Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A QUARTA REPÚBLICA II



1. (ENEM/2010) Não é difícil entender o que ocorreu no Brasil nos anos imediatamente anteriores ao golpe militar de 1964. A diminuição da oferta de empregos e a desvalorização dos salários, provocadas pela inflação, levaram a uma intensa mobilização política popular, marcada por sucessivas ondas grevistas de várias categorias profissionais, o que aprofundou as tensões sociais. Dessa vez, as classes trabalhadoras se recusaram a pagar o pato pelas sobras" do modelo econômico juscelinista.
MENDONÇA, S. R. A industrialização Brasileira. São Paulo: Moderna, 2002 (adaptado)
Segundo o texto, os conflitos sociais ocorridos no início dos anos 1960 decorreram principalmente
a) da manipulação política empreendida pelo governo João Goulart.
b) das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista.
c) do poder político adquirido pelos sindicatos populistas.
d) da desmobilização das classes dominantes frente ao avanço das greves.
e) da recusa dos sindicatos em aceitar mudanças na legislação trabalhista.


2. (PUC MG/1999) O contexto político-social que antecedeu o golpe militar de 64 no Brasil (período de 1961-64) pode ser caracterizado por, EXCETO:
a) frequentes crises político-institucionais.
b) extensa mobilização política das classes populares.
c) ampliação e fortalecimento do movimento operário.
d) acirramento da luta ideológica de classes.
e) estabilidade econômico-financeira.


3. (FURG RS/2005) O modelo político predominante no cenário brasileiro, na maior parte do período que vai desde a queda do Estado Novo até a instauração dos Governos Militares, ficou conhecido como
a) Sindicalismo.
b) Populismo.
c) Jacobinismo.
d) Integralismo.
e) Socialismo.


4. (UFTM MG/2007) Em 1947, durante a presidência do general Eurico Gaspar Dutra, o registro do PCB foi cancelado e seus representantes no Legislativo perderam o mandato. Essa medida pode ser justificada pelo fato de que
a) o Brasil adotou uma política de alinhamento ao bloco capitalista liderado pelos EUA, no contexto da Guerra Fria.
b) o governo instituiu o bipartidarismo, com a criação da Arena, partido governista, e do oposicionista MDB.
c) a fase da ditadura militar no Brasil começava, sendo caracterizada pela repressão às ideologias de esquerda.
d) o Congresso, controlado pela UDN, assumiu uma postura conservadora e queria barrar o crescimento do comunismo.
e) o partido não alcançara o quociente eleitoral mínimo, além de defender publicamente a revolução marxista.


5. (UNIFESP SP/2007) Aproximadamente entre o fim do Estado Novo (1945) e o início do Regime Militar (1964), um político (“rouba mas faz”) e um partido (“de bacharéis”) encarnaram no imaginário cívico paulista e brasileiro duas atitudes opostas: a ausência e a exacerbação de moralismo, ou de ética, na política. Trata-se, respectivamente, de
a) Jânio Quadros e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
b) Jango Goulart e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
c) Carlos Lacerda e do Partido Social Democrático (PSD).
d) Juscelino Kubitschek e do Partido Comunista Brasileiro (PCB). 
e) Ademar de Barros e da União Democrática Nacional (UDN).


6. (UFAM/2007) A agitação da vida política brasileira entre 1950 e 1964 foi marcada pela atuação de um conjunto pequeno de partidos políticos. Dentre eles, os que dominavam as disputas eleitorais do período foram:
a) União Democrática Nacional (UDN), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido Republicano Federal (PRF)
b) Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
c) Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Trabalhista Brasileiro e Aliança Renovadora Nacional (ARENA)
d) Partido dos Trabalhadores (PT), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido da Frente Liberal (PFL)
e) Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Democrático (PSD) e União Democrática Nacional (UDN).


7. (Mackenzie SP/2007) Considere as informações seguintes acerca dos partidos e do cenário político brasileiro entre 1945 e 1964.
I. O PTB, criado em setembro de 1945 por inspiração de Getúlio Vargas, representava os operários urbanos, cujos sindicatos haviam estado sob a influência do trabalhismo varguista.
II. A UDN, poderosa força de oposição legal ao getulismo, desempenhou importante papel na crise política de agosto de 1954, que culminou com o suicídio de Vargas.
III. A aliança entre o PSD e o PTB garantiu, em 1955, a vitória de Juscelino Kubitschek (com João Goulart como vice-presidente), derrotando o candidato udenista Juarez Távora.
IV. O PCB, cuja legalidade foi reconhecida em 1945, embora nunca houvesse vencido uma eleição presidencial, sempre conseguiu eleger um número elevado de deputados e senadores ao longo do período democrático.
V. A ARENA e o MDB foram criados como uma tentativa de solucionar o impasse gerado pelo fracasso do parlamentarismo, rejeitado pelo plebiscito de 1963.
São corretas
a) apenas I, II e III.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas II, III, IV e V.
d) apenas I, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.


8. (UECE/2007) Em 1955, patrocinado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), surgia o ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros). Com relação a esta instituição, assinale o correto:
a) Reunia importantes intelectuais com o objetivo de encontrar caminhos para o desenvolvimento brasileiro.
b) Produzia ideias que findavam por justificar as ações do nacional-desenvolvimentismo desejado por Getúlio Vargas.
c) Apostava que seria possível uma “revolução econômica no Brasil”, desde que esta fosse dirigida pelos proprietários rurais, vanguarda das forças modernizadoras.
d) Era constituída por uma intelectualidade que excluía a possibilidade de qualquer espaço para as empresas estrangeiras no Brasil.


9. (ESCS DF/2009) Leia o texto a seguir: “A crise de 25 de agosto a 5 de setembro trouxe à baila vários aspectos do drama político brasileiro. Primeiramente, ficou claro que a vitória eleitoral de Jânio lhe havia concedido um poder mais aparente do que real (...) Jânio não pôde fazer com que o peso do seu apoio popular o defendesse num contexto nacional, a menos que o tivesse, de alguma forma, organizado. Numa palavra, ele necessitava de um partido, ou movimento, de bases amplas para apoiá-lo no que se destinava a ser uma fase de grave luta política (...)” (Skidmore, Thomas. Brasil: de Getúlio à Castelo. Ed. Paz e Terra, 1992, pp.261)
O texto acima nos mostra o momento de tensão vivido no Brasil durante o governo do Presidente Jânio Quadros (1961) que culminou na sua renúncia e precipitou o país num momento crítico com o governo do Presidente Jango (1961/1964) e com o posterior Regime Militar. Um fato determinante do Governo Jânio Quadros foi:
a) a imposição de uma governabilidade ao país através de uma política social de grupos religiosos ligados ao catolicismo e ao protestantismo presentes no PDC que elegeu o Presidente Jânio em 1960.
b) o combate à corrupção, promessa de campanha de Jânio, foi apoiado pelo Congresso Nacional, dominado pela aliança PSD/ PTB que apoiará o ex-presidente JK.
c) a instituição da política dos “bilhetinhos” pelo Presidente Jânio que gerou elogios dos seus aliados políticos ao expor problemas internos do governo através da imprensa, mostrando a sua transparência política durante o seu governo no Brasil.
d) a implantação do modelo liberal na economia, que permitiu a livre entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro, gerando o apoio de setores mais à esquerda da sociedade brasileira.
e) A instituição de uma política externa independente que resultou na oposição da direita brasileira ao seu governo pois essa não admitia ver o Brasil retomando relações diplomáticas com a URSS e a China.


10. (UFTM MG/2008) No período de 1961 a 1964, verifica-se a emergência, no interior do Estado burguês, de um Executivo que se distinguiu fundamentalmente pela tentativa de realizar um amplo programa de Reformas (econômicas, sociais e políticas). Tais Reformas, no entanto, constituíram-se em simples consignas políticas, pois nunca conseguiram ser implementadas – seja pela negativa do Congresso Nacional (que expressava a oposição de expressivos setores da chamada “sociedade civil”), seja pela ambiguidade ou incapacidade política do governo (no parlamentarismo e no presidencialismo). Como se viu, quando o governo Goulart passou a demonstrar um maior empenho na aprovação das Reformas, teve seu caminho barrado pelo golpe. (...) Durante todo o período, as desconfianças, por parte dos setores populares e de esquerda, em relação ao governo Goulart, sempre foram muito fortes. (...) A “guinada para a esquerda” foi, inclusive, interpretada com muitas reservas, pois se desconfiava das “manobras continuístas” de Goulart. Dessa forma, o governo Goulart nem conseguia o pleno respaldo das classes populares, nem se legitimava face ao conjunto das classes dominantes.    (Caio N. de Toledo, O governo Goulart e o golpe de 64)
As ideias do autor permitem concluir que
a) a clara postura esquerdista do governo Goulart, que rompera com os EUA, foi o principal motivo de sua queda.
b) o populismo estava em crise, pois o presidente não conseguia mais controlar as massas nem ter o apoio das elites.
c) a execução das reformas foi barrada exclusivamente pela oposição do Congresso, envolvido em disputas.
d) o golpe de 1964 esteve desvinculado da Guerra Fria, pois o programa reformista era visto como revolucionário.
e) as intenções ditatoriais e a habilidade do presidente em dialogar com toda a sociedade geraram o golpe militar.

                                                                  
11. (UNIFESP SP/2009) O período da chamada “redemocratização” brasileira (1945-1964) contou com
a) eleições diretas para presidente e elaboração de nova Constituição.
b) alternância política na Presidência e intensa radicalização ideológica.
c) supressão de direitos políticos dos adversários do regime e ampla liberdade de imprensa.
d) inexistência de mobilizações de massa e fragilidade do poder judiciário.
e) pluralidade de organização sindical e plena liberdade de organização partidária.


12. (UFAC/2009) Partido Político rival dos getulistas, adepto do liberalismo. Era contrário ao trabalhismo porque não aceitava o nacionalismo e nem a intervenção do Estado na economia. Também conhecido como o partido dos Bacharéis. O empresário e jornalista Carlos Lacerda era a figura mais destacada desse Partido. Marque a alternativa correta indicando o nome desse partido: 
a) PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
b) PCdoB (Partido Comunista do Brasil).
c) UDN (União Democrática Nacional).
d) PSD (Partido Social Democrático).
e) ARENA (Aliança Renovadora Nacional).


13. (IBMEC RJ/2010) A fase de nossa História compreendida entre os anos 1945-1964 é marcada pela redemocratização do país. Fizeram parte dela, EXCETO:
a) a adoção de um período parlamentarista de governo.
b) a elaboração de uma nova Constituição.
c) o suicídio de um presidente e a renúncia de outro.
d) o funcionamento de um pluripartidarismo que chegou a contar, no início, com o funcionamento legal do Partido Comunista.
e) o funcionamento da Ação Integralista Brasileira, ainda que sem a presença de seu líder histórico, Plínio Salgado.


14. (UDESC SC/2010) Sobre o período que sucede o Estado Novo, até a ocorrência do Golpe Militar (1945-1964), é correto afirmar:
a) Durante este período, houve a fusão de interesses entre Jânio Quadros e João Goulart; uma vez na oposição, renunciaram em favor de uma junta militar e de um governo democrático.
b) Logo após o fim do Estado Novo, houve um processo de retomada dos preceitos autoritários, incluindo uma reedição da Constituição de 1937.
c) A redemocratização do país ocorreu somente a partir da implantação do Ato Institucional número 1, promulgado pelos militares.
d) Juscelino Kubitschek, como primeiro presidente a tomar posse em Brasília, implantou o regime autoritário no país.
e) Durante um curto período teve-se um governo parlamentarista.


15. (UEPB/2010) “Creio em Getúlio Vargas, todo poderoso, criador das leis trabalhistas, creio no Rio Grande do Sul e no seu filho, nosso patrono o qual foi concebido pela Revolução de 30, nasceu de uma Santa Mãe, investiu sobre o poder de Washington Luiz, foi condecorado com o emblema da República, desceu ao Rio de Janeiro ao terceiro dia, homenageou os mortos, subiu ao Catete e está hoje assentado em são Borja, donde há de vir julgar o General Dutra e seus ministros. Creio no seu retorno ao Palácio do Catete, na comunhão dos pensamentos, na sucessão do Presidente Dutra por toda a vida. Amém.” Cuíca de Santo Amaro. Deus no Céu e Getúlio na Terra. Revista Brasileira de Folclore, 1972. Os versos, feitos na campanha “Queremista”, defendiam a volta de Getúlio Vargas ao poder. Estamos tratando do entreato democrático que se iniciou com o governo de Dutra, em 1945, e foi encerrado pelo Golpe Militar de 64.
Analise as questões abaixo, verificando se são verdadeiras ou falsas, a assinale com V ou F, respectivamente.
(__) Com o suicídio de Vargas, em 1954, o vice-presidente Café Filho assumiu e logo renunciou por causa de problemas de saúde e da efervescência política. Até que Juscelino Kubitschek fosse eleito e empossado, a solução foi a decretação de um estado de sítio comandado pelos militares.
(__) Em torno de Vargas houve duas campanhas: a de 1945, quando ainda era presidente, defendendo sua permanência no poder – o “Queremismo”; e após sua deposição, pedindo a sua volta ao poder com a palavra de ordem “Ele voltará”.
(__) Entre 1945 e 1964, só o governo de Vargas conseguiu implementar uma política econômica desenvolvimentista e não enfrentou turbulências político-militares. Os governos de Dutra, Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart foram pontuados pelos dilemas da guerra fria, pelas crises econômicas e pelas instabilidades do sistema democrático.
(__) Vargas lançou-se candidato a presidente com um tom trabalhista e anticapitalista. Colocava-se como o salvador das massas do domínio burguês, com um novo plano nacional de emprego e aposentadoria. Sua articulação era, também, para impedir a UDN de chegar ao poder central do país.
Assinale a alternativa correta: 
a) V, V, F, F
b) F, F, V, V
c) V, V, F, V
d) V, F, V, F
e) F, V, F, V


16. (UFF RJ/2011) “Visto que, de fato, a Constituição de 1946 estabeleceu normas e medidas para a instalação de uma estrutura democrática no país, dando ensejo a uma abertura do processo político nos dezoito anos subsequentes, ao observador mais descuidado a redemocratização pode parecer mais radical do que na realidade o foi.”
SOUZA, Maria do Carmo Campello de. Estado e Partidos Políticos no Brasil (1930-1964). São Paulo: Alfa-Omega, 1976, p. 105.
Com base nas afirmações contidas no texto, é possível afirmar que
a) a redemocratização iniciada em 1945 perdeu sua radicalidade por ter sido apenas um ritual político, vazio de efetivos partidos.
b) a redemocratização de 1945 só pôde existir em função da criação de três novos grandes partidos políticos, totalmente independentes de vínculos com o Estado Novo: o PSD, a UDN e o PTB.
c) o retorno do pluripartidarismo e de eleições diretas foram superpostos à estrutura herdada do Estado Novo, marcada pelo sindicalismo corporativista e pelo sistema de interventorias.
d) a redemocratização não foi radical devido à preponderância que teve, junto a ela, a União Democrática Nacional (UDN), partido formado com o beneplácito de Vargas.
e) a hipertrofia do Poder Legislativo foi uma das consequências da redemocratização.


17. (FGV/2002) A gestão do Presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas. Entre essas mudanças, pode ser destacada:
a) A aprovação de uma nova Constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.
b) A aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.
c) A extinção do corporativismo, com a regulamentação de centrais sindicais livres da tutela do Estado. 
d) A implantação de um plano de metas (Plano Salte) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.
e) A recusa de participação na Organização dos Estados Americanos (OEA), por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.


18. (UNIFOR CE/2003) Durante o governo Dutra, foi assinado o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca com os Estados Unidos, alinhando o Brasil ao bloco liderado por esse país. Levando ao extremo esse alinhamento, o presidente brasileiro
a) Instalou a Assembleia Constituinte e aprovou a Constituição de cunho liberal-democrático.
b) Adotou uma política externa independente e condecorou o ministro cubano Che Guevara.
c) Colocou fora da lei o PCB e cassou os mandatos dos parlamentares comunistas.
d) Reatou relações diplomáticas com a URSS e implantou o estilo de governo paternalista.
e) Instituiu um regime político autoritário e perseguiu os seguidores do partido político UDN.


19. (UNIMONTES MG/2004) Acerca do Governo Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), é CORRETO afirmar que
a) se serviu da Constituição de 1937, base legal da República Populista, para colocar na ilegalidade o PCB.
b) se elegeu pelo PTB, mas contava também com o apoio do PSD e da UDN na condução de sua política administrativa.
c) sua política econômica foi liberal, em sua primeira fase, e ganhou um caráter intervencionista, em seus últimos anos. 
d) reformulou as leis trabalhistas, visando desconstruir a estrutura corporativista herdada dos tempos de Vargas.


20. (PUC RS/1999) O Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) foi uma tentativa de planificação estatal da economia no governo Dutra. Pode-se afirmar que um dos fatores que condicionaram o relativo fracasso do plano foi a política econômica inicialmente adotada por aquele governo, a qual determinou
a) a elevação drástica das taxas inflacionárias, devido aos aumentos reais concedidos ao salário mínimo.
b) uma forte recessão, devido aos termos ortodoxos do acordo então firmado com o FMI.
c) graves dificuldades no setor exportador, devido à elevação de taxas protecionistas condenadas formalmente pelo GATT.
d) falhas no abastecimento interno de insumos industriais, devido ao cancelamento unilateral de acordos comerciais com os Estados Unidos.
e) o esgotamento das divisas internacionais do país, devido à abertura então praticada no setor das importações.


21. (UEL PR/2000) O processo de redemocratização, instaurado no Brasil, em 1946, foi ameaçado durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, em razão da sua posição política, uma vez que o presidente
a) Alinhou-se à União Soviética, o que provocou pressões políticas e econômicas dos Estados Unidos. 
b) Cassou os mandatos dos representantes do Partido Trabalhista Brasileiro, por ser um partido de oposição ao seu governo.
c) Perseguiu os integralistas e tornou ilegal a Ação Integralista Brasileira, prendendo, inclusive, o seu líder Plínio Salgado.
d) Desenvolveu uma política econômica planificada, que provocou insatisfação das multinacionais instaladas no país.
e) Colocou o Partido Comunista do Brasil na ilegalidade, rompendo inclusive relações diplomáticas com a URSS.


22. (UECE/1999) A respeito das posições assumidas pelo governo do General Eurico Dutra, pode-se dizer corretamente:
a) alinhando-se totalmente com o bloco liderado pelos EUA, no contexto de fermentação da Guerra Fria, Dutra procurou meios para perseguir ou neutralizar a influência dos comunistas.
b) no contexto da redemocratização, Dutra instalou um governo amplo, democrático, que permitia todas as manifestações políticas, inclusive dos comunistas.
c) Dutra, apesar de ter sido eleito pelo voto popular, reforçou as instituições e métodos do Estado Novo, fechando o Congresso e outorgando uma nova Constituição.
d) apesar do apoio aos EUA durante a guerra, Dutra procurou manter uma posição independente no plano internacional.


23. (UEPB/2007) Em 1945 o Brasil experimenta um processo ao qual não estava acostumado. Com a eleição do General Eurico Gaspar Dutra à presidência da República inicia-se o processo de redemocratização. Assinale a única alternativa correta, em relação a esse contexto.
a) A nova Constituição Brasileira, feita para negar o arcabouço jurídico do Estado Novo, era inovadora: instituía o direito de voto aos analfabetos e, pela primeira vez no Brasil, legalizava o direito de greve e a livre organização sindical.
b) Fato marcante da redemocratização foram os mais de 500 mil votos dados aos comunistas. A forte campanha contrária promovida pelos partidos políticos ligados ao ex-presidente Vargas não impediu que o partido comunista elegesse uma bancada de 15 membros para a Assembleia Nacional Constituinte de 1946.
c) A eleição do General Dutra e o próprio processo de redemocratização garantiram o aniquilamento das práticas populistas implantadas por Getúlio Vargas de 1930 a 1945. Dutra implantou uma política que impedia que a farta distribuição de favores servisse como valor de troca nas eleições parlamentares.
d) Apesar ter sido eleito através da aliança PSD-UDN, de nítida orientação liberal, Dutra implantou uma política econômica estatal estritamente intervencionista, fechando o país às importações, o que impediu que o Brasil fosse invadido por produtos de consumo não-duráveis norte-americanos.
e) Mesmo sendo militar e em que pesasse o mundo enfrentar as consequências da Guerra Fria, Dutra não aceitava as pressões da conservadora elite brasileira que, assustada pelo crescimento da força do Partido Comunista, pedia a cassação dos mandatos dos parlamentares comunistas.


24. (PUC RS/2009) No combate à inflação, o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) buscou direcionar os gastos públicos em investimentos nos setores considerados prioritários. Nasceu, então, o plano SALTE, destinado a investir em saúde, alimentação, transporte e energia. Mas o desenvolvimento brasileiro, especialmente da indústria, ficou abaixo das aspirações dos industriais brasileiros. Isso ocorreu em razão
a) de políticas econômicas que regulavam os preços dos produtos essenciais, para proteger a indústria nacional.
b) das facilidades à exportação de bens duráveis, promovidas pelas políticas econômicas do governo. 
c) da abertura do mercado brasileiro à importação de bens supérfluos.
d) de políticas econômicas voltadas para a seleção das importações, priorizando os bens duráveis.
e) da captação de recursos a partir da construção das indústrias de base e da política econômica nacionalista do governo.


25. (Mackenzie SP/2009) O governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) foi influenciado pelos acontecimentos internacionais que marcaram o pós-guerra. A política econômica adotada em seu governo tinha como principal objetivo
a) o aumento da intervenção do Estado, que passou a controlar as importações, diminuindo as tarifas alfandegárias.
b) a manutenção de uma política de confisco para combater a inflação que, entretanto, não prejudicou os ajustes salariais dos trabalhadores.
c) a liberalização do câmbio, aumentando as importações de produtos supérfluos, sem adotar uma política de seleção nas importações.
d) a adoção de uma política liberal e nacionalista, favorável aos negócios das empresas nacionais.
e) a manutenção das condições favoráveis à acumulação de capital, por meio de uma política social democrática e nacionalista.


GABARITO



Postar um comentário

0 Comentários