Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO



1. (UPE/2006) A luta pela República no Brasil acirrou-se nas décadas finais do século XIX. Os primeiros governos republicanos enfrentaram dificuldades políticas para administrar. Na época de Floriano Peixoto, o Brasil:
a) viveu o fim do poder das oligarquias, com expressivo crescimento da representação popular.
b) enfrentou agitações políticas passageiras, comandadas por uma elite autoritária e sem poder político, com ausência da participação de militares.
c) aumentou a produção do café, com o domínio das oligarquias sulistas aliadas ao governo central.
d) rompeu relações diplomáticas com Portugal e tentou controlar a inflação.


2. (UEFS BA/2014) O aspecto econômico/financeiro que distingue a ditadura de Floriano Peixoto da ditadura do Estado Novo e da ditadura militar de 1964 é a
a) característica desenvolvimentista de sua política econômica.
b) escassez de mão de obra para a agricultura, a partir da abolição da escravatura.
c) devastadora inflação que se seguiu à experiência financeira denominada Encilhamento.
d) retomada da importância econômica do Nordeste, a partir da revitalização das exportações do açúcar.
e) prosperidade decorrente da expansão da produção e das exportações, denominada “milagre brasileiro”.


3. (FGV) "Vai-se o marechal ingente, / vai-se o grande alagoano. / E eu leitor, digo somente: Floriano foi um prudente; / seja o Prudente um Floriano." Essa é uma quadrinha do escritor Artur de Azevedo. A respeito dos personagens e do período aos quais se refere podemos dizer que:
a) O escritor, como um crítico dos governos militares, posicionara-se contra a decretação do estado de sítio e o fechamento do Congresso por parte de Floriano Peixoto.
b) O escritor, como um defensor dos ideais socialistas no Brasil, fora contrário ao estado de sítio decretado por Deodoro da Fonseca e prorrogado por Floriano Peixoto.
c) O escritor, como um defensor do "marechal de ferro", mostrava-se satisfeito com a prudência do presidente que, com pulso firme, havia debelado a Revolta de Canudos.
d) O escritor, como um admirador de Floriano Peixoto, saudava a prudência do ex-presidente, que teve de lidar com a Revolução Federalista e com a Revolta da Armada.
e) O escritor, como um democrata, reconhecia o despojamento de Floriano, que aceitou a realização imediata de eleições logo após a renúncia de Deodoro da Fonseca.


4. (PUC-PR) O clima de crise permanente que caracterizou o mandato de Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, foi provocado:
a) pelo problema da sucessão entre "civilistas" e "militaristas", tendo como foco principal a figura de Rui Barbosa.
b) pelo desencadeamento do problema de Canudos, que envolveu grande parte do Exército brasileiro. 
c) pela contestação da legalidade da sucessão do vice-presidente e da necessidade de novas eleições após a renúncia de Deodoro da Fonseca.
d) pela manutenção da política de Deodoro, sobretudo quanto à dissolução do Congresso e à permanência do estado de sítio.
e) pelo descontentamento dos cafeicultores, ainda inconformados com a abolição da escravatura.


5. Sobre a Revolta da Armada (1893-1894), selecione a alternativa correta:
a) foi motivada pela insatisfação do exército com a violenta repressão do governo ao Arraial de Canudos, no sertão baiano.
b) foi resultado da insatisfação da marinha, reduto de monarquistas, com o governo do Marechal Floriano Peixoto.
c) foi uma rebelião dos membros da marinha brasileira contra os castigos físicos dedicados, principalmente, aos soldados rasos.
d) foi uma revolta popular que alcançou o exército por causa das arbitrariedades cometidas pelo governo no projeto de modernização da cidade do Rio de Janeiro.
e) foi um conflito travado no Rio Grande do Sul entre as duas forças que disputavam o poder daquele estado.


6. A Proclamação da República não trouxe ao país um período de paz. Havia muita agitação e discordância dentro do próprio Partido Republicano. O motivo do grande descontentamento era o próprio Marechal Deodoro, que governava de modo muito semelhante ao de um Imperador. Depois de dois anos de governo, Deodoro da Fonseca acabou renunciando, isto é, abandonando a presidência; em seu lugar, assumiu o vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto. O governo de Floriano Peixoto também foi um período agitado. Foi durante o Governo de Floriano Peixoto que ocorreu a Revolução Federalista. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) Os federalistas invocavam o espírito da Federação e exigiam mais energia por parte do Governo central e, consequentemente, que ele tirasse a autonomia dos Estados.
b) A Revolução Federalista objetivava a realização de uma revolução socialista que suprimisse a propriedade privada dos meios de produção.
c) Os federalistas queriam que o presidente Floriano Peixoto governasse de uma forma menos centralizadora, dando mais autonomia aos Estados.
d) Os líderes da Revolução Federalista almejavam depor o governo de Floriano Peixoto e reimplantar a monarquia constitucional no Brasil.


7. (FATEC SP/1999) O marechal Floriano Peixoto, em sua política econômico financeira,
a) Orientou-se no sentido de apoiar a lavoura, principalmente a cafeeira, cuja situação era precária devido à diminuição da demanda nos mercados internacionais.
b) Procurou combater a inflação, contando para isso com a colaboração de seu Ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho.
c) Buscou particularmente a diversificação de produtos agrícolas, buscando substituir o café pelo algodão, cacau e açúcar, como produtos básicos de nossa economia exportadora; como consequência ocorreram rebeliões contra o governo central, promovidas pela oligarquia cafeicultora paulista.
d) Orientou-se no sentido de promover a industrialização do país através de uma política de empréstimos e financiamentos.
e) Visando a diminuir a dívida externa do Brasil, pagou a maior parte dos nossos débitos no exterior, principalmente junto aos Estados Unidos.


8. Por conta da extrema violência utilizada, Floriano acabou sendo conhecido como:
a) Marechal da Fúria.
b) Marechal de Fogo.
c) Marechal de Ferro.
d) Marechal do Ódio.


GABARITO





Postar um comentário

0 Comentários