Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva



1. (PUC RS/2005) A política interna do Governo Luiz Inácio Lula da Silva tem recebido críticas de diversos setores da sociedade. Empresários e partidos de direita na oposição, por exemplo, criticam _______________; os partidos de esquerda desaprovam ______________.
a) o controle externo do judiciário a demora na reforma da legislação trabalhista
b) a política de arrocho fiscal as restrições aos investimentos estrangeiros
c) a política de juros altos a submissão às metas fixadas pelo FMI
d) a repressão às invasões no campo a demora na privatização das estatais
e) a crise na segurança pública o corporativismo no funcionalismo público


2. (PUC RS/2005) Responda à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre fatos relacionados à política interna do Governo Luiz Inácio Lula da Silva.
I. Foi criado o programa “Primeiro Emprego”, como forma de combater o trabalho infantil e o escravo, em expansão em várias regiões do país.
II. Ampliaram-se, através do ProUni, as vagas no ensino superior, para acolher alunos provenientes do ensino público e com renda familiar reduzida.
III. O Programa Fome Zero, taxado por vários representantes da sociedade civil de assistencialista, tem sido criticado pelos entraves burocráticos e pela forma de controle adotada para a concessão dos benefícios, que dificultam a expansão do programa.
IV. O Governo Federal reduziu significativamente os impostos visando a diminuir a carga tributária sobre a classe média e a produção industrial.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV


3. (UEM PR/2006) Depois de perder três eleições consecutivas à presidência, finalmente o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu o pleito em 2002 e elegeu-se Presidente da República. A respeito do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, assinale a alternativa correta.
a) Assim que assumiu o governo, o presidente Lula desencadeou um amplo programa de privatização e, por isso, passou a ser acusado, pelos partidos de oposição, de prática de corrupção.
b) A proposta de acabar com a fome no Brasil, divulgada como Fome Zero, foi uma das principais bandeiras de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
c) Por sua orientação socialista, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou muitas dificuldades para iniciar seu governo, uma vez que os militares de direita tentaram de várias maneiras impedir que ele tomasse posse.
d) Ao assumir o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou medidas imediatas para mudar radicalmente a política econômica praticada por seu antecessor e suspendeu unilateralmente o pagamento da dívida externa brasileira.
e) Na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil tem sido atuante no campo da política externa, participando, inclusive, da força de coalizão que hoje ocupa o Iraque.


4. (UESPI/2011) Os governos de Luiz Inácio Lula da Silva surpreenderam e polemizaram. O presidente atingiu uma popularidade nunca vista no Brasil. Sobre seus governos, podemos afirmar que:
a) realizou projetos sociais que extinguiram, radicalmente, a desigualdade social no Nordeste.
b) fortaleceu o desenvolvimento econômico, iniciado com reformas estruturais do governo de Fernando Collor.
c) fez alianças políticas com antigos adversários, o que provocou sérias críticas de muitos setores. 
d) interessou-se em diminuir o poder das instituições financeiras e enfraquecer o poder dos bancos nacionais.
e) agilizou mudanças políticas relevantes, mas não promoveu programas significativos para a melhoria da vida social.


5. (UFF RJ/2011) “Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer.” BETINHO
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, cujo objetivo é auxiliar famílias em situação de pobreza. Sobre esse projeto pode-se afirmar
a) que houve uma redução de quinze pontos percentuais no número de pobres da população rural brasileira, entre 2003 e 2008, como indicam dados das Nações Unidas.
b) que é considerado, por muitos, o mais importante projeto de transferência de renda do mundo, criado pela primeira vez por Getúlio Vargas, tido até hoje como o “pai dos pobres”.
c) que o sucesso do programa pode ser verificado pela diminuição do êxodo rural da população pobre brasileira.
d) que foi um dos programas responsáveis pela concentração da população miserável no campo, segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas.
e) que desestimula a agricultura familiar, já que os contemplados não são constrangidos a trabalhar, em razão do auxílio dado pelo governo.


6. (UNIFOR CE/2011) Em janeiro de 2007, o Governo Federal brasileiro lançou um programa, apresentado pela sigla PAC. Esse programa engloba um conjunto de políticas econômicas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010. Entre suas prioridades, está o investimento em infraestrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos.
Assinale a alternativa que apresenta de forma CORRETA o significado da sigla PAC.
a) Programa de Atendimento aos Carentes.
b) Projeto de Articulação e Controle Social.
c) Programa de Aceleração de Crescimento.
d) Programa de Ataque à Corrupção.
e) Programa de Aceleração de Combate à Fome.


7. (UFT TO/2011) Em 2003, o operário Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como Presidente da República do Brasil. Em 2007, Lula tomou posse para cumprir seu segundo mandato, que se estendeu até 2010. Entre os pontos considerados positivos em seu governo estão a política de proteção social, como o Bolsa Família, o crescimento da taxa de emprego e a campanha internacional pela multipolarização da economia. Porém, no campo político, o governo Lula foi muito criticado.
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos motivos da grave crise política que atingiu seu primeiro mandato:
a) O impeachment de Collor e sua renúncia, motivada pela montagem de um enorme esquema de tráfico de influências, irregularidades financeiras e contas bancárias fantasmas envolvendo pessoas do governo federal.
b) O escândalo dos “anões do orçamento”, no qual os deputados recebiam verbas das empreiteiras para, em troca, incluírem no orçamento da União previsões de recursos públicos para execução de obra.
c) O escândalo do “Mensalão”, esquema de corrupção montado por integrantes do governo para pagar “mesadas” aos deputados que votassem a favor dos seus projetos na Câmara e no Senado Federal.
d) O escândalo da merenda escolar no Estado de São Paulo, em 2008, no qual empresas fornecedoras de alimentos para as escolas foram acusadas de fraudar licitações para ganhar concorrências.
e) A violação do painel do Senado Federal, em 2002, no qual alguns senadores foram acusados de manipular os instrumentos eletrônicos de votação para descobrirem em que e em quem os parlamentares dessa casa votavam.


8. (UNIFOR CE/2012) O governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi importante para a consolidação da democracia no Brasil, dado que nenhum elemento apontou para a interrupção do processo democrático. Do ponto de vista econômico e social, pode-se destacar como realizações do governo:
a) A preocupação primordial com o controle da inflação e a manutenção de um superávit primário.
b) O aprofundamento do endividamento junto ao FMI.
c) A diminuição da carga tributária, particularmente nos aspectos do imposto sobre a renda.
d) A desvalorização sistemática da taxa de câmbio com o intuito de incentivar as exportações.
e) A criação do programa “Fome Zero” para o atendimento social às famílias de classe média.


9. (PUCMG 2010) O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo Lula), lançado em 2007 pela Ministra da Casa Civil Dilma Rouseff, tem inspiração nas teses de desenvolvimentistas criadas na década de 60:
a) pela OEA (Organização dos Estados Americanos).
b) pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
c) pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina).
d) pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).


10. (COPESE 2012) Em relação ao primeiro mandato do governo Lula (2003-2006), assinale a alternativa CORRETA.
a) A nomeação de Palocci e de Henrique Meirelles para os cargos de Ministro da Fazenda e Presidente do Banco Central, respectivamente, bem como a definição da equipe econômica, sinalizou o abandono de algumas ideias do Partido dos Trabalhadores e a continuidade do governo anterior em relação à política econômica.
b) Umas das primeiras medidas do governo Lula em relação ao FMI foi o cancelamento dos acordos firmados no governo anterior.
c) A partir dos principais índices de preço (IPCA, IGP-DI e IPA-DI), observou-se uma estagnação da inflação durante o período de 2003 a 2006.
d) O período de 2003 a 2006 é caracterizado por uma forte redução no consumo das famílias, resultante de dois fatores: a queda nas transferências governamentais associadas aos programas assistenciais e a queda no crédito para pessoa física.


11. (UFSM 2012) O presidente Lula (2003-2010) adotou uma política econômica semelhante a do seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, ampliando a atuação no campo social, em que se destaca:
a) a diminuição dos níveis de pobreza do país.
b) o combate à igualdade social.
c) a despreocupação com a igualdade racial.
d) a valorização exclusiva das camadas mais ricas da sociedade.
e) a exclusão dos trabalhadores rurais, operários e da classe média.


12. (CEFETMG 2018) Atualmente se registra uma controvérsia sobre o desempenho da economia brasileira a partir do governo Lula (2003- 2010). [...] Em decorrência, vários autores têm sugerido a interpretação de que estaria de volta o desenvolvimentismo brasileiro, ressaltando mudanças na condução da economia com relação aos governos das décadas de 1980 e 1990.
FONSECA, Pedro Cesar D.; CUNHA, André M.; BICHARA, Julimar da S. O Brasil na Era Lula: retorno ao desenvolvimentismo? Nova Economia, Belo Horizonte, v. 2, n. 23, p. 404-5, maio-ago 2013.
O projeto político-econômico mencionado no texto, revisitado durante o governo Lula, caracteriza-se por
a) impulsionar o mercado externo em detrimento do mercado interno.
b) incrementar programas de privatização e parcerias público-privadas.
c) estimular empresas públicas para promover o desenvolvimento nacional.
d) incentivar equitativamente as empresas de capital nacional e estrangeiro.


13. (FGV 2017) Sobre os fatores responsáveis pelo aumento da importância do Brasil como ator internacional, durante o Governo Lula (2003- 2010), analise as afirmativas a seguir.
I. O crescimento econômico da China e o consequente aumento da participação desse país nas exportações brasileiras.
II. O aumento da demanda das economias emergentes por bens produzidos pelo Brasil.
III. A desvalorização do real frente ao dólar, o que impulsionou as exportações.
Está correto o que se afirma em:
a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.


14. (BIORIO 2016) A unificação dos programas de transferência de renda foi realizada no governo de:
a) Fernando Henrique Cardoso.
b) Lula da Silva.
c) José Sarney.
d) Fernando Collor.
e) Dilma Rousseff.


15. (FGV 2016) Com relação ao primeiro governo Lula (2003-2006), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(__) As medidas da equipe econômica foram definidas com o objetivo de mostrar comprometimento com o ajuste fiscal e a estabilidade econômica.
(__) A redução da instabilidade econômica se deveu, em parte, à preservação da política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso e à renovação do acordo com o FMI.
(__) A forte valorização cambial decorrente da resolução da incerteza econômico-política e do boom das commodities.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e V.
b) V, F e V.
c) V, F e F.
d) F, V e V.
e) F, F e F.

GABARITO





Postar um comentário

0 Comentários