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QUESTÕES SOBRE A FERROVIA MADEIRA-MAMORÉ



1. (UFF RJ/2006) “Duas lendas convergentes e significativas sobre a Madeira-Mamoré firmaram-se ao longo do tempo no imaginário popular. A primeira, pelo lado da força de trabalho, tinha como certo que o número de mortos era exatamente igual ao de dormentes colocados na ferrovia; a segunda, no tocante ao capital, afiançava que os altos custos do empreendimento converteram aquela estrada na ferrovia dos ‘trilhos de ouro’ ”
(Hardman, Francisco Foot. Trem Fantasma. São Paulo: Cia das Letras, 1988, p. 179-180)
O texto acima remete a alguns mitos que envolveram a construção da “ferrovia do diabo”, de modo a introduzir a civilização em plena selva amazônica.
I. A construção da Madeira-Mamoré deveu-se ao espírito de lucro, inerente aos capitalistas brasileiros, cujo apogeu, durante o primeiro quartel do século XX, esteve personificado na figura do Marechal Rondon.
II. A ferrovia Madeira-Mamoré tinha dois objetivos: fornecer à Bolívia acesso ao mar em troca da cessão do território do Acre ao Brasil e agilizar as exportações da borracha amazônica.
III. As condições de insalubridade vigentes na região amazônica responderam, em grande parte, pelo fracasso da ferrovia, devido à elevada mortalidade dos que nela trabalharam.
IV. A Madeira-Mamoré integrou o truste norte-americano dirigido por Percival Farqhuar que, dentre outras atividades, controlou a totalidade das ferrovias e portos brasileiros nesse período.
V. Uma das razões do fracasso da “ferrovia fantasma” foi o declínio dos preços externos da borracha brasileira, justamente no momento de conclusão da obra.
Com relação a esse empreendimento, analise as afirmativas a seguir:
a) I – II – III
b) I – II – V
c) I – IV – V
d) II – III – V
e) III – IV – V


2. (UFMG/2006) Considerando-se a epopeia da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, contada em Mad Maria, de Márcio de Souza, e, recentemente, adaptada para uma minissérie homônima, é CORRETO afirmar que ela retrata a:
a) necessidade de substituição da navegação fluvial pela rede ferroviária, como única alternativa para resolver os graves problemas de comunicação com o Centro-Oeste.
b) expansão do capitalismo financeiro, no período do Entre Guerras, que resultou na construção de obras faraônicas no Brasil, buscando-se a maior rentabilidade do capital.
c) tentativa de apropriação, por parte dos industriais do Sudeste, de áreas de reserva indígena na Amazônia, para expansão da agroindústria de exportação do café.
d) impressionante e efêmera riqueza oriunda do ciclo da borracha na Amazônia, no início do século XX, relacionada ao surgimento da indústria automobilística.


3. (FUNCAB 2012) No início do século XX, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré influenciou o aparecimento dos primeiros núcleos urbanos no território que viria a se tornar, em1982, o estado de Rondônia. No contexto geográfico e histórico imediato ao funcionamento dessa ferrovia, surgiram os seguintes núcleos urbanos:
a) Vilhena e Porto Velho.
b) Ji-Paraná e Cacoal.
c) Vilhena e Cacoal
d) Porto Velho e Guajará-Mirim.
e) Ji-Paraná e Guajará-Mirim.


4. (FUNCAB 2010) Muitos consideram a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré como precursora da rodovia BR-364. O início da sua construção está vinculado ao Tratado de Petrópolis que resolveu as disputas territoriais entre o Brasil e a Bolívia, ficando a construção da ferrovia como contrapartida para concretizar uma aspiração boliviana no que diz respeito ao problema de:
a) realizar a ligação ao Pacífico.
b) integração ao Centro-Oeste.
c) acessibilidade ao rio Amazonas.
d) escoamento de sua produção mineral.
e) ocupar a fronteira como Peru.


5. (CESGRANRIO 2008) As tentativas de construção da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré foram muitas durante o século XIX, porém somente com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, a obra foi finalmente incrementada. Em 1912, concluía-se a ferrovia cuja saga da construção havia se iniciado em 1872. Sobre a saga da construção, assinale a afirmativa correta.
a) Os ataques indígenas aos acampamentos e as doenças tropicais que dizimavam os trabalhadores somaram-se à dificuldade de transpor as regiões de mata fechada e rios encachoeirados.
b) O capital utilizado foi exclusivamente nacional, o que explica os diversos períodos de paralisação da obra pela dificuldade de investimento, consequência de períodos críticos da economia nacional.
c) A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré interrompeu o processo de integração regional em curso na época, já que deslocou para a obra contingentes militares empenhados no desbravamento da Amazônia.
d) A Bolívia dificultou a obra criando obstáculos diversos, desde o simples não-cumprimento dos trâmites legais até a ocupação militar do Acre, em 1899.
e) A maior parte da mão-de-obra utilizada na construção da ferrovia constituiu-se de indígenas apresados, provocando extermínio da população nativa ao longo do trajeto da ferrovia.


6. A construção da ferrovia Madeira-Mamoré foi um episódio muito triste da história do Brasil e de Rondônia, não só pelo tempo e dinheiro investido em sua realização, mas principalmente pelo alto custo pago em vidas, pelos milhares de trabalhadores mortos durante o processo. Sobre a Madeira-Mamoré, pode-se afirmar:
a) Apesar de o processo ter iniciado ainda no século XIX, foi apenas no pós-guerra que ficou pronta.
b) O milionário norte-americano Percival Farquar, através da empresa Madeira-Mamoré Railway, conseguiu finalizar sua construção, não sem muitas perdas.
c) Apesar de anunciada como um novo “Eldorado”, poucos trabalhadores foram atraídos para o local de sua construção.
d) As doenças tropicais, até então mortais, são erradicadas com a chegada de Owaldo Cruz e uma estrutura hospitalar europeia.
e) Após a inauguração, a Madeira-Mamoré Railway obteve enormes lucros com a operação da ferrovia, até Vargas encampá-la nos anos 40.

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