Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O GOVERNO DE ERNESTO GEISEL



1. (UFMG) A Política de Distensão, levada a cabo pelo General Ernesto Geisel, visava
a) amainar a tensão política entre Governo e Oposição.
b) ampliar a base de apoio do Governo junto às Forças Armadas.
c) anular as ações políticas de seu antecessor, General Médici.
d) garantir a sobrevivência do Milagre Econômico.
e) retomar decisões estratégicas definidas pela Junta Militar.


2. (MACKENZIE) Segundo o historiador José Honório Rodrigues, seu estilo foi autoritário, duro, personalista, alemão demais para um povo tão pouco germânico. Contudo, o governo Ernesto Geisel foi responsável:
a) pelo recrudescimento da repressão e apogeu do modelo econômico implantado após 1964.
b) pelo início da Abertura Política, extinção do AI-5 e enfrentamento da linha dura.
c) pelo milagre econômico, marcado por intenso consumismo das classes médias urbanas.
d) por medidas que impediram casuísmos que prejudicassem o crescimento da oposição.
e) por concessões políticas à "linha dura" que terminaram por indicar o sucessor do presidente, o general Silvio Frota.


3. (UFRS) Com o chamado "pacote de abril", baixado pelo então presidente Ernesto Geisel,
a) surgiram os "senadores biônicos" e foram prorrogadas as eleições indiretas dos governadores de Estados.
b) determinava-se que os presos políticos, trocados por diplomatas sequestrados, seriam banidos do
Brasil.
c) editou-se um decreto-lei, segundo o qual o presidente podia convocar eleições diretas para o Executivo.
d) promulgou-se a lei da anistia política, com restrições a quem tinha participado da luta armada.
e) proibiam-se alianças para a escolha de candidatos aos governos dos Estados, bem como o "voto vinculado".


4. (UEG GO/2005) Assumindo o governo após o período repressivo do general Emílio Garrastazu Médici, o general Ernesto Geisel iniciou o processo de liberalização lenta e gradual do regime autoritário. Seu governo, entretanto, foi marcado por alternâncias de medidas tênues de abertura e outras de natureza discricionária. Em 1977, impôs um conjunto de medidas conhecidas como “pacote de abril”, cuja característica central foi:
a) Implementar um projeto de abertura política democrática com eleições diretas para os governos dos estados, municípios e das câmaras legislativas.
b) Estabelecer medidas que reforçassem o Ato Institucional n° 5 (AI-5), ampliando as possibilidades quanto à participação popular nas eleições presidenciais.
c) Apresentar um conjunto de propostas que visavam flexibilizar a legislação trabalhista, conferindo maior autonomia aos sindicatos e ao movimento dos trabalhadores.
d) Ampliar os poderes das forças de repressão através da decretação do estado de sítio, objetivando com isso a extinção das ações revolucionárias, como, por exemplo, as da guerrilha do Araguaia.
e) Impedir através de alterações das regras eleitorais uma possível vitória das oposições nas eleições do ano seguinte.


5. FGV/2003) O chamado “pacote de abril”, conjunto de medidas promulgadas pelo presidente Ernesto Geisel em 1977, representou:
a) a institucionalização da ditadura militar, na medida em que criava mecanismos de repressão à oposição, através de uma série de atos institucionais, entre eles o AI-5.
b) a inauguração da política de abertura lenta e gradual, na medida em que estabelecia o voto direto e universal para a escolha de senadores e deputados.
c) a reação do governo às conquistas eleitorais da oposição, na medida em que impunha restrições, como a eleição indireta de um terço dos senadores por colégios eleitorais estaduais. 
d) o retrocesso na política de abertura lenta e gradual, na medida em que impunha a censura, até então inexistente, a todos os órgãos de comunicação.
e) o fim da ditadura militar, na medida em que estabeleceu as eleições diretas para todos os cargos de governo, inclusive a presidência da República.


6. (UFAC/2003) Em 1974, diante da derrota, em grande parte dos estados brasileiros, dos candidatos da ARENA que disputavam as cadeiras para o Senado da República, o general Ernesto Geisel ordenou o estabelecimento de novas regras, alterando a lógica que deveria reger as futuras eleições para essa importante casa legislativa, institucionalizando o:
a) “Senador Biônico”.
b) “Senador Tampão”.
c) “Senador Distrital”.
d) “Senador Temporário”.
e) “Senador Regional”.


7. (UEPB/2006) Em 15 de Março de 1974, o General Ernesto Geisel tomou posse na presidência da República e iniciou o processo que ficou conhecido como a distensão lenta e gradual do regime militar. A partir dessa afirmação, aponte a(s) a proposição(ões) correta(s):
I. A chegada de Geisel no governo federal representa uma importante mudança no regime militar implantado em 1964. Saíam os membros da “linha dura” presentes nos governos de Costa e Silva e Médici e entravam os chamados “Castelistas”, liderados por Golbery do Couto e Silva. Isso demonstra que os militares no poder não formavam um bloco homogêneo e que havia nítidas diferenças entre eles.
II. Geisel anunciou que o seu governo iria promover o “seguro aperfeiçoamento democrático” do país, pois contava com a já garantida derrota das organizações de esquerda armadas e com o fato de o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) não fazer uma efetiva e consistente oposição ao regime.
III. Mesmo falando em aperfeiçoamento democrático, Geisel decretou o “Pacote de Abril de 1977”, que fechava temporariamente o Congresso Nacional e cassava mandatos de parlamentares, mantinha as eleições indiretas para os governos estaduais e para um terço do Senado.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas II e III.
d) I, II e III.
e) Apenas I e III.


8. (UEPB/2007) Com uma série de medidas liberalizantes, o penúltimo presidente do ciclo militar, Ernesto Geisel, elabora e conduz o lento cronograma da chamada “Abertura Política”. Ao fim desse processo, o país deveria estar preparado para voltar a ter um poder civil e experimentar as chamadas liberdades democráticas. A partir disso, assinale a única alternativa incorreta:
a) Mesmo conduzindo o processo de liberalização política, Geisel não queria perder a maioria no Colégio Eleitoral que escolheria o seu sucessor, e em 1977 decretou o “Pacote de Abril”, um conjunto de leis que estabelecia a nomeação dos “senadores biônicos” e mudava as regras da representação proporcional de deputados federais para o Congresso Nacional.
b) Duas questões que ameaçaram de forma contundente o processo que propunha o fim da ditadura foram a fragorosa derrota que o MDB sofreu para a ARENA nas eleições de 1978, o que definiu o Colégio Eleitoral que elegeu o General João Batista Figueiredo, e o fato de este ter-se, depois de empossado, aliado ao grupo de generais da chamada “linha dura”, que eram terminantemente contra o fim do regime militar.
c) Tendo assumido a presidência da República em março de 1979, João Batista Figueiredo deu prosseguimento ao processo de abertura política que vinha sendo traçado desde o início do governo Geisel. Para isso contou com a importante colaboração do General Golbery do Couto e Silva, uma espécie de mentor dos militares que defendiam o fim da ditadura. 
d) Passos fundamentais para que o regime militar brasileiro chegasse a termo foi a anistia aos exilados políticos, a modificação (com um consequente abrandamento) da Lei de Segurança Nacional e a revogação (em 1979) do Ato Institucional N° 05.
e) Mesmo tendo combatido duramente a chamada linha dura que era contra a abertura política, Geisel não se opunha à repressão política, chegando mesmo a defender o uso da violência (leia-se “tortura”) contra os opositores do regime, o que não impediu que ele fosse apontado por muitos como o único presidente militar com feições democráticas.


9 - (FGV/2008) O general Ernesto Geisel, candidato da Arena, venceu facilmente o representante da oposição em janeiro de 1974. (...) o novo presidente iniciou o processo de flexibilização do regime através da sua política de distensão, que previa uma série de alterações parciais (abrandamento da censura e de medidas repressivas, e negociações com setores oposicionistas).
Seu objetivo era atenuar as tensões decorrentes do exercício do poder sob regras tão autoritárias e alargar a base de sustentação do governo através da cooperação de setores da oposição.
(Flavio de Campos, Oficina de História – História do Brasil)
Apesar do anúncio de distensão política, durante esse governo ocorreram retrocessos nesse processo, representados
a) pela imposição do AI-5 e pela organização da OBAN.
b) pela criação da Escola Superior de Guerra e pela proibição da Frente Ampla.
c) pelo decreto da Lei de Segurança Nacional e pela outorga da ARENA e do MDB.
d) pelo adiamento das eleições de 1978 e pela criação do SNI.
e) pela imposição do Pacote de Abril e pela Lei Falcão.


10. (UEPB/2003) Sobre o governo Ernesto Geisel analise as seguintes proposições:
I. O governo Geisel conseguiu adiar a crise que era eminente quando este assumiu, desenvolveu a indústria de bens de capital e consolidou o processo de industrialização da América Latina.
II. Contrariando, o que estava proposto no II PND, as empresas estatais continuaram ocupando espaço na economia, com a vantagem que passaram a atuar em outras regiões do país, descentralizando, assim, o desenvolvimento.
III. Apesar do desenvolvimento com o aprofundamento do modelo econômico, o governo Geisel enfrentou problemas com a inflação. No seu governo a inflação mais que duplicou, passando, de uma taxa anual em torno de 15% em 1972 e 1973, alcançou a média dos 38% entre 1974 e 1978.
Assinale a alternativa correta.
a) Todas as proposições estão corretas.
b) Apenas I e II estão corretas.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) Apenas I e III estão corretas.


GABARITO




Postar um comentário

2 Comentários