Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Por que é tão importante encontrar água em outros planetas?



Por que é tão importante encontrar água em outros planetas?
Quando falamos em água é impossível não pensar em vida. Nós dependemos da água. A Terra depende dela para abrigar vida.
Mas por quê? Simples... Uma das questões mais intrigantes da Astronomia é saber onde tem vida no Universo. E vida pressupõe ela, a água. Por isso tanta pesquisa sobre este assunto.
Antes procurávamos água em planetas, como Marte, asteroides e cometas. Mas agora estamos descobrindo que satélites e planetas extrassolares podem ter água em abundância. E a vida? Isso já é uma questão mais profunda. Mas os primeiros passos na busca da vida lá fora já foram dados.
Pesquisadores da sonda Cassini, que explora Saturno e seus satélites, analisando as imagens e os dados sobre o satélite Dione, estão chegando à conclusão da existência de um grande oceano de água por baixo da superfície, livre das radiações solares, protegendo a vida, se ela existir.
Os cálculos, obtidos através da análise do campo gravitacional de Dione, permitiram calcular a sua massa que, juntamente com o seu volume, dão como resultado uma densidade que mostra que ele não é um corpo totalmente sólido. O núcleo deve ser rochoso e, caminhando para as partes externas deve existir uma camada grande de líquido e depois gelo na superfície. Essa característica não se apresenta apenas em Dione, mas em Europa, Titã, Encélado, Ganimedes e Calisto, que são outros satélites do Sistema Solar.
A equipe que apresentou este resultado sugere que a crosta gelada (a parte mais superficial) deve ter cerca de 100km de espessura, e recobre um oceano com cerca de 60km de espessura em todo subsolo de Dione. É muita água!

Postar um comentário

0 Comentários