseff, aprovado pelo Senado em agosto de 2016, originou-se de pedido de abertura de processo, em que se acusava a presidente de
a) crime eleitoral, incapacidade administrativa e desrespeito à autonomia do Congresso Nacional. 
b) crime passional, perseguição a adversários políticos e tentativa de implantar um regime socialista no país.
c) crime de responsabilidade fiscal, desrespeito à lei orçamentaria e improbidade administrativa. 
d) crime fiscal, desrespeito à autonomia da Petrobrás e adoção de política econômica neoliberal.


17. (FGV 2018) “Os dados disponíveis no Basômetro demonstram que a presidente Dilma Rousseff tem enfrentado maiores dificuldades na articulação de interesses do governo junto ao Congresso, especialmente na Câmara, em comparação aos governos FHC e Lula. Alguns de seus aliados atribuem tal problema ao fato de a presidente fazer pouca interlocução política.”
O trecho apresentado, retirado do site do “Estadão”, representa um problema relacionado com o conceito de:
a) governabilidade.
b) governança.
c) jurisdição.
d) economia.
e) legalidade.


18. (FEPESE 2016) No início de dezembro de 2015, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceitou um pedido feito pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal.
Assinale a alternativa que identifica a natureza de tal pedido.
a) O impeachment (impedimento) da Presidente Dilma Rousseff e seu Vice, Michel Temer.
b) O impeachment (impedimento) da Presidente Dilma Rousseff.
c) O impeachment (impedimento) do Vice-Presidente Michel Temer
d) A cassação do mandato do Deputado Eduardo Cunha.
e) A cassação do mandato do Senador Renan Calheiros.


19. (IESES 2014) A eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República em 2010 ocorreu em um momento excepcional para a economia. Naquele ano, o PIB teve alta de 7,5%, o ritmo mais acelerado em 25 anos, o que demonstrava um clima de otimismo. As projeções para o quadriênio seguinte eram ambiciosas. Estimavam um crescimento médio anual de 6% entre 2011 e 2014, capaz de fazer o Brasil consolidar-se como a quinta maior economia do mundo, deixando para trás potências como a França e a Inglaterra. Com relação ao PIB do Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 2013, segundo o IBGE, o crescimento do PIB brasileiro ficou em 2,3%, aquém das expectativas pelo terceiro ano consecutivo.
II. O ritmo médio de crescimento do PIB do país dos três primeiros anos do Governo Dilma foi de 2%.
III. De acordo com as consultorias econômicas, em 2014 o avanço, mais uma vez, ficará ao redor de 2%. Com isso, a taxa média nos anos Dilma será um terço da estimada originalmente pelo Governo, em razão de baixos investimentos e pouca produtividade.
IV. O ritmo lento do crescimento do PIB do Brasil e a desvalorização do real farão o Brasil perder posições no ranking do PIB global.
V. Em 2014, a economia brasileira tem que enfrentar alguns fatores adversos, como o agravamento da crise na Argentina, o principal destino das exportações de produtos manufaturados.
Considerando as afirmativas I, II, III, IV e V, assinale a opção correta.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
d) As afirmativas I, III e V estão corretas.


20. (ESPM/2012) (...) Celso Amorim tomou posse como ministro na tarde desta segunda feira, após a queda do ex-ministro Nelson Jobim. Durante a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff elogiou a competência de Amorim e afirmou ter absoluta certeza que os projetos da pasta terão continuidade.
O novo ministro assume depois de Nelson Jobim revelar, em entrevista, que votou em José Serra nas eleições presidenciais de 2010 e de criticar as ministras Gleisi Hoffman e Ideli Salvatti. Segundo o ex-ministro Ideli ‘é muito fraquinha’ e Gleisi ‘sequer conhece Brasília’. Jobim não compareceu à solenidade de posse e justificou estar com dengue.
(em.com.br - acesso:08/08/2011)
Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do governo do presidente Lula, foi empossado como ministro da presidente Dilma Rousseff, em lugar de Nelson Jobim, na pasta:
a) das Relações Exteriores.
b) da Fazenda.
c) das Relações Institucionais.
d) da Defesa.
e) da Casa Civil.

GABARITO



Postar um comentário

0 Comentários